Página Inicial / Notícias / Reunião dos secretários executivos dos regionais da CNBB

Reunião dos secretários executivos dos regionais da CNBB

Os secretários executivos dos regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estão em Brasília (DF) para seu encontro anual. Iniciadas hoje, 7, as atividades seguem até quarta-feira, 9 de novembro, na sede da Conferência. A organização é feita por meio da Subsecretaria de Pastoral da CNBB.

Nesta manhã, o bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, esteve com os secretários e secretárias dos regionais e pôde partilhar sobre o que se espera de cada um desses articuladores das ações da CNBB no atual momento. “Mais do que dizer questões práticas, mas olhar o que está acontecendo com o mundo, com o Brasil e com a Igreja hoje”, resumiu dom Joel.
Ele explicou que, dos encontros promovidos anualmente, este tem a dimensão de rever o ano, conhecer a programação, passar pelos setores do secretariado. Esta é a primeira vez que o encontro ocorre na sede da Conferência na atual gestão.

Foto: Luiz Lopes Jr/Assessoria de Comunicação CNBB
Dom Joel ainda destacou que os secretários executivos são “um grupo que, ao mesmo tempo, é importante, mas é silencioso. Trabalha muito, mas não aparece muito”. Por isso, continuou: “é preciso, como em todo lugar, dar o apoio, ser presença, ajudar e esclarecer a esse grupo um pouco do que é a função dele e tentar ajudá-los a entender essa função no momento atual do mundo, do Brasil e da Igreja”.

Atividades
O encontro seguiu com partilha das realidades regionais, abordando os desafios e possibilidades. À noite, haverá a missa e um momento de confraternização.
Na terça-feira, os secretários farão uma visita ao encontro de advogados, que ocorre na Casa Dom Luciano. Depois, de volta à sede da CNBB, vão tratar de temas relacionados à gestão, com assessoria do consultor de gestão da CNBB, José Luna, e da assessora social, Aldiza Soares. Também haverá visita aos departamentos do Secretariado Geral da CNBB.
Já na quarta-feira, será momento de partilha entre secretários executivos e os assessores das Comissões da CNBB.
Com informações: cnbb.org.br

61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

PUBLICADA MENSAGEM DO PAPA POR OCASIÃO DO DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES, CELEBRADO EM …