Página Inicial / Noticias do Mundo / Jubileu 2025 em Roma

Jubileu 2025 em Roma

JUBILEU 2025: SÃO ESPERADAS 35 MILHÕES DE PESSOAS NA SANTA SÉ; ORGANIZADORES LANÇAM SITE E CARTÃO DO PEREGRINO.

São esperados pelo menos 32 milhões de peregrinos em Roma para o Jubileu 2025 para celebrar o ano santo animados pelo tema: “peregrinos da Esperança”. A confirmação foi feita pelo pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, dom Rino Fisichella, em coletiva de imprensa nesta semana, dia 9, cujo objetivo foi apresentar a fase de preparação e também detalhes do Ano Jubilar que será aberto em dezembro de 2024. A data de início com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, bem como a data de encerramento, serão divulgadas na Bula de Proclamação que será publicada exatamente daqui a um ano, em 9 de maio de 2024.
Dom Fisichella explicou que foi encomendado um estudo à faculdade de Sociologia da Universidade Roma 3, solicitando projeções para o número de peregrinos esperados para o Jubileu. Os dados, já compartilhados com o governo, revelam que a capital italiana deve receber pelo menos 32 milhões de peregrinos. “É claro que, vendo como estava Roma em janeiro e fevereiro deste ano, que normalmente era vazia e agora está transbordando, talvez essas estimativas também possam estar sujeitas a mudanças. Por enquanto, vamos nos ater aos estudos feitos”, disse dom Fisichella.

Fase preparatória entre Santa Sé e Itália
O pró-prefeito do Dicastério, ao se referir a projetos que visam facilitar o acolhimento aos milhões de peregrinos, disse que já há vários meses a Santa Sé e o governo italiano – como a própria região do Lazio e a prefeitura de Roma – vêm promovendo encontros quinzenais para tratar das intervenções na cidade. Um deles aconteceu em 19 de abril, no Palácio Apostólico, inclusive com a participação da primeira-ministra do país, Giorgia Meloni.
As reuniões são para resolver problemas típicos ligados ao acolhimento (como segurança, saúde, transporte e voluntariado, por exemplo), mas também para analisar as obras estruturais necessárias para tornar a cidade mais moderna, inclusiva e sustentável. Dom Fisichella confirmou, assim, que o percurso entre o Castel Sant’Angelo e o início da Via della Conciliazione, que dá acesso à Praça São Pedro e por onde ainda há circulação de veículos, será fechada para criar uma grande área para os pedestres.
As obras devem começar em julho, em trabalhos diários de 24h, com a esperança de que em 8 de dezembro de 2024 as maiores intervenções já estejam concluídas, comentou ele, ao acrescentar: “certamente entendemos as dificuldades que serão enfrentadas pelos cidadãos e turistas, que serão forçados a usar rotas alternativas para se locomover pela cidade, devido à presença dos canteiros de obras”.

Exposições itinerantes de arte em hospitais e cárceres
Uma fase preparatória técnica – igualmente necessária, reforçou dom Fisichella, mas que caminha paralela àquela ligada à celebração do evento jubilar. Por isso a instituição de quatro comissões preparatórias (pastoral, cultural, de comunicação e ecumênica), de um comitê técnico e de comissões de delegados das dioceses italianas e das Conferências Episcopais. O nosso objetivo, disse ele, é que “o peregrino se torne turista, assim como o turista possa ficar fascinado pela experiência de ser peregrino”.
O anúncio, então, da primeira grande exposição que poderá ser conferida gratuitamente de setembro a início de outubro deste ano na Igreja Sant’Agnese in Agone, na Piazza Navona: a mostra do artista espanhol renascentista El Greco. “São obras que nunca deixaram a Espanha e que foram colocadas à disposição justamente para essa circunstância, quase que para dar início oficial às iniciativas culturais”, disse entusiasta dom Fisichella. Manifestações do gênero, acrescentou ele, que na sua maioria serão de acesso gratuito e poderão se tornar itinerantes já que devem sair de igrejas e ir a hospitais e cárceres num verdadeiro movimento para valorizar os “Peregrinos de esperança”, como é o lema do Jubileu 2025, levando a mensagem da esperança a diferentes lugares.

Site, App e Cartão do Peregrino
O novo site do Jubileu 2025 – o www.iubilaeum2025.va foi aberto ao grande público em 9 línguas a partir do dia 10 de maio. A partir de setembro o portal dará a possibilidade de já se fazer a inscrição aos eventos e à peregrinação à Porta Santa, enalteceu o subsecretário do Dicastério, dom Graham Bell, também presente na coletiva de imprensa. Com acesso à página pessoal na Área do Peregrino, vai dar para obter o Cartão do Peregrino, em versão digital, e com dupla função: vai ajudar a administrar os milhões de peregrinos presentes em Roma, além de oferecer serviços com descontos nos setores de transporte, hotéis e restaurantes.
O aplicativo do Jubileu 2025, jovem e ágil, disponível para Android e IOS – o iubilaeum2025, também estará ativo a partir de setembro deste ano, como inclusive os perfis sociais no YouTube, Instagram, Facebook, Twitter e na própria plataforma de vídeos curtos, o TikTok.
Já em 1º de junho será aberto o Centro para Peregrinos na Via della Conciliazione 7, em Roma. No Info Point para o Jubileu, fiéis e turistas poderão pedir informações sobre como participar, como tornar-se voluntário ou sobre como organizar a própria peregrinação em 2025.

Hino oficial do Jubileu 2025
Durante a coletiva de imprensa também foi anunciado o vencedor do concurso internacional para o hino oficial do Jubileu de 2025 entre 270 inscritos provenientes de 38 países: o maestro Francesco Meneghello, da cidade italiana de Mantova. O texto é de Pierangelo Sequeri. Para a ocasião, o coro da Capela Sistina gravou uma prévia para ser divulgada aos presentes.
Dom Fisichella finalizou a apresentação afirmando que “todos nós desejamos que o anúncio de esperança que provém do próximo Jubileu possa ser real, concreto e tangível por meio de tantos sinais de solidariedade que ajudarão a recuperar uma perspectiva mais serena e confiante nas relações pessoais e interpessoais, levando uma contribuição para um mundo mais humano e uma transmissão de geração em geração da tradição viva da nossa fé”.

Com informações e foto: VaticanNews

https://www.cnbb.org.br/jubileu-2025-sao-esperadas-35-milhoes-de-pessoas/

Você pode Gostar de:

Encontro de Formação da Pascom Regional

Nos dias 2 e 3 de setembro/23, foi realizad0 Encontro de Formação da PASCOM (Pastoral …