Página Inicial / Noticias do Mundo / C9, o trabalho da Igreja pela paz no centro das reuniões dos cardeais com o Papa

Os trabalhos do órgão que se reuniu com Francisco na Casa Santa Marta nos dias 24 e 25 de abril chegaram ao fim. A situação sociopolítica e eclesial das regiões às quais os cardeais pertencem, os preparativos para o Sínodo de outubro e a implementação do Praedicate Evangelium também estiveram no centro das reflexões, com atenção especial ao esforço para traduzir o trabalho de reforma na Cúria Romana
Vatican News

“As situações de guerra e de conflito em que muitas partes do mundo se encontram” e “a necessidade de um trabalho unitário de construção da paz por parte de toda a Igreja”. Esses foram os dois principais temas no centro das reuniões de abril do Conselho de Cardeais, o chamado C9, um órgão criado em 2013 pelo Papa, que renovou sua composição em março passado. Os purpurados se reuniram na Casa Santa Marta nos dias 24 e 25 de abril: conforme relatado em um comunicado da Sala de Imprensa vaticana, o Papa Francisco esteve presente nos trabalhos, juntamente com todos os membros do Conselho e seu secretário, dom Marco Mellino.

O Papa preside a primeira reunião do novo Conselho de Cardeais
Temas discutidos
Além da guerra e da construção da paz, outros temas também foram discutidos, como a “situação sociopolítica e eclesial nas várias regiões às quais os cardeais pertencem”, “os preparativos para a assembleia sinodal em outubro” e a “implementação da Constituição Apostólica Praedicate Evangelium”, publicada em 19 de março de 2022. Em particular, informa a nota, a atenção foi concentrada no esforço para “traduzir, nos diferentes níveis, o trabalho de reforma realizado na Cúria Romana”.
A próxima sessão do C9 está programada para junho deste ano.

Dom Mário preside Missa de Ramos na Catedral

No domingo de Ramos, da Paixão do Senhor, a Igreja entra no mistério do seu …