Página Inicial / Animação Litúrgica / Solenidade de Pentecostes

Solenidade de Pentecostes

(Cor vermelha) – ANO C – 23/05/2010 – SOLENIDADE DE PENTECOSTES
O ESPÍRITO SANTO TRAZ O DOM DA PAZ E DO PERDÃO

Ornamentar bem o local da celebração, destacando o Círio Pascal, a pia batismal e a mesa da Palavra. Enquanto se canta de forma orante, estando a Igreja com as luzes apagadas, se possível, entram sete pessoas com vestes vermelhas, trazendo velas acesas que serão colocadas em um candelabro (ou em outro local apropriado).  Pode-se fazer uma expressão corporal durante o canto.
1. Ó vinde Espírito Criador, as nossas almas visitai, enchei os nossos corações com vossos dons celestiais.
2. Vós sois chamado o intercessor do Deus excelso o dom sem par, a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.
3. Sois doador dos sete dons, e sois poder na mão do Pai, por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai.
4. Ao Pai e ao Filho Salvador por vós possamos conhecer. Que procedeis do seu amor, fazei-nos sempre firmes crer.
01. ACOLHIDA
Animador(a) – Queridos irmãos e irmãs, é com grande alegria que os recebemos para esta grande solenidade. Hoje lembramos o dia em que o Mistério Pascal de Cristo atingiu sua plena realização no dom do Espírito Santo derramado sobre a Igreja, tornando-a comunidade anunciadora da Boa Nova e do testemunho de fé.
Animador(a) – Com a celebração de hoje, estamos encerrando a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. As Igrejas cristãs, que buscam o diálogo, respeitando as diferenças entre si, estão se esforçando por criar em todos os fiéis este espírito de fraternidade: Deus é Pai de todos nós e quer ver seus filhos viverem unidos jubilosos, cantemos.
Procissão de entrada: crucifixo ladeado por velas, Lecionário (ou Bíblia), bandeira ou símbolo do Espírito Santo, leitores, ministros e o presidente.
02. CANTO INICIAL
1. Vinde Espírito de Deus e enchei os corações dos fiéis com vossos dons. Acendei neles o amor com um fogo abrasador, vos pedimos, ó Senhor.
E CANTAREMOS: ALELUIA! E A NOSSA TERRA RENOVADA FICARÁ SE O VOSSO ESPÍRITO, SENHOR, NOS ENVIAIS!
2. Vós que unistes tantas gentes tantas línguas diferentes numa fé, na unidade. Pra buscar sempre a verdade e servir o vosso reino com a mesma caridade.
Presidente – A Igreja é o Corpo de Cristo, templo do Espírito Santo. Façamos o sinal que nos une como membros deste Corpo, cantando. (à escolha)
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – O Espírito Santo é a força que, partindo do íntimo do coração, conduz o ser humano a praticar o bem. O Espírito é a fonte da unidade, derruba todas as barreiras e, onde quer que chegue, elimina o pecado. (pausa) Confiantes na misericórdia divina, peçamos perdão de nossas faltas e omissões, cantando.
1. Eu confesso a Deus e a vós, irmãos, tantas vezes pequei, não fui fiel: pensamentos e palavras, atitudes, omissões… Por minha culpa, tão grande culpa.
SENHOR, PIEDADE! CRISTO, PIEDADE! TEM PIEDADE, Ó SENHOR! (bis)
2. Peço à Virgem Maria, nossa Mãe, e a vós, meus irmãos, rogueis por mim a Deus Pai que nos perdoa e nos sustenta em sua mão. Por seu amor, tão grande amor.
Presidente – Deus, rico em misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. AMÉM.
04. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, que pelo mistério da festa de hoje santificais a vossa Igreja inteira, em todos os povos e nações, derramai por toda a extensão do mundo os dons do Espírito Santo e realizai agora no coração dos fiéis as maravilhas que operastes no início da pregação do Evangelho. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. AMÉM.
 
05. APRESENTAÇÃO DO LIVRO DA PALAVRA
QUE ARDA COMO BRASA, TUA PALAVRA NOS RENOVE, ESTA CHAMA QUE A BOCA PROCLAMA.
06. LEITURA DOS ATOS DOS APÓSTOLOS (2,1-11)
07. SALMO RESPONSORIAL (103)
ENVIAI O VOSSO ESPÍRITO, SENHOR, E DA TERRA TODA A FACE RENOVAI. (bis)
– Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras! Encheu-se a terra com as vossas criaturas!
– Se tirais o seu respiro, elas perecem e voltam para o pó de onde vieram. Enviais o vosso Espírito e renascem e da terra toda a face renovais.
– Que a glória do Senhor perdure sempre, e alegre-se o Senhor em suas obras! Hoje seja-lhe agradável o meu canto, pois o Senhor é a minha grande alegria!
08. LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO PAULO AOS CORÍNTIOS (12,3b-7.12-13)
09. SEQUÊNCIA DE PENTECOSTES
Da Mesa da Palavra, dois cantores entoam a sequência de Pentecostes, conforme o Lecionário Dominical.
10. CANTO DE ACLAMAÇÃO
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA.
1. Vinde, Espírito Divino, e enchei com vossos dons os corações dos fiéis; e acendei neles o amor como um fogo abrasador!
11. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO (20,19-23)
12. PARTILHA DA PALAVRA
 
13. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – Iluminados pela Palavra de Deus e fortalecidos pelo Espírito do Ressuscitado, professemos nossa fé. CREIO EM DEUS PAI…
14. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Peçamos ao Pai que nos conceda os dons do Espírito Santo para vivermos como verdadeiros cristãos, anunciando e testemunhando a Boa Nova da Ressurreição de Cristo.
Convidar crismandos (ou crismados recentemente) para fazerem as preces.
– Senhor, dai SABEDORIA a todos os padres e seus paroquianos para que sejam fiéis ao Projeto Diocesano de Evangelização, mantendo-se em unidade com a nossa Igreja Particular de São Gonçalo e em comunhão com o nosso bispo. Nós vos pedimos.
ATENDEI-NOS, SENHOR!
– Senhor, dai o ENTENDIMENTO a todos os membros das equipes de serviço, pastorais, movimentos e ministérios em nossas Comunidades Eclesiais de Base, para que possam compreender e respeitar as diferenças de cada um. Nós vos pedimos.
– Senhor, dai a DIVINA CIÊNCIA para enxergarmos com os olhos da fé a preservação da grande casa comum, o Planeta Terra, planeta da vida e morada da família humana visando à dignidade de todos. Nós vos pedimos.
– Senhor, dai o vosso CONSELHO para que possamos exercer os ministérios em nossas Comunidades Eclesiais de Base, promovendo a defesa da vida à luz da vossa Palavra. Nós vos pedimos.
– Senhor, dai FORTALEZA às pessoas que estão nas lideranças das pastorais e movimentos sociais para que perseverem na fé e na missão, mesmo diante dos desafios que o mundo moderno nos apresenta. Nós vos pedimos.
– Senhor, dai a filial PIEDADE para que sejamos fiéis ao mandamento do amor e nos amemos sem distinção, a exemplo do vosso Filho Jesus que nos amou até o fim. Nós vos pedimos.
– Senhor, dai o dom do TEMOR sublime para que atentos aos vossos ensinamentos, possamos caminhar na humildade, reconhecendo a nossa pequenez, diante da grandeza do vosso amor. Nós vos pedimos.
Presidente – Ouvi, Senhor, as súplicas dos vossos filhos e filhas aqui reunidos. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.
15. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – Pentecostes é a festa da Igreja. Terminada a obra que o Pai confiou ao Filho, foi enviado o Espírito Santo para que santificasse continuamente a Igreja. No Espírito, Cristo se torna presente, o Evangelho se faz vida, a autoridade se faz serviço. O Espírito faz com que os apóstolos assumam a missão de mensageiros da paz, da comunhão e do perdão. Une a variedade dos dons no serviço da comunidade e do Reino.
Animador(a) – Apresentemos ao Senhor todos os dons e talentos recebidos do Espírito Santo que são colocados a serviço nas comunidades pelas equipes, pastorais e movimentos, para que a mensagem de Cristo chegue aos corações de nossos irmãos e irmãs.
Durante o comentário, membros do conselho da comunidade entram com símbolos que representem as equipes, pastorais e movimentos que existem na comunidade. Formam um semicírculo ao redor do altar e juntos cantam o refrão abaixo.
AQUI VIEMOS NOSSA VIDA PARTILHAR, OS DONS QUE RECEBEMOS OFERTAMOS NO ALTAR, POIS QUANDO MENOS NOS DERAM ALEGRIA E FELICIDADE, FOI QUANDO NÃO OS COLOCAMOS A SERVIÇO DA COMUNIDADE. (bis)
16. CANTO DAS OFERENDAS
(onde houver Celebração da Palavra)
1. As sementes que me deste e que não eram pra guardar, pus no chão da minha vida, quis fazer frutificar.
DOS MEUS DONS QUE RECEBI PELO ESPÍRITO DE AMOR TRAGO OS FRUTOS QUE COLHI E EM TUA MESA QUERO PÔR. (bis)
2. Pelos campos deste mundo quero sempre semear, os talentos que me deste para eu mesmo cultivar.
3. Quanto mais eu for plantando mais terei para colher, quanto mais eu for colhendo, mais terei a oferecer.
(onde houver Celebração Eucarística)
1. Ó Pai que pelo Espírito dás vida e santidade a toda criatura, recebe que te agrade, a oferta que trazemos, o nosso vinho e pão: esforço que fizemos e dom de tua mão.
TRANSFORMA A NOSSA OFERTA NO DOM DO FILHO TEU E OS PASSOS DO TEU POVO EM LUZ QUE SE ACENDEU.
2. Ó Pai que pelo Espírito em rios de água viva transformas nossa sede, recebe sem esquiva a oferta que trazemos, o nosso vinho e pão, sinais do compromisso: plantar um mundo irmão!
3. Ó Pai que pelo Espírito nos fazes renascer e tudo nos ensina, recebe com prazer a oferta que trazemos, o nosso vinho e pão: firmeza dos que aprendem a força do perdão.
17. MOMENTO DE LOUVOR
Animador(a) – Louvemos ao Pai por toda a riqueza concedida a nós por meio do Espírito Santo e pela unidade que buscamos construir entre as Igrejas cristãs, cantando. Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos Céus, Deus Pai todo-poderoso: nós vos louvamos, vos bendizemos, vos adoramos, vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo, só Vós, o Senhor, só Vós, o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai, na glória de Deus Pai. Amém. (5x)
 
18. PAI NOSSO
Presidente – Guiados pelo Espírito de Jesus e iluminados pela sabedoria do Evangelho, rezemos a oração que Jesus nos ensinou. PAI NOSSO…
19. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) – Não há como construir paz sem perdão. A paz precisa acontecer em cada um de nós, na família, na comunidade e na sociedade. Buscando construir a unidade para a qual o Espírito nos orienta, saudemo-nos fraternalmente. (canto à escolha)
20. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1. Cantar a beleza da vida, presente do amor sem igual, missão do teu povo escolhido. Senhor, vem livrar-nos do mal.
VEM DAR-NOS TEU FILHO, SENHOR, SUSTENTO NO PÃO E NO VINHO E A FORÇA DO ESPÍRITO SANTO, UNINDO TEU POVO A CAMINHO.
2. Falar do teu Filho às nações, vivendo como ele viveu: missão do teu povo escolhido. Senhor, vem cuidar do que é teu.
3. Viver o perdão sem medida, servir sem jamais condenar: missão do teu povo escolhido. Senhor, vem conosco ficar.
4. Erguer os que estão humilhados, doar-se aos pequenos, aos pobres: missão do teu povo escolhido. Senhor, nossas forças redobre.
5. Buscar a verdade, a justiça, nas trevas brilhar como a luz: missão do teu povo escolhido. Senhor, nossos passos conduz.
6. Andar os caminhos do mundo, plantando teu Reino de paz: missão do teu povo escolhido. Senhor, nossos passos refaz.
7. Fazer deste mundo um só povo, fraterno, a serviço da vida: missão do teu povo escolhido. Senhor, vem nutrir nossa lida.
21. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, que enriqueceis a vossa Igreja com os bens do céu, conservai a graça que nos destes para que cresçam os dons do Espírito Santo e que o alimento espiritual recebido aumente em nós a eterna redenção. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.
 
22. NOTÍCIAS E AVISOS

23. BÊNÇÃO
Presidente – Deus Pai que iluminou os corações dos discípulos, derramando sobre eles o Espírito Santo nos conceda a alegria de sua bênção e a plenitude dos dons do mesmo Espírito. AMÉM.
– Aquele fogo, descido de modo admirável sobre os discípulos, purifique os nossos corações de todo mal e nos transfigure em sua luz. AMÉM.
– Aquele que, na proclamação de uma só fé reuniu todas as línguas, nos faça perseverar na mesma fé, passando da esperança à realidade. AMÉM.
– Abençoe-nos Deus PAI E FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM.
– Levemos a todos a alegria do Cristo Ressuscitado e o Senhor nos acompanhe. GRAÇAS A DEUS.
24. CANTO FINAL
1. Tenho irmãos, tenho irmãs aos milhões em outras religiões. Pensamos diferentes, oramos diferente, louvamos diferente, mas numa coisa nós somos iguais:
BUSCAMOS O MESMO DEUS, AMAMOS O MESMO PAI, QUEREMOS O MESMO CÉU, CHORAMOS OS MESMOS IDEAIS.
2. Tenho irmãos, tenho irmãs aos milhões em outras religiões. Falamos diferente, cantamos diferente, pregamos diferente, mas numa coisa nós somos iguais:
BUSCAMOS O MESMO AMOR, QUEREMOS A MESMA LUZ, SOFREMOS A MESMA DOR, LEVAMOS A MESMA CRUZ.
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
Durante sete semanas celebramos a Páscoa da Ressurreição do Senhor. Hoje celebramos o dom do Espírito Santo e a abertura da Igreja a todos os povos e nações. Com esta festa concluímos o tempo pascal e somos convidados a acolher o dom total do Espírito na nossa comunidade. É o Espírito que dá vida, transforma e une a comunidade, nos faz pessoas novas para o serviço da Igreja, nos ajuda a superar nossos medos e incertezas. O texto de At 2,1-11 lembra o milagre de Pentecostes e o nascimento da Igreja. Lucas coloca este evento 50 dias após a Ressurreição para ligá-lo ao Primeiro Testamento, quando o povo de Deus, liberto da escravidão, acampou ao pé do monte Sinai, 50 dias após a saída do Egito, firmando aliança com Javé e se organizando como povo. Assim como, naquele tempo, foi inaugurada a Primeira Aliança com a promulgação dos mandamentos, também agora, com os mesmos sinais e prodígios do vento e do fogo, inaugura-se a Segunda Aliança: nasce a Igreja, universal e ecumênica, aberta a todas as línguas e culturas. Na carta aos Coríntios (1Cor 12,3b-7.12-13), São Paulo confirma o que Jesus prometera: o Espírito Santo é o Advogado, o Consolador, a presença de Jesus no seu corpo místico – a Igreja – promovendo nela a multiplicidade de ministérios. O evangelista João (Jo 20,19-23) coloca o evento de Pentecostes no mesmo dia da Ressurreição: o vento forte do Espírito de Deus é soprado por Jesus Ressuscitado sobre os apóstolos, para que seu projeto, por meio da Igreja, leve a todos o perdão dos pecados e a vida nova. Que o milagre de Pentecostes, pelo testemunho das pequenas comunidades cristãs comprometidas, aconteça no mundo de hoje:
– na busca do diálogo entre os organismos responsáveis pelas nações;
– na busca da superação da miséria, por intermédio da organização da fraternidade universal;
– na busca do consenso e do maior cuidado no trato com a natureza;
– na busca do autêntico ecumenismo, que vise compreender e viver a unidade na diversidade.

LEITURAS DA SEMANA:
2ª feira: 1Pd 1,3-9; Sl 110; Mc 10,17-27
3ª feira: 1Pd 1,10-16; Sl 97; Mc 10,28-31
4ª feira: 1Pd 1,18-25; Sl 147; Mc 10,32-45
5ª feira: 1Pd 2,2-5.9-12; Sl 99; Mc 10,46-52
6ª feira: 1Pd 4,7-13; Sl 95; Mc 11,11-26
Sábado: Jd 17.20b-25; Sl 62; Mc 11,27-33
Domingo: Pr 8,22-31; Sl 8; Rm 5,1-5; Jo 16,12-15
SOLENIDADE  DE  PENTECOSTES       COR VERMELHO         CICLO C                   ANO IMPAR   23 de Maio de 2010. 
“RECEBAM O ESPÍRITO SANTO”
Irmãos e irmãs, hoje o Espírito Santo desceu sobre a Igreja, que estava reunida no mesmo lugar. O Espírito que nos foi enviado mostra a presença misteriosa do Senhor, atuante e eficaz, até que ele volte gloriosamente.  Celebremos, pois, esta festa com o júbilo que se manifestou no Cenáculo e se espalhou pelas ruas e praças de Jerusalém  Iniciemos nossa celebração  cantando.
Ato Penitencial: – O Espírito Santo é a força que, partindo do íntimo do coração, conduz o ser humano a praticar o bem. O Espírito é a fonte da unidade, derruba todas as barreiras e, onde quer que chegue, elimina o pecado. (pausa) Confiantes na misericórdia divina, peçamos perdão de nossas faltas e omissões, cantando.
Glória: Acolhamos com a alegria o grande dom do Espírito Santo, glorificando nosso Deus por tamanha generosidade.  Cantemos o hino de Louvor.
Entrada da Bíblia: Que arda como brasa, tua Palavra nos renove, esta chama que a boca proclama.  Cantando.
Liturgia da Palavra:1ª Leitura: (At 2, 1-11)   Lucas sugere que o Espírito é a lei nova que orienta a caminhada dos cristãos.   (in Dehonianos)   
Salmo: Sl  104(103)   Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai.! 
2ª Leitura: (1ªCor 12, 3-7.12-13) Paulo avisa que o Espírito é a fonte de onde brota a vida da comunidade cristã.
Sequência: Na solenidade de Pentecostes canta-se a Sequência, como parte da Liturgia da Palavra.
Evangelho: (Jô 20, 19-23)  Para João, a comunidade cristã  passa a ser uma comunidade viva, recriada, nova, a partir do dom do Espírito.
Aclamação ao Evangelho: Aclamemos a boa nova cantando….  
Preces da Comunidade:
Ofertório:   Apresentemos ao Senhor todos os dons e talentos recebidos do Espírito Santo que são colocados a serviço nas comunidades pelas equipes, pastorais e movimentos, para que a mensagem de Cristo chegue aos corações de nossos irmãos e irmãs.     (motivar a oferta)  Cantando.
Comunhão:  Comungar a Eucaristia é fazer comunhão com o Espírito Santo de Deus, é abrir espaço na vida pessoal para que o Espírito Santo venha repousar na vida de cada um de nós.   Cantemos
Mensagem Final:   O evangelista João (Jo 20,19-23) coloca o evento de Pentecostes no mesmo dia da Ressurreição: o vento forte do Espírito de Deus é soprado por Jesus Ressuscitado sobre os apóstolos, para que seu projeto, por meio da Igreja, leve a todos o perdão dos pecados e a vida nova. Que o milagre de Pentecostes, pelo testemunho das pequenas comunidades cristãs comprometidas, aconteça no mundo de hoje:
– na busca do diálogo entre os organismos responsáveis pelas nações;
– na busca da superação da miséria, por intermédio da organização da fraternidade universal;
– na busca do consenso e do maior cuidado no trato com a natureza;
– na busca do autêntico ecumenismo, que vise compreender e viver a unidade na diversidade.

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …