Página Inicial / Animação Litúrgica / Santo Natal do Senhor Jesus

Santo Natal do Senhor Jesus

NATAL DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

Ano A cor branca ou dourada – 24 e 25/12/2022

1. Saudação Presidente – Irmãos e irmãs, sejam todos bemvindos! Celebrando hoje o Natal de nosso Senhor Jesus Cristo, somos chamados a contemplar o Mistério da Encarnação do Filho de Deus em nossa humanidade. Natal é Deus que vem ao nosso encontro. Jesus que nasce é a Palavra de Deus que se fez carne e veio morar entre nós. Alegremo-nos com os anjos e pastores e façamos o sinal que nos identifica como irmãos em Jesus, o Filho de Deus. Em nome do Pai…
Presidente – O Senhor que encaminha os corações para o amor de Deus e a constância de Cristo, esteja convosco. Bendito seja Deus…
Presidente – Hoje, celebramos com alegria o encontro do Divino com o humano, a Aliança que Deus fez conosco. A glória do Senhor nos envolve em luz e ilumina nossas sombras da morte. Exultemos de alegria em um canto de glória a Deus que habita o mais alto dos céus e que está no meio de nós, amando-nos e entregando-nos à Paz que é seu próprio Filho. É Natal!
2. Hino do Glória (Eliana Ribeiro – Frei Luiz Turra) Presidente – Com os anjos e pastores, glorifiquemos ao Deus da vida pelo nascimento do nosso Salvador, cantando.
3. Oração Presidente – Oremos – (silêncio) – Ó Deus, perdemos a beleza admirável com a qual nos criastes. Em Vosso amor profundo nos fizestes mais perfeitos em Jesus, o Salvador. Dai-nos viver a vida nova, partilhando a divindade de quem por nós se fez homem. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
4. Leitura do Livro do Profeta Isaías (9, 1-6)
5. Salmo Responsorial (95) (Daniel De Angeles) Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor. (bis)
6. Leitura da Carta de São Paulo a Tito (2, 11-14)
7. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (2, 1-14)
8. Partilha da Palavra
Nossa resposta
9. Profissão de Fé Presidente – No Deus que assumiu nossa humanidade, se encarnou e veio iluminar nossos caminhos, professemos nossa fé. Creio em Deus Pai…
10. Preces da Comunidade Presidente – A Deus nosso Pai que cumpriu fielmente a promessa de Salvação, elevemos nossos pedidos. A cada prece, cantemos. Acolhei nossa prece Senhor! Sobre nós derramai vosso amor!(A. Cangiani
11. Apresentação dos Dons Presidente – Nós cristãos, celebramos o Natal com um espírito de fé, de recolhimento alegre e boa disposição, de compromisso com a vida, com a causa dos necessitados e dos que mais precisam de atenção. Apresentemos ao Altar do Senhor o nosso desejo de vivenciarmos o verdadeiro sentido do Natal de Jesus Cristo, que é a partilha, o amor e a solidariedade para com todos os nossos irmãos e irmãs.
Coleta Fraterna
Ação de Graças
12. Louvação Presidente – Demos graças e louvores ao Senhor nosso Deus, por tão grande amor a humanidade, doando Seu Filho Jesus para nos salvar. Cantemos.
Deus nos faz irmãos
13. Pai Nosso Presidente – Obedientes aos ensinamentos de Jesus, que nos ensina a fazer sempre a vontade do Pai, rezemos com fé a oração que Ele mesmo nos ensinou. Pai Nosso…
14. Momento da paz Presidente – O anúncio dos anjos faz dos humildes pastores as primeiras testemunhas da realização do projeto de Deus: o projeto de mandar a nós quem nos liberte de verdade. Rezemos, em silêncio, pela paz.
14. Oração Presidente – Oremos – (silêncio) – Vós, ó Deus, nos reunistes nesta festa alegre e santa do Natal do Vosso Filho. Fazei Vossa Igreja entender as grandes lições deste dia e dai-nos viver unidos como nos pede o Mistério do Natal. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Deus nos envia
15. Breves Avisos
16. Mensagem de Natal “Quando um profundo silêncio tudo envolvia e a noite chegava ao meio de seu curso, a vossa Palavra onipotente, Senhor, desceu do alto do céu, do seu trono real” (Sb 18,14-15). “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós” (Jo 1,14). “O Cristo é sempre novo, e na fraqueza deste menino há um silencioso motor, uma confidência e um sino. Nasce a cada dezembro e nasce de mil jeitos. Temos de pesquisá-lo até na gruta de nossos defeitos. Inventou-se menino para ser ao menos contemplado, senão querido (pois amamos o nosso modo limitado) e de criança temos pena, porque submersos garotos ainda fazem boiar em nós seus barcos rotos” (Carlos Drummond de Andrade, Vi nascer um Deus)
26. Bênção
O presidente convida todas as crianças para receber uma
bênção especial.
Presidente – Senhor, nosso Deus, que da boca das crianças preparastes um louvor do vosso nome, olhai para estas crianças que a fé da Igreja recomenda à vossa piedade; derramai sobre elas a vossa bênção, a fim de que, por meio de
uma boa convivência com as pessoas e com a cooperação da força do Espírito Santo, se tornem testemunhas de Cristo no mundo e saibam spalhar e defender a fé. Amém.
– Abençoe-vos Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– Na alegria do nascimento do Salvador, ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.

Meditando a Palavra de Deus
Chegou o dia esperado. A eternidade penetrou a terra inteira e alcançou cada coração humano. Cristo nasceu em Belém! O verbo eterno do Pai armou sua morada entre nós! Bendito seja o Senhor que se lembrou de seu povo! O nascimento de Cristo é a realização de todas as promessas do Pai. Por amor, o Senhor saiu de seu Mistério, e por amor se revelou a nós. Ele veio ao encontro dos frágeis seres humanos, tão necessitados de vida e de salvação. Já é interessante percebermos que o Senhor “se rebaixou” vindo até nós, e, às vezes, nós buscamos “nossa elevação”, desejamos holofotes sobre nós. Interessante: o eterno de grande se fez pequeno, humilde, sereno, nascendo em uma gruta de Belém, na periferia, longe dos palácios e lugares de importância. Se julgamos que ser importante é ocupar lugar de destaque, o próprio Deus inverteu esse pensamento, fazendo-se humilde. A Carta aos Filipenses nos relata tamanha sujeição divina: “Apesar de sua condição divina, ele não reivindicou seu direito de ser tratado igual a Deus. Ao contrário, aniquilou-se a si mesmo e assumiu a condição de servo…” (Fl 2,5-11). Não somos capazes de imaginar o tamanho do amor de Deus por nós. Ele está muito além de nossa própria imaginação. Como pode um Deus revestir-se de nossa fragilidade humana? Como pode o Senhor “rebaixar-se” a nossa altura e nos dar a plenitude de sua vida? Quanta gratidão devemos ter por nosso Deus! E quanta ingratidão vemos para com Ele: indiferença, frieza, exclusão, menosprezo…! Rejeitar o amor sem limites é o maior erro que o ser humano pode cometer. A iniciativa do amor divino é para ser acolhida. Ele se fez palavra encarnada. Ao contemplarmos o presépio, esse sentimento da Palavra encarnada deve tomar conta de nós. É convite para sermos criaturas novas e homens novos. Portanto, a luz que brilhou no mundo não pode ser rejeitada, pois ela é vida em nossa vida. Os sistemas geradores de morte no mundo são interrogados diante do Natal do Senhor, pois a Luz, que penetrou o mundo, coloca, interroga e desestabiliza as atitudes egoístas, interesseiras, que desprezam a dignidade da vida. A miséria tanto material como as atitudes mesquinhas do coração vêm interrogar nosso jeito de ser cristão hoje, aqui e agora. Acordemos e redescubramos o sentido do nascimento de Cristo: o amor que se tornou salvação! (Deus Conosco – Reflexões e Sugestões Litúrgicas – 2019)

 

Leituras da Semana
2ª feira: At 6,8-10; 7,54-59; Sl 30; Mt 10,17-22
3ª feira: 1Jo 1,1-4; Sl 96; Jo 20,2-8
4ª feira: 1Jo 1,5-2,2; Sl 123; Mt 2,13-18
5ª feira: 1Jo 2,3-11; Sl 95; Lc 2,22-35
6ª feira: Eclo 3,2-6.12-14; Sl 127; Cl 3,12-21; Mt 2,13-15.19-23
Sábado: 1Jo 2,18-21; Sl 95; Jo 1,1-18
Domingo: Nm 6,22-27; Sl 66; Gl 4,4-7; Lc 2,16-21

Você pode Gostar de:

28º Domingo do Tempo Comum (09.10)

Ano C – cor verde – 09/10/2022 1. Saudação Presidente – Queridos irmãos e irmãs, …