Página Inicial / Artigos Pastoral Catequética / Eucaristia na vida da Igreja

Eucaristia na vida da Igreja

O prefeito da Congregação para o Clero, cardeal Cláudio Hummes, presidiu na manhã desta sexta-feira, 9, a missa da 3ª Semana Brasileira de Catequese (SBC), em Itaici (SP). Durante a homilia, dom Cláudio meditou com os catequistas sobre a eucaristia na vida da Igreja. A catequese é acompanhada pela Congregação da qual o cardeal é prefeito, em Roma.

“A mesa do pão eucarístico é memória de Cristo, morto e ressuscitado, o pastor que dá a vida por suas ovelhas. Nesta mesa não há diferença entre ricos e pobres, pecadores e santos. Aqui se manifesta a nova sociedade que queremos, mais justa e mais solidária com os pobres”, disse o cardeal.

Dom Cláudio lembrou que a missa reúne toda a Igreja, não importa o número dos que participam da celebração. “A eucaristia sempre tem a ver com toda a Igreja. É toda a humanidade que está presente. Ela tem uma dimensão cósmica”, ressaltou.

O cardeal disse, ainda, que a catequese deve conduzir as pessoas para a mesa da eucaristia. “Somos discípulos e missionários ao redor desta mesa. Na eucaristia devemos fazer o caminho de Emaús onde Jesus Ressuscitado se fez presente para uma Igreja cansada e pouco encorajada”.

Dom Cláudio passa a manhã com os catequistas e profere uma palestra cujo tema é “discípulos missionários hoje”.

Animação Bíblico-catequética

O mundo da comunicação consegue globalizar e aproximar, unificar e encurtar distâncias. No seio da mídia moderna encontramos um espaço enorme de possibilidades “de linguagens e símbolos, métodos dinâmicos para a comunicação de todo tipo de mensagem” (DNC 168). A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética da CNBB tem consciência de que não pode prescindir dos recursos tecnológicos para a sua evangelização, para o anúncio da mensagem de Jesus. Segundo o integrante da Comissão, dom Paulo Mendes Peixoto “não podemos deixar de marcar presença junto aos meios de comunicação, especialmente os mais massivos e mais utilizados pelo povo para expressar a fé em linguagem capaz de realmente comunicar”.Pensando nas palavras de dom Paulo, foi criado em setembro de 2010 o blog Catequese e Bíblia, que tem como objetivo divulgar as ações e os trabalhos da Comissão, dos Regionais e dos catequistas pelo Brasil e pelo mundo, com notícias, artigos de formação, reflexões, depoimentos, material e partilha. Com o intuito de incrementar o blog, nasceu no último dia 1º de abril, a primeira equipe do blogger Catequese e Bíblia, que tem como coordenadores o presidente da Comissão Bíblico-catequética, dom Jacinto Bergmann; o arcebispo de Uberaba (MG), dom Paulo Mendes Peixoto; e os assessores da Comissão, Maria Cecília Rover e padre Décio Walker.
O blog é administrado por Joseilton Luz, leigo e que trabalha na Comunicação Social do Exército Brasileiro e faz parte da Comissão Arquidiocesana de Catequese de Maceió (AL).