Página Inicial / Animação Litúrgica / 3º Domingo do Advento (11.12)

3º Domingo do Advento (11.12)

Ano A – cor roxa ou rósea – 11/12/2022

1.Saudação Presidente – Amados irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos a este encontro fraterno para celebrarmos o Mistério Pascal de nossa fé. Neste tempo privilegiado do Advento nos preparamos para as festas natalinas na alegria crescente, pela proximidade do nascimento do Senhor. Este terceiro Domingo do Advento, chamado domingo da alegria, é um convite à festa e ao júbilo pela aproximação da chegada do Natal de nosso Senhor, que nos pede por meio de sua Palavra, conversão e mudança de vida. Alegrai vos! O Senhor está perto de nós! E como Igreja Vocacionada para Missão, nos reunimos pelo amor da Trindade Santa, traçando sobre nós o sinal de nossa fé. Em nome do Pai…
Presidente – O Deus da esperança que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco. Bendito seja Deus…
Presidente – A comunidade é o lugar ideal para entrarmos em comunhão com o Deus fiel. Participando dela, vamos descobrir que há esperança para os pobres, os desanimados, os cativos e os prisioneiros, pois, o Senhor está fazendo germinar do nosso chão as sementes da vida nova. Em comunidade aprendemos a testemunhar como fizeram os profetas do passado. Vamos trazer presente os fatos e acontecimentos que marcaram a nossa semana que passou. (Recordação da vida).
2. Acendimento da terceira vela (rosa) da Coroa do Advento
Presidente – Senhor, o acender-se da terceira vela da Coroa do Advento nos dá a consciência de quão próxima está a celebração do Natal de vosso Filho. Essa proximidade nos enche de alegria e de esperança. Dai-nos, também, a graça de perceber, com alegria, que o caminhar dos nossos dias nos conduz à proximidade do encontro definitivo convosco e abraçar essa expectativa com coragem, como fruto de uma fé madura. Amém!
2. Deus nos perdoa Presidente – O Senhor, que nos convida à Mesa da Palavra, nos chama à conversão. Reconheçamos ser pecadores e supliquemos com confiança a misericórdia do Pai (silêncio). Confiantes na bondade do Pai, peçamos perdão, cantando.
3. Oração Presidente – Oremos – (silêncio) – Ó Deus de bondade, que vedes o vosso povo esperando fervoroso o Natal do Senhor, dai chegarmos às alegrias da Salvação e celebrá-las sempre com intenso júbilo na solene liturgia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Deus nos fala
4. Leitura do Livro do Profeta Isaías (35, 1-6a. 10)
5. Salmo Responsorial (145)
6. Leitura da Carta de São Tiago (5, 7-10)
7. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus (11, 2-11)
8. Partilha da Palavra
Nossa resposta
9. Profissão de Fé Presidente – No Deus que renova a sua aliança de amor, enviando-nos o nosso Salvador, professemos nossa fé, cantando.
10. Preces da Comunidade Presidente – Neste dia de alegria e esperança, supliquemos ao Pai, confiantes. A cada pedido, respondamos: Ouvi-nos e atendei-nos, Senhor.
11. Apresentação dos Dons Presidente – Em nossos dias há tantas situações que precisam da alegria, alegria esta que é o próprio Jesus, que vem e transforma as nossas vidas: a guerra em paz, a fome em fartura, a desolação em consolo, o ódio em amor, o desespero em esperança, as trevas em luz… A exemplo de João Batista, somos chamados a colaborar na transformação de tristezas em alegrias. Apresentemos ao Altar do Senhor nossa oferta generosa para a Campanha Nacional da Evangelização que desperta no cristão a conversão do coração no acolhimento de Jesus, o nosso Salvador.
Coleta Fraterna
Ação de Graças
12. Louvação Presidente – Louvemos ao Senhor pela salvação que nos é oferecida em Jesus e pelas pessoas que colaboram para que a alegria e a esperança se façam presentes em nosso meio.
Deus nos faz irmãos
13. Pai Nosso Presidente – Obedientes à Palavra do Salvador e formados por seu Divino ensinamento, ousamos dizer: Pai Nosso…
14. Momento da Paz Presidente – A proximidade do Senhor, a sua presença em nosso meio, nos proporciona viver na alegria, na tranquilidade, na oração e na paz. Rezemos em silêncio pela paz.
15. Oração Presidente – Oremos – (silêncio) – Senhor, nosso Deus e Pai amoroso, que a força da Palavra (e da Comunhão) nos liberte de todo mal e nos ajude a preparar com alegria as festas do santo Natal. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Deus nos envia
16. Breves Avisos
17. Refletindo o Tempo do Advento São as três visitas do Senhor à humanidade (Angelus, 27 de novembro de 2016): “ A primeira visita foi a Encarnação, o nascimento de Jesus na gruta de Belém; a segunda acontece no presente: o Senhor visita-nos continuamente, todos os dias, caminha ao nosso lado e é uma presença de consolação; por fim, teremos a terceira, a última visita”, o encontro com Cristo no Juízo Final, que o papa recorda citando o capítulo 25 do Evangelho de Mateus: “Tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes; nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim”. na noite da vida seremos julgados no amor. (Papa Francisco)
18. Bênção
Presidente – Que o Deus onipotente e Misericordioso vos ilumine com o Advento do seu Filho, em cuja vinda credes e cuja volta esperais, derramai sobre vós as suas bênçãos. Amém.
– Que durante esta vida Ele vos torne firmes na fé, alegres na esperança e solícitos na caridade. Amém.
– Alegrando-vos agora pela vinda do Salvador feito homem, sejais recompensados com a vida eterna, quando vier de novo em sua glória. Amém.
– Abençoe-vos o Deus de amor: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– Alegre-se! O Senhor está perto! Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.

Meditando a Palavra de Deus Na 1ª leitura, Isaías anuncia as transformações no mundo e em cada um de nós, a partir da vinda do Salvador. Não ter medo, criar ânimo, é o que pede o profeta, pois o Senhor está perto. Diante da presença de Deus feito homem, a alegria deve tomar conta do povo e suas dores e temores transformarem-se em louvores e contentamentos. O deserto é o lugar estéril, árido, castigado pelo sol. No entanto, é também, o lugar ideal para o crescimento das convicções e dos princípios sólidos. No silêncio do deserto é que podem nascer e desenvolverem-se as profundidades do ser humano. Na 2ª leitura, Tiago nos convida à perseverança na espera da vinda do Senhor, lembrando-nos que é necessário aguardar o tempo de Deus, tal como o próprio Deus faz-se refletir na natureza que espera a chuva, germina a semente e, naturalmente, ao seu tempo, frutifica. Ânimo, esperança, transformação, louvor, perseverança, tudo isto é o espírito do Advento. No Evangelho, Jesus aponta o significado de João Batista, mensageiro que veio à sua frente, preparando o caminho. Profeta dos profetas, João é exaltado pelo Mestre. Na prisão, João alegra-se ao saber que Jesus já está no meio do povo, transformando, trazendo a vida nova e anunciando a salvação. As transformações anunciadas por Isaías aconteciam, o Messias que ele mesmo, João, anunciara, preparando o caminho, aí estava. João pede confirmação: será mesmo o Senhor? Jesus manda que contem a João o que estão vendo e ouvindo. A missão de João Batista completa-se, o caminho foi preparado e o Senhor chegou, luz do mundo, salvação dos homens. De João vem a grande alegria deste 3º Domingo do Advento, alegria de ser reconhecido pelo Mestre, alegria daquele que não deixou dobrar-se pelos poderosos, manteve sua palavra, apontou a verdade. “caniço agitado pelo vento”, que resiste, não se deixa quebrar ou corromper, volta a ergue-se e resiste. Assim foi João, homem que tem aparência frágil e fortaleza interna, de quem é fiel a Deus e à missão que lhe foi confiada. Com João Batista alegremo-nos: o Senhor está perto.

Leituras da Semana
2ª feira: Gl 4,4-7; Sl 95; Lc 1,39-47
3ª feira: Sf 3,1-2.9-13; Sl 33; Mt 21,28-32
4ª feira: Is 45,6b-8.18b-26; Sl 84; Lc 7,19-23
5ª feira: Is 54,1-10; Sl 29; Lc 7,24-30
6ª feira: Is 56,1-3a.6-8; Sl 66; Jo 5,33-36
Sábado: Gn 49,2.8-10; Sl 71; Mt 1,1-17
Domingo: Is 7,10-14; Sl 23; Rm 1,1-7; Mt 1,18-24

Você pode Gostar de:

28º Domingo do Tempo Comum (09.10)

Ano C – cor verde – 09/10/2022 1. Saudação Presidente – Queridos irmãos e irmãs, …