Página Inicial / Congresso Eucarístico / Viver a Eucaristia da Vida

Viver a Eucaristia da Vida

VIVER A “EUCARISTIA-DA-VIDA”

A sua Comunidade e Paróquia são o ambiente no qual Você vive no dia-a-dia como cristã⁄cristão. A sua Paróquia, através da sua Comunidade, é o lugar onde Você nasce e vive como católico, como católica… A sua Paróquia é o lugar que torna visível a Arquidiocese, a Igreja no Brasil, a Igreja espalhada e presente no mundo inteiro.
Preste atenção nas palavras desta música: “Eis que Maria nos ensina, a cada dia,

Sermos na vida Eucaristia pr’os irmãos.
Entrega maior que esta não há.
Eucaristia, nosso compromisso de estarmos a serviço do Reino de Deus!”

Tem gente que faz separação entre FÉ e VIDA! É uma pena! Viver assim, é o oposto ao que se canta e se reza: “Maria nos ensina, a cada dia, sermos na vida Eucaristia pr’os irmãos”.
Este Primeiro Congresso Eucarístico Arquidiocesano de Cuiabá tem como objetivo principal unir a FÉ com a VIDA, a vida da gente… É como uma moeda: é cara-e-coroa! Andam juntas! Não pode haver separação entre a vida da gente e a religião que a gente tem. Veja o que afirmou a grande Assembléia Geral da Igreja Católica dos países da América Latina, em Santo Domingo: “Descobrir nos rostos sofredores dos pobres o rosto do Senhor (Mt 25,31-46) é algo que desafia todos os cristãos a uma profunda conversão pessoal e eclesial”. (SANTO DOMINGO, Conclusões, Ed. Loyola, 2ª. Ed., 1992, § 178)
Para a gente entender melhor é só prestar atenção num diamante. O centro do diamante tem um brilho maior: é a EUCARISTIA! As outras seis facetas recebem o brilho do centro do diamante, porém, cada faceta também envia o seu brilho para o centro brilhar mais! Então, esta comparação ajuda a entender melhor que a EUCARISTIA é o Sacramento (= Sinal de salvação!) central e mais importante. Os outros “seis Sacramentos” – Batismo, Crisma, Confissão, Matrimônio, Ordem e Unção dos Enfermos – são “as facetas” do diamante-Eucaristia. Estes “seis Sacramentos que salvam” se completam com a Eucaristia e completam a Eucaristia! Por isso, o ideal é que os seis Sacramentos sejam recebidos dentro da Missa, dentro da Eucaristia!
Como um flash, apenas, veja só a relação de cada Sacramento com a Eucaristia:

– O BATISMO: no sinal da água e as palavras “Eu te batizo em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”, a pessoa se torna filho⁄filha de Deus! Este Sacramento do Batismo faz nascer na pessoa que o recebe a possibilidade e a capacidade de participar da Eucaristia, que é a refeição, a comunhão dos filhos e filhas com Deus e entre si!
– A CRISMA: é a confirmação do Batismo! Este Sacramento que é recebido durante a Missa, através da imposição das mãos e o óleo da Crisma orna o indivíduo pessoa adulta com a coragem de viver e testemunhar que formamos uma rede-comunhão de vidas!
– A RECONCILIAÇÃO: é a confissão das nossas fraquezas e pecados com a absolvição pelo Ministro que tem o Sacramento da Ordem (Bispo e Padre!) que re-introduz a pessoa na comunhão-amizade com Deus, com as pessoas, consigo mesma, com a história!
– O MATRIMÔNIO: no sinal do “SIM!” e do Amor entre homem e mulher, o Matrimônio é a comunhão mútua que encontra na Eucaristia o exemplo das Pessoas Trinitárias que se doam entre si e se doam às criaturas… até às últimas conseqüências!
– A ORDEM: do sinal da imposição silenciosa das mãos e do sinal da unção com o óleo nasce o SACERDÓCIO, o Sacramento da Ordem! É o Sacramento que mantém a continuidade da Eucaristia!
– A UNÇÃO DOS ENFERMOS: no sinal das nossas dores, doenças, velhice… e no sinal da unção com o óleo dos enfermos nasce mais este Sacramento! Os momentos supremos da existência humana aqui na terra se tornam com este Sacramento realmente uma “eucaristia-da-vida”!