Página Inicial / Artigos Pastoral Catequética / Mensagem do Papa a 3a Semana de Catequese

Mensagem do Papa a 3a Semana de Catequese

Vaticano, 18 de setembro de 2009

Excelência

Houve por bem, através de sua carta n. 358/09, de 20 de maio passado, informa esta Sé apostólica que vai realizar-se, em Itaici de 6 a 11 de outubro de 2009 e dedicada ao tema “a iniciação à vida cristã”, a 3ª Semana Brasileira de Catequese, momento culminante deste Ano Catequético promovido pela CNBB com o objetivo de dar um novo impulso à catequese como serviço eclesial e caminho para o discipulado.

Posto ao corrente da iniciativa, o Santo Padre confiou-me servir de intérprete de sua gratidão pelos sentimentos de filial comunhão afirmados e da sua saudação para todos os participantes, sobre os quais invoca abundantes luzes do Alto para assumirem mais plenamente seu compromisso batismal de ser autênticos discípulos e missionários de Jesus, sendo a catequese, como Sucessor de Pedro disse discurso inaugural da V Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e do Caribe “um grande instrumento para introduzir o Povo de Deus no mistério de Cristo”, uma vez que “nela se transmite de forma simples e substancial a [sua] mensagem” (cf. L’Osservatore Romano, ed. Portuguesa de 19/5/2009, pag. 16) e leva – lê-se no Documento de Aparecida – a “um encontro pessoal cada vez maior com Jesus Cristo, perfeito Deus e perfeito homem” (DAp 289)

Já em 1977 a IV Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos quis sublinhar antes de mais nada que, “no centro da catequese, nós encontramos essencialmente uma Pessoa: é a pessoa de Jesus de Nazaré, filho único do Pai, cheio de graça e verdade; (…) e a vida cristã consiste em seguir a Cristo” (Exort. ap. Catechesi tradendae, 5). Isto significa, em primeiro lugar, “transmitir, não já cada um uma sua própria doutrina ou então a de um mestre qualquer, mas os ensinamentos de Jesus Cristo, a Verdade que Ele comunica ou, mais precisamente, a verdade que Ele é” (Ibid 6). Com tal objetivo, “a catequese há de haurir sempree o seu conteúdo na fonte viva da Palavra de Deus, transmitida na Tradição e na Escritura”, acolhida segundo “a inteligência e o coração da Igreja” (Ibid 27), como aparece no Catecismo da Igreja Católica e no Compêndio do Catecismo. Seguindo esta inspiração segura, será possível alcançar a meta que esse encontro se propõe, no marco dos 50 anos do primeiro Ano Catequético do Brasil: formar aquele discípulo que “tenha espírito de oração, seja amante da palavra, pratique a confissão freqüente e participe da eucaristia; que se insira cordialmente na comunidade eclesial e social e seja solidário no amor e fervoroso missionário” (DAp 292).

Enquanto manifesta viva gratidão a quantos tornaram possível a III Semana Brasileira de Catequese, Sua Santidade o Papa Bento XVI eleva fervorosas preces ao Senhor para que torne fecundos os trabalhos desses dias e concede, com particular afeto, a todos os participantes a bênção apostólica.

Aproveito a ocasião para manifestar a Vossa Excelência Reverendíssima a certeza da minha fraterna estima e grande consideração em Cristo Senhor.

Tarcisio Cardeal Bertone

Secretário de Estado de Sua Santidade

Animação Bíblico-catequética

O mundo da comunicação consegue globalizar e aproximar, unificar e encurtar distâncias. No seio da mídia moderna encontramos um espaço enorme de possibilidades “de linguagens e símbolos, métodos dinâmicos para a comunicação de todo tipo de mensagem” (DNC 168). A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética da CNBB tem consciência de que não pode prescindir dos recursos tecnológicos para a sua evangelização, para o anúncio da mensagem de Jesus. Segundo o integrante da Comissão, dom Paulo Mendes Peixoto “não podemos deixar de marcar presença junto aos meios de comunicação, especialmente os mais massivos e mais utilizados pelo povo para expressar a fé em linguagem capaz de realmente comunicar”.Pensando nas palavras de dom Paulo, foi criado em setembro de 2010 o blog Catequese e Bíblia, que tem como objetivo divulgar as ações e os trabalhos da Comissão, dos Regionais e dos catequistas pelo Brasil e pelo mundo, com notícias, artigos de formação, reflexões, depoimentos, material e partilha. Com o intuito de incrementar o blog, nasceu no último dia 1º de abril, a primeira equipe do blogger Catequese e Bíblia, que tem como coordenadores o presidente da Comissão Bíblico-catequética, dom Jacinto Bergmann; o arcebispo de Uberaba (MG), dom Paulo Mendes Peixoto; e os assessores da Comissão, Maria Cecília Rover e padre Décio Walker.
O blog é administrado por Joseilton Luz, leigo e que trabalha na Comunicação Social do Exército Brasileiro e faz parte da Comissão Arquidiocesana de Catequese de Maceió (AL).