Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus

Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus

“Deus nos dê sua graça e sua Bênção!”

1.Iniciamos um novo Ano Civil; é bom inicia-lo com a certeza da Bênção Divina e garantido pela proteção da Mãe de Maria, a querida Mãe de Deus e nossa Mãe! Deus criou o universo pensando no homem e o colocou num Jardim. Ele o criou com amor e desejou fazê-lo à sua imagem e semelhança; mas a serpente o induziu à desobediência, que arruinou o Plano de Deus!
Mas o amor de Deus não se deixa vencer pelo pecado de sua criatura amada, mas vence-o através de seu amor infinito. Envia-lhe seu único e amado Filho para resgatá-lo do pecado e da morte e admiti-lo como filho adotivo. Deus Pai resgata sua criatura amada mediante o presente de amor o Pai nos deu; “Vede que presente de amor o Pai nos deu Somos chamados filhos de Deus e nós o somos de fato! Desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Mas quando Ele aparecer, quando Ele se manifestar, sabemos que seremos Sabemos que quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a Ele porque o veremos tal como Ele é” (1Jo 3,1-2).
2.Deus é tão carinhoso com sua criatura amada que indicou até a fórmula de Benção com que deviam ser abençoado pelos sacerdotes. Bênção indicada pelo próprio Deus e, por isso, com eficácia garantida: “O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti o seu rosto e te dê a paz!” (Nm 6,22-26). É bom estar sob a bênção de tão grande Deus! Ah o mundo seria bem mais feliz se acreditássemos no grande amor de nosso Deus! Deus é amor e somente amando-o é que o conheceremos! E Não fomos nós que amamos, mas foi Ele que nos amou e enviou seu Filho amado, como oferenda de expiação pelos nossos pecados!”
3.Pensamos no mundo que vai acabar e não pensamos em Deus que nos quer eternos e com Ele: Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Abá-Pai! Somos filhos de Deus e não escravos da matéria! Somos filhos e herdeiros do próprio Deus! Deus é o nosso Deus e Senhor que nos dá o Reino dos céus como recompensa e garantia de felicidade eterna!
4.Os pastores correram apressados para Belém, deixando os rebanhos ao relento nos campos e foram a Belém para ver o Filho de Deus, reclinado no presépio. E nós, que pressa temos para ver e contemplar as maravilhas de nosso Deus que vem até nós, reclinado num presépio (cocho de animal-presépio) na pobreza, passando frio e necessidades de toda a espécie, para nos redimir de nossos pecados e garantir-nos a vida eterna? Deus se fez pequeno e pobre para ser aceito pelos pobres! Por isso, não procuremos o Menino nos palácios dos ricos, na comilança proposta pelo comércio, mas no sofrimento redentor, que nos redime e resgata do pecado!
Boa é a alegria, que nasce da contemplação do Menino enfaixado pela Mãe e reclinado sobre a palha do presépio! Ele é nosso resgate e salvador! Quanto a Maria, sua Mãe, Ele guardava em seu coração e todos estes fatos e os meditava em seu coração, até se iluminarem e, então, partia para a ação.

Que a Bênção divina e o carinho da Mãe de nosso Deus nos acompanhe em todos os dias deste Ano Novo!

Frei Carlos Zagonel.

Dom Ángel Fernández (10º sucessor de Dom Bosco) na Arquidiocese de Cuiabá

A Arquidiocese de Cuiabá acolhe nos dias 13,14 e 15 de março/2024 o 10º sucessor …