Página Inicial / Animação Litúrgica / Domingo dia 21 de fevereiro

Domingo dia 21 de fevereiro

Confira as sugestões litúrgicas para o 1o Domingo da Quaresma  dia 21 de fevereiro.

1º DOMINGO DA QUARESMA       COR ROXA         CICLO C           ANO IMPAR   21 de Fevereiro de 2010. 
PAROQUIA SÃO GONÇALO PORTO – CUIABA –   ”A TENTAÇÃO DE JESUS”         
Irmãos e irmãs, hoje no deserto Jesus vence as tentações e mostra-nos que o jejum, a oração e a caridade são meios eficazes para vencermos as ciladas do inimigo. Somente com o coração purificado, poderemos restabelecer as relações fraternas e criar e manter sistemas de economia solidária. Que esta seja a nossa profunda conversão, inspirada pela Campanha da Fraternidade. Iniciemos nossa celebração, cantando.
Ato Penitencial: A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 tem como Tema: “Economia e Vida”, e como lema: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”. (Mt 6,24) A partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e de pessoas de boa vontade, somos chamados a colaborar na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão. Cantemos.
Entrada da Bíblia:  
Liturgia da Palavra:  1ª Leitura: (Dt 26, 4-10)   O livro da segunda Lei, convida-nos a eliminar os falsos deuses em quem às vezes apostamos tudo, e a fazer de Deus a nossa referência fundamental.
Salmo:  Sl 91(90)  Em minhas dores, ó Senhor, permanecei junto de mim!                                                                                                  
2ª Leitura: (Rm 10, 8-13)    A Epístola do Apóstolo São Paulo aos Romanos,  apresenta-nos uma catequese sobre as opções de Jesus. 
Evangelho:(Lc 4, 1-13) “Converter-se” a Jesus, é reconhecê-lo como o “Senhor” e acolher no coração a salvação que, em Jesus, Deus nos propõe
Aclamação ao Evangelho:  Aclamemos a boa nova cantando….  
Preces da Comunidade:
Ofertório: Apresentemos ao altar do Senhor a nossa disponibilidade em construir uma justa economia diante da persistência da indigência e das grandes desigualdades sociais.  (motivar a oferta) Cantando.
Comunhão: De coração sincero e aberto à conversão, vamos ao encontro de Jesus na comunhão. Cantemos.
Mensagem Final: A paz é fruto da justiça. A conversão é fruto de uma firme decisão de mudança de vida de acordo com o que Jesus pregou. A Quaresma nos convida a crer no Evangelho, a confiarmos plenamente em Cristo e em sua palavra que continua soando forte e motivadora. A cruz redentora de Jesus é o sinal de fé de todo cristão e a certeza da vitória da vida.

1º DOMINGO DA QUARESMA – Cor roxa – ANO C – 21/02/2010
“ADORARÁS O SENHOR TEU DEUS, SÓ A ELE SERVIRÁS” (Lc 4,8)
01. ACOLHIDA
Enquanto as pessoas vão chegando, a equipe de canto vai repassando os hinos que serão cantados na
celebração, especialmente os novos. Preparar o espaço celebrativo conforme as orientações da Quarta-Feira de Cinzas.
CONVERTEI-VOS, VOLTAI A MIM E EU VOLTAREI A VÓS. RENUNCIAI A VOSSOS
ÍDOLOS. CONVERTEI-VOS E VIVEREIS!
Animador(a) – Queridos irmãos e irmãs na fé, sejam todos bem-vindos a esta celebração do 1º Domingo da Quaresma. Hoje a Palavra de Deus nos convida a vencer todas as dificuldades que nos afastam do caminho do bem. Unidos a toda a Igreja estamos vivendo este tempo santo de conversão, preparando-nos para a festa da Páscoa do Senhor e da nossa Páscoa. Confiantes na misericórdia do Pai, que quer para nós, seus filhos e filhas, uma vida nova em Cristo, cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
JESUS CRISTO ANUNCIAVA POR PRIMEIRO UM NOVO REINO DE JUSTIÇA E SEUS VALORES: “VÓS NÃO PODEIS SERVIR A DEUS E AO DINHEIRO E MUITO MENOS AGRADAR A DOIS SENHORES”.
1. Voz de um profeta contra o ídolo e a cobiça: “Endireitai hoje os caminhos do Senhor!” Produzi frutos de partilha e de justiça! Chegou o Reino: Convertei-vos ao amor!
2. Não é a riqueza, nem o lucro sem medida que geram paz e laços de fraternidade; mas todo o gesto de partilha em nossa vida que faz a fé se transformar em caridade.
3. No evangelho encontrareis a luz divina, não no supérfluo, na ganância e na ambição. Ide e vivei a Boa Nova que ilumina e a palavra da fraterna comunhão.
Presidente – Reunidos no amor da Trindade Santa, façamos o sinal da nossa fé. EM NOME DO PAI…
Presidente – A graça de Deus Pai, o amor de Jesus, a luz e a força do Espírito Santo estejam
conosco. BENDITO SEJA DEUS…
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – No início desta celebração, peçamos a conversão do coração, fonte de reconciliação com Deus e com os irmãos. (pausa) Na certeza da divina misericórdia do Pai, nos coloquemos ajoelhados e peçamos perdão. A cada invocação, digamos: LIVRAI-NOS SENHOR!
– Da ganância e da sede do poder;
– Da desunião e do ódio em nossas famílias e comunidades;
– Da violência e da perseguição aos que lutam pela paz;
– Da falta de amor e de solidariedade com os pobres;
– Da nossa fraqueza na fé e a omissão para com o Planeta Terra;
– Da falta de uma economia de solidariedade;
– Do cuidado com os bens da criação e da valorização da vida como o bem mais precioso;
– Das tentações que nos afastam dos círculos bíblicos, das vias-sacras, dos encontros de formação e das celebrações na comunidade.
Após os pedidos de perdão, o presidente convida todos a ficarem em pé para cantar o hino penitencial.
Senhor, piedade!
Ó Cristo, piedade!
Senhor, piedade de nós, Senhor!
Presidente – Deus de amor e bondade, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. AMÉM.
04. ORAÇÃO
Presidente – Pai de bondade e misericórdia, neste tempo de penitência e conversão, ajudai-nos, fortalecendo a nossa fé para que não nos sujeitemos às tentações do mal, fazendo ressurgir, na Páscoa do Senhor, o “homem novo” com o Cristo Ressuscitado. Isto vos pedimos, por Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. AMÉM.
05. LEITURA DO LIVRO DO DEUTERONÔMIO (26,4-10)
06. SALMO RESPONSORIAL (90)
EM MINHAS DORES, Ó SENHOR, PERMANECEI JUNTO DE MIM! (bis)
– Quem habita ao abrigo do Altíssimo e vive à sombra do Senhor onipotente, diz ao Senhor: “Sois meu refúgio e proteção, sois o meu Deus, no qual confio inteiramente”.
– Nenhum mal há de chegar perto de ti, nem a desgraça baterá à tua porta; pois o Senhor deu uma ordem a seus anjos para em todos os caminhos te guardarem.
– Haverão de te levar em suas mãos, para o teu pé não se ferir nalguma pedra. Passarás por sobre cobras e serpentes, pisarás sobre leões e outras feras.
– Porque a mim se confiou, hei de livrá-lo e protegê-lo, pois meu nome ele conhece. Ao invocar-me hei de ouvi-lo e atendê-lo, e a seu lado eu estarei em suas dores.
07. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS ROMANOS (10,8-13)
08. CANTO DE ACLAMAÇÃO
HONRA, GLÓRIA, PODER E LOUVOR A JESUS, NOSSO DEUS E SENHOR! (bis)
1. O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus!
09. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS (4,1-13)
10. PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
Estamos no início da Quaresma, tempo de conversão. Conversão só se faz quando há esperança, apesar de tudo que há de mal, dentro e fora de nós. Muita coisa negativa pode tirar a esperança das pessoas. O mundo violento em que vivemos, a miséria, a fome, a ganância pelo poder, pelo dinheiro, o desrespeito pelos direitos dos mais fracos… Hoje, quem nos pede conversão é Aquele que foi capaz de vencer o mal. Na liturgia deste domingo, Jesus deixou-se levar pelo Espírito Santo para o deserto, onde permaneceu 40 dias, sendo tentado pelo diabo. Jesus transforma o deserto em paraíso, onde a verdadeira vida não está no pão material, mas na Palavra que sai da boca de Deus; portanto, Ele se mantém fiel em sua missão. A cada ano a Igreja é convidada a fazer a experiência do deserto, preparando-se assim para viver a Páscoa. A exemplo do povo de Israel, e de Jesus Cristo, deve deixar-se conduzir pelo Espírito ao deserto. Aí, despojada de si mesma, terá que se confrontar com as tentações que também hoje a atingem: a garantia da vida terrena sem reconhecê-la como dom de Deus; a tentação do poder e da glória humana; a tentação em por de lado Deus, colocando-se em seu lugar. Então ela poderá seguir o Cristo até Jerusalém, tornando-se como Ele, vitoriosa sobre o adversário. As armas na luta contra ele serão a oração, que nos coloca como filhos e filhas em relação a Deus; o jejum, fazendo uso dos bens terrenos com liberdade, e a esmola, ou seja, a partilha dos bens. Então o deserto se transforma em paraíso, pois onde o ser humano se encontra com Deus e n’Ele vive, acontece o paraíso. A árvore seca, a Cruz de Cristo readquire nova
vida, porque carregou o fruto da obediência, pela qual a humanidade foi salva. Como você e sua comunidade estão se preparando para a festa da Páscoa? Estão refletindo sobre a Campanha da Fraternidade?
CARTAZ DA CF 2010
“Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”. (Mt 6,54) Com esta frase em destaque, o cartaz desta Campanha da Fraternidade representa o desafio de uma escolha quotidiana em nossa vida. O fundo escuro evoca a penumbra de um templo onde, no recolhimento da oração, as mãos em atitude de súplica diante de uma vela feita não de cera, mas de dinheiro, revelam o drama do ser humano que precisa de bens materiais para satisfazer suas necessidades, mas que pode também se tornar escravo da ganância. Aquelas mãos suplicantes dirigem uma prece a Deus, ou ao Dinheiro como se fosse Deus? É a luz de Deus que ilumina ou é o cintilar do ouro que atrai? O dinheiro é necessário no mundo dominado pelo mercado, onde tudo se compra e se vende. Precisa-se de dinheiro para comprar alimentos, roupas, para cuidar da saúde, para pagar o colégio, para adquirir a moradia e custear o lazer. O cintilar do ouro e das moedas, porém, se mistura facilmente com a ambição e o desamor. Você pode se tornar escravo dos bens materiais e depositar neles a sua segurança. Você pode viver acumulando dinheiro e propriedades como se deles dependesse a sua vida. Você não pensa que seus bens podem ser supérfluos e suas necessidades podem ser imaginárias, induzidas pela propaganda, pela moda, pelas promoções de fim de semana. Você também acaba esquecendo que há crianças abandonadas, pobres morando nas ruas, pessoas famintas e doentes, e fica cuidando
do seu dinheiro como se fosse Deus, fechando os olhos sobre as necessidades do próximo. Este cartaz convida você a se libertar da dependência dos bens materiais. A pôr a sua confiança em Deus. A fugir da ganância e do egoísmo. A cultivar sentimentos de fraternidade. A contribuir com o seu trabalho e os seus bens, para a construção de um mundo mais justo e solidário.
(Extraído do Texto-Base da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010)
11. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – No Deus que fortalece nossa esperança, professemos a nossa fé. CREIO EM DEUS PAI…
12. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Coloquemos nossa vida nas mãos do Pai e peçamos confiantes:
SENHOR, RENOVAI-NOS NO VOSSO AMOR.
– Senhor, iluminai aqueles que são tentados pelo poder, pelo dinheiro, pela violência e pela
ganância, para que saibam resistir com firmeza a todas as tentações. Nós vos pedimos.
– Senhor, abençoai a todos nós que cremos em vós, para que vos sirvamos de todo coração
especialmente em cada irmão que sofre. Nós vos pedimos.
– Senhor, fortalecei a nossa comunidade para viver este tempo da Quaresma conforme a vossa
vontade, para que por meio da participação nos círculos bíblicos e na vida da comunidade,
possamos vencer as tentações que nos afastam de vós. Nós vos pedimos.
Presidente – Rezemos a Oração da Campanha da Fraternidade Ecumênica.
Ó Deus Criador, do qual tudo nos vem, nós te louvamos pela beleza e perfeição de tudo que existe como dádiva gratuita para a vida. Nesta Campanha da Fraternidade Ecumênica, acolhemos a graça da unidade e da convivência fraterna, aprendendo a ser fieis ao Evangelho. Ilumina, ó Deus, nossas mentes para compreender que a boa nova que vem de ti é amor, compromisso e partilha entre todos nós, teus filhos e filhas. Reconhecemos nossos pecados de omissão diante das injustiças que causam exclusão social e miséria. Pedimos por todas as pessoas que trabalham na promoção do bem comum e na condução de uma economia a serviço da vida. Guiados pelo teu Espírito, queremos viver o serviço e a comunhão, promovendo uma economia fraterna e solidária, para que a nossa sociedade acolha a vinda do teu reino. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
13. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 tem como Tema: “Economia e
Vida”, e como lema: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”. (Mt 6,24) A partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e de pessoas de boa vontade, somos chamados a colaborar na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão. Apresentemos ao altar do Senhor a nossa disponibilidade em construir uma justa economia diante da persistência da indigência e das grandes desigualdades sociais.
Apresentar o cartaz da Campanha da Fraternidade Ecumênica e o material do Círculo Bíblico, enquanto se canta.
1. Seu nome é Jesus Cristo e passa fome e grita pela boca dos famintos e a gente quando vê passa adiante, às vezes pra chegar depressa à Igreja. Seu nome é Jesus Cristo e está sem casa e dorme pelas beiras das calçadas e a gente, quando vê, apressa o passo e diz que ele dormiu embriagado.
ENTRE NÓS ESTÁ E NÃO O CONHECEMOS, ENTRE NÓS ESTÁ E NÓS O DESPREZAMOS. (bis)
14. CANTO DAS OFERENDAS
1. Que poderei retribuir ao Senhor por tudo aquilo que Ele me deu?
OFERECEREI O SEU SACRIFÍCIO E INVOCAREI O SEU SANTO NOME. (bis)
2. Que poderei oferecer ao meu Deus pelos imensos benefícios que me fez?
3. Eu cumprirei minha promessa ao Senhor, na reunião do povo santo de Deus.
4. Vós me quebrastes os grilhões da escravidão e é por isso que hoje canto vosso amor.
15. MOMENTO DE LOUVOR
Animador(a) – Louvemos ao Pai por todas as iniciativas que incentivam e promovem a preservação da grande casa comum, o Planeta Terra, planeta da família humana, em vista de sua sustentabilidade. Cantando.
Este canto é somente para Celebração da Palavra.
1. Para nós é um prazer bendizer-te, ó Senhor, celebrar o teu amor por Jesus, teu bem-querer. (bis)
2. Te louvamos, ó Senhor, pela nossa humana história, que revela a tua glória, teu poder libertador. (bis)
3. Pois o tempo é de graça, de oração, jejum, partilha, de seguir Jesus na trilha de uma cruz que livra e salva. (bis)
4. Finalmente a nossa boca, inspirada por teu Filho, e, segundo o seu ensino, o teu santo nome
invoca. (bis)
5. Amém, assim seja. Amém, assim seja. (bis)
16. PAI NOSSO
Presidente – Confiantes no Pai que nos livra de todas as tentações, rezemos a oração que Jesus nos ensinou. PAI NOSSO…
17. MOMENTO DA PAZ
Animador(a) – “Vamos juntar as forças em uma mútua solidariedade. Todos doando um pouco, alcançaremos a paz e a fraternidade”. Irmãos e irmãs, rezemos em silêncio pela paz.
Durante o tepo da Quaresma pode-se omitir o abraço da paz para realizá-lo com mais alegria no Tempo Pascal.
18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
RECEBER A COMUNHÃO COM ESTE POVO SOFRIDO É FAZER A ALIANÇA COM A
CAUSA DO OPRIMIDO. (bis)
1. Celebrando a Eucaristia, a vida a gente consome. Ao lutar pela justiça, acabando com a fome, pra que o outro seja gente, pra que ele tenha nome.
2. Celebrar a Eucaristia com famintos e humilhados, com o pobre lavrador, sem ter nada no roçado, é estar em comunhão com Jesus crucificado.
3. Celebrar a Eucaristia é também ser torturado, é ser perseguido e preso, é ser marginalizado, ser entregue aos tribunais, numa cruz pra ser pregado.
4. Celebrar a Eucaristia é a festa antecipada de um povo que assume uma vida partilhada. É a força dos pequenos nesta grande caminhada.
5. Vai também ao nosso lado nesta santa Eucaristia, a companheira de luta, a Santa Virgem Maria. Guardará no coração de seu povo a agonia.
19. ORAÇÃO
Presidente – Pai de bondade e misericórdia, fortalecidos pela vossa Palavra (e pela Sagrada
Comunhão), queremos ser sempre fieis ao vosso projeto, seguindo o exemplo de Jesus. Ajudai-nos a sermos perseverantes e a não desanimarmos diante das dificuldades. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.
20. NOTÍCIAS E AVISOS
– Durante o tempo da Quaresma, a comunidade pode realizar celebrações, Via-Sacra, Ofício Divino, Círculo Bíblico ou outros momentos de oração.
21. GESTO CONCRETO DA CFE 2010
Animador(a) – Orientar a assembleia para procurar saber se existe algum grupo de Círculo Bíblico próximo a sua casa. Se não houver, organizar um juntamente com os amigos e vizinhos.
22. BÊNÇÃO
Presidente – Deus, Pai de misericórdia, conceda a todos nós, como concedeu ao Filho Pródigo, a alegria do retorno à casa. AMÉM.
– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão. AMÉM.
– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra as tentações do consumo
irresponsável, para podermos, com Cristo, celebrar a vitória da vida. AMÉM.
– Abençoe-nos o Deus todo-poderoso: PAI E FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM.
– Vamos em paz e o Senhor nos acompanhe. GRAÇAS A DEUS.
23. CANTO FINAL
1. Somos gente da esperança que caminha rumo ao Pai. Somos povo da Aliança que já sabe aonde vai.
DE MÃOS DADAS A CAMINHO, PORQUE JUNTOS SOMOS MAIS, PRA CANTAR O NOVO HINO DE UNIDADE, AMOR E PAZ.
2. Para que o mundo creia na justiça e no amor, formaremos um só povo, num só Deus, um só Pastor.
“Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”. (Mt 6,24)

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …