Página Inicial / Notícias / Comissão Bíblica incentivar o estudo

Comissão Bíblica incentivar o estudo

Os bispos, presbíteros, religiosos, leigos, coordenadores de pastorais, movimentos e organismos do Regional Oeste 2 da CNBB (Mato Grosso) estiveram reunidos em Assembleia nos dias 20 a 22, em Cuiabá. A Assembleia definiu, como uma das metas de ação do Regional a formação de uma  “Comissão Bíblica para incentivar o estudo e a oração com a Sagrada Escritura”. Com esta iniciativa, o Regional pretende “animação bíblica da pastoral”.
Além desta meta, a assembleia decidiu que o Regional vai elaborar subsídios para suas dioceses tendo como foco central a Palavra de Deus e implementar a Leitura Orante da Palavra de Deus (Lectio Divina), foram estudados e constam na mensagem final dos participante.
Os participantes emitiram, ainda, duas notas, uma em apoio ao Plebiscito pelo Limite da Propriedade da Terra no Brasil e a outra é sobre as Eleições.
Leia a íntegra da mensagem final sobre a assembleia abaixo:
Mensagem final da Assembleia Regional de Pastoral 2010
Cuiabá, 24 de agosto de 2010
Nós, bispos, presbíteros, religiosos (as) e leigos (as), coordenadores de pastorais, movimentos e organismos representantes da Igreja Católica no Mato Grosso, Regional Oeste 2 da CNBB, estivemos reunidos em Assembleia Regional de Pastoral, em Cuiabá, nos dias 20 a 22 de agosto de 2010.
Os momentos celebrativos, de convivência e de estudo nos ajudaram a rever a caminhada pastoral das Dioceses, apontando os avanços e identificando os desafios que temos como discípulos missionários, na construção do Reino de Deus, junto ao povo mato-grossense.
Refletimos sobre “A Palavra de Deus”. O estudo da Bíblia é atualmente uma preocupação da Igreja, quer na sua divulgação, quer no cuidado com a Revelação, interpretação, tradução, linguagem… e agora : A Bíblia na animação da Pastoral. A Palavra de Deus nos questiona e impulsiona a prosseguirmos na missão evangelizadora.
Interpelados pela realidade, iluminados pela Palavra de Deus e em continuidade com as Prioridades assumidas pela Assembleia Regional 2008 e pelas Pistas de Ações enfatizadas em 2009, propomos, à Luz da Palavra de Deus, as seguintes metas para as dez dioceses:
Elaborar subsídios no Regional Oeste 2 tendo como foco central a Palavra de Deus;
Constituir uma Comissão Bíblica para incentivar o estudo e a oração com a Sagrada Escritura em nível regional, diocesano e paroquial para oferecer uma rede de serviços e ajuda prática, facilitando a animação bíblica da pastoral;
Implementar a Leitura Orante da Palavra de Deus (Lectio Divina) nas Assembleias, Encontros e atividades eclesiais desenvolvidas em nossas comunidades.
Como “terrenos” e “semeadores” da Palavra de Deus, nos alegramos de sermos evangelizadores de Jesus Cristo. Nossa Senhora Aparecida, “a Guardiã da Palavra Encarnada”, nos acompanhe na concretização dos nossos compromissos e na fidelidade à nossa missão evangelizadora.

Diretrizes da CNBB em sintonia com o Sínodo

O Secretário de Estado Vaticano, cardeal Pietro Parolin, e o arcebispo de Porto Alegre (RS) …