Página Inicial / Artigos Pastoral Catequética / Formação para Catequistas

Formação para Catequistas

Iniciação a vida cristã: Um processo de Inspiração Catecumenal
Aconteceu neste último final de semana nos dias 24 e 25 de abril, o 2º Encontro de Formação para Catequistas da Arquidiocese de Cuiabá.

O tema abordado pela Irmã Zélia da assessoria catequética da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos dos Brasil) cuja sede fica em Brasília foi: INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ: UM PROCESSO DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL. O encontro foi realizado com a participação das Paróquias de Cuiabá e Várzea Grande, totalizando 120 pessoas representando dezenove Paróquias da Arquidiocese de Cuiabá. O objetivo da formação foi o estudo da CNBB nº 97 que trata do assunto. É uma preocupação da Igreja Católica em atingir com eficácia os adultos já batizados e que ainda não foi iniciado na evangelização ou que teve uma iniciação e foi interrompida. Este estudo nº 97 aborda alguns elementos da preocupação da Igreja com relação aos adultos.
A assessoria destacou alguns pontos relevantes da iniciação à vida cristã. O porquê, o que temos em vista quando falamos em iniciação à vida cristã, o como, para quem, com quem contamos. A abordagem foi completa do estudo mencionado.
Pontos em destaques como: Sacramentos e a vida sacramental, unir fé e vida, busca de uma metodologia e o exemplo do mestre Jesus foram marcantes na busca de um esclarecimento no campo da evangelização dos adultos.
O encontro foi organizado pelo assessor de Catequese Padre Orivaldo Egidio da Silva em parceria com a Editora Vozes e ministrada pela Irmã Zélia do Setor Catequético da CNBB. O local foi no salão de eventos da Capela Santa Rita situado à avenida, Dom Bosco esquina com a Treze de Junho. Teve o início no dia 24 às 14hs e o seu término no dia 25 às 15hs deste mês de abril do corrente ano.
ORIVALDO EGIDIO DA SILVA
ASSESSOR DA CATEQUESE
Confira em nossa galeria algumas fotos deste encontro, clique aqui.

Animação Bíblico-catequética

O mundo da comunicação consegue globalizar e aproximar, unificar e encurtar distâncias. No seio da mídia moderna encontramos um espaço enorme de possibilidades “de linguagens e símbolos, métodos dinâmicos para a comunicação de todo tipo de mensagem” (DNC 168). A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética da CNBB tem consciência de que não pode prescindir dos recursos tecnológicos para a sua evangelização, para o anúncio da mensagem de Jesus. Segundo o integrante da Comissão, dom Paulo Mendes Peixoto “não podemos deixar de marcar presença junto aos meios de comunicação, especialmente os mais massivos e mais utilizados pelo povo para expressar a fé em linguagem capaz de realmente comunicar”.Pensando nas palavras de dom Paulo, foi criado em setembro de 2010 o blog Catequese e Bíblia, que tem como objetivo divulgar as ações e os trabalhos da Comissão, dos Regionais e dos catequistas pelo Brasil e pelo mundo, com notícias, artigos de formação, reflexões, depoimentos, material e partilha. Com o intuito de incrementar o blog, nasceu no último dia 1º de abril, a primeira equipe do blogger Catequese e Bíblia, que tem como coordenadores o presidente da Comissão Bíblico-catequética, dom Jacinto Bergmann; o arcebispo de Uberaba (MG), dom Paulo Mendes Peixoto; e os assessores da Comissão, Maria Cecília Rover e padre Décio Walker.
O blog é administrado por Joseilton Luz, leigo e que trabalha na Comunicação Social do Exército Brasileiro e faz parte da Comissão Arquidiocesana de Catequese de Maceió (AL).