Página Inicial / Notícias / Fase Continental dos Sínodo dos Bispos 2021-2024

Fase Continental dos Sínodo dos Bispos 2021-2024

EQUIPE DE ANIMAÇÃO DO SÍNODO NO BRASIL DIVULGA SÍNTESE DAS ESCUTAS DE 183 DIOCESES BRASILEIRAS PARA A FASE CONTINENTAL DO SÍNODO.

A fim de responder ao convite do processo sinodal iniciado em 2021, as dioceses brasileiras organizaram um novo processo de escuta que prepara a realização da Fase Continental dos Sínodo dos Bispos 2021-2024 que está em curso e se encerra em março. A Equipe de Animação do Sínodo no Brasil divulgou nesta sexta-feira, 3 de março, a síntese da nova escuta enviada por 183 dioceses brasileiras.
Segundo o assessor do Setor Educação da Comissão Episcopal de Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e membro da Equipe Nacional de Animação do Sínodo, padre Júlio César Resende, o entusiasmo e o comprometimento testemunhados pelas dioceses de todo o Brasil na fase diocesana verificaram-se agora também no novo convite para que cada Igreja Particular oferecesse sua contribuição à fase continental.
Ele informou que 183 novas sínteses diocesanas foram recebidas por intermédio do formulário eletrônico disponibilizado pela Equipe Nacional de Animação do Sínodo. “Estas sínteses expressam o rosto da Igreja no Brasil, que acolhe o processo sinodal como oportuno e fecundo momento para renovar a comunhão, efetivar uma verdadeira participação e realizar com fidelidade a missão da Igreja”, disse.

Processo no Brasil
Após a primeira fase do processo sinodal, aquela que se realizou entre outubro de 2021 e julho de 2022, a Equipe Nacional de Animação do Sínodo no Brasil reuniu todas as contribuições recebidas e produziu uma primeira síntese nacional, enviada à Secretaria Geral do Sínodo em agosto de 2022.
A partir da leitura atenta das sínteses recebidas de diferentes Conferências Episcopais, Igrejas Orientais, organismos e dicastérios, a Secretaria Geral do Sínodo elaborou o Documento para a Etapa Continental (DEC). Ela propôs que o DEC não apenas subsidiasse as reuniões continentais, mas retornasse às Igrejas Particulares para, de lá, motivasse as assembleias da segunda fase do Sínodo.
Para a assessora da Comissão Bíblico-Catequética da CNBB e também membro da Equipe de Animação do Sínodo no Brasil, Mariana Venâncio, as dioceses brasileiras responderam bem a esse novo momento de escuta, motivada especialmente pelas três questões apresentadas pelo DEC. “O novo texto será entregue aos delegados brasileiros que representarão todo o Brasil na Assembleia do Cone Sul”, apontou.

61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

PUBLICADA MENSAGEM DO PAPA POR OCASIÃO DO DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES, CELEBRADO EM …