Página Inicial / Animação Litúrgica / 4º Domingo do Advento (11.12)

4º Domingo do Advento (11.12)

Ano A – cor roxa ou violácea – 18/12/2022

1. Saudação Presidente – Queridos irmãos e irmãs em Cristo, sejam bem-vindos a este encontro fraterno para fazermos memória da Páscoa do Senhor e celebrar a nossa vida marcada pelas alegrias, esperanças, dificuldades e vitórias. Nesta liturgia, bendizemos ao Pai pela manifestação de seu Filho entre nós e também nos alegramos com Maria porque deixou-se guiar pela vontade Divina. Foi por meio da obediência de Nossa Senhora e São José que o Emanuel, o Deus conosco, pode encarnar-se e viver sua missão neste mundo. Reunidos como irmãos, façamos o sinal de nossa fé. Em nome do Pai…
Presidente – A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, nosso Senhor, estejam convosco. Bendito seja Deus… Presidente – A Igreja continua a repetir aos homens e mulheres que a verdadeira e definitiva salvação é um dom que o próprio Deus nos traz, enviando-nos seu Filho Jesus, por intermédio da pregação e da liturgia Por amor à humanidade o Senhor quer nos salvar continuamente. Recordemos, neste momento, os fatos que marcaram a semana que passou. (Recordação da vida).
2. Acendimento da quarta vela (branca) da Coroa do Advento Uma mulher grávida, usando veste branca, acompanhada por seu esposo (se possível), acende a 4ª vela (branca) da Coroa do Advento, enquanto se canta.
3. Deus nos perdoa Presidente – De coração arrependido e humildade, aproximemo-nos do Deus Justo e Santo, para que tenha piedade de nós, pecadores (silêncio). Confiantes, supliquemos
4. Oração Presidente – Oremos – (silêncio) – Derramai, ó Deus, a vossa graça em nossos corações para que, conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do Vosso Filho, cheguemos, por sua Paixão e Cruz, à glória da ressurreição. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Deus nos fala
5. Leitura do Livro do Profeta Isaías (7, 10-14)
6. Salmo Responsorial (23) (CD Cantando os Salmos – Ano A) O rei da glória é o Senhor onipotente; abri as portas para que Ele possa entrar! (bis)
7. Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos (1, 1-7)
8. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus (1, 18-24)
9. Partilha da Palavra
Nossa resposta
10. Profissão de Fé Presidente – No Deus de amor e misericórdia professemos a nossa fé, cantando.
11. Preces da Comunidade Presidente – Confiantes na bondade do Senhor, supliquemos por nossas necessidades. A cada pedido cantemos: Ó Senhor, Senhor neste dia, escutai nossa prece. (D.R)
Presidente – Acolhei, Deus de amor os pedidos que vossa comunidade, aqui reunida vos apresenta. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
12. Apresentação dos Dons Presidente – O plano de Deus se encontra com a vontade e a colaboração humana: José e Maria. Maria é a filha e a flor de toda a humanidade, a base de toda atitude religiosa. José é o homem “justo”, não daquela justiça legalista que quer ficar do lado da lei repudiando a noiva, nem da justiça religiosa que causa prejuízo ao próximo, mas da justiça religiosa que é misericordiosa e acolhedora. Apresentemos ao Altar do Senhor a vida de nossas famílias para que sejam cada vez mais solidárias com os necessitados de nossa comunidade, trazendo aos pés do Altar a nossa oferta maternal.
Coleta Fraterna
Ação de Graças
13. Louvação Presidente – Agradecidos, louvemos a Deus por todas os sinais de Sua presença no meio de nós.
Deus nos faz irmãos
14. Pai Nosso Presidente – Guiados pelo Espírito do Senhor e iluminados pela sabedoria do Evangelho, rezemos como Jesus nos ensinou. Pai Nosso…
15. Momento da Paz Presidente – A paz que Jesus nos traz é fruto da vivência solidária e fraterna. Rezemos em silêncio, pedindo que Ele nos conceda a Sua paz.
16. Oração Presidente – Oremos – (silêncio) – Ó Deus de bondade, vós nos alimentastes com a vossa Palavra (e a Comunhão). Dai-nos a graça de nos preparar com maior empenho para celebrar o Natal do Vosso Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.
Deus nos envia
17. Breves Avisos
18. Refletindo o Tempo do Advento O advento não indica o essencial da vida. “A relação com Deus que vem visitar-nos confere a cada gesto, a todas as coisas uma luz diversa, uma importância, um valor simbólico. Desta perspectiva vem também um convite à sobriedade, a não sermos dominados pelas coisas deste mundo, pelas realidades materiais,
mas antes a governá-las. Se, ao contrário, nos deixarmos condicionar e dominar por elas, não podemos perceber que há algo muito mais importante: o nosso encontro final com o Senhor: e isto é importante. Aquele, aquele encontro. E as coisas de todos os dias devem ter este horizonte, devem ser orientadas para aquele horizonte. Este encontro com o Senhor que vem por nós”. (Angelus – 27/11/2016)

19. Bênção
Presidente – Que Deus onipotente e misericordioso vos ilumine com o Advento do seu Filho, em cuja vinda credes e cuja volta esperamos, e derrame sobre vós as suas bênçãos. Amém.
– Abençoe-vos o Deus Todo-Poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– Alegrai-vos agora pela vinda do Salvador feito homem; ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.

Meditando a Palavra de Deus
Na proximidade do Natal, nosso olhar de fé se volta para o grande Mistério da encarnação do Filho de Deus. O Pai, por iniciativa de seu amor e do Espírito Santo, enviou-nos seu Filho Amado, encarnado em Maria, filha escolhida do Pai para tão sublime missão. No Evangelho da Liturgia de hoje, o anúncio da encarnação do Filho de Deus se dá a José, e assim o evangelista Mateus firma a origem davídica de Cristo. José era da casa de Davi, chamado para ser o pai adotivo de Jesus. Assim o Cristo assume, de fato, a história humana. Mateus nos fala da revelação feita por Deus, por meio do sonho – biblicamente sonho é a comunicação de Deus com a pessoa – a José, que não diz nenhuma palavra, permanece em silêncio. Apenas obedece ao que o Senhor lhe pede. Obedece ao plano indicado por Deus. Maria também é obediente e deixa-se guiar pela vontade Divina. Por meio da obediência de Maria e José, o Emanuel, o Deus conosco, pode encarnar-se entre nós. Aqui é possível refletirmos sobre a fé e o acolhimento de Deus em nossa vida. Maria e José nos dão o nobre exemplo de que, em primeiro lugar, deve estar a vontade divina. O sim a Deus nos dá a verdadeira liberdade e realização. Mas a arrogância e a autossuficiência têm como preço a solidão. Podemos, pois, conscientes da paciência misericordiosa de Deus, fazer a jubilosa experiência da fé, escutando a vontade Divina e obedecendo-lha. Aprendemos nesta Liturgia que sempre é possível o encontro com Deus, pois Ele mesmo vem ao encontro de nossa humanidade. O Natal é a oportunidade, que nos é oferecida, para nos encontrarmos com Deus, se tivermos abertura de alma, de coração e nos fizermos disponíveis ao Senhor. Isso é viver profundamente o Natal. O Natal tem a nos dizer sobre nossa disponibilidade para Deus. Por isso, em José e Maria, aprendemos a acolher o projeto de Deus e, aí sim, a nos rejubilar efusivamente. Perguntemos a nós mesmos se estamos dispostos a desfazer nossos projetos para acolher o projeto de Deus, como fizeram Maria e José. Ninguém é capaz de contestar que eles assim o fizeram; portanto é possível para nós também respondermos à vontade divina, àquilo que o próprio Deus pede para nós. Confiemos, um pouco mais, e sejamos capazes de dar um passo mais largo em nossa fé. (Deus Conosco – Reflexões e Sugestões Litúrgicas 2019)

Leituras da Semana
2ª feira: Jz 13,2-7.24-25a; Sl 70; Lc 1,5-25
3ª feira: Is 7,10-14; Sl 23; Lc 1,26-38
4ª feira: Ct 2,8-14; Sl 32; Lc 1,39-45
5ª feira: 1Sm 1,24-28; 1Sm 2,1-8; Lc 1,46-56
6ª feira: Ml 3,1-4.23-24; Sl 24; Lc 1,57-66
Sábado: Is 62,1-5; Sl 88; At 13,16-17.22-25; Mt 1,1-25
Domingo: Is 9,1-6; Sl 95; Tt 2,11-14; Lc 2,1-14

 

Você pode Gostar de:

28º Domingo do Tempo Comum (09.10)

Ano C – cor verde – 09/10/2022 1. Saudação Presidente – Queridos irmãos e irmãs, …