Página Inicial / Animação Litúrgica / Domingo dia 14 de fevereiro

Domingo dia 14 de fevereiro

Confira as sugestões litúrgicas para o 6o Domingo do Tempo Comum  dia 14 de fevereiro.

VI DOMINGO DO TEMPO COMUM  COR VERDE  – CICLO C – ANO IMPAR   14 de Fevereiro de 2010. 
PAROQUIA SÃO GONÇALO PORTO – CUIABA –   ”FELIZES OS QUE ACOLHEM O REINO”   
Irmãos e irmãs, bem vindos a esta celebração do banquete pascal. Alimentados pela Palavra e pela Eucaristia, seremos fortalecidos para seguir o caminho das bem-aventuranças e solidificar a nossa fé, depositando a confiança somente em Deus. Com este apelo,  nos preparamos para, na próxima quarta-feira, iniciarmos o tempo sagrada da Quaresma, com a celebração das cinzas e a abertura da Campanha da Fraternidade. Cantando, iniciemos nossa celebração.
Ato Penitencial:   Muitas vezes colocamos nossa confiança somente nos meios humanos e nos afastamos da graça de Deus. Em silêncio, pensemos em nossos pecados cometidos por pensamentos, palavras, atos e omissões.  Cantemos…
Glória: Louvemos ao Senhor por sua presença que nos revela bondade, ternura e gratuidade. Louvemos pelos gestos que renovam a vida e pelos serviços pastorais que são sinais de esperança, luz e fé.  Cantemos..
Entrada da Bíblia:  
Liturgia da Palavra: 1ª Leitura: (Jr 17, 5-8)   Deus ama a justiça e educa a pessoa humana no caminho do amor e da simplicidade. O profeta alerta-nos ao respeito pela vida.  A humildade leva-nos a grandes descobertas.
Salmo: Sl 1  É feliz quem a Deus se confia!                                                                                                    
2ª Leitura: (1ª Cor 15, 12-20)     Cristo ressuscitou dos mortos. Se estamos com Ele não há o que temer: a salvação é certa.
Evangelho: (Lc 6, 17-26) Bem-aventurados sois vós! O Filho reconhece o amor do Pai e do Espírito Santo na pessoa humana. Só falta a pessoa humana reconhecer tamanha graça.
Aclamação ao Evangelho:  Aclamemos a boa nova cantando….  
Preces da Comunidade:
Ofertório:  .  Somos chamados a fazer uma escolha sábia entre o caminho do bem e o caminho do mal, e Jesus nos ensina o caminho da felicidade por meio das bem-aventuranças. Ele nos dá a opção de construirmos uma sociedade justa e solidária fundamentada no amor. Apresentemos ao altar do Senhor a nossa vida, o nosso compromisso e a nossa luta de construir um mundo onde haja a partilha e a justiça.  (motivar a oferta) Cantando.
Comunhão: Jesus propõe um caminho seguro para a felicidade, através das BEM-AVENTURANÇAS. Sigamos o caminho proposto pelo Mestre na nossa comunhão.  Cantemos.
Mensagem Final: Perguntemos a nós mesmos: sobre quais valores fundamentamos a nossa vida? Nos bens materiais, na busca dos prazeres a qualquer preço? O fundamento da nossa vida está em Deus? Ainda que aos olhos dos homens possamos parecer fracassados, devemos nos considerar felizes! O bem praticado, o amor espalhado, a paz construída permanecerão para sempre! "Alegrai-vos e exultai, pois será grande a vossa recompensa no céu!" (Lc 6, 23)

Sugestões Litúrgicas:6º Domingo do Tempo Comum – 14 de fevereiro de 2007 –
"Feliz quem confia no Senhor!"
Leituras:
1a. Leitura – Jr 17,5-8
Salmo: 1
2a. Leitura – 1Cor 15,12.16-20
Evangelho: Lc 6,17.20-26
COR LITÚRGICA: VERDE
ACOLHIDA
Animador(a) – Caríssimos irmãos e irmãs, nós os acolhemos com grande alegria para este encontro fraterno no qual celebramos a Páscoa de Jesus e seu amor fiel ao Pai. A cada domingo, retomamos a Aliança com o Senhor, vivida em nosso dia a dia no serviço à vida com o empenho de ajudar os irmãos a encontrarem de novo as razões de sua esperança.
ATENÇÃO EQUIPE DE CELEBRAÇÃO: Preparem bem esse momento trazendo presente os fatos recentes e os que estão sendo realizados neste dia. Exemplo: aniversários, nascimentos, casamentos, encontros, manifestações, ação de graças e também pelos falecidos.
Animador(a) – Neste domingo das bem-aventuranças, o Senhor quer renovar em nós os motivos de nossa esperança. O Deus que age em favor dos pobres e esquecidos da sociedade, convida-nos a olhar e a perceber o que nos divide e nos afasta Dele e dos irmãos. Com fé no Deus que nos convida a sermos fieis às promessas de salvação, cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
CANTO DE ENTRADA
1. Nossos corações em festa se revestem de louvor, pois, aqui se manifesta à vontade do Senhor, que nos quer um povo unido a serviço da missão, animado e destemido por amor e vocação!
CRISTO, MESTRE E SENHOR, POIS, ETERNO É SEU AMOR. NESTA FONTE DE ÁGUA VIVA SOMOS HOJE SEUS CONVIVAS.
2. Nossos passos já se encontram a caminho do altar, nossas vozes já decantam o que vimos proclamar neste mundo tão bonito, mas que pede redenção, nosso "sim" ao Deus bendito por amor e vocação!
3. Nós queremos operários mensageiros do Senhor, que nos façam solidários a serviço do amor, construtores da justiça empenhados na missão contra toda injustiça por amor e vocação!
4. Nossa Igreja necessita de mais fibra e mais vigor, e de gente que acredita no chamado do Senhor, que dê pão a quem tem fome e justiça a quem tem pão e bendiga o seu nome por amor e vocação!
SAUDAÇÃO
Dir. 1 – Reunidos pelo amor da Santíssima Trindade façamos o sinal de nossa fé, cantando. (à escolha)
DEUS NOS PERDOA
Dir. 1 – Muitas vezes colocamos nossa confiança somente nos meios humanos e nos afastamos da graça de Deus. Em silêncio, pensemos em nossos pecados cometidos por pensamentos, palavras, atos e omissões. (pausa) Confessemos os nossos pecados, cantando.
1. Eu confesso a Deus e a vós, irmãos, tantas vezes pequei, não fui fiel: pensamentos e palavras, atitudes, omissões… Por minha culpa, tão grande culpa.
SENHOR, PIEDADE! CRISTO, PIEDADE! TEM PIEDADE, Ó SENHOR! (bis)
2. Peço à Virgem Maria, nossa Mãe, e a vós, meus irmãos, rogueis por mim a Deus Pai que nos perdoa e nos sustenta em sua mão. Por seu amor, tão grande amor.
Dir. 1 – Deus misericordioso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. AMÉM.
HINO DE LOUVOR
Glória a Deus nas alturas/ e paz na terra aos homens por ele amados./ Senhor Deus, Rei dos céus,/ Deus Pai todo-poderoso./ Nós vos louvamos,/ nós vos bendizemos,/ nós vos adoramos,/ nós vos glorificamos,/ nós vos damos graças/ por vossa imensa glória./ Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito,/ Senhor Deus,/ Cordeiro de Deus,/ Filho de Deus Pai./ Vós, que tirais o pecado do mundo,/ tende piedade de nós./ Vós, que tirais o pecado do mundo,/ acolhei a nossa súplica./ Vós, que estais à direita do Pai,/ tende piedade de nós./ Só vós sois o Santo,/ só vós, o Senhor,/ só vós, o Altíssimo,/ Jesus Cristo,/ com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.

ORAÇÃO
Dir. 1 – Ó Deus, que prometestes permanecer nos corações sinceros e retos, concedei-nos, por vossa graça, acolher a mensagem das bem-aventuranças e vivermos de tal modo que possais habitar em nós, tornando-nos um sinal vivo do vosso Reino. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. AMÉM.
PRIMEIRA  LEITURA
(Jr 17,5-8) Deus ama a justiça e educa a pessoa humana no caminho do amor e da simplicidade. O profeta alerta-nos ao respeito pela vida. A humildade leva-nos a grandes descobertas.
Leitura do Livro do profeta Jeremias:
5Isto diz o Senhor: “Maldito o homem que confia no homem e faz consistir sua força na carne humana, enquanto o seu coração se afasta do Senhor; 6como os cardos no deserto, ele não vê chegar a floração, prefere vegetar na secura do ermo, em região salobra e desabitada.
7Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; 8é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca de umidade; por isso não teme a chegada do calor: sua folhagem mantém-se verde, não sofre míngua em tempo de seca e nunca deixa de dar frutos”.
Palavra do Senhor.
Graças a Deus!

RESPONSÓRIO (Sl 1)
É feliz quem a Deus se confia!
É feliz quem a Deus se confia!
Feliz é todo aquele que não anda/ conforme os conselhos dos perversos;/ que não entra no caminho dos malvados,/ nem junto aos zombadores vai sentar-se;/ mas encontra seu prazer na lei de Deus/ e a medita, dia e noite, sem cessar.
Eis que ele é semelhante a uma árvore,/ que à beira da torrente está plantada;/ ela sempre dá seus frutos a seu tempo,/ e jamais as suas folhas vão murchar./ Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.
Mas bem outra é a sorte dos perversos./ Ao contrário, são iguais à palha seca/ espalhada e dispersada pelo vento./ Pois Deus vigia o caminho dos eleitos,/ mas a estrada dos malvados leva à morte.
SEGUNDA LEITURA
(1Cor 15,12.16-20) Cristo ressuscitou dos mortos. Se estamos com Ele não há o que temer: a salvação é certa.
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:
Irmãos e Irmãs: 12Se se prega que Cristo ressuscitou dos mortos, como podem alguns dizer entre vós que não há ressurreição dos mortos? 16Pois, se os mortos não ressuscitam, então Cristo também não ressuscitou. 17E se Cristo não ressuscitou, a vossa fé não tem nenhum valor e ainda estais nos vossos pecados. 18Então, também os que morreram em Cristo pereceram.
19Se é para esta vida que pusemos nossa esperança em Cristo, nós somos — de todos os homens — os mais dignos de compaixão.
20Mas, na realidade, Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram.
Palavra do Senhor.
Graças a Deus!

ACLAMAÇÃO
Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia, aleluia, aleluia, aleluia, aleluia!
Alegrem-se e saltem vocês de alegria,/ Porque têm um prêmio bem grande nos céus,/ Alegrem-se e saltem vocês de alegria,/ amém, aleluia, aleluia!

EVANGELHO
(Lc 6,17.20-26) Bem-aventurados sois vós! O Filho reconhece o amor do Pai e do Espírito Santo na pessoa humana. Só falta a pessoa humana reconhecer tamanha graça.
O Senhor esteja convosco!
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 17Jesus desceu da montanha com os discípulos e parou num lugar plano. Ali estavam muitos de seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judéia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia.
E, levantando os olhos para os seus discípulos, disse: “Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus!
Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis saciados!
Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque havereis de rir!
Bem-aventurados sereis, quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos insultarem e amaldiçoarem o vosso nome, por causa do Filho do Homem! 23Alegrai-vos, nesse dia, e exultai, pois será grande a vossa recompensa no céu; porque era assim que os antepassados deles tratavam os profetas.
Mas, ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação!
Ai de vós, que agora tendes fartura, porque passareis fome!
Ai de vós, que agora rides, porque tereis luto e lágrimas!
Ai de vós, quando todos vos elogiam! Era assim que os antepassados deles tratavam os falsos profetas”.
Palavra da Salvação.  Glória a vós, Senhor!
HOMILIA OU PARTILHA DA PALAVRA
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
As leituras de hoje nos convidam a fazermos uma escolha sábia. Elas nos mostram os caminhos da bênção e da maldição. O profeta Jeremias chama o povo a confiar e ser fiel ao Deus da Aliança. Só Ele é garantia de salvação. O salmo responsorial retoma em forma de oração o tema dos dois caminhos, simbolizados pelas duas árvores, representando o ímpio e o justo. No Evangelho, Jesus aponta o caminho dos "felizes" e dos "infelizes". Os discípulos que escolheram a pobreza são bem-aventurados (felizes), não só porque, renunciando à posse dos bens materiais, contribuíram para criar uma sociedade mais justa, mas também porque, tendo o coração desapegado do dinheiro, podem abrir-se para o projeto de Deus, para a salvação, que vai além dos horizontes deste mundo. Aí está a característica dos discípulos: eles tiveram a coragem de abandonar tudo para seguir o Mestre. Renunciaram à pose dos bens deste mundo, escolheram ser pobres. São bem-aventurados porque entenderam que a vida do homem não depende dos bens que ele possui. O motivo da alegria está no caminho que conduz ao Reino de Deus por meio do desapego, da pobreza, da humildade, da partilha. Trata-se de um alerta para todos nós. Perguntemos a nós mesmos: sobre quais valores fundamentamos a nossa vida? Nos bens materiais, na busca dos prazeres a qualquer preço? O fundamento da nossa vida está em Deus? Ainda que aos olhos dos homens possamos parecer fracassados, devemos nos considerar felizes! O bem praticado, o amor espalhado, a paz construída permanecerão para sempre! "Alegrai-vos e exultai, pois será grande a vossa recompensa no céu!" (Lc 6, 23)
 
CREIO 
P. Creio em Deus Pai todo-poderoso,
T. Criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; na vida eterna. Amém.
PRECES DOS FIÉIS
— Elevemos nossas preces ao bom Deus, confiando a Ele nossos projetos, nossas boas intenções e nossa vida.
1. PELA IGREJA, instrumento de unidade e de salvação, para que seja sempre a favor da vida e tenha os pobres como preferência primeira, rezemos ao Deus da vida.
— Senhor, inspirai-nos a justiça e a humildade!
2. PELAS PASTORAIS e por todos os promotores da paz, para que nunca se cansem diante das dificuldades e trabalhem com entusiasmo e amor, rezemos ao Deus da vida.
3. PELA NOSSA comunidade, para que seja expressão forte de acolhimento e exemplo de caridade, buscando gerar vida e salvação a todos, rezemos ao Deus da vida.
4. PELA V Conferência do Episcopado latino-americano, para que se torne motivo de unidade e crescimento para toda a Igreja da América Latina e Caribe e desperte o povo brasileiro para o serviço e para a doação, rezemos ao Deus da vida.
5. PELOS NOSSOS governantes, para que se abram à inspiração e ao desejo de Jesus de construir uma sociedade mais humana e fraterna, rezemos.

(Intenções próprias da comunidade.)
Pai de misericórdia, queremos que vossa Palavra de vida permaneça em nossos corações. Por isso, acolhei nossos pedidos e inspirai-nos à realização de vosso projeto de amor. Isso vos pedimos, por Cristo, nosso Senhor.
Amém.
APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – Somos chamados a fazer uma escolha sábia entre o caminho do bem e o caminho do mal, e Jesus nos ensina o caminho da felicidade por meio das bem-aventuranças. Ele nos dá a opção de construirmos uma sociedade justa e solidária fundamentada no amor. Apresentemos ao altar do Senhor a nossa vida, o nosso compromisso e a nossa luta de construir um mundo onde haja a partilha e a justiça.
Convidar pessoas das diversas equipes, pastorais, grupos, associações e movimentos, com símbolos que
expressem seu trabalho comunitário. A cada apresentação, o animador proclama uma bem-aventurança.
Exemplo: Bem-aventurada a Pastoral da Criança, e assim sucessivamente, lembrando que a última deve ser em nome da comunidade. Exemplo: Bem-aventurada a comunidade que partilha seus bens e seus dons. Ao final, todos cantam.
DE BRAÇOS ERGUIDOS A DEUS OFERTAMOS AQUILO QUE SOMOS E TUDO QUE
AMAMOS. OS DONS QUE NÓS TEMOS COMPARTILHAREMOS, AQUELES QUE SOFREM SORRIR OS FAREMOS.
CANTO DAS OFERENDAS
NO TEU ALTAR, SENHOR, COLOCO A MINHA VIDA EM ORAÇÃO.
1. A alegria de te amar e ser amado, quero em tuas mãos depositar.
2. O desejo de ser bom e generoso faz-me viver com mais amor.
3. Os amigos que me deste e que são teus, tudo entrego a ti, Senhor.
1. Minha vida tem sentido cada vez que eu venho aqui e te faço o meu pedido de não me esquecer de ti. Meu amor é como esse pão, que era trigo que alguém plantou depois colheu. E depois tornou-se salvação e deu mais vida e alimentou o povo meu.
EU TE OFEREÇO ESTE PÃO! EU TE OFEREÇO O MEU AMOR! (bis)
2. Minha vida tem sentido cada vez que eu venho aqui e te faço o meu pedido de não me esquecer de ti. Meu amor é como este vinho, que era fruto que alguém plantou depois colheu. E depois encheu-se de carinho e deu mais vida e saciou o povo meu.
EU TE OFEREÇO VINHO E PÃO! EU TE OFEREÇO O MEU AMOR! (bis)
ORAÇÃO EUCARÍSTICA DC III    
PAI NOSSO
Dir. 1 – Guiados pelo Espírito de Jesus e iluminados pela sabedoria do Evangelho, rezemos juntos. PAI NOSSO…
ABRAÇO DA PAZ
Dir. 3 – Em Jesus, que trouxe a alegria da vida plena para todos com sua cruz, saudemo-nos com um sinal de paz.
CANTO DA COMUNHÃO
(Melodia CD Lit. XI Fx. 10)
Felizes os pobres, felizes os mansos, * quem busca a justiça, com sede e com fome! * Feliz quem quer paz, feliz quem é puro, * feliz quem padece, Senhor, por teu nome!
1. Vamos juntos dar glória ao Senhor e a seu nome fazer louvação. Procurei o Senhor, me atendeu, me livrou de uma grande aflição.
2. Olhem todos pra Ele e se alegrem, todo tempo sua boca sorria! Este pobre gritou e Ele ouviu, fiquei livre de minha agonia.
3. Acampou na batalha seu anjo, defendendo seu povo e o livrando. Provem todos, pra ver como é bom o Senhor que nos vai abrigando.
4. Santos todos, adorem o Senhor, aos que o amam, nenhum mal assalta. Quem é rico, empobrece e tem fome, mas, a quem busca a Deus, nada falta.
5. Ó meus filhos, escutem o que eu digo pra aprender o temor do Senhor. Qual o homem que ama sua vida, pra viver os seus dias com amor?
PÓS-COMUNHÃO
Dir. 1 – Ó Pai de bondade, fortalecidos pela vossa Palavra (e pela comunhão), nos sentimos animados em nossa missão. Dai-nos sabedoria para descobrirmos qual o melhor caminho para vivermos as bem-aventuranças. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.
 

NOTÍCIAS E AVISOS
BÊNÇÃO
Dir. 1 – Deus todo-poderoso vos abençoe na sua bondade e infunda em vós a sabedoria da salvação. AMÉM.
– Sempre vos alimente com os ensinamentos da fé e vos faça perseverar nas boas obras. AMÉM.
– Oriente para ele os vossos passos e vos mostre o caminho da caridade e da paz. AMÉM.
– Abençoe-vos o Deus todo-poderoso: PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM.
– Como discípulos e missionários de Jesus Cristo, ide em paz e o Senhor vos acompanhe. GRAÇAS A DEUS.
CANTO FINAL
Se eu não tiver amor, eu nada sou, Senhor! Se eu não tiver amor, eu nada sou, Senhor!
1. O amor é compassivo, o amor é serviçal, o amor não tem inveja, o amor não busca o mal.
2. O amor nunca se irrita, não é nunca descortês, o amor não é egoísta, o amor nunca é dobrez.
3. O amor desculpa tudo, o amor é caridade, não se alegra na injustiça, é feliz, só na verdade.
4. O amor suporta tudo, o amor em tudo crê, o amor guarda a esperança, o amor sempre é fiel.
5. Nossa fé, nossa esperança, junto a Deus, terminará, mas o amor será eterno, o amor não passará.
ou:
1. Obrigado, Senhor, porque és meu amigo, porque sempre comigo Tu estás a falar, no perfume das flores, na harmonia das cores e no mar que murmura o teu nome a rezar.
ESCONDIDO TU ESTÁS NO VERDE DA FLORESTA, NAS AVES EM FESTA, NO SOL A BRILHAR. NA SOMBRA QUE ABRIGA, NA BRISA AMIGA, NA FONTE QUE CORRE LIGEIRA A CANTAR.
2. Te agradeço ainda porque, na alegria, ou na dor de cada dia posso Te encontrar. Quando a dor me consome murmuro o Teu nome, e mesmo sofrendo eu posso cantar.
3. Obrigado Senhor, obrigado Senhor.
„ Fortalecidos por tão grande dádiva, esforcemo-nos para levar uma vida santa e lutar pelos direitos de nossos irmãos e irmãs, especialmente dos mais pobres, enfermos e excluídos. “
Fontes:
•Jesus, o divino solidário com os pobres, CNBB, Paulus/Paulinas, 2006
•Dia do Senhor, Marcelo Guimarães e Penha Carpanedo, Tempo Comum Ano C, Paulinas, 2003
•Liturgia Dominical, Johan Konings, Vozes, 2003
•Missal Romano
•Hinários Litúrgicos da CNBB
•Ofício Divino das Comunidades (OCD), Paulus, 1994

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …