Página Inicial / Notícias / Nossa oração gratidão pelo testemunho do Papa Bento XVI

Nossa oração gratidão pelo testemunho do Papa Bento XVI

Caríssimos irmãos e irmãs

Fomos surpreendidos com a morte do Papa Emérito Bento XVI na manhã do sábado 31 de dezembro/2022, e na manhã de segunda feira 02 de janeiro/2023 iniciou o velório público, das homenagens, das despedidas do povo de Deus para com o Papa Emérito Bento XVI, em Roma na Basílica de São Pedro.

Considero o Papa Emérito Bento XVI, um homem humilde e sábio, sincero e autêntico, digo também na sua vida e na sua vocação fiel discípulo Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, também profeta da verdade e teólogo do amor de Deus e do encontro com Cristo.

Na sua primeira encíclica Deus Caritas est, Deus é amor, assim escreveu no início do tornar-se Cristão, do ser Cristão não existe um conjunto de normas, de regras ou de princípios abstratos teóricos. O Papa Emérito afirmou o que existe é um acontecimento, uma Pessoa, Jesus Cristo. De fato é o grande legado na teologia rica do Papa Bento XVI.O encontro com Cristo é fundamental, irrevogável para nossa vida cristã.

E ele vivenciou isso intensamente no sim e também no não quando necessário. Para mim o Papa Emérito Bento XVI não é o Papa da renúncia, mas é o Papa do anúncio. Ele quando viu que não era possível amar mais a Igreja se não renunciando devido a limite de forças físicas e espirituais, livre e lucidamente tomou a decisão de renunciar. Uma renúncia para o bem da Igreja e assim prosseguiu na sua vida de anonimato, no silencio e na oração, sendo suporte  para nossa igreja. O suporte para o Papa Francisco e para toda a igreja no Brasil e no mundo.

Nossa gratidão e esperança de vida nova e vida eterna para o Papa Emérito Bento XVI.

Inclusive chegam as notícias que o enfermeiro de turno, que naquele momento estava a sós com o Papa emérito, ouviu as palavras “Senhor, te amo!”.

Em memória ao Papa Emérito Bento XVI proclamemos ao mundo: Deus eu te amo..

+Dom Mário Antonio

Arcebispo Metropolitano de Cuiabá

Dom Ángel Fernández (10º sucessor de Dom Bosco) na Arquidiocese de Cuiabá