Página Inicial / Notícias / Abertura oficial do Capítulo das Irmãs Scalabrinianas

Abertura oficial do Capítulo das Irmãs Scalabrinianas

Este dia de Capítulo das Irmãs Scalabrinianas, Província Maria, Mãe dos Migrantes (América Latina e África), foi marcado pela abertura oficial do mesmo, com o tema de reflexão foi: Scalabrini, homem da unidade e comunhão. A Celebração Eucarística presidida por Dom Jaime Spengler, Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre/RS, marcou o início do Capítulo. Em sua homilia, D. Jaime nos lembrou que estar “reunidas em Capítulo” requer estarmos preparadas para fazer aquilo que o Senhor nos fala; recordar o passado, avaliar o presente e abrir-se ao futuro; é tempo de levantar a poeira e pôr-se a caminho. Nos recorda que o Capítulo é uma oportunidade privilegiada para superar toda forma de comodismo, indiferentismo, imobilismo, conformismo, formalismo, intelectualismo. É tempo de despertar, despojar-se e resgatar a experiência da bondade de Deus.

Ir. Neuza de Fátima Mariano, Superiora Geral, na pessoa da Conselheira Geral Ir. Janete Ferreira, deixou suas palavras de apoio e incentivo para o bom andamento do Capítulo. Motivou a cada Irmã a viver intensamente este momento particular para a província, olhando para o futuro com otimismo, porque grandes são as oportunidades e as possibilidades presentes na história, hoje e no futuro, do carisma scalabriniano. Lembrou que o capítulo é um evento de escuta, acolhida e de graça, neste momento da história.

Na alocução de abertura, a Superiora Provincial, Ir. Maria Lélis da Silva, destaca elementos importantes para a vivência de nossa consagração: “Somos chamadas à gratidão em todas as circunstâncias e a formar a nossa sensibilidade para perceber os sinais da graça de Deus presente em tudo e, como mulheres seguidoras de Jesus Cristo, somos convidadas a estabelecermos relações humanas integradoras, acolhendo as diferenças como riquezas que nos convidam a sair de nossos padrões, valorizando-as, para descobri a beleza das outras culturas, vivendo, na prática cotidiana, a sinodalidade.”

Finalizou seu discurso, declarando a abertura oficial do III Capítulo, nestas palavras: “Em atitude de mulheres Consagradas, coloquemo-nos diante de Maria, a Mãe dos Migrantes, suplicando-lhe que mantenha acesa, em nós, a luz e a beleza da centralidade de Jesus Cristo, nas fadigas e alegrias de cada dia, com profecia e nosso jeito próprio de ser Scalabrinianas. Atentas para colocar-nos sempre diante do Senhor para discernir Sua vontade sobre a Província, “tendo em nós os mesmos sentimentos de Cristo Jesus” (Fl l2,5) para oferecer um serviço generoso e integral aos migrantes, despertar vocações e ser sinal de esperança no mundo”.
O Capítulo continuou com a apresentação do processo realizado para a consolidação da Província Maria, Mãe dos Migrantes, bem como, destaque para os desafios, aspectos de atenção e prioridades da PMMM.
As Irmãs: Inês Facioli, apresentou a caracterização da Província, Alegria de Seguir Jesus Cristo, área da Formação, Irmã Analita, Alegria de servir aos migrantes e refugiados, área da Missão Apostólica, Irmã Vicentina, Alegria de partilhar, área da Administração e Economia, Irmã Ana Conceição, Alegria de profetizar e reorganização interna, Irmãs Carolina e Jucelia, Alegria de Celebrar e Irmã Alda, destacando as atividades realizadas, pontos positivos, pontos que merecem atenção e perspectivas durante este quadriênio de gestão.

As Irmãs capitulares tiveram a oportunidade de partilhar as ressonâncias das apresentações, dando destaque para a caminhada realizada e a projeção para os próximos 4 anos.
Momentos fortes de espiritualidade Scalabriniana marcaram o dia. Acompanhe alguns destes acontecimentos, através de nossas fotos.

Encontro Vocacional 2024 do Seminário Cristo Rei

É com grande alegria que anunciamos a abertura das inscrições para o Encontro Vocacional 2024 …