Página Inicial / Notícias / Eleições Estaduais e Federais

Eleições Estaduais e Federais

Mensagem ao Povo de Deus no Mato Grosso sobre as Eleições Estaduais e Federais
Cuiabá, 22 de Agosto de 2010
Nós, bispos, padres, religiosos/as, fiéis leigos/as da Igreja Católica das 10 dioceses no Estado de Mato Grosso, temos a responsabilidade de incentivar a todas as pessoas com direito a votar, para participarem das eleições para presidente, governador, senador, deputado federal e estadual.
O voto não tem preço, tem consequência: é uma decisão da consciência e exercício da cidadania que se reflete na vida das pessoas, comunidades, bairros, cidade, campo, povos indígenas e comunidades tradicionais. Na campanha ficha limpa o povo brasileiro deu um bom exemplo de ajuda para a transformação da sociedade, não se deixando levar pela ingenuidade e omissão. Toca agora a cada eleitor, escolher pessoas honestas, competentes, desprovidas de interesses pessoais, de grupos ou de setores privilegiados da sociedade, mas que promovam o bem comum e tenham compromisso social com os mais necessitados, independente de partidos. Os eleitores têm o direito de saber para votar conscientemente e a responsabilidade de não eleger quem desmereceu sua confiança.
Cabe aqui registrar nossa indignação diante dos políticos cassados que insistem em manter suas candidaturas iludindo o povo, e nosso total repúdio aos que, mesmo cassados, continuam a exercer o poder e buscam a reeleição a qualquer preço.
Revolta-nos, também, assistir a campanhas ostensivas e com gastos em excesso que contrariam e agridem, sobretudo, aquela parcela do povo que não é considerada em suas necessidades básicas.
É hora de olhar nos olhos dos candidatos e não se deixar enganar por belas palavras e slogans políticos vazios, vendo neles a real intenção dos seus programas de governo, dos seus projetos legislativos e a vontade política de defender a vida humana desde a sua concepção até o seu final natural, de promover a família brasileira fundada sobre o casamento entre o homem e a mulher, de preservar o meio ambiente no respeito aos vários biomas existentes em nosso país, de apoiar associações, cooperativas, sindicatos, pequenos agricultores.
Solicitamos maiores esforços em questões prioritárias como a família para que sejam temas de debates políticos. Estudos mostram que a sua ausência ou a impossibilidade de cumprir a sua missão, está na origem de graves males sanáveis; quem se descuida dela, deixa uma herança pesada de problemas à sociedade e chama a si muitas responsabilidades que cabem somente à família em seu papel insubstituível; por isso, ela merece toda a atenção dos governantes e legisladores. Não seria hora de ter no Governo brasileiro um Ministério voltado para as questões da família?
Urge definir políticas públicas para a família que inclua o acesso a seus direitos: moradia digna, alimentação adequada, educação competente, saúde materna e infantil, incentivo à adoção, vinculação da educação sexual à formação para atitudes eticamente e socialmente responsáveis, baseadas nos valores do casamento e da família bem constituída, condições para acolher bem as crianças e garantir-lhes um bom futuro em uma família bem estruturada.
Os programas de repressão da natalidade levam o Brasil a uma queda brusca do número de filhos por casal e isso é visto como um avanço. Resultado: em pouco tempo teremos uma população de idosos, como já se vê em outros países. Urge fazer políticas de incentivo à natalidade.
Questões como aborto, eutanásia, manipulação de seres humanos nas pesquisas científicas são evitadas ou tratadas de maneira evasiva: – Vamos tratar disso como questão de saúde pública. – Vamos submeter a um plebiscito. O direito à vida não pode ser submetido ao arbítrio da maioria. Tais expressões de legalização do aborto não se tratam de simples política de saúde que favorecem clínicas contrárias à vida. Fala-se de despenalização do aborto ou antecipação do parto. A crua realidade, porém, não muda e o aborto voluntário é sempre a supressão direta da vida de um ser humano.
Os candidatos eleitos aos cargos de deputado federal e senador terão a responsabilidade de fazer leis sobre estas e outras questões. Suas posições e as de seus partidos, sobre o assunto, são conhecidas?
Exerça o seu direito de eleitor! Ajude a melhorar o seu país, o seu estado, o seu município! Acredite na política! O voto tem conseqüência para os próximos quatro anos.
Nossa Senhora Aparecida interceda por nós! Deus nos abençoe!
XXIVª Assembléia Regional de Pastoral – CNBB Oeste 2
 CNBB – CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL – CENE
Rua Tereza Lobo, 399 – Bairro Senhor dos Passos – Tel. (65) 3028-5920 – Fax. (65) 3028-2503
E-mail: cnbbo2@terra.com.br – CNPJ 33 685 686/0018-07 – CEP 78.048-700 – CUIABÁ – MT