Página Inicial / Artigos Pastoral Catequética / QUALIDADES DE UM BOM CATEQUISTA

QUALIDADES DE UM BOM CATEQUISTA

No último domingo do mês de agosto celebra‐se o Dia do Catequista. Esta
importante vocação tem, ao longo dos anos, iniciando crianças, jovens e adultos no
processo educativo da fé, através da iniciação cristã.
O catequista deve ter uma espiritualidade profunda de adesão a Jesus Cristo e à
Igreja. Devem testemunhar por sua vida, seu compromisso com Cristo, a Igreja e sua
comunidade. Deve ser uma pessoa de oração e alimentar sua vida com a Palavra de Deus.
Deve ser uma pessoa integrada na sua comunidade. A catequese, hoje, deve ser
comunitária.
O Catequista precisa de uma consciência crítica diante de fatos e acontecimentos.
Deve levar a comunidade à reflexão sobre a sua realidade, à luz da Palavra de Deus.
Ter sempre uma atitude de animador. Saber ouvir e dialogar, caminhando junto
com a comunidade.
O catequista deve conhecer a fundo a mensagem que vai transmitir. Deve
conhecer a Bíblia e saber interpretá‐la; deve saber ligar a vida à Palavra de Deus e viceversa.
O catequista precisa ter também certas qualidades "humanas":
• ser uma pessoa psicologicamente equilibrada;
• saber trabalhar em equipe, ter uma certa liderança e ser criativo;
• ser uma pessoa responsável e perseverante. Responsabilidade e pontualidade são necessárias;
• ter amor aos catequizandos e ter algumas noções de psicologia, didática e
técnica de grupo;
• sentir dentro de si a vocação de catequista.
O catequista deve cuidar constantemente da sua formação. Nunca pode dizer que está pronto para sua tarefa. Precisamos de uma formação permanente:
• através de dias de encontro, reflexão e oração com os catequistas da sua comunidade;
• planejando e programando junto com os outros, ajudando se assim mutuamente;
• participando de cursos dentro da própria comunidade ou paróquia,ou fora;
• lendo bastante, atualizando-se sempre, estudando os documentos da Igreja sobre catequese e outros assuntos atuais;
• formando o grupo dos catequistas.
Ninguém nasce catequista. Aqueles que são chamados a esse serviço tornam-se bons catequistas através da prática, da reflexão, da formação adequada, da
conscientização de sua importância como educadores da fé. O catequista exerce um verdadeiro ministério, isto é, um SERVIÇO. O(A) catequista não age sozinho, mas em
comunhão com a Igreja, com o grupo de catequistas. O grupo de catequistas expressa o caráter comunitário da tarefa catequética. É com o grupo que ele revê suas ações, planeja,
aprofunda os conteúdos, reza e reflete.
Fonte: http://www.catequisar.com.br/txt/catequista/temas/01.htm

Animação Bíblico-catequética

O mundo da comunicação consegue globalizar e aproximar, unificar e encurtar distâncias. No seio da mídia moderna encontramos um espaço enorme de possibilidades “de linguagens e símbolos, métodos dinâmicos para a comunicação de todo tipo de mensagem” (DNC 168). A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética da CNBB tem consciência de que não pode prescindir dos recursos tecnológicos para a sua evangelização, para o anúncio da mensagem de Jesus. Segundo o integrante da Comissão, dom Paulo Mendes Peixoto “não podemos deixar de marcar presença junto aos meios de comunicação, especialmente os mais massivos e mais utilizados pelo povo para expressar a fé em linguagem capaz de realmente comunicar”.Pensando nas palavras de dom Paulo, foi criado em setembro de 2010 o blog Catequese e Bíblia, que tem como objetivo divulgar as ações e os trabalhos da Comissão, dos Regionais e dos catequistas pelo Brasil e pelo mundo, com notícias, artigos de formação, reflexões, depoimentos, material e partilha. Com o intuito de incrementar o blog, nasceu no último dia 1º de abril, a primeira equipe do blogger Catequese e Bíblia, que tem como coordenadores o presidente da Comissão Bíblico-catequética, dom Jacinto Bergmann; o arcebispo de Uberaba (MG), dom Paulo Mendes Peixoto; e os assessores da Comissão, Maria Cecília Rover e padre Décio Walker.
O blog é administrado por Joseilton Luz, leigo e que trabalha na Comunicação Social do Exército Brasileiro e faz parte da Comissão Arquidiocesana de Catequese de Maceió (AL).