Página Inicial / Animação Litúrgica / Domingo dia 06 de junho

Domingo dia 06 de junho

ANO C – 10º DOMINGO DO TEMPO COMUM – “UM GRANDE PROFETA APARECEU ENTRE NÓS E DEUS VEIO VISITAR O SEU POVO” (Lc 7,16)

Preparar o espaço celebrativo de forma simples, mas bem acolhedor, lembrando a festa do Sagrado Coração de Jesus, do Imaculado Coração de Maria e o dia dos namorados. Iniciando a celebração, cantar o refrão meditativo.

CONFIEMO-NOS AO SENHOR, ELE É JUSTO E TÃO BONDOSO. CONFIEMO-NOS AO SENHOR. ALELUIA! (3x)

01. ACOLHIDA

Animador(a) – Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos! É com grande alegria que nos reunimos neste 10º Domingo do Tempo Comum para celebrar a nossa fé no Cristo Ressuscitado, que é o Senhor da vida e da história da salvação, sendo amor e misericórdia no meio do seu povo. Nesta celebração em que o Senhor nos ensina o seu amor compassivo para com os pobres e sofredores, queremos rezar em comunhão com todos os que vivem em situação de injustiça e exclusão. Unidos como irmãos, cantemos.

Procissão de entrada como de costume.

02. CANTO INICIAL

O SENHOR É MINHA LUZ, ELE É MINHA SALVAÇÃO, QUE PODEREI TEMER? DEUS, MINHA PROTEÇÃO!

1. O Senhor é minha luz, Ele é minha salvação. O que é que eu vou temer? Deus é minha proteção. Ele guarda minha vida: eu não vou ter medo, não. (bis)

2. Quando os maus vêm avançando, procurando me acuar, desejando ver meu fim, querendo me matar, inimigos opressores é que vão se liquidar. (bis)

3. Se um exército se armar, contra mim não temerei. Meu coração está firme, e firme ficarei. Se estourar uma batalha, mesmo assim, confiarei. (bis)

4. Sei que eu hei de ver, um dia, a bondade do Senhor: lá na terra dos viventes, viverei no seu amor. Espera em Deus! Cria coragem! Espera em Deus que é teu Senhor. (bis)

Presidente – Reunidos pelo amor do Deus da vida, façamos o sinal de nossa fé. EM NOME DO PAI…

Presidente – A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam conosco. BENDITO SEJA DEUS…

03. DEUS NOS PERDOA

Presidente – Em Jesus Cristo, o justo, que intercede por nós e nos reconcilia com o Pai, abramos o nosso espírito ao arrependimento para que o Senhor tenha piedade de nós. (pausa)

Presidente – Tende compaixão de nós, Senhor.

Todos – PORQUE SOMOS PECADORES.

Presidente – Manifestai, Senhor, a vossa misericórdia.

Todos – E DAI-NOS A VOSSA SALVAÇÃO.

Presidente – Deus de amor e bondade, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. AMÉM.

Senhor, piedade! Ó Cristo, piedade! Senhor, piedade de nós, Senhor!

04. ORAÇÃO

Presidente – Ó Deus, fonte de todo bem, atendei ao nosso apelo e ajudai-nos, por vossa inspiração, pensar o que é certo e realizá-lo com amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. AMÉM.

Animador(a) – A liturgia deste domingo nos mostra que Deus enviou Jesus para restaurar a vida de seu povo. Ouçamos.

05. LEITURA DO PRIMEIRO LIVRO DOS REIS (17,17-24)

06. SALMO RESPONSORIAL (29)

EU VOS EXALTO, Ó SENHOR, POIS ME LIVRASTES, E PRESERVASTES MINHA VIDA DA MORTE! (bis)

– Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes, e não deixastes rir de mim meus inimigos! Vós tirastes minha alma dos abismos e me salvastes, quando estava já morrendo!

– Cantai salmos ao Senhor, povo fiel, dai-lhe graças e invocai seu santo nome! Pois sua ira dura apenas um momento, mas sua bondade permanece a vida inteira; se à tarde vem o pranto visitarnos, de manhã vem saudar-nos a alegria.

– Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade! Sede, Senhor, o meu abrigo protetor! Transformastes o meu pranto em uma festa, Senhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos!

07. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS GÁLATAS (1,11-19)

08. CANTO DE ACLAMAÇÃO

ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA. (bis)

1. Um grande profeta surgiu entre nós e Deus visitou o seu povo sofrido; um grande profeta surgiu entre nós, amém, aleluia, aleluia!

09. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS (7,11-17)

10. PARTILHA DA PALAVRA

11. PROFISSÃO DE FÉ

Presidente – Em Deus, o Senhor da vida, professemos a nossa fé. CREIO EM DEUS PAI…

12. PRECES DA COMUNIDADE

Presidente – Elevemos nossos pedidos a Deus, que em Cristo nos revelou sua sensibilidade à nossa dor e a vontade de libertar-nos.

– Senhor, fortalecei a vossa Igreja, para que continue anunciando com grande fervor o vosso Reino, sendo no mundo luz no meio das trevas. Nós vos pedimos.

– Senhor, iluminai as pessoas que em nossas comunidades se doam no serviço às Pastorais: da Criança, da Saúde e Ministérios que visitam os doentes levando conforto, ânimo e esperança a estas famílias. Nós vos pedimos.

– Senhor, abençoai as Paróquias Sagrado Coração de Jesus, da Catedral e Imaculado Coração de Maria em São Silvano, Colatina, bem como todas as comunidades que celebram seus padroeiros, para que vivam unidas no amor e na solidariedade. Nós vos pedimos.

– Senhor, acompanhai os casais de namorados, para que saibam conduzir suas vidas com respeito, preparando-se dignamente para o sacramento do amor. Nós vos pedimos.

Presidente – Rezemos juntos pelas vocações.

Senhor da messe e Pastor do rebanho, faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite:

“Vem e segue-me”. Derrama sobre nós o teu Espírito; que ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz. Amém.

13. APRESENTAÇÃO DOS DONS

Animador(a) – A liturgia de hoje nos mostra o profeta Elias e Jesus diante de uma situação de grande sofrimento das viúvas. Eles se compadecem e tomam uma atitude para ajudá-las. Nossa Igreja hoje continua tendo esta mesma missão: olhar, visitar, cuidar e ajudar. Apresentemos ao altar do Senhor o trabalho e o esforço dos membros das pastorais e ministérios de nossas comunidades em favor da vida.

Membros das pastorais, equipes de serviço e movimentos: familiar, esperança, ministros, acolhida, apostolado e outras, apresentam as ações realizadas em favor das famílias dos enfermos e dos que perderam entes queridos.

QUERO SER FIEL A DEUS, RESPONDENDO A VOCAÇÃO. QUERO SER JUNTO DO POVO O IRMÃO ENTRE OS IRMÃOS. (bis)

1. A dor, a alegria, a vida vazia de tantos irmãos cansados, vencidos, também oprimidos ofertas serão.

14. CANTO DAS OFERENDAS

(Onde houver Celebração da Palavra)

QUE VOS SEJA AGRADÁVEL, VOS PEDIMOS SENHOR O NOSSO SACRIFÍCIO QUE OFERTAMOS NO AMOR.

1. Bendito sejais Deus nosso Pai e Salvador, pelo que recebemos por vossa bondade, pelo fruto da terra, trabalho e suor aqui apresentados para a santidade, e nossa salvação como dádiva de amor que será pão da vida e da eternidade.

2. Senhor Deus do universo, bendito sejais pelo fruto da vinha que vos ofertamos no cálice com vinho que agora nos dais, que por divina bondade o recebemos, na aliança que não nos deixará jamais e que será o sangue bendito que cremos.

(Onde houver Celebração Eucarística)

1. Recebei ó Deus de amor os dons de vinho e pão, com eles entregamos nosso coração.

PAI SANTO, RECEBEI A NOSSA GRATIDÃO! FAZEI-NOS A IMAGEM, DO VOSSO CORAÇÃO.

2. Neste gesto de oferenda trazemos sobre as mãos a vida e o trabalho, de todos os irmãos.

3. As ofertas que vos damos, por Cristo, nosso irmão, se tornem para todos, sinal de salvação.

15. MOMENTO DE LOUVOR

Animador(a) – Louvemos a Deus nosso Pai que em seu Filho Jesus Cristo nos revelou o seu amor por nós, rezando o Hino do Glória.

Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados. Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o Santo, só vós, o Senhor, só vós, o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.

16. PAI NOSSO

Presidente – Rezemos com amor e confiança a oração que o Senhor nos ensinou. PAI NOSSO…

17. ABRAÇO DA PAZ

Animador(a) – Como filhos e filhas do Deus da paz, saudemo-nos com um gesto de comunhão fraterna.

1. Eu te saúdo meu irmão, eu te abraço e aperto a mão porque Jesus no meio de nós veio trazer a sua paz.

SHALOM, SHALOM, SHALOM, SHALOM, SHALOM MEU IRMÃO QUE A PAZ DE JESUS CRISTO VENHA AO TEU CORAÇÃO.

18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)

1. Todo aquele que comer do meu corpo que é doado, todo aquele que beber do meu sangue derramado, e crê nas minhas palavras que são plenas de vida, nunca mais sentirá fome e nem sede em sua lida.

EIS QUE SOU O PÃO DA VIDA, EIS QUE SOU O PÃO DO CÉU; FAÇO-ME VOSSA COMIDA, EU SOU MAIS QUE LEITE E MEL.

2. O meu Corpo e o meu Sangue são sublimes alimentos do fraco indigente é vigor, do faminto é o sustento. Do aflito é consolo, do enfermo é a unção, do pequeno e excluído, rocha viva e proteção.

3. Eu sou o caminho, a vida, água viva e a verdade, sou a paz e a luz do mundo, sou a própria liberdade. Sou a Palavra do Pai que entre vós habitou, para que vós habiteis na Trindade onde estou.

4. Eu sou a Palavra viva que sai da boca de Deus, sou a lâmpada para guiar vossos passos, irmãos meus. Sou o rio, eu sou a ponte, sou a brisa que afaga, sou a água, sou a fonte, fogo que não se apaga.

19. ORAÇÃO

Presidente – Ó Deus, que curais nossos males, agi em nós pela vossa Palavra (e pela Comunhão), libertando-nos do nosso egoísmo e orientando-nos para o bem as nossas vidas. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.

20. NOTÍCIAS E AVISOS

– Este folheto não deve ser jogado em via pública e/ou no lixo. Recicle-o!

21. HOMENAGEM AOS NAMORADOS

O presidente convida um casal de namorados, de noivos e um casado para ficarem ao redor do altar, enquanto todos rezam.

Presidente – Senhor, nós vos louvamos pela família. Abençoai estes casais para que sejam capazes de assumir o seu compromisso de fé na Igreja e participar da vida de comunidade. Pela intercessão de Santo Antônio nós vos pedimos: ensinai-os a viver a vossa Palavra e o novo mandamento do amor, concedei-os a capacidade de reconhecer as diferenças para ajudarem-se mutuamente, para perdoarem-se em suas fraquezas e viverem em harmonia. Concedei ainda que tenham boa saúde, trabalho com salário justo e um lar onde possam viver felizes. Que em todas as famílias reine a confiança, a fidelidade, o respeito mútuo e que o amor os una cada vez mais. Permanecei em todas as famílias, Senhor, e abençoai todos os lares, hoje e sempre. Amém.

1. Como é bonito viver em uma família, como é bonito viver a vida no amor: o pai, a mãe, os irmãos, a família; é um projeto de Deus Pai, o Criador.

FAMÍLIA ARQUITETURA DIVINA, FAMILIA UM PROJETO DE DEUS. (bis)

22. GESTO CONCRETO

Animador(a) – Onde a Pastoral Familiar ainda não organizou o grupo de viúvos(as), este é um momento propício para organizá-lo. Pode fazer um levantamento dos mesmos, dando-lhes a devida atenção.

23. BÊNÇÃO

Presidente – O Deus da vida, que se revela na pessoa de Jesus, nos encha do seu Espírito e nos renove na alegria e no amor. AMÉM.

– Abençoe-nos o Deus todo-poderoso: PAI E FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM.

– Vamos em paz e o Senhor nos acompanhe. GRAÇAS A DEUS.

24. CANTO FINAL

1. Como é bonito, Senhor, cada manhã te agradecer. Mais uma vez teu amor vem me chamar pra viver.

CONTIGO PAI DE AMOR EU QUERO CAMINHAR E ASSIM POR ONDE EU FOR IRÁS ME ACOMPANHAR.

2. Como é bonito, Senhor, cada manhã recomeçar tendo a certeza e a fé que tua mão vai me ajudar.

PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA

A liturgia deste domingo é dirigida diretamente a duas viúvas. Quem mais carente e desamparado neste mundo do que uma mulher viúva que perde seu filho único? A vida se esvai. A desolação é total. Por isso mesmo, a Bíblia apresenta os órfãos e as viúvas como símbolo dos marginalizados, e o amparo a eles como expressão da verdadeira religião, é um termômetro para a nossa vida de cristão. Na primeira leitura, temos a ressurreição do filho da viúva de Sarepta realizada pelo profeta Elias e no Evangelho Jesus chega com seus discípulos à cidade de Naim e encontra-se com uma viúva, cujo filho era levado para o cemitério fora da cidade. “O Senhor, ao vê-la, sentiu compaixão e disse-lhe: ‘Não chore’’. Mas não ficou nas palavras. “Aproximando-se, tocou no caixão e disse: ‘Jovem, eu te ordeno, levanta-te!’ E o morto sentou-se e começou a falar. Jesus o entregou à sua mãe”. E todos reconheceram que Deus visitou o seu povo. Como é que estas leituras poderão caracterizar a experiência pascal da comunidade eclesial? A cena de Sarepta e de Naim se repetem numa frequência impressionante através da história nos nossos dias. Dá-se no abandono das pessoas, nas injustiças, na exclusão social e na marginalização do povo sofrido. A nossa cidade está cheia de mães viúvas, que levam seus filhos únicos para o cemitério. A última esperança de vida é tragada pela morte. Então é hora da comunidade eclesial reagir. Importante que ela esteja a caminho como Jesus, como Elias. È o próprio Deus quem nos intima a colocarmos a nossa esperança N’Ele. Portanto, a comunidade não pode permanecer de braços cruzados olhando a banda passar. Precisa levantar-se, colocar-se sempre e de novo à caminho, entrar em casa, na cidade, para visitar as(os) viúvas(os). Deverá como Jesus: compadecer-se, consolar e acolher. Para que isso aconteça temos que ser discípulos missionários convictos e zelosos do Evangelho, deixando revelar-se em nós o Filho de Deus. Percebendo renascer a vida nos desamparados, também a assembleia eucarística poderá glorificar a Deus porque mais uma vez Ele visitou o seu povo. Ela renderá graças neste domingo sobretudo por aqueles e aquelas que, na sociedade injusta, no mundo do supérfluo , da ganância e da ambição se comprometem em defender e alimentar a vida dos irmãos necessitados. Assim deverão agir os verdadeiros profetas no mundo de hoje. O que nossa comunidade tem feito em favor dos jovens e crianças, bem como, dos nossos viúvos(as)?

LEITURAS DA SEMANA:

2ª feira: 1Rs 17,1-6; Sl 120; Mt 5,1-12

3ª feira: 1Rs 17,7-16; Sl 4; Mt 5,13-16

4ª feira: 1Rs 18,20-39; Sl 15; Mt 5,17-19

5ª feira: 1Rs 18,41-46; Sl 64; Mt 5,20-26

6ª feira: Ez 34,11-16; Sl 22; Rm 5,5-11; Lc 15,3-7

Sábado: 1Rs 19,19-21; Sl 15; Lc 2,41-51

Domingo: 2Sm 12,7-10.13; Sl 31; Gl 2,16.19-21; Lc 7,36-8,3

X DOMINGO DO TEMPO COMUM         COR VERDE            CICLO C        ANO IMPAR   06 de Junho de 2010. 

 “JESUS RESSUSCITA O FILHO DE UMA VIÚVA”

Irmãos e irmãs,  sejam todos bem-vindos! Nesta celebração em que o Senhor nos ensina o seu amor compassivo para com os pobres e sofredores, queremos rezar em comunhão com todos os que vivem em situação de injustiça e exclusão. Iniciemos nossa celebração  cantando.

Ato Penitencial: Em Jesus Cristo, o justo, que intercede por nós e nos reconcilia com o Pai, abramos o nosso espírito ao arrependimento para que o Senhor tenha piedade de nós. Cantando.

Glória:Em nossa humildade de pecadores, glorifiquemos a grandiosidade do nosso Deus.  Cantemos o hino de Louvor.

Entrada da Bíblia: A chama do Espírito Santo transformou totalmente os apóstolos… Que essa mesma chama ILUMINE E AQUEÇA a nossa vida no caminho da Unidade, do Bem e da Verdade…  Cantando.

Liturgia da Palavra: 1ª Leitura: (1ºRs 17, 17-24)  Serepta clama por Elias que invoca o Deus da vida para ressuscitar o filho da viúva.  (in Dehonianos)   

Salmo: Sl  30(29)  “Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes e preservastes minha vida da morte!” 

2ª Leitura: (Gl 1, 11-19)  O Apóstolo Paulo admite que recebeu através do Evangelho uma força vital que veio de Deus.

Evangelho: (Lc 7, 11-17)  No Evangelho, temos a revelação de Deus  e a compaixão de Jesus no milagre ao ressuscitar o filho da viúva.

Aclamação ao Evangelho:Aclamemos a boa nova cantando….  

Preces da Comunidade:

Ofertório: Em nosso ofertório, nos unimos a oferta do pão e do vinho, para que seja o sinal da nossa fraternidade aos necessitados. É o amor desinteressado de Jesus que repartimos aos irmãos.   (motivar a oferta) Cantando….

Comunhão:  Recebendo a Eucaristia, celebramos o amor do Pai, que, em Jesus Cristo, se tornou nosso irmão, unindo a todos e formando a grande família de Deus. Cantemos.

Mensagem Final:   Jesus resume todo o seu ensinamento num único mandamento, o mandamento do amor. Então, seguir Jesus requer especializar-se na vivência do amor. Somente o amor será capaz de identificar o cristão. A própria fé se desdobra no amor que dedicamos aos irmãos. Não basta elevar preces aos céus. É necessário viver concretamente o amor, que supõe sintonia com Deus e sensibilidade com o próximo.

 

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …