Página Inicial / Notícias / Curso sobre estudo temático anual 2010

Curso sobre estudo temático anual 2010

CURSO SOBRE ESTUDO TEMÁTICO ANUAL 2010
“Um laicato para uma nova realidade”,
Se há uma constante no laicato é a sua constante busca de formação, de aprofundamento nos mais variados temas, principalmente naqueles que dizem respeito à sua vocação.
Entretanto, mesmo nas dioceses servidas por estruturas sólidas de formação, ao laicato nem sempre é oferecida a possibilidade de uma formação mais ampla. O problema se amplia quando esses leigos e leigas estão em lugares mais afastados e com  uma estrutura de formação dependente de grandes centros.
Em Teresina, em nossa XXIX Assembléia Geral Ordinária, acontecida em maio deste ano, o laicato organizado no Conselho Nacional do Laicato do Brasil chegou à conclusão de que uma das funções do nosso organismo é assumir essa formação que alcance os leigos e leigas interessados em aprofundar sua vocação, adquirir instrumentos para uma analise estrutural do momento histórico em que vivemos.
Chamou-se a esse projeto: Estudo Temática Anual.
A Presidência do CNLB assumiu o projeto e fará de 2010 o primeiro ano em que será oferecido tal estudo.
Tema para 2010: “Um laicato para a nova realidade”
Início: janeiro de 2010
Metodologia:
a) 8 textos serão disponibilizados para os participantes ao longo do ano de 2010;
b) Estes textos serão trocados a cada 45 dias;
c) Os(as) participantes serão divididos em grupos de 10, e cada grupo terá à sua disposição 6 horas de participação no fórum de discussão daquele tema, na presença de um moderador;
d) Todos os(as) participantes do grupo deverão tomar parte, em algum momento, do fórum. Caso contrário, seu nome deixará de constar como participante;
e) O(a) participante será chamado a discutir pontos importantes no texto, ao mesmo tempo em que fará as colocações que achar necessárias na análise do mesmo;
f) Desejando, o(a) participante poderá escrever um texto, um comentário, ou mesmo um artigo, o qual será disponibilizado na página do CNLB;
g) Terminados os 45 dias, aquele texto será abandonado e entrará em pauta novo texto que será disponibilizado aos participantes, seguindo-se a metodologia acima explicitada;
h) Ao final do ano, terminados os estudos dos 8 textos, os(as) participantes serão convidados a se expressarem a respeito do tema refletido, não só como demonstração de alguma coisa aprendida, mas como a palavra assumida pelo participante, como sua posição frente ao tema do ano.
Incrição:
Pronto! Em janeiro você receberá o primeiro texto.
Custo:
A participação no “Estudo Temático Anual” não custará nada ao participante, a não ser copiar o texto a ser disponibilizado.
Observação:
Os textos a serem estudados são de autores renomados, entre os quais José Comblin, Claude Geffrè, Manfredo de Oliveira, Cleto Caliman, Agenir Brighenti.

CURSO SOBRE ESTUDO TEMÁTICO ANUAL

“Um laicato para uma nova realidade”

FICHA DE INSCRIÇÃO INDIVIDUAL

Nome: ________________________________________________________

Endereço: Rua ________________________________________No. ______

Complementos: ________________________________________________

CEP: ________________ – Cidade: ________________________________

Estado: __________________

E-mail: _______________________________________________________

Página na internet: ______________________________________________

Estado civil: _________________________

Data de Nascimento: ______________________

Estado religioso: _________________________

(Arqui)diocese: ___________________________________

Quanto ao Conselho de Leigos: ______Pertence – ______Pertenceu

Profissão: ___________________________

Nível de estudo: ___Fundamental – ___Médio – ___Superior

Local e data: ______________________________________________

Observação:  – Este Curso não tem custo.

– Preencher esta ficha e enviar para:

– Via e.mail: cnl@cnl.org.br

– Via Correio: CURSO SOBRE ESTUDO TEMÁTICO ANUAL – 2010

Rua Fausto Dias de Melo, 149

Campinas – SP

Celebrações para o Senhor Bom Jesus de Cuiabá

Todos os caminhos levam ao Senhor Bom Jesus ! Com essa temática celebramos o padroeiro …