Página Inicial / Animação Litúrgica / 2º Domingo do Advento (04.12)

2º Domingo do Advento (04.12)

2º Domingo do Advento
Ano A – cor roxa ou violácea – 04/12/2022

1. Saudação Presidente – Amados irmãos e irmãs, é com a alegria da espera do Senhor que os acolhemos para celebrar o Mistério de nossa fé e nossa vida em comunidade. O Segundo Domingo do Advento se apresenta como um forte apelo à conversão, à renovação de vida, à transformação de tudo o que dificulta a chegada do Senhor em nosso coração, em nossa comunidade e em sociedade. Vivamos intensamente este tempo do Advento, pois o Senhor vem nos salvar e a sua vinda nos transforma quando Ele vai nos coroar com a plenitude dos bens prometidos e que hoje vigilantes, esperamos. Como família reunida para celebrar os santos mistérios, façamos o sinal de nossa fé. Em nome do Pai…
Presidente – A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus… Presidente – Que bom estarmos reunidos, buscando trilhar um mesmo caminho: o caminho de Jesus. Deus nos chamou. Atendendo o seu convite, aqui estamos congregados em torno da sua Palavra que nos ilumina e nos orienta em nosso caminhar. Vamos trazer presente os fatos que marcaram as nossas vidas nessa semana que passou (recordação da vida).
2. Acendimento da segunda vela (roxa) da Coroa do Advento
3. Deus nos perdoa Presidente – Em Jesus Cristo, o Justo, que intercede por nós e nos reconcilia com o Pai, abramos o nosso coração ao arrependimento e peçamos perdão por nossas faltas e omissões (silêncio). Confiantes, supliquemos.
4. Oração Presidente – Oremos – (silêncio) – Senhor, vós sois misericórdia, nós vos pedimos que os nossos deveres no mundo não nos impeçam de encontrar o Vosso Filho que vem, mas, instruídos pela vossa sabedoria, participemos de sua vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Deus nos fala
5. Leitura do Livro do Profeta Isaías (11, 1-10)
6. Salmo Responsorial (71) (CD Cantando os Salmos – Ano A) Nos seus dias a justiça florirá. (bis)
7. Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos (15, 4- 9)
8. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus (3, 1-12)
9. Partilha da Palavra
Nossa resposta
10. Profissão de Fé Presidente – Professemos a nossa fé em Deus que é amor e misericórdia. Creio em Deus Pai…
11. Preces da Comunidade Presidente – Ao Pai, peçamos confiantes por nossas necessidades. Após cada prece, cantemos: Acolhei nossa prece Senhor! Sobre nós derramai vosso amor! (A. Cangiani)
12. Apresentação dos Dons Presidente – Celebrar a proximidade do Reino dos Céus, como fazemos no Advento, implica “reascender nossa caridade. Precisamos ser uma voz profética como a do Batista, para proclamar que o Messias e o Reino estão próximos, pois Jesus nos convida a cada dia a assumir a sua causa. Converter-se a Jesus continua sendo necessário para todos os batizados e também para os que se dizem ‘bons católicos’. Por isso, devemos abandonar nossa vida egoísta, para viver a justiça e a caridade que Jesus-Messias veio nos ensinar”.
Coleta Fraterna
Ação de Graças
13. Louvação Presidente – Louvemos ao Senhor nosso Deus que enviou Seu próprio Filho e nos orienta a uma sincera e cotidiana conversão ao Seu projeto, que no Advento, nos ensina o caminho que nos leva à salvação, cantando.
Deus nos faz irmãos
14. Pai Nosso Presidente – Guiados pelo Espírito de Jesus e iluminados pela sabedoria do Evangelho, ousamos dizer: Pai Nosso…
15. Momento da Paz Presidente – Para viver a verdadeira paz é preciso que nosso coração se converta e nossa vida seja vivida segundo os valores do Reino de Deus. Rezemos em silêncio pela paz no mundo.
16. Oração Presidente – Oremos – (silêncio) – Alimentados pelo Pão da Palavra (e pela Comunhão), nós vos suplicamos, ó Deus, que, pela participação neste encontro, nos ensineis a julgar com sabedoria os valores terrenos e colocar nossas esperanças nos bens eternos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Deus nos envia
17. Breves Avisos – No próximo domingo, realizaremos a coleta para o Projeto de Evangelização da Igreja no Brasil. Sejamos generosos e assim, ajudaremos para que o anúncio do Evangelho chegue a todos.
18. Refletindo o Tempo do Advento Uma vida cheia de prosperidade para todos exige muita mudança, que começa no temor a Deus. Agir no mundo exige sabedoria. E o princípio da sabedoria, diz a Bíblia, é o temor do Senhor. A ideia de que todo ano é “sempre a mesma coisa” não pode ser o refrão da comunidade cristã. As mensagens proféticas visam levar a uma esperança operativa e à certeza de que Deus não está parado. Tempo de Advento é tempo de reacender esperança e entusiasmo de viver. O deserto é lugar teológico da revelação de Deus e também pode indicar situação de carência total de vida. O certo é que João Batista, bem lembrado no tempo especial de expectativa do Natal, sugere que, para perceber bem o Jesus, é preciso ter disposição interior e decisão pessoal de realizar mudanças, transformação radical. Assim como a voz do profeta, a voz da comunidade cristã deve ecoar na sociedade como apelo para que a vida seja bem cuidada e que a sociedade seja transformada. O Natal é um tempo propício para que a sociedade possa descobrir a necessidade de discernir, escolher e fazer o que é bom. A missão de João Batista é a missão da comunidade cristã: anunciar de maneira efetiva que Deus não está parado. A efetividade do anúncio depende de estar buscando a perfeição. (Reflexão e Sugestões Litúrgicas – Deus Conosco – 2018)

19. Bênção
Presidente – Que o Deus onipotente e misericordioso vos ilumine com o advento do seu Filho, em cuja vinda credes e cuja volta esperais, e derrame sobre vós as suas bênçãos. Amém.
– Que durante esta vida ele vos torne firmes na fé, alegres na esperança, solícitos na caridade. Amém.
– Alegrando-vos agora pela vinda do Salvador feito homem, sejais recompensados com a vida eterna, quando vier de novo em sua glória. Amém.
– A bênção do Deus que é perdão e misericórdia infinita, Pai e Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre. Amém.
– Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas. Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.

Meditando a Palavra de Deus O Tempo do Advento nos chama à conversão, convida-nos para que nos desvistamos dos valores efêmeros (passageiros) e egoístas e voltemos o nosso coração para o que é mais profundo e nos traz verdadeiramente a liberdade e a paz. Os valores duradouros são os do Reino, e eles presentes e misturados em nossa vida. Só precisamos distingui-los. Isaías, em sua palavra profética, vai nos dizer que há um enviado da descendência de Davi e sobre ele repousa o Espírito de Deus. Este 2º domingo (como também o próximo) é caracterizado pela figura de João Batista. Ele nos prepara para o Natal, assim como outrora preparou o povo para a chegada do Messias, o Cordeiro de Deus. Ele dá testemunho da luz, prega a justiça e a equidade nas relações sociais. Não se ilude com a veneração que o povo lhe devota, pois deixa claro que ele não é o que eles estão esperando. Lembra que o esperado virá depois dele, e ele não será digno nem de lhe desamarrar as sandálias. Quanta humildade! Quanta diferença entre aqueles que se afirmam cristãos, mas são autossuficientes, orgulhosos… João Batista nos faz refletir intensamente sobre nossa missão de cristãos hoje, aqui e agora. Ele chama o povo para a conversão: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”. Mas, para que esse Reino se realize de verdade, precisamos mudar nosso jeito de pensar com as categorias do Reino, e não com os “valores” do mundo. Se não mudamos nossas atitudes, como poderemos afirmar que fomos convertidos? O jeito, as palavras e as atitudes de João, por si só, já nos interrogam e também nos interpelam. Vejamos: ele se alimenta de mel e gafanhotos, e isso é contestação à mesa farta dos dirigentes que pouco se importavam com os pobres e famintos. Será que hoje estamos melhores, mais conscientes e partilhamos nossa vida e nossas coisas? Perguntemos a nós mesmos, e não para os outros. Só há mesmo um caminho se, de fato, queremos o Reino, só será possível se nos convertermos, mudarmos nossas atitudes e nossos pensamentos contrários a sua verdade. Só é possível acolher aquele que vem vindo, se nos desfizermos de nossa autossuficiência, nosso egoísmo, nossas ilusões inúteis, nossa preocupação excessiva com bens materiais… O Senhor nos dá a graça da conversão. Não podemos deixá-la passar despercebida em nossa vida. Agora é o tempo da graça, o tempo da nossa transformação. A voz de João Batista continua a ressoar entre nós, em nossos ouvidos e nosso coração. Será que estamos dispostos a escutá-la? (Deus Conosco Reflexões e Sugestões Litúrgicas – 2022)

Leituras da Semana
2ª feira: Is 35,1-10; Sl 84; Lc 5,17-26
3ª feira: Is 40,1-11; Sl 95; Mt 18,12-14
4ª feira: Is 40,25-31; Sl 102; Mt 11,28-30
5ª feira: Gn 3,9-15.20; Sl 97; Ef 1,3-6.11-12; Lc 1,26-38
6ª feira: Is 48,17-19; Sl 1; Mt 11,16-19
Sábado: Eclo 48,1-4.9-11; Sl 79; Mt 17,10-13
Domingo: Is 35,1-6a.10; Sl 145; Tg 5,7-10; Mt 11,2-11

Você pode Gostar de:

28º Domingo do Tempo Comum (09.10)

Ano C – cor verde – 09/10/2022 1. Saudação Presidente – Queridos irmãos e irmãs, …