Página Inicial / Congresso Eucarístico / O que é o Congresso Eucarístico

O que é o Congresso Eucarístico

No dia 22 de maio de 2008, o término do Primeiro Sínodo se transformou no início do Primeiro Congresso Eucarístico Arquidiocesano de Cuiabá: este estará terminando aos 23 de junho de 2011.
Você já percebeu que a nossa vida como cristãos-católicos acontece no dia-a-dia:
1.Em você mesmo;
2.Dentro de casa: na Família, no trabalho, na Escola…
3.Na sua Comunidade;
4.Na sua Paróquia;
5.Na Arquidiocese de Cuiabá;
6.Na Igreja-no-Brasil;
7.Na Igreja-no-Mundo…

O Primeiro Congresso Eucarístico Arquidiocesano de Cuiabá começou a acontecer para transformar a gente – sempre mais – em pessoa feliz, em pessoa realizada; mas, isso somente acontece se a gente vive “de mãos dadas”, como que formando uma “CIRANDA-DA-VIDA…”
Ou, então, compare a sua vida necessariamente ligada à vida das outras pessoas, em tudo! A vida da gente ligada à vida das outras pessoas se parece com uma “rede”, de um ponto se pode chegar a qualquer ponto desta “rede”.
Percebeu? A vida de cada pessoa é uma verdadeira “rede”:
– Uma Família: é uma “rede de relações”!
– Uma Comunidade: é uma “rede de comunicações”!
– Uma Paróquia: é uma “rede de grupos e comunidades”!
– Uma Arquidiocese: é uma “rede de Paróquias, grupos e comunidades…”! O nosso Primeiro Congresso Eucarístico Arquidiocesano de Cuiabá será um caminho em Eucaristia; será a oportunidade para re-descobrirmos, ou, descobrirmos que a vida é uma Eucaristia!

O QUE É “CONGRESSO EUCARÍSTICO”

Um “Congresso Eucarístico” é uma demonstração pública da nossa fé na presença de Jesus na Hóstia Consagrada! Desde 22 de maio⁄2008 a 23 de junho⁄2011 será CONGRESSO EUCARÍSTICO na sua Comunidade, na sua Paróquia e na Arquidiocese de Cuiabá! Durante este tempo haverá encontros de pessoas formando grupos de oração em adoração ao Santíssimo Sacramento: os grupos das pastorais e movimentos que existem na Comunidade, na Paróquia, na Arquidiocese…; grupos de Crianças; grupos de Jovens; grupos de mulheres; grupos de homens; grupos de setores da sociedade; enfim, a criatividade da fé encontrará diferentes maneiras de se dar uma demonstração pública da fé na presença de Jesus na Hóstia Consagrada!
Um “Congresso Eucarístico” é um tempo especial de concentrações pequenas e grandes, shows artísticos e culturais, além de palestras sobre a Eucaristia. Este é um tempo de revitalização, isto é, é um tempo para dar nova vida, principalmente, para os Sacramentos da Iniciação Cristã: Batismo, Confirmação ou Crisma, Confissão… que levam o fiel imediatamente à Eucaristia!
Um “Congresso Eucarístico” terá momentos fortes e importantes celebrações religiosas; mas, é, ao mesmo tempo, um ambiente que se cria como um “ar que se respira”: um ambiente de Eucaristia, um “ar eucarístico que se respira” na Comunidade, na Paróquia.

Quando Você presta atenção em diversos nomes da EUCARISTIA, Você percebe aspectos particulares importantes. Os nomes mais comuns da EUCARISTIA são: Eucaristia, Santa Missa, Ceia do Senhor, Fração do Pão, Celebração Eucarística, Memorial da Paixão, Memorial da Morte de Jesus, Memorial da Ressurreição do Senhor, Santo Sacrifício, Santa Liturgia, Divina Liturgia, Santos Mistérios, Santíssimo Sacramento do Altar, Santa Comunhão…
Um “Congresso Eucarístico” é um tempo para a gente rever tudo o que leva para a Eucaristia e rever, também, tudo o que decorre da Eucaristia! Este é um tempo no qual devemos prestar atenção, por exemplo: * A igreja da nossa Comunidade está sendo bem cuidada dentro e fora dela? A nossa Comunidade demonstra respeito quando está no recinto da igreja não conversando alto? A maneira de homens e mulheres se vestirem mostra a dignidade própria de um ambiente sagrado? Todos os que exercem algum serviço nas celebrações estão se preparando, ensaiando… para que a movimentação durante os atos celebrativos seja agradável, litúrgica… com nobreza?
Um “Congresso Eucarístico” é um tempo para incentivar o culto de latria, isto é, o culto de adoração reservado unicamente a Deus, durante a celebração eucarística, ou, fora dela. A adoração solene dos fiéis ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia e a freqüente visita a Deus presente nos Sacrários é são práticas que mais fortalecem e conservam a espiritualidade das pessoas.
Um “Congresso Eucarístico” é um tempo para a gente prestar atenção no compromisso com a transformação da sociedade! Cantava-se, há alguns anos, a música que dizia: “A missa terminou, começou nossa missão!” Comunhão com Deus significa comunhão com as pessoas! O “Congresso Eucarístico” o compromisso-síntese do Concílio Vaticano II: “As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos os que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo. Não se encontra nada verdadeiramente humano que não lhes ressoe no coração.” (GS1)
Um “Congresso Eucarístico” é um tempo para a gente prestar atenção nas Famílias do Bairro: todos têm casa para morar? Tem Família em dificuldades sérias de moradia que precisa ser socorrida? Tem Crianças e Jovens, ou, adultos… perambulando pelas ruas sem nenhuma assistência? O que podemos fazer para diminuir ou acabar com tanto sofrimento? O Dízimo já se tornou também uma Pastoral SOCIAL? Durante o mês a Comunidade pode fazer, ou, intensificar momentos e gestos concretos de caridade para com pessoas e Famílias necessitadas de alimentos, remédios, de presença fraterna?… Em muitos lugares a solidariedade dos católicos faz com que no seu Bairro não haja miseráveis e pessoas necessitadas do suficiente para viver com dignidade!
Um “Congresso Eucarístico” é um tempo para se sonhar juntos um sonho neste novo milênio: o mundo todo e todo o mundo viverá em Eucaristia!
Um “Congresso Eucarístico” é um tempo para a gente fazer acontecer a ciranda-da-comunhão-da-vida-em-Eucaristia: este é o Sonho de Deus-Pai, por Jesus, no Espírito Santo!