Página Inicial / Artigos Pastoral Catequética / 3ª Semana Brasileira de Catequese

3ª Semana Brasileira de Catequese

Atenta à evangelização dos católicos adultos, a CNBB promove, através da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética, a 3ª Semana Brasileira de Catequese, de 6 a 11 de outubro, em Itaici, município de Indaiatuba (SP). Especialistas e coordenadores de catequese das 271 diocese do Brasil formarão uma assembleia de 460 pessoas para estudar o tema “Iniciação à vida cristã”.“A 3ª Semana Brasileira de Catequese dá continuidade à caminhada catequética no Brasil que teve como marco o Documento Catequese Renovada, inspirado na Conferência de Medellin. Este documento despertou-nos para uma catequese mais cristocêntrica, bíblica e transformadora”, explica a assessora da Comissão, Irmã Zélia Maria Batista.

De acordo com a assessora, o tema desta vez responde aos apelos da Conferência dos bispos da America Latina, realizada em 2007, em Aparecida.  “O Documento de Aparecida propõe uma formação integral e permanente, considerando que as pessoas não foram suficientemente evangelizadas”, esclarece.

A 3ª Semana de Catequese faz parte da programação do Ano Catequético Nacional, proclamado pela CNBB no mês de abril. Um texto base intitulado Catequese, caminho para o discipulado foi amplamente estudado nas comunidades em preparação ao Ano Catequético e à Semana Brasileira de Catequese.  

“O grande desafio hoje é romper com a mentalidade de uma era da cristandade e superar a pastoral da manutenção como nos pede o Documento de Aparecida”, ressalta Irmã Zélia. “A Igreja já percebeu que não formamos cristãos adultos na fé, por isso, a catequese se volta para os adultos. Esta catequese precisa ser processual, permanente, gradual, indo além dos cursos de preparação para os sacramentos que temos nas nossas paróquias”, explica.

Cardeal Hummes

O prefeito da Congregação para o Clero, dom Cláudio Hummes, é uma das personalidades confirmadas para a Semana. Ele fará, no dia 9, às 9h, a conferência Discípulos-missionários hoje.

Os outros temas do encontro serão apresentados pelos teólogos padre Joel Portela e padre Luiz Alves de Lima. A parte bíblica terá assessoria dos biblistas Frei Carlos Mesters e Francisco Orofino. Outros temas serão desenvolvidos pela teóloga, Vera Bombonatto, dom Juventino Kestering, padre Janison de Sá e Therezinha Cruz.

Para conhecer a programação da Semana, acesse:

http://www.cnbb.org.br/ns/modules/mastop_publish/files/files_4ab2310587955.pd

Você pode Gostar de:

Animação Bíblico-catequética

O mundo da comunicação consegue globalizar e aproximar, unificar e encurtar distâncias. No seio da mídia moderna encontramos um espaço enorme de possibilidades “de linguagens e símbolos, métodos dinâmicos para a comunicação de todo tipo de mensagem” (DNC 168). A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética da CNBB tem consciência de que não pode prescindir dos recursos tecnológicos para a sua evangelização, para o anúncio da mensagem de Jesus. Segundo o integrante da Comissão, dom Paulo Mendes Peixoto “não podemos deixar de marcar presença junto aos meios de comunicação, especialmente os mais massivos e mais utilizados pelo povo para expressar a fé em linguagem capaz de realmente comunicar”.Pensando nas palavras de dom Paulo, foi criado em setembro de 2010 o blog Catequese e Bíblia, que tem como objetivo divulgar as ações e os trabalhos da Comissão, dos Regionais e dos catequistas pelo Brasil e pelo mundo, com notícias, artigos de formação, reflexões, depoimentos, material e partilha. Com o intuito de incrementar o blog, nasceu no último dia 1º de abril, a primeira equipe do blogger Catequese e Bíblia, que tem como coordenadores o presidente da Comissão Bíblico-catequética, dom Jacinto Bergmann; o arcebispo de Uberaba (MG), dom Paulo Mendes Peixoto; e os assessores da Comissão, Maria Cecília Rover e padre Décio Walker.
O blog é administrado por Joseilton Luz, leigo e que trabalha na Comunicação Social do Exército Brasileiro e faz parte da Comissão Arquidiocesana de Catequese de Maceió (AL).