Página Inicial / Animação Litúrgica / Domingo dia 24 de outubro

Domingo dia 24 de outubro

ANO C – 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM – A PRECE DO HUMILDE CHEGA A DEUS E ELE O SALVA – Dia Mundial das Missões

Celebramos, neste domingo, o Dia Mundial das Missões. A Campanha Missionária propõe, para este ano, o tema “Missão e Partilha” e o lema “Ouvi o Clamor do Meu Povo”. O tema “Missão e Partilha” remete à CFE/2010. O lema “Ouvi o clamor do meu povo” remete ao Êxodo do povo de Israel e aos muitos “êxodos” dos povos atuais. Recorda, também, o tema da migração, da mobilidade humana, do ser peregrino, lembrando-nos permanentemente que o horizonte da Missão é o mundo, a humanidade no seu todo.

01. ACOLHIDA
Preparar o espaço celebrativo com simplicidade, mas que expresse alegria e acolhimento. Durante o mês de outubro pode-se colocar em destaque o cartaz do mês missionário e símbolos relacionados à missão. Antes de iniciar a celebração, cantar de forma orante o refrão meditativo abaixo.
AMOR NÃO TEM FRONTEIRAS A VIDA É UMA MISSÃO. AMOR É PARA TODOS DEUS QUER UM MUNDO IRMÃO. (bis)
Animador(a) – Sejam bem-vindos queridos irmãos e irmãs! Que alegria estarmos reunidos como família de Deus para celebrar a Páscoa de Cristo e a Páscoa que hoje continua de muitas maneiras na vida das pessoas que humildemente confessam ser pecadoras e necessitadas da misericórdia do Pai. Que Ele dê um espírito de pobres, sedentos de justiça para reconhecermos e superarmos a autosuficiência humana que carregamos em nós.
Animador(a) – Celebramos, neste domingo, o Dia Mundial das Missões. A Campanha Missionária propõe, para este ano, o tema “Missão e Partilha” e o lema “Ouvi o Clamor do Meu Povo”. O tema “Missão e Partilha” remete à CFE/2010. O lema “Ouvi o clamor do meu povo” remete ao Êxodo do povo de Israel e aos muitos “êxodos” dos povos atuais. Recorda, também, o tema da migração, da mobilidade humana, do ser peregrino, lembrando-nos permanentemente que o horizonte da Missão é o mundo, a humanidade no seu todo. Alegres, cantemos.
02. CANTO INICIAL
1. “Venham trabalhar na minha vinha”, dilatar meu reino entre as nações. Convidar meu povo ao banquete. Quero habitar nos corações.
UNIDOS PELA FORÇA DA ORAÇÃO, UNGIDOS PELO ESPÍRITO DA MISSÃO, VAMOS JUNTOS CONSTRUIR UMA IGREJA EM AÇÃO.
2. “Venham trabalhar na minha vinha”, espalhar na terra o meu amor. Muitos não conhecem a Boa Nova, vivem como ovelhas sem pastor.
3. “Venham trabalhar na minha vinha”, com fervor meu nome proclamar. Que ninguém se queixe ao fim do dia: “Ninguém me chamou a trabalhar…”
Presidente – Reunidos pelo amor do Pai, façamos o sinal da nossa fé. EM NOME DO PAI…
Presidente – O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco. BENDITO SEJA DEUS…
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – Jesus Cristo, ao mesmo tempo em que nos chama à penitência e à conversão, nos acolhe e nos reconcilia com o Pai. (pausa) Na esperança de que seremos perdoados, aproximemonos de Deus com o coração humilde e confiante na sua misericórdia, cantando.
1. Pelas dores deste mundo, ó Senhor, imploramos piedade a um só tempo geme a criação, teus ouvidos se inclinem ao clamor desta gente oprimida. Apressa-te com tua salvação!
A TUA PAZ, BENDITA E IRMANADA CO’A JUSTIÇA, ABRAÇA O MUNDO INTEIRO. TEM COMPAIXÃO! O TEU PODER SUSTENTE O TESTEMUNHO DO TEU POVO. TEU REINO VENHA A NÓS! KYRIE ELEISON!
Presidente – Deus, Pai rico em misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. AMÉM.
-Senhor, tende piedade de nós! Senhor…
-Cristo, tende piedade de nós! Cristo…
-Senhor, tende piedade de nós! Senhor…
04. ORAÇÃO
Presidente – Deus de amor e bondade, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. AMÉM.
05. ENTRADA DO LIVRO DA PALAVRA
Onde houver Juventude e Infância Missionária, o grupo pode fazer uma bonita entrada do Livro da Palavra ladeado com velas.
FAZEI RESSOAR A PALAVRA DE DEUS EM TODO LUGAR! (bis)
1. Na cultura, na história vamos expressar, levando a Palavra de Deus em todo o lugar. Vamos lá!
2. Na cultura popular vamos catequizar, celebrando fé e vida em todo lugar. Vamos lá!
3. O Evangelho é a Palavra que Deus Pai proclamou. Só ele é o caminho, verdade, vida e amor. Vamos lá!
06. LEITURA DO LIVRO DO ECLESIÁSTICO (35,15b-17.20-22a)
07. SALMO RESPONSORIAL (33)
O POBRE CLAMA A DEUS E ELE ESCUTA O SENHOR LIBERTA A VIDA DOS SEUS SERVOS
– Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; Que ouçam os humildes e se alegrem!
– Mas ele volta a sua face contra os maus, para a terra apagar sua lembrança. Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta.
– Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido. Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos, e castigado não será quem nele espera.
08. LEITURA DA SEGUNDA CARTA DE SÃO PAULO A TIMÓTEO (4,6-8.16-18)
09. CANTO DE ACLAMAÇÃO
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA.
1. O Senhor reconciliou o mundo em Cristo, confiando-nos sua Palavra; a Palavra da reconciliação, a Palavra que hoje, aqui, nos salva.
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS (18,9-14)
11. PARTILHA DA PALAVRA
12. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – No Deus justo que ampara os pobres em suas dificuldades, professemos nossa fé.
CREIO EM DEUS PAI…
13. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – As orações que agradam a Deus são aquelas que brotam do coração humilde e arrependido. Com confiança, façamos os nossos pedidos.
– Senhor, iluminai a vossa Igreja, para que, fortalecida pelo Espírito Santo, anuncie a vossa Palavra, com dedicação e coragem, a todas as pessoas que ainda não a conhecem. Nós vos pedimos.
-Senhor, ajudai-nos a eliminar de nossos corações a auto-suficiência, o egoísmo, a vaidade, para que nossas orações sejam ouvidas e sejamos por Vós justificados. Nós vos pedimos.
-Senhor, acompanhai todos os missionários: bispos, padres, religiosos e religiosas, leigos e leigas que vão pelo mundo, anunciar a vossa Palavra, nos lugares mais distantes, onde estão os sedentos de amor e caridade e de conhecimento da Boa-Nova da salvação.Nós vos pedimos.
Presidente – Rezemos juntos a Oração Missionária.
Ó Deus, Pai de todos os povos, Vós que nos abraçais com a ternura de uma mãe. Ouvi o clamor das multidões da Amazônia e do mundo inteiro desejosas de Vos conhecer e Vos amar. Ensinai-nos a Vos servir, na partilha da fé e dos bens, que Vós mesmos nos destes. Amém.
14. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – A Conferência Episcopal Brasileira, citando Aparecida, assim nos chama: “A missão não é tarefa opcional, mas parte integrante da identidade cristã.” “Ela não se limita a um programa ou projeto, mas é compartilhar a experiência do acontecimento do encontro com Cristo, testemunhá-Lo e anunciá-Lo de pessoa a pessoa,” tornando “visível o amor misericordioso do Pai, especialmente para com os pobres e pecadores”. Apresentemos ao altar do Senhor o trabalho que nossa diocese, nossa paróquia e nossas comunidades realizam em favor das missões.
Onde houver COMIDI, COMIPA, Infância e Juventude Missionária ou grupos de missionários, estes apresentam os símbolos do seu trabalho (camisa, sacolas, sandálias ou outro).
TOMA SENHOR, NOSSA VIDA EM AÇÃO PARA MUDÁ-LA EM FRUTO E MISSÃO. TOMA SENHOR, NOSSA VIDA EM AÇÃO PARA MUDÁ-LA EM MISSÃO.
Animador(a) – Neste dia das Missões, a coleta será destinada às Obras Missionárias. Sejamos generosos na partilha do que temos e do que somos.
15. CANTO DAS OFERENDAS
(onde houver Celebração da Palavra)
1. Estamos aqui, Senhor, viemos de todo lugar, trazendo um pouco do que somos pra nossa fé partilhar; trazendo o nosso louvor, um canto de alegria, trazendo a nossa vontade de ver raiar um novo dia.
2. Estamos aqui, Senhor, cercando esta mesa comum, trazendo idéias diferentes, mas em Cristo somos um. E quando sairmos daqui, nós vamos para voltar na força da esperança e na coragem de lutar.
(onde houver Celebração Eucarística)
1. A fé é compromisso que é preciso repartir em terra bem distantes ou em nosso próprio lar. Nós somos missionários: eis a nossa vocação. Jesus convida a todos, ai de mim se eu me calar.
NESTA MESA, Ó SENHOR, APRESENTAMOS PÃO E VINHO, DONS DA TERRA E DO TRABALHO. PELA IGREJA MISSIONÁRIA VOS LOUVAMOS. VEDE A MESSE QUE PRECISA DE OPERÁRIOS.
2. Há muitos consagrados anunciando sem temer, e tantos perseguidos dando a vida pela fé. Mas quem faz de sua vida um sinal de comunhão também dá testemunho, nos convida à conversão.
16. MOMENTO DE LOUVOR
Presidente – Ao nosso Deus fonte de todo amor, de toda graça e toda esperança, louvemos com gratidão e alegria, rezando o Hino do Glória.
Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o Santo, só vós, o Senhor, só vós, o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
17. PAI NOSSO
Presidente – Obedientes à Palavra do Salvador e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer: PAI NOSSO…
18. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) – Na alegria deste encontro, vamos nos abraçar desejando a paz de Cristo.
PAZ, PAZ, PAZ, EU TE DESEJO A PAZ E A LUZ. (bis) NÃO DO JEITO DO MUNDO, MAS DO JEITO DE JESUS. (bis)
1. Paz, paz, paz, eu te desejo a paz. Luz, luz, luz, eu te desejo a luz. (bis) Do jeito de Jesus.
19. CANTO DE COMUNHÃO
1. “Ide ao mundo inteiro anunciar a toda criatura a Boa Nova.” Ide ser missionário ide evangelizar. Um mundo sedento e faminto, que espera esse vinho esse pão.
O PÃO DA VIDA, O PÃO DO AMOR, O PÃO DA UNIDADE, O PÃO VIVO DESCIDO DO CÉU. (bis)
2. Que todos os povos celebrem nessa refeição o amor, a alegria de sermos irmãos. Ide ser missionário, ide evangelizar. Um mundo sedento e faminto, que espera esse vinho esse pão.
3. Que todas as culturas se encontrem na fé e proclamem o que ensinou Jesus de Nazaré. Ide ser missionário, ide evangelizar. Um mundo sedento e faminto, que espera esse vinho esse pão.
20. ORAÇÂO
Presidente – Ó Pai, alimentados por vossa Palavra ( pela Comunhão) queremos testemunhar que sois um Deus Santo e defensor dos pobres e oprimidos. Iluminai nosso coração para que possamos reconhecer nossos pecados e permanecer no caminho da salvação. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.
21. NOTÍCIAS E AVISOS
22. BÊNÇÃO
Presidente – Que o Senhor da misericórdia e do perdão caminhe convosco. AMÉM.
-Que Ele vos dê um coração humilde e comprometido com o vosso Reino. AMÉM.
-Abençoe-vos o Deus da paz: PAI E FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM.
-Ide em paz com a missão de viver e anunciar o Reino e que o Senhor vos acompanhe. GRAÇAS A DEUS.
23. CANTO FINAL
IDE PELO MUNDO, IDE PELO MUNDO E ANUNCIAI, ANUNCIAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA.
1. Eu vos envio construtores do amor, fazei irmãos, Deus é pai, proclamai. Cidade viva, um só povo formai, um só batismo, só um Senhor adorai.
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
O livro do Eclesiástico mostra que a oferta e a oração dos órfãos e das viúvas encontram acolhida em Deus. Desagradáveis são as ofertas desonestas dos poderosos que, por meio delas, desejam estabelecer uma relação comercial com Ele. Todavia Deus não se deixa corromper nem faz distinção de pessoas em prejuízo dos pobres e oprimidos. Oferecer a Deus os frutos da exploração é uma tentativa de suborno. Deus é justo e ampara os pobres em suas dificuldades, pois eles agradecem sua ação misericordiosa. Deus é justo, e se coloca do lado daqueles que só têm lágrimas, fome, enfermidades, gritos e dor para oferece. Esta é a sua justiça. A segunda leitura é um trecho da segunda carta de Paulo a Timóteo e nos aconselha à fidelidade. Paulo, como todo ser humano e como crente que é, encara a morte com serenidade e a aceita como um sacrifício que há de oferecer a Deus e um retorno à casa do Pai. Paulo agradece ao Senhor a ajuda recebida para cumprir sua missão no mundo, dando glória a Deus. Também, para se referir à sua vida, ele usa comparações com uma corrida e um combate de onde saiu vitorioso e terá como prêmio a coroa da justiça. Entretanto não só ele a receberá, mas também todos os que esperam com amor a manifestação gloriosa do Senhor. Ele testemunha que seu êxito de vida se deve ao fato de Cristo ter estado ao seu lado e lhe dado força na missão. O Evangelho de hoje nos apresenta a parábola do fariseu e do publicano, que buscam a comunhão com Deus pela oração, embora por vias diferentes. Aqui há que se ter muito cuidado ao falar do fariseu. Ele não é pessoa má. É o personagem dos direitos, da necessidade de cumprir a lei, da rigidez, mas se considera justo e agradece por não ser ladrão, injusto, adúltero e enumera o que faz: jejua duas vezes por semana e paga honestamente o dízimo de todos os seus rendimentos. Nada do que o fariseu diz a Deus é mentira, no entanto lhe falta a atitude fundamental: reconhecimento de sua pequenez diante de Deus. O erro do fariseu é se considerar justificado pelas obras que realiza e pensar ser melhor que as outras pessoas. O publicano, humilhado por sua profissão, hostilizado e considerado impuro, reconhece-se pecador, sem ter sequer méritos para apresentar súplica ao Senhor. Consciente de sua situação, ele sabe que não vai convencer a Deus pela força de suas palavras. A oração do publicano é curta e seu conteúdo se resume em pedir perdão, proclamando a misericórdia de Deus. Ele manifesta a fé no Deus que atende à súplica do humilde, que nele deposita sua confiança. Com esta parábola Jesus ensina aos discípulos sobre a verdadeira atitude de quem se dirige a Deus em oração. Ele não louva a situação humana de pecado do publicano, nem sua indigência moral, sua escassa prática religiosa. Louva isto sim, seu arrependimento, sua humildade, seu não julgamento dos demais. Jesus também não condena o fariseu por ser religioso, por levar uma vida moral digna, por fazer jejum e dar o dízimo. Critica sua soberba e julgamento dos outros. A oração que salva é aquela que, a exemplo do publicano, brota do coração que reconhece sua condição de criatura e faz de sua fragilidade a própria oração. Havendo gratuidade, confiança e entrega generosa à ação de Deus, a oração será autêntica e eficaz. Que nossa oração e nosso louvor brotem da experiência da bondade do Senhor, e não de nossos méritos. Como estamos nos relacionando com Deus em nossas orações?
LEITURAS DA SEMANA:
2ª feira: Ef 4,32–5,8; Sl 1; Lc 13,10-17
3ª feira: Ef 5,21-33; Sl 127; Lc 13,18-21
4ª feira: Ef 6,1-9; Sl 144; Lc 13,22-30
5ª feira: Ef 2,19-22; Sl 18; Lc 6,12-19
6ª feira: Fl 1,1-11; Sl 110; Lc 14,1-6
Sábado: Fl 1,18b-26; Sl 41; Lc 14,1.7-11
Domingo: Sb 11,22–12,2; Sl 144; 2Ts 1,11–2,2; Lc 19,1-10

XXX  DOMINGO DO TEMPO COMUM    COR VERDE   CICLO C     ANO IMPAR   24 de Outubro de 2010. 
 “O FARISEU E O COBRADOR DE IMPOSTOS”
Irmãos e irmãs, neste dia mundial das missões, vamos rezar pela Igreja missionária e colaborar para que as obras missionárias não cessem por falta de recursos. A responsabilidade pelas missões é de todos nós batizados.
Ato Penitencial:  Na esperança de que seremos perdoados, aproximemonos de Deus com o coração humilde e confiante na sua misericórdia, cantando.
Glória:  Louvemos ao nosso Deus fonte de todo amor, de toda graça e toda sperança, louvemos com gratidão e alegria, cantando o Hino do Glória.
Entrada da Bíblia: 
Liturgia da Palavra:  1ª Leitura:  (Eclo 35, 15-17.20-22) O eclesiástico define Deus como um “juiz justo”, que não se deixa subornar pelas ofertas desses poderosos que praticam injustiças na comunidade;  (in Dehonianos)   
Salmo:  Sl 34(33)  “O pobre clama a Deus e ele  escuta: o Senhor liberta a vida dos seus servos.!”   (Proclamar até o versículo 11º)                                           
2ª Leitura:(2ªTm 4, 6-8.16-18)  São Paulo tem um aos cristãos,  viver o caminho com entusiasmo, com entrega e com ânimo.
Evangelho:  (Lc 18, 9-14)  Lucas propõe aos cristãos a viver com uma atitude de “pobre” diante de Deus. 
Aclamação ao Evangelho: Aclamemos a boa nova cantando….  
Preces da Comunidade:
Ofertório: – Apresentemos ao altar do Senhor o trabalho que nossa diocese, nossa paróquia e nossas comunidades realizam em favor das missões.   (motivar a oferta) Cantando….
Comunhão:   Demos graças ao Senhor porque hoje ele está entre nós para nos servir, entregando sua vida para resgatar a vida de cada um de nós
Mensagem Final:  O Evangelho de hoje nos apresenta a parábola do fariseu e do publicano, que buscam a comunhão com Deus pela oração, embora por vias diferentes. Aqui há que se ter muito cuidado ao falar do fariseu. Ele não é pessoa má. É o personagem dos direitos, da necessidade de cumprir a lei, da rigidez, mas se considera justo e agradece por não ser ladrão, injusto, adúltero e enumera o que faz: jejua duas vezes por semana e paga honestamente o dízimo de todos os seus rendimentos. Nada do que o fariseu diz a Deus é mentira, no entanto lhe falta a atitude fundamental: reconhecimento de sua pequenez diante de Deus. O erro do fariseu é se considerar justificado pelas obras que realiza e pensar ser melhor que as outras pessoas. O publicano, humilhado por sua profissão, hostilizado e considerado impuro, reconhece-se pecador, sem ter sequer méritos para apresentar súplica ao Senhor.

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …