Página Inicial / Notícias / CNBB prepara a 60ª Assembleia Geral da CNBB

CNBB prepara a 60ª Assembleia Geral da CNBB

Marcada para o período entre 19 e 28 de abril, em Aparecida (SP), a 60ª Assembleia Geral da CNBB também ganhou destaque nesta manhã. O subsecretário adjunto geral da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, apresentou as linhas gerais do encontro, como temas já inseridos na pauta e horários de sessões, missas e outras atividades.
Os bispos também discutiram sobre o Regimento Interno da CNBB, que deve ser aprovado após a confirmação pela Santa Sé do Novo Estatuto da Conferência. O texto já foi enviado aos bispos e será apreciado e aprovado na 60ª AG CNBB. O texto aprovado na assembleia já entrará em vigor, sem necessidade de encaminhar para aprovação da Santa Sé.
A reunião do Conselho Permanente também é oportunidade para que os bispos façam os testes no sistema de votação que será utilizado nas eleições da nova Presidência da CNBB e dos presidentes das Comissões Episcopais, bem como dos representantes da CNBB no Sínodo e no Conselho Episcopal Latino Americano (Celam).
Outros assuntos foram discutidos ao longo do dia Campanha Nacional de difusão do filme “A Carta”, informe sobre a racém criada diocese de Araguarina (TO), informes sobre Plano Trienal “Ao Seu Lado” e Jornada Mundial da Juventude, projeto de sustentabilidade do Colégio Pio Brasileiro, informe sobre o percurso brasileiro no Sínodo 2021-2024, o processo da adoção da 3ª tradução do Missal Romano na Igreja no Brasil após aprovação da Santa Sé e o estudo sobre vestes litúrgicas a partir das normas litúrgicas.

Ajuda humanitária
O bispo de Brejo (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora, dom José Valdeci Santos Mendes, partilhou com os demais membros do Conselho Permanente a situação vivida pela comunidade tradicional Baixão dos Rocha, no município de São Benedito do Rio Preto (MA), diocese de Brejo (MA). O conflito entre camponeses e empresas que reivindicam as terras da comunidade tradicional foi intensificado nos últimos anos e chegou ao ponto de homens armados incendiarem casas e expulsarem moradores. Dom Valdeci lamentou a “truculência que está acontecendo nas comunidades” e leu uma nota preparada pela diocese de Brejo.

Dom José Valdeci partilha situação de comunidade atacada no Maranhão
Pela situação de vulnerabilidade das famílias, os membros do Conselho Permanente aprovaram o envio de 100 mil reais para apoiar as famílias.

Missa no 2ª dia de Assembleia da CNBB

EM MISSA CONCELEBRADA PELOS BISPOS JUBILARES, CARDEAL PAROLIN CONVIDA A CONTEMPLAR A FIGURA DE JESUS …