Página Inicial / Animação Litúrgica / 6o Domingo da Páscoa

6o Domingo da Páscoa

ANO C – 09/05/2010 – 6º DOMINGO DA PÁSCOA – “SE ALGUÉM ME AMA GUARDARÁ A MINHA PALAVRA E MEU PAI O AMARÁ” (Jo 14,23).

01. ACOLHIDA
O espaço celebrativo deve estar preparado conforme a orientação do Domingo de Páscoa, envolvendo as Mães nas tarefas da celebração. Para dar início à celebração, entoar de forma orante o refrão abaixo.
ONDE REINA O AMOR, FRATERNO AMOR. ONDE REINA O AMOR, DEUS AÍ ESTÁ. (3x)
Animador(a) – Irmãos e irmãs, é Deus que nos reúne pela força do Espírito Santo e do amor de Jesus Ressuscitado. Sejam todos bem-vindos, especialmente as mães que aqui se encontram, para juntos celebrarmos a nossa fé e a nossa vida.
Animador(a) – Neste 6º Domingo da Páscoa em que comemoramos com alegria o Dia das Mães, o Senhor nos convida a espalhar corajosamente a Boa Notícia do Reino por onde andarmos. Unidos como filhos e filhas na Casa do Pai, unamos nossas vozes e cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
1. Amanheceu, novo dia, nova esperança, nova alegria. Comunidade, oração, nosso encontro, celebração.
É DIA DE FESTA, DA PALAVRA E DA PARTILHA, ENCONTRO DE IRMÃOS. NOSSA FAMÍLIA, DIA DO SENHOR, DIA DE ALEGRIA, ENCONTRO DE IRMÃOS, EUCARISTIA.
(bis)
2. Vamos felizes, vamos cantando, um sonho bom vamos sonhando. Comunidade, pra ser irmãos, nosso encontro, nossa união.
3. Nossa missão anunciar, gritar ao mundo é melhor amar. Comunidade, é o lugar de ser feliz, de caminhar.
Presidente – Como membros da Igreja de Jesus, façamos o sinal que nos identifica como seus seguidores na fé cristã. EM NOME DO PAI…
Presidente – A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a força do Espírito Santo, estejam conosco. BENDITO SEJA DEUS…
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – Para celebrarmos dignamente o mistério de nossa fé, façamos um instante de silêncio e reconheçamos os nossos pecados. (pausa) Ao Deus rico em misericórdia, peçamos perdão de nossas faltas, cantando.
1. Pelas dores deste mundo, ó Senhor, imploramos piedade a um só tempo geme a criação, teus ouvidos se inclinem ao clamor desta gente oprimida. Apressa-te com tua salvação!
A TUA PAZ, BENDITA E IRMANADA CO’A JUSTIÇA, ABRAÇA O MUNDO INTEIRO. TEM COMPAIXÃO! O TEU PODER SUSTENTE O TESTEMUNHO DO TEU POVO. TEU REINO VENHA A NÓS! KYRIE ELEISON!
Presidente – Deus Pai de bondade, tende compaixão de nós, perdoe nossos pecados e nos conduza à vida eterna. AMÉM.
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
– Cristo, tende piedade de nós. Cristo…
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
04. ORAÇÃO
Presidente – Deus de amor e bondade, dai-nos celebrar com fervor estes dias de júbilo em honra do Cristo Ressuscitado, para que nossa vida corresponda sempre aos mistérios que recordamos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. AMÉM.
O leitor ergue o Lecionário ou a Bíblia enquanto dois cantores cantam.
ESCUTEMOS HOJE E SEMPRE, A PALAVRA DO SENHOR. ELE EDUCA O SEU POVO NA VERDADE E NO AMOR.
05. LEITURA DOS ATOS DOS APÓSTOLOS (15,1-2.22-29)
06. SALMO RESPONSORIAL (66)
QUE AS NAÇÕES VOS GLORIFIQUEM, Ó SENHOR, QUE TODAS AS NAÇÕES VOS GLORIFIQUEM! (bis)
– Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, e sua face resplandeça sobre nós! Que na terra se conheça o seu caminho e a sua salvação por entre os povos.
– Exulte de alegria a terra inteira, pois julgais o universo com justiça; os povos governais com retidão, e guiais, em toda a terra, as nações.
– Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem! Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, e o respeitem os confins de toda a terra!
07. LEITURA DO LIVRO DO APOCALIPSE DE SÃO JOÃO (21,10-14.22-23)
08. CANTO DE ACLAMAÇÃO
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA.
1. Quem me ama realmente guardará minha Palavra, e meu Pai o amará, e a Ele nós viremos.
09. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO (14,23-29)
10. PARTILHA DA PALAVRA
11. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – No Deus que nos ama e nos ensina guardar a sua Palavra, professemos nossa fé.
CREIO EM DEUS PAI…
12. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Elevemos ao Pai os pedidos de nossa comunidade e peçamos que nos ensine a viver no seu amor, suplicando após cada prece: NO VOSSO AMOR, ATENDEI-NOS SENHOR.
– Senhor, abençoai o Papa Bento XVI, os bispos, padres, diáconos e todos nós batizados para que saibamos sempre acolher os ensinamentos de Jesus e colocá-los em prática em nossas comunidades, no Brasil e no mundo. Nós vos pedimos.
– Senhor, protegei todas as mães para que fortalecidas pelo vosso amor, superem as dificuldades encontradas no dia a dia, na família, no trabalho e na comunidade. Nós vos pedimos.
– Senhor, abençoai a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima de Rio Bananal e todas as comunidades que celebram sua padroeira, para que sejam momentos de crescimento na fé e no compromisso com o anúncio da vossa Palavra. Nós vos pedimos.
Presidente – Rezemos a Oração do XVI Congresso Eucarístico Nacional.
Lado A – Senhor Jesus, Tu és o Caminho! Em meio a sombras e luzes, alegrias e esperanças, tristezas e angústias, Tu nos levas ao Pai. Não nos deixes caminhar sozinhos. Fica conosco, Senhor!
Lado B – Tu és a Verdade! Desperta nossas mentes e faze arder nossos corações com a tua Palavra. Que ela ilumine e aqueça os corações sedentos de justiça e santidade. Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti! Fica conosco, Senhor!
Lado A – Tu és a Vida! Abre nossos olhos para te reconhecermos no “partir o Pão”, sublime Sacramento da Eucaristia! Alimenta-nos com o Pão da Unidade. Sustenta-nos em nossa fragilidade.
Consola-nos em nossos sofrimentos, faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e excluídos. Fica conosco, Senhor!
Lado B – Jesus Cristo: Caminho, Verdade e Vida, no vigor do Espírito Santo, faze-nos teus discípulos missionários! Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser: alegres no caminho para a Terra Prometida! Corajosas testemunhas da verdade libertadora! Promotores da vida em plenitude! Fica conosco, Senhor! Amém!
13. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – Neste domingo, ouvimos de Jesus uma promessa de amor: “Todo aquele que me ama e guarda meus ensinamentos, também será amado pelo Pai”. Os apóstolos, fieis aos ensinamentos de Jesus e por amor aos irmãos de Antioquia, enviaram discípulos-missionários para evangelizar em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. A exemplo dos apóstolos, apresentemos ao altar do Senhor o compromisso de realizarmos o Projeto Diocesano de Evangelização a fim de que o amor a Deus e ao próximo cresça cada vez mais em nossas comunidades.
Mães que fazem parte de equipes e serviços, pastorais e movimentos, apresentam diante do altar o Círio Pascal, o Documento das Diretrizes Diocesana de Evangelização ou a cartilha ou banner, onde houver, ou o cartaz.
VOU TE OFERECER A VIDA E TUDO QUE EU JÁ SEI VIVER. TEMPO E TRABALHO, AMOR QUE EU ESPALHO, COISAS QUE ME FAZEM CRER. (bis)
14. CANTO DAS OFERENDAS
(Onde houver Celebração da Palavra)
EU CREIO NUM MUNDO NOVO, POIS CRISTO RESSUSCITOU! EU VEJO SUA LUZ NO POVO, POR ISSO ALEGRE SOU.
1. Em toda pequena oferta, na força da união, no pobre que se liberta, eu vejo ressurreição!
2. Na mão que foi estendida, no dom da libertação, nascendo uma nova vida, eu vejo ressurreição!
3. Nas flores oferecidas e quando se dá perdão, nas dores compadecidas, eu vejo ressurreição!
4. Nos homens que estão unidos com outros partindo o pão, nos fracos fortalecidos, eu vejo ressurreição!
5. Na fé dos que estão sofrendo, no riso do meu irmão, na hora em que está morrendo, eu vejo ressurreição!
(Onde houver Celebração Eucarística)
1. Ofertas singelas, pão e vinho sobre a mesa colocamos, sinal do trabalho que fizemos e aqui depositamos.
É TEU TAMBÉM NOSSO CORAÇÃO. ACEITA, SENHOR, A NOSSA OFERTA, QUE SERÁ DEPOIS, NA CERTA, O TEU PRÓPRIO SER. (bis)
2. Recebe, Senhor, da natureza todo o fruto que colhemos. Recebe o louvor de nossas obras e o progresso que fizemos.
3. Sabemos que tudo tem valor depois que a terra visitaste. Embora tivéssemos pecado, foi bem mais o que pagaste.
15. MOMENTO DE LOUVOR
Animador(a) – Movidos pelo Espírito de Jesus Ressuscitado, louvemos ao Senhor nosso Deus que sempre fez e faz maravilhas a nosso favor.
Este canto é somente para Celebração da Palavra.
1. Ao Senhor dos senhores cantai! Ao Senhor, Deus dos deuses, louvai! Maravilhas só Ele é quem faz! Bom é Deus: ao Senhor pois amai! Com saber Ele fez terra e céu. Sobre as águas a terra firmou, para o dia reger fez o sol e as estrelas pra noite criou.
PORQUE ETERNO É O SEU AMOR POR NÓS, ETERNO É O SEU AMOR! (bis)
2. Primogênitos todos feriu, do Egito um povo opressor e dali Israel fez sair, o poder de sua mão o salvou! No mar bravo Ele fez perecer os soldados do rei Faraó. Aliança Ele fez com Israel, no deserto seu povo guiou!
3. Poderosos sem dó abateu, a famosos reis desbaratou, sua terra Israel recebeu, como herança a seu povo entregou! Se lembrou de nós na humilhação! Ao Senhor Salvado proclamai! Dele nós recebemos o pão! Ao Senhor, Deus dos céus, celebrai!
 
16. PAI NOSSO
Presidente – Confiantes no amor misericordioso do Pai, rezemos de mãos erguidas a oração que o Senhor Jesus nos ensinou. PAI NOSSO…
17. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) – Jesus nos saudou com sua paz para que nós sejamos seus mensageiros na transformação da sociedade. Saudemo-nos com um gesto fraterno no compromisso de sermos filhos e filhas que lutam pela conquista da paz. (canto à escolha)
18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1. Na comunhão recebemos teu Corpo e Sangue, Senhor, e tua vida divina, dons do teu grande amor. São nossa força na luta, fazem vencer todo mal e nos conduzem ao Pai, glória ao Deus imortal.
SENHOR JESUS, SENHOR JESUS, DEUS VIVO E VENCEDOR! (bis)
2. Entre as angústias da vida não cairemos jamais, pois tua força nos leva a caminhar sempre mais. Na comunhão nos deixastes força e motivo de amar, todo o caminho da vida nos traga sempre ao altar.
3. Ao comungar caminhamos para o altar com o irmão. O teu amor nos atrai, centro da nossa união. Em cada esforço que pedes, vamos sentir tua mão, vamos sentir que nos dás força de ressurreição.
19. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, nós vos bendizemos porque nos alegrastes com a Ressurreição de Jesus Cristo e nos fortalecestes com o pão da vossa Palavra (e da Comunhão). Ajudai-nos a viver sempre unidos convosco e com os irmãos, guiados pela luz do vosso Espírito Santo. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.
20. NOTÍCIAS E AVISOS
21. HOMENAGEM A MARIA E ÀS MÃES
A equipe convida com antecedência mães nas diversas etapas da vida: mãe grávida, mãe de bebê, mãe de criança, de adolescente, de jovem e de adulto. Pode-se preparar uma mensagem e à medida que for sendo lida, cada uma entra trazendo uma rosa, acompanhada pelo filho. Após a mensagem, entoa-se o canto abaixo e todas as mães depositam as rosas em lugar preparado aos pés da imagem de Nossa Senhora.
1. Não sei se descobriste a encantadora luz no olhar da mãe feliz que embala o novo ser. Nos braços leva alguém, em forma de outro eu, vivendo agora em dois, se sente renascer.
A MÃE SERÁ CAPAZ DE SE ESQUECER OU DEIXAR DE AMAR ALGUM DOS FILHOS QUE GEROU. E SE EXISTIR ACASO TAL MULHER, DEUS SE LEMBRARÁ DE NÓS EM SEU AMOR.
2. O amor de mãe recorda o amor de nosso Deus: tomou seu povo ao colo, quis nos atrair.  Até a ingratidão inflama seu amor, um Deus apaixonado busca a mim e a ti.
22. BÊNÇÃO
Presidente – Deus, que pela ressurreição do seu Filho único nos deu a graça da redenção e nos adotou como filhos e filhas, nos conceda a alegria de sua benção. AMÉM.
– Aquele que, por sua morte, nos deu a eterna liberdade, nos conceda, por sua graça, a herança eterna. AMÉM.
– E, vivendo agora retamente, possamos no céu unir-nos a Deus, para quem, pela fé, já ressuscitamos no batismo. AMÉM.
– Abençoe-nos Deus todo-poderoso: PAI E FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM.
– Vamos em paz e o Senhor nos acompanhe. GRAÇAS A DEUS.
23. CANTO FINAL
1. Quem poderá definir o encanto que há no espelho do teu olhar! Ó Mãe de Deus, eu te amo tanto, e cada vez mais te quero amar!
2. Tu és a mais santa das mulheres, tu és do céu a mais bela flor. Faze de nós o que tu quiseres, somos escravos de teu amor.
3. Teu rosto é sol que, brilhando aquece, as horas tristes de solidão e o teu sorriso de mãe parece abrir em flor nosso coração.
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
“Onde o amor e a caridade Deus aí está”, canta a Igreja na 5ª feira Santa. Este 6º domingo da Páscoa continua mergulhando a comunidade eclesial no mistério do amor, que é o próprio Deus. No Evangelho, Jesus garante a seus discípulos: “Se alguém me ama, guardará a minha Palavra e meu Pai o amará”. O mandamento do amor é a Lei suprema e única que coloca o ser humano em comunhão de amor e de vida com Deus, tornando-o sua morada. Outra coisa é tornar realidade este mandamento, é guardar as palavras de Cristo. Isso é obra do Espírito Santo. Também as Igrejas, como a de Antioquia, podem perder-se em regras sem importância, como a exigência da circuncisão para a salvação. Assim sendo, foi preciso recorrer à autoridade constituída por Cristo a serviço da comunhão e do amor. Realiza-se o 1º Concílio, o de Jerusalém. Os apóstolos reunidos agem e decidem à luz do Espírito Santo, sem deixar prevalecer o ponto de vista de apenas alguns. O papel do Espírito na Igreja está no centro também da reflexão do evangelho de João. O Espírito é antes de tudo uma presença interior de Deus em nós. É Deus que mora em nós e nós nos tornamos “templo de Deus”, e realizamos a nova Aliança, em espírito e verdade. Tão grande é a nossa vocação. Mas ela exige ainda mais. O Espírito nos leva também para fora, para testemunhar Jesus ao mundo. Nesse testemunho, o Espírito nos manda pregar a palavra de Jesus, que ele nos faz recordar e compreender. Ele nos dá a compreensão do amor. Nosso testemunho não seria fiel, autêntico, se não fosse sustentado conjuntamente pela Palavra e pelo Espírito! Nosso testemunho é o testemunho de quem ama “em ações e de verdade”.

6º DOMINGO DA PÁSCOA             COR BRANCO              CICLO C                   ANO IMPAR   09 de Maio de 2010. 
“EU VOU, MAS VOLTAREI PARA FICAR COM VOCÊS”
Irmãos e irmãs, na liturgia deste Domingo sobressai a promessa de Jesus de acompanhar de forma permanente a caminhada da sua comunidade em marcha pela história: não estamos sozinhos; Jesus ressuscitado vai sempre ao nosso lado. Neste dia consagrado às mães, celebremos nossa fé, comprometidos com o Evangelho. Iniciemos nossa celebração  cantando.
Ato Penitencial:  Demonstremos nosso arrependimento, reconhecendo que nem sempre fomos capazes de amar e de acolher a Palavra de Jesus Cristo em nossa vida. Confessemos os nossos pecados, cantando.
Glória:   Glorifiquemos Deus que se faz libertador da vida humana e deseja fazer de nossas vidas sua habitação. Cantemos o hino de Louvor.
 Entrada da Bíblia:   É momento de acolher a Palavra de Jesus Cristo, condição para que Deus venha e faça morada na vida de cada um de nós. Cantando.
Liturgia da Palavra:1ª Leitura: (At 15, 1-2.22-29)   Animados pelo Espírito, os crentes aprendem a discernir o essencial do acessório e atualizam a proposta central do Evangelho.  (in Dehonianos)   
Salmo: Sl  67(66)   Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem!
2ª Leitura: (AP 21, 10-14.22-23)  A “Jerusalém messiânica”, essa cidade nova da comunhão com Deus, da vida plena, da felicidade total.
Evangelho: (Jo 14, 23-29)   Jesus reafirma a sua presença e a sua assistência através do “paráclito” – o Espírito Santo.
Aclamação ao Evangelho:  Aclamemos a boa nova cantando….  
Preces da Comunidade:
Ofertório: – A exemplo dos apóstolos, apresentemos ao altar do Senhor o compromisso de realizarmos o Projeto Diocesano de Evangelização a fim de que o amor a Deus e ao próximo cresça cada vez mais em nossas comunidades.    (motivar a oferta)  Cantando.
Comunhão:  Com a mesma fé, que nos enche de alegria por sermos moradas de Deus,  somos convidados a nos aproximarmos da Mesa Santa, onde Deus vem habitar em nossos corações e tornar eucarísticas as nossas vidas. Cantemos.
Mensagem Final:  Hoje, “Dia das Mães”, é dia de festa, de alegria e dia de reflexão. Nesta celebração ouvimos, cantamos e intercedemos a presença da luz da glória de Deus em nossas vidas. Só ela, mulher, pode ser mãe, pode dar à luz e fazer a luz da vida brilhar na vida do filho e da filha que gerou. Dar à luz traz implícito o compromisso de não deixar que a luz da vida se apague, não deixar que o amor, o carinho e a proteção fiquem sem referência. Parabenizo todas as mães e rezo para que suas casas sejam iluminadas e luminosas com o brilho da presença de Deus na vida de cada mãe e de todos seus familiares. Amém!

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …