Página Inicial / Notícias / Dois anos de Dom Mário guiando a Arquidiocese de Cuiabá

Dois anos de Dom Mário guiando a Arquidiocese de Cuiabá

Na manhã do domingo, 1º de maio de 2022, tomava posse em Cuiabá, MT, o 6º Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Cuiabá, Dom Mário Antonio da Silva, na Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, em sucessão a nosso querido Pastor e agora Arcebispo Emérito Dom Milton Santos,sdb.

Na Santa Missa a dois anos atrás Dom Mário convidava os cuiabanos a fazerem opção preferencial pela mística de Jesus e explicou: “No Evangelho vemos que Pedro foi forte, corajoso e profético ao indicar para a sociedade da época quem matou Jesus, confiante e transfigurado pela ressurreição do Senhor. Ele nos ensina a verdadeira mística, a mística do cristão, dos atos dos apóstolos e dos apóstolos e apóstolas de hoje, e essa mística do cristão não é apenas a mística da cruz, não sem a cruz é a mística do Crucificado. A mística do Crucificado é a mística de quem ama, quem se doa até as últimas consequências. Abracemos, irmãos e irmãs a mística do Crucificado, Ressuscitado”.

Mário, tu me amas?
Dom Mário Antônio parafraseou o texto do Evangelho, da liturgia daquele domingo, e enfatizou que Jesus várias vezes, como a Pedro, lhe fez este questionamento e, ao responder sim, sempre foi enviado em Missão. “Mário, tu me amas? Eu respondi: Sim, Senhor! Ao que Ele me disse: Vai para Cuiabá”.

E assim, Dom Mário completa dois anos à frente da Arquidiocese de Cuiabá, um período marcado por sua incansável dedicação. Ele já percorreu todas as Paróquias, celebrando missas e crismas, além de empossar novos párocos e liderar os trabalhos administrativos da Arquidiocese. Sua orientação tem sido fundamental para os sacerdotes locais.

Nossa gratidão se estende a Deus pela vida e missão de Dom Mário. A ele, expressamos um agradecimento especial por ter aceitado o chamado de Deus para liderar e orientar o rebanho da Arquidiocese de Cuiabá.

Att. Alexandre Mendes – Coordenador do Site da Arquidiocese de Cuiabá

Concessão da indulgência durante o Jubileu Ordinário de 2025

COMO ALCANÇAR AS INDULGÊNCIAS DURANTE O JUBILEU DE 2025: SANTA SÉ DIVULGA DOCUMENTO COM REGRAS. …