Página Inicial / Notícias / Papa afirma Cruz do Senhor é fonte de libertação

Papa afirma Cruz do Senhor é fonte de libertação

Queridos irmãos e irmãs,

Em oração, com a alma recolhida e comovida, percorremos nesta noite o caminho da Cruz. Com Jesus, fomos até o Calvário e meditamos sobre seu sofrimento, descobrindo o quão profundo é o amor que Ele teve e tem por nós. Mas, neste momento, não queremos nos limitar a uma compaixão que resida apenas em nossos débeis sentimentos; queremos, acima de tudo, sentir-nos participantes do sofrimento de Jesus, desejamos acompanhar o nosso Mestre partilhando a sua Paixão na nossa vida, na vida da Igreja, para a vida do mundo, pois sabemos que somente através da Cruz do Senhor, no amor sem limites, que doa tudo de si próprio, está a fonte da graça, da libertação, da paz, da salvação.

Os textos, as meditações e as orações da Via Crucis nos ajudaram a olhar para este mistério da Paixão, para aprender a imensa lição de amor que Deus nos deu na cruz, para que nasça em nós um renovado desejo de converter o nosso coração, vivendo todo o dia esse mesmo amor, a única força capaz de mudar o mundo.

Nesta noite, contemplamos Jesus em seu rosto pleno de dor, escarnecido, ultrajado, desfigurado pelo pecado humano; amanhã à noite, o contemplaremos no seu rosto cheio de alegria, radiante e luminoso. Desde que Jesus saiu do sepulcro, o túmulo e a morte não são mais lugar sem esperança, onde a história termina no fracasso total, onde o homem chega ao limite extremo de sua impotência. A Sexta-feira Santa é o dia da esperança maior, aquela amadurecida sobre a Cruz, enquanto Jesus morre, enquanto solta o último suspiro, clamando em alta voz: "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito" (Lc 23, 46). Cumprindo a sua existência "doada" nas mãos do Pai, Ele sabe que sua morte se torna fonte de vida, tal como o grão na terra deve se romper para que a planta possa nascer: "Se o grão de trigo, caído na terra, não morre, fica só; se, ao invés, morre, produz muito fruto" (Jo 12, 24). Jesus é o grão de trigo que cai na terra, se quebra, se rompe, morre e, por isso, pode produzir frutos. Desde o dia em que Cristo ressuscitou, a Cruz, que aparece como um sinal de abandono, de solidão, do fracasso, tornou-se um novo início: das profundezas da morte se levanta a promessa da vida eterna. Sobre a Cruz, brilha o esplendor vitorioso da aurora do dia da Páscoa.

No silêncio desta noite, no silêncio que envolve o Sábado Santo, tocados pelo amor sem limites de Deus, vivemos na expectativa da aurora do terceiro dia, a aurora da vitória do Amor de Deus, a aurora da luz que permite aos olhos do coração ver de uma nova maneira a vida, as dificuldades, o sofrimento. As nossas falhas, nossas desilusões, nossas amarguras, que parecem marcar o colapso de tudo, são iluminadas pela esperança. O ato de amor da cruz é confirmado pelo Pai e a luz radiante da ressurreição envolve e transforma tudo: da traição pode nascer a amizade; da negação, o perdão; do ódio, o amor.

Dá-nos a graça, Senhor, de levar com amor a nossa Cruz, as nossas cruzes diárias, na certeza de que são iluminadas pelo resplendor da tua Páscoa. Amém.

Pe. Felipe Santos toma posse como novo Pároco em Nobres

No dia 18 de março de 2024, às 19h00, Dom Mário Antonio deu posse canônica …