Página Inicial / Notícias / Tempo do Advento(ADVENTUS)

Tempo do Advento(ADVENTUS)

O Advento celebra a vinda de Jesus Cristo no tempo e na história dos homens,para trazer-lhes a salvação.É,portanto,o tempo da expectativa,e o cristão é chamado a vivê-lo em plenitude para poder receber dignamente o Senhor no momento em que vier.As atitudes interiores que nos preparam melhor para esta vinda podem ser assim expressas:Manter-se vigilantes na fé,na oração,em uma abertura atenta e disponível para reconhecer os "sinais" da vinda do Senhor em todas as circunstâncias e momentos da vida até o fim dos tempos.Imitar os exemplos de Nossa Senhora,São José,João Batista que souberam reconhecer em Jesus o Filho de Deus que veio nos salvar.

– Advento :Em Latim ADVENTUS ( vir ao encontro de ). É o ponto de partida e de chegada do Ano Litúrgico. É um tempo de expectativa diante do Cristo que irá nascer.Lembra a espera da humanidade escrava do pecado, pelo libertador.Por isso é tempo de penitência e conversão .
São as quatro semanas que antecedem o Natal, preparando os caminhos do Senhor.

– O tempo do Advento começa nas primeiras Vésperas do domingo que se sucede ao dia 30 de novembro ou o mais próximo desta data, etermina antes das primeiras Vésperas do Natal.Por variar a data do início do Tempo do Advento,tem ele uma duração de aproximadamente três ou quatro semanas.Os dias de 17 a 24 de dezembro constituem uma preparação mais direta para o Natal do Senhor.

– Os domingos deste tempo se chamam:I,II,III,IV domingo do Advento.Para a celebração da Eucaristia tem estes domingos um formulário próprio(Missal) com um ciclo de leituras (Lecionário) distribuídos em três anos (A,B e C).

– Nos domingos do Advento não se canta o hino de louvor (Glória a Deus nas alturas),mas sempre se faz a profissão de fé: Creio em Deus Pai.

– O Prefácio,com o qual se inicia  Oração Eucarística ( I,IA,II,IIA),é próprio deste tempo e oferece qutro textos.

– A cor litúrgica do Tempo do Advento é o roxo,para 0 III domingo do Advento(Gaudete) é permitido  o uso da cor rosa.

Celebrações para o Senhor Bom Jesus de Cuiabá

Todos os caminhos levam ao Senhor Bom Jesus ! Com essa temática celebramos o padroeiro …