Página Inicial / Arquidiocese / Catedral Basílica de Cuiabá

Catedral Basílica de Cuiabá

1
A Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá foi construída em 1722. Foi Inicialmente levantada de pau-a-pique, e naquela época, para se fundar uma vila era essencial uma igreja e ela não podia ser construída em qualquer lugar,por isso ganhou um lugar de destaque no centro da Cidade.
A Catedral de Cuiabá  passou por várias transformações, acompanhando a Vila que crescia ao seu entorno. Ela passou por várias reformas e reconstruções, ganhando uma segunda torre e  deixando de ser Matriz para passar a ser Catedral. Mas a maior transformação foi em 14 de agosto de 1968, quando a igreja antiga foi destruída por cargas de dinamite.
A Catedral nos dias de hoje
Está localizada em frente à Praça da República no Centro de nossa querida Capital Cuiabá,com pinturas modernas, duas torres com um relógio em cada (foram reformados). Além de conhecer as novas estruturas os visitantes podem ver imagens do século XVIII como a imagem do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, que é o Padroeiro de Cuiabá.
O térreo da igreja, onde são realizadas as missas, tem capacidade para 800 pessoas sentadas. No primeiro andar e no segundo andar temos as salas de reuniões, no terceiro e quarto andar funcionam a casa paroquial.A igreja é composta por três altares. Do lado direito fica a Capela do Bom Jesus Padroeiro. No centro, o altar principal da Igreja, onde são celebradas todas as missas e também a Cátedra, reservada ao Bispo. Já do lado esquerdo fica o altar e o Sacrário do Santíssimo Sacramento
Cripta
A cripta fica no subsolo da igreja, na posição da torre da igreja onde se encontra o relógio e os sinos e nela estão enterrados nomes ilustres da Arquidiocese da História de Mato Grosso. É o cemitério das autoridades da igreja católica de Mato Grosso. O local tem acesso livre. Os interessados em visitar a cripta deve informar a secretaria da igreja e nos dias de missa será aberto para visitação.
Saiba quem está enterrado na cripta:
Dom Carlos Luiz D’Amour, foi Bispo e Arcebispo da Arquidiocese,. Nasceu na cidade de São Luiz do Maranhão e morreu em Cuiabá no dia 9-7-1921.
Dom José Antônio dos Reis, Bispo que fundou o Seminário da Conceição em 1858,morreu no dia 2-10-1976, nasceu em São Paulo.
Dom Luiz de Castro Pereira, primeiro prelado de Mato Grosso morreu em 1-8-1822.
Pascoal Moreira Cabral leme, o fundador de Cuiabá e morreu em 10-11-1724.
Miguel Sutil de Oliveira, fundador do Arraial do Bom Jesus de Cuiabá em outubro de 1722, faleceu em Sorocaba em 18-8-1755 e foi transladado para a Basílica em 1975.
Dom Francisco de Aquino Corrêa,fundador da academia Mato-grossense de Letras, fundador do Instituto Histórico e geográfico, presidente do Estado de Mato Grosso,foi eleito o bispo mais novo do mundo e morreu em 22-3-1956
Dom Orlando Chaves, o Arcebispo construtor da nova catedral.
O Frei José Maria de Macerata, ele era administrador apostólico da diocese de Cuiabá de 1826 – a 1831
Dom Bonifácio Piccinini,foi Arcebispo Metropolitano de Cuiabá (1981-2004) e faleceu em 28 de novembro 2020.
Vídeo História da Catedral de Cuiabá – Acesse http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=_-tgwtQ1uE4