Página Inicial / Animação Litúrgica / Domingo dia 17 de outubro

Domingo dia 17 de outubro

29º DOMINGO DO TEMPO COMUM – O SENHOR NOS CONVIDA À ORAÇÃO PERSEVERANTE –

Queridos irmãos e irmãs, nesta celebração o Senhor nos convida a uma adesão profunda e pessoal a Jesus Cristo cultivada pela oração fervorosa e permanente. Que a Palavra do Senhor toque hoje nossos corações, para lutarmos contra tudo o que destrói a vida de tantos irmãos e irmãs

ANO XX – Nº 1231 (cor verde) – ANO C – 17/10/2010
29º DOMINGO DO TEMPO COMUM – O SENHOR NOS CONVIDA À ORAÇÃO PERSEVERANTE
01. ACOLHIDA
Preparar o espaço celebrativo com simplicidade, mas que expresse alegria e acolhimento. Durante o mês de outubro pode-se colocar em destaque o cartaz do mês missionário e símbolos relacionados à missão. Antes de iniciar a celebração, cantar de forma orante o refrão abaixo.
AMOR NÃO TEM FRONTEIRAS A VIDA É UMA MISSÃO. AMOR É PARA TODOS DEUS QUER UM MUNDO IRMÃO.
Animador(a) – Queridos irmãos e irmãs, é com grande alegria que nos reunimos para celebrar o mistério da nossa fé. Nesta celebração o Senhor nos convida a uma adesão profunda e pessoal a Jesus Cristo cultivada pela oração fervorosa e permanente. Que a Palavra do Senhor toque hoje nossos corações, para lutarmos contra tudo o que destrói a vida de tantos irmãos e irmãs. Dispostos a assumir a missão que Jesus nos confiou, cantemos.
Procissão de entrada:crucifixo ladeado com velas, Lecionário ou (Bíblia), leitores, ministros e presidente.
02. CANTO INICIAL
1. “Venham trabalhar na minha vinha”, dilatar meu reino entre as nações. Convidar meu povo ao banquete. Quero habitar nos corações.
UNIDOS PELA FORÇA DA ORAÇÃO, UNGIDOS PELO ESPÍRITO DA MISSÃO, VAMOS JUNTOS CONSTRUIR UMA IGREJA EM AÇÃO.
2. “Venham trabalhar na minha vinha”, espalhar na terra o meu amor. Muitos não conhecem a Boa Nova, vivem como ovelhas sem pastor.
3. “Venham trabalhar na minha vinha”, com fervor meu nome proclamar. Que ninguém se queixe ao fim do dia: “Ninguém me chamou a trabalhar…”
Presidente – Irmãos e irmãs, reunidos como família de Deus, façamos o sinal da nossa fé. EM NOME DO PAI…
Presidente – O Deus de esperança, que nos acumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo esteja convosco. BENDITO SEJA DEUS…
03. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, que sempre escutais aqueles que vos invocam, dai aos vossos filhos e filhas, que clamam por vós dia e noite, a vitória da salvação esperada. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. AMÉM.
Animador(a) – A liturgia de hoje nos convida a permanecermos fiéis à Palavra de Deus e perseverantes na oração. Ouçamos atentos.
04. LEITURA DO LIVRO DO ÊXODO (17,8-13)
05. SALMO RESPONSORIAL (120)
DO SENHOR É QUE ME VEM O MEU SOCORRO, DO SENHOR QUE FEZ O CÉU E FEZ A TERRA. (bis)
– Eu levanto os meus olhos para os montes: de onde pode vir o meu socorro? “Do Senhor é que me vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu e fez a terra!”
– Ele não deixa tropeçarem os meus pés, e não dorme quem te guarda e te vigia. Oh! Não! Ele não dorme nem cochila, aquele que é o guarda de Israel!
– O Senhor é o teu guarda, o teu vigia, é uma sombra protetora à tua direita. Não vai ferir-te o sol durante o dia, nem a lua através de toda a noite.
– O Senhor te guardará de todo o mal, Ele mesmo vai cuidar da tua vida! Deus te guarda na partida e na chegada. Ele te guarda desde agora e para sempre!
06. LEITURA DA SEGUNDA CARTA DE SÃO PAULO A TIMÓTEO (3,14-4,2)
07. ACLAMAÇÃO DO EVANGELHO
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA.
1. A Palavra de Deus é viva e eficaz. Vai ao mais íntimo de nossos corações!
08. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS (18,1-8)
09. PARTILHA DA PALAVRA
10. DEUS NOS PERDOA
Presidente – Reconhecendo nossa condição de pecadores, supliquemos a misericórdia do Pai.(pausa)
– Pelas vezes que nos achamos auto-suficientes ao realizarmos nossa missão familiar, comunitária e social esquecendo-nos que sem o vosso auxílio nada podemos fazer. Senhor tende piedade de nós.
SENHOR, TENDE PIEDADE E NÓS.
– Pelas vezes que ficamos indiferentes à situação de pobreza que está ao nosso redor. Cristo tende piedade de nós.
CRISTO, TENDE PIEDADE E NÓS.
– Pelas vezes que ficamos presos a televisões, computadores e aos divertimentos e não tiramos tempo para rezarmos em família ou em comunidade. Senhor tende piedade de nós.
SENHOR, TENDE PIEDADE E NÓS.
Presidente – Deus misericordioso, tenha compaixão de nós, perdoe nossos pecados e nos conduza à vida eterna. AMÉM.
11. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – No Deus que caminha conosco na história, sempre pronto a nos socorrer, professemos a nossa fé. CREIO EM DEUS PAI…
12. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Jesus nos ensina a orar sempre. Confiantes no ensinamento do Senhor elevemos ao Pai nossas orações.
– Senhor, iluminai a santa Igreja para que o Papa, nossos Bispos, Padres e Diáconos nunca se deixem abater diante das perseguições que afetam sua Missão Evangelizadora. Nós vos pedimos.
– Senhor, abençoai nossas autoridades, a quem competem fazer justiça aos pobres e indefesos, para que sejam justos em suas decisões. Nós vos pedimos.
– Senhor, encorajai nossas comunidades para que sejam fiéis à escuta da Vossa Palavra e perseverantes na ação e na oração . Nós vos pedimos.
Presidente – Rezemos juntos a Oração Missionária.
Ó Deus, Pai de todos os povos, vós que nos abraçais com a ternura de uma Mãe. Ouvi o clamor das multidões da Amazônia e do mundo inteiro desejosas de Vos conhecer e Vos amar. Ensinai-nos a Vos servir, na partilha da Fé e dos Bens, que Vós mesmos nos destes. Amém.
13. APRESENTAÇÃOS DOS DONS
Animador(a) – Hoje Jesus nos recomenda a perseverança na Oração Diária como fonte de ação de Graças ao Deus de nossas vidas. Apresentemos ao altar do Senhor nosso compromisso de sermos mais fiéis à escuta atenta de sua Palavra, e na prática da oração diária em nossas famílias, no trabalho e na comunidade. Cantemos.
Durante o comentário pessoas aproximam-se do altar com uma grande vela acesa,o terço, livro de orações e material do Círculo Bíblico, erguendo-os, enquanto se canta.
NO TEU ALTAR SENHOR COLOCO A MINHA VIDA EM ORAÇÃO. (bis)
14. CANTO DAS OFERENDAS
(onde houver Celebração da Palavra)
1. Estamos aqui, Senhor, viemos de todo lugar, trazendo um pouco do que somos pra nossa fé partilhar; trazendo o nosso louvor, um canto de alegria, trazendo a nossa vontade de ver raiar um novo dia.
2. Estamos aqui, Senhor, cercando esta mesa comum, trazendo idéias diferentes, mas em Cristo somos um. E quando sairmos daqui, nós vamos para voltar na força da esperança e na coragem de lutar.
(onde houver Celebração Eucarística)
1. A fé é compromisso que é preciso repartir em terra bem distantes ou em nosso próprio lar. Nós somos missionários: eis a nossa vocação. Jesus convida a todos, ai de mim se eu me calar.
NESTA MESA, Ó SENHOR, APRESENTAMOS PÃO E VINHO, DONS DA TERRA E DO TRABALHO. PELA IGREJA MISSIONÁRIA VOS LOUVAMOS. VEDE A MESSE QUE PRECISA DE OPERÁRIOS.
2. Há muitos consagrados anunciando sem temer, e tantos perseguidos dando a vida pela fé. Mas quem faz de sua vida um sinal de comunhão também dá testemunho, nos convida à conversão.
15.MOMENTO DE LOUVOR
Presidente – Demos graças ao Senhor nosso Deus por todos os missionários e missionárias que fazem de suas vidas uma constante oração em sua missão evangelizadora, e por todas as pessoas e grupos que realizam pequenos gestos de amor sendo sinais do Cristo Ressuscitado em nossas comunidades. Cantemos.
Este canto é somente para Celebração da Palavra
1. Vou cantar, entoar um canto novo, vou sair chamar o povo pra louvar, Aleluia! Assim toda criatura, nossa terra, sol e lua vão louvar e cantar.
SE ALGUÉM TE LOUVA EM SILÊNCIO, TU ACOLHES, Ó SENHOR, SUA ORAÇÃO. SE ALGUÉM ENTOA UM CANTO NOVO, TU ACOLHES, Ó SENHOR, SUA CANÇÃO! ALELUIA!
2. É feliz, quem em ti fez a morada, vida nova, outra casa pra ficar, aleluia! Tu preparas mesa farta e alimentas pra jornada dando amor, luz e paz.
3. O nascer de uma aurora radiante vai dourando a cada instante os trigais, aleluia! E os pequenos e sofridos, nos teus braços acolhidos vão louvar e cantar.
16. PAI NOSSO
Presidente – Rezemos com amor e confiança a oração que Jesus nos ensinou. PAI NOSSO…
17. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) – Irmãos e irmãs saudemo-nos com um gesto de comunhão fraterna. (canto à escolha)
18. CANTO DE COMUNHAO (se houver)
1. “Ide ao mundo inteiro anunciar a toda criatura a Boa Nova.” Ide ser missionário ide evangelizar. Um mundo sedento e faminto, que espera esse vinho esse pão.
O PÃO DA VIDA, O PÃO DO AMOR, O PÃO DA UNIDADE, O PÃO VIVO DESCIDO DO CÉU. (bis)
2. Que todos os povos celebrem nessa refeição o amor, a alegria de sermos irmãos. Ide ser missionário, ide evangelizar. Um mundo sedento e faminto, que espera esse vinho esse pão.
3. Que todas as culturas se encontrem na fé e proclamem o que ensinou Jesus de Nazaré. Ide ser missionário, ide evangelizar. Um mundo sedento e faminto, que espera esse vinho esse pão.
19. ORAÇÃO
Presidente – Bendito sejais, Senhor nosso Deus, pelo pão da Palavra (e da Comunhão) que alegra nossas vidas e nos renova na aliança do vosso amor. Ajudai-nos a sermos perseverantes na oração e a sempre encontrar razões para o nosso trabalho e em tudo o que vivermos. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.
20. NOTÍCIAS E AVISOS
21. BENÇÃO
Presidente – O Senhor esteja convosco. ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.
– O Deus Pai, que em Jesus manifestou a solidariedade e a caridade, vos faça mensageiros do Evangelho e testemunhas do vosso amor no mundo. AMÉM.
– O Senhor Jesus que prometeu a sua Igreja estar a seu lado até o fim dos tempos, dirija os vossos passos e confirme as vossas palavras. AMÉM.
– O Espírito Santo esteja sobre vós, para que, percorrendo os caminhos do mundo, possais evangelizar os pobres, dar vista aos cegos, e curar os corações humilhados e contritos. AMÉM.
– Abençoe-vos Deus todo poderoso: PAI E FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM.
– Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. GRAÇAS A DEUS.
22. CANTO FINAL
IDE PELO MUNDO, IDE PELO MUNDO E ANUNCIAI, ANUNCIAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA.
1. Eu vos envio servidores do Reino, onde estiverdes eu convosco estarei. Eu vos envio despojados de tudo, só levareis a bagagem do amor.
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
Na primeira leitura, vemos o povo de Deus em uma batalha. O líder, Moisés, no alto da montanha, com a vara de Deus na mão, anima os israelitas na luta. Aí entram em cena Aarão e Ur. Um de cada lado sustentam os braços erguidos do grande líder e dão de novo aos combatentes o ânimo que precisavam para vencer. A força para nos manter erguidos e perseverantes vem da Palavra de Deus. Paulo diz que ela é útil para ensinar, repreender, corrigir e formar na justiça. Ela tem dado esperança, mudando vidas… é capaz de consolar e animar, é presença constante daquele amigo com o qual sempre podemos contar. Por ser tão benéfica, não podemos guardá-la só para nós, temos que anunciá-la, partilhá-la com outros, insistente e pacientemente. Quando há tempo sobrando e quando não há, quando é fácil e quando parece difícil, temos que arranjar um modo de ouvir a Palavra e deixar que ela nos transforme. Tudo depende da importância que damos a essa força que Deus nos oferece para sustentar nossos braços e nosso discernimento nos trabalhos e opções do dia-a-dia. Recomendando perseverança na oração, Jesus exemplifica com a história da viúva que, de tão insistente, venceu pelo cansaço o juiz desinteressado que não estava nem um pouco inclinado a atendê-la. Não há possibilidade de Deus ser um juiz desinteressado de nossas necessidades. O próprio Jesus dirá, em outra ocasião, que não é preciso multiplicar palavras na oração porque Deus sabe o que precisamos antes de formular a primeira frase. A oração insistente, portanto, não pode ter como objetivo a resistência de Deus. Ele já está, sempre, a nosso favor. A oração nos mantêm ligados ao Pai, para fortalecer a esperança, para alimentar a fé, para não nos deixar desistir. Deus não precisa ser lembrado de suas tarefas de Pai e Salvador; nós é que não podemos nos esquecer que somos amados e que o Senhor misericordioso quer para nós sempre o melhor. Como estamos refletindo a palavra de Deus? Como está nossa vida de oração e a missão comunitária?
REFLETINDO O MÊS MISSIONÁRIO
Um dos dramas que afligem nosso mundo é a fome. Estima-se que a cada três minutos morre uma criança por causas ligadas à fome. Enquanto nos países mais ricos se joga fora comida, em muitas partes do mundo as pessoas têm menos de um dólar por dia para sobreviver. Há quem diga que no Brasil se desperdiça cerca da metade da comida produzida (desde o produtor até a mesa do consumidor). Em nosso país muita gente passa fome ou é mal-alimentada. Várias cidades de nosso Nordeste, por exemplo, têm um índice de pobreza igual a muitos países da África, continente com a maior porcentagem de pobres no mundo. A comida que sobra em nossas mesas faz falta na mesa dos pobres. Hoje é um grave pecado social jogar comida fora, encher o prato para desperdiçar. O fato de termos dinheiro para comprar nossos alimentos não nos dá o direito de esbanjar. Ao contrário: torna-nos responsáveis pela partilha dos bens. Enquanto alguns querem apenas enriquecer-se, cada vez mais, acumulando bens, somos convidados a partilhar o que temos, ainda que seja pouco, com quem tem menos que nós, ou até mesmo nada tem. Ao lado da fome material, também são milhões os que têm fome do Deus verdadeiro. Milhões de pessoas ainda não sabem que Deus é Pai, que Jesus veio ao mundo para nos trazer a Salvação; que, apesar de todas as misérias do mundo, Deus nos ama com amor infinito e pessoal. Também, contra essa fome, somos chamados a partilhar a riqueza de nossa fé. Fazendo isso, também nós crescemos, pois “a fé se fortalece, quando é doada”. (Novena Missionária Missão e Partilha 2010)

LEITURAS DA SEMANA:
2ª feira: 2Tm 4,10-17b; Sl 144; Lc 10,1-9
3ª feira: Ef 2,12-22; Sl 84; Lc 12,35-38
4ª feira: Ef 3,2-12; Is 12,2-6; Lc 12,39-48
5ª feira: Ef 3,14-21; Sl 32; Lc 12,49-53
6ª feira: Ef 4,1-6; Sl 23; Lc 12,54-59
Sábado:Ef 4,7-16; Sl 121; Lc 13,1-9
Domingo: Eclo35,12-14.16-18; Sl 33; 2Tm 4,6-8.16-18; Lc 18,9-14

XXIX  DOMINGO DO TEMPO COMUM    COR VERDE   CICLO C     ANO IMPAR   17 de Outubro de 2010. 
 “A VIUVA E O JUÍZ”
Irmãos e irmãs, nesta  celebração eucarística,  Cristo nos estimula à oração sem cessar como meio eficaz de alcançarmos os bens reservados pela fé.  É por causa do mandato missionário de Jesus aos discípulos e do espírito que ele gerou desde o início, que a Igreja está em todos os povos, cumprindo a  Missão que lhe foi confiada pelo seu Fundador, Jesus Cristo.   
Ato Penitencial:  Reconhecendo nossa condição de pecadores, supliquemos a misericórdia do Pai.(pausa) Confiantes na misericórdia do Pai, cantemos.
Glória: Louvemos ao Senhor por todos os missionários e missionárias que fazem de suas vidas uma constante oração em sua missão evangelizadora. Cantemos….
Entrada da Bíblia:
Liturgia da Palavra:  1ª Leitura:  (Ex 17, 8-13) Para que o homem possa ganhar as duras batalhas da existência, ele tem que contar com a ajuda e a força de Deus… (in Dehonianos)   
Salmo: Sl 121(120)  “Do Senhor é que vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu e a terra.!”  
2ª Leitura: (2ªTm 3, 14-4,2)  A Palavra com que Deus indica aos homens o caminho da vida plena, deve assumir um lugar preponderante na experiência cristã.
Evangelho: (Lc 18, 1-8)  Deus não está ausente, nem fica insensível diante do sofrimento do seu Povo… 
Aclamação ao Evangelho:  Aclamemos a boa nova cantando….  
Preces da Comunidade:
Ofertório: – Apresentemos ao altar do Senhor nosso compromisso de sermos mais fiéis à escuta atenta de sua Palavra, e na prática da oração diária em nossas famílias, no trabalho e na comunidade.   (motivar a oferta) Cantando….
Comunhão:   Demos graças ao Senhor porque hoje ele está entre nós para nos servir, entregando sua vida para resgatar a vida de cada um de nós
Mensagem Final:  Não há possibilidade de Deus ser um juiz desinteressado de nossas necessidades. O próprio Jesus dirá, em outra ocasião, que não é preciso multiplicar palavras na oração porque Deus sabe o que precisamos antes de formular a primeira frase. A oração insistente, portanto, não pode ter como objetivo a resistência de Deus. Ele já está, sempre, a nosso favor. A oração nos mantêm ligados ao Pai, para fortalecer a esperança, para alimentar a fé, para não nos deixar desistir. Deus não precisa ser lembrado de suas tarefas de Pai e Salvador; nós é que não podemos nos esquecer que somos amados e que o Senhor misericordioso quer para nós sempre o melhor. Como estamos refletindo a palavra de Deus? Como está nossa vida de oração e a missão comunitária?

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …