Página Inicial / Animação Litúrgica / Domingo dia 31 de outubro

Domingo dia 31 de outubro

31º DOMINGO DO TEMPO COMUM – O FILHO DO HOMEM VEIO SALVAR O QUE ESTAVA PERDIDO
Sejam bem-vindos queridos irmãos e irmãs! Que alegria estarmos reunidos como família de Deus para celebrar a Páscoa de Cristo e a Páscoa que continua acontecendo de tantas maneiras em nossa realidade. A liturgia de hoje nos diz que o mandamento do amor exige uma ativa e radical transformação do mundo. Assim nós somos hoje convidados a contemplar a maravilha da criação, obra de Deus, criada e sustentada por Ele, e a deixar-nos tocar por seu amor que nos chama à comunhão consigo.

31º DOMINGO DO TEMPO COMUM – O FILHO DO HOMEM VEIO SALVAR O QUE ESTAVA PERDIDO
Dia Nacional da Juventude
01. ACOLHIDA
Preparar o espaço celebrativo com simplicidade, mas que expresse alegria e acolhimento. Durante o mês de outubro pode-se colocar em destaque o cartaz do mês missionário e símbolos relacionados à missão. Envolver os jovens nos vários momentos da celebração. Antes de iniciar, cantar de forma orante o refrão meditativo abaixo.
AMOR NÃO TEM FRONTEIRAS A VIDA É UMA MISSÃO. AMOR É PARA TODOS DEUS QUER UM MUNDO IRMÃO.(bis)
Animador(a) – Sejam bem-vindos queridos irmãos e irmãs! Que alegria estarmos reunidos como família de Deus para celebrar a Páscoa de Cristo e a Páscoa que continua acontecendo de tantas maneiras em nossa realidade. A liturgia de hoje nos diz que o mandamento do amor exige uma ativa e radical transformação do mundo. Assim nós somos hoje convidados a contemplar a maravilha da criação, obra de Deus, criada e sustentada por Ele, e a deixar-nos tocar por seu amor que nos chama à comunhão consigo.
Animador(a) – Celebramos, neste domingo, o Dia Nacional da Juventude com o tema: DNJ celebrando a memória e transformação na história e o lema: Juventude: muita reza, muita luta, muita festa em marcha contra a violência. Estamos em Jubileu! Em 2010, completam-se 25 anos de celebração do Dia Nacional da Juventude.Um caminho feito pelos próprios jovens e amigos da juventude em todos os cantos deste país. Uma história composta de muitas memórias, guardada no coração de milhares de jovens e seus grupos pelo Brasil afora. Na alegria deste encontro fraterno, cantemos.
02. CANTO INICIAL
1. “Venham trabalhar na minha vinha”, dilatar meu reino entre as nações. Convidar meu povo ao banquete. Quero habitar nos corações.
UNIDOS PELA FORÇA DA ORAÇÃO, UNGIDOS PELO ESPÍRITO DA MISSÃO, VAMOS JUNTOS CONSTRUIR UMA IGREJA EM AÇÃO.
2. “Venham trabalhar na minha vinha”, espalhar na terra o meu amor. Muitos não conhecem a Boa Nova, vivem como ovelhas sem pastor.
3. “Venham trabalhar na minha vinha”, com fervor meu nome proclamar. Que ninguém se queixe ao fim do dia: “Ninguém me chamou a trabalhar…”
Presidente – Reunidos pelo amor da Santíssima Trindade, façamos o sinal da nossa fé. EM NOME DO PAI…
Presidente – O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco. BENDITO SEJA DEUS…
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – Em Jesus Cristo, o justo, que intercede por nós e nos reconcilia com o Pai, abramos o nosso coração ao arrependimento e invoquemos confiantes a sua misericórdia. (pausa) Confessemos os nossos pecados, cantando.
1. Perdoai-me outra vez, Senhor! Novamente eu me fechei, dentro do meu desamor, vossa imagem mutilei.
PERDOAI-ME, SENHOR! NÃO VIVI MINHA VOCAÇÃO. PERDOAI-ME, SENHOR, NÃO AMEI O MEU IRMÃO.
2. Deveria ser vosso apóstolo, mas pequei por omissão. Eu também me acomodei, fracassei vossa missão.
3. Deveria ser bom discípulo mas calei a minha voz. Camuflando o ideal, sem pregar a vossa paz.
Presidente – Deus, Pai rico em misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. AMÉM.
-Senhor, tende piedade de nós! Senhor…
-Cristo, tende piedade de nós! Cristo…
-Senhor, tende piedade de nós! Senhor…
04. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus de amor e misericórdia, que concedeis a vossos filhos e filhas a graça de vos servir como devem, ajudai para que corramos livremente ao encontro de vossas promessas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. AMÉM.
05. ENTRADA DO LIVRO DA PALAVRA
Onde for possível, um grupo de jovens e adolescentes faz uma bonita entrada do Livro da Palavra, ladeados com velas acesas, valorizando o tema do Dia Nacional da Juventude.
CHEGOU A HORA DA ALEGRIA VAMOS OUVIR ESTA PALAVRA QUE NOS GUIA.
1. Tua Palavra vem chegando bem veloz, por todo canto hoje se escuta a tua voz.(bis) Aleluia, aleluia! Aleluia, aleluia!
3. A tua lei, ó meu Senhor, é perfeição, conforta a alma e nos educa pra união. (bis) Aleluia, aleluia! Aleluia, aleluia!
06. LEITURA DO LIVRO DA SABEDORIA (11,22-12,2)
07. SALMO RESPONSORIAL (144)
BENDIREI ETERNAMENTE VOSSO NOME; PARA SEMPRE, Ó SENHOR, O LOUVAREI! (bis)
– Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu Rei, e bendizer o vosso nome pelos séculos. Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre.
– Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.
– Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!
– O Senhor é amor fiel em sua palavra, é santidade em toda obra que ele faz. Ele sustenta todo aquele que vacila e levanta todo aquele que tombou.
08. LEITURA DA SEGUNDA CARTA DE SÃO PAULO AOS TESSALONICENSES (1, 11-2,2)
09. CANTO DE ACLAMAÇÃO
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA.
Deus o mundo tanto amou, que seu filho entregou!
Quem no Filho crê e confia, nele encontra eterna vida!
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS (19, 1-10)
11. PARTILHA DA PALAVRA
12. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – No Deus bom e justo, professemos a nossa fé. CREIO EM DEUS PAI…
13. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Irmãos e irmãs, com humildade e confiança, façamos os nossos pedidos.
– Senhor, abençoai a Vossa Santa Igreja, para que imite Jesus, no zelo evangelizador para com todos, e que torne seu anúncio digno de fé. Nós vos pedimos.
-Senhor, acompanhai todos os missionários: bispos, padres, religiosos e religiosas, leigos e leigas que vão pelo mundo, anunciar a vossa Palavra, nos lugares mais distantes, onde estão os sedentos de amor e caridade e de conhecimento da Boa-Nova da salvação.Nós vos pedimos.
– Senhor, protegei nossos jovens e adolescentes, das drogas, da prostituição, do abuso sexual, da violência familiar e social. Nós vos pedimos.
Presidente – Rezemos juntos por todos os jovens.
Lado A: Senhor, Vós colocais vossa esperança na juventude para a renovação da humanidade, por isso nós vos pedimos:
Lado B: Que as forças com que Vós cumulais os jovens possam se desenvolver e sejam empregadas para tornar o mundo melhor.
Lado A: Que o desejo de construir uma sociedade mais fraterna e mais verdadeira possa se realizar.
Lado B: Que sua generosidade não se esgote e seu ideal de bem persevere, apesar das decepções.
Lado A: Que cada um deles responda ao vosso apelo conforme o caminho que lhes traçais, e que realizem vosso plano sobre suas vidas.
Lado B: Que eles alicercem a juventude de sua idade na juventude de vossa graça, e que adiram fortemente a um Deus eternamente jovem.
Lado A: Que, com seu entusiasmo, façam renascer a esperança dos mais velhos e contribuam para reerguer as pessoas abatidas e desanimadas.
Lado B: Que conservem a coragem de dar e de servir e não caiam nas garras do egoísmo.
Todos: Que a sua sede de amor jamais se extinga, e que seu coração se abra cada vez mais para Vós e para todos os irmãos. Amém.
14. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – Evangelizar é grande graça e missão da Igreja. Para a Igreja, evangelizar não é apenas anunciar o Evangelho ao maior número de pessoas, mas fazer com que a Boa-Nova toque os corações a ponto de transformar vidas. Apresentemos ao altar do Senhor a caminhada de todos os jovens que sentiram a ação de Jesus e passaram a segui-lo e testemunhá-lo.
Neste momento, vários jovens da comunidade entram de mãos dadas e diante do altar formam um coração e apresentam o cartaz do Dia Nacional da Juventude, enquanto se canta:
1. Eu venho trazer meu recado, não tenho passado, mas sei entender. Um jovem foi crucificado por ter ensinado a gente a viver. Eu grito ao meu mundo descrente que eu quero ser gente, que eu creio na cruz. Eu creio na força do jovem que segue o caminho de Cristo Jesus.
NO PEITO EU LEVO UMA CRUZ, NO MEU CORAÇÃO, O QUE DISSE JESUS (bis).
15. CANTO DAS OFERENDAS
(onde houver Celebração da Palavra)
1. Estamos aqui, Senhor, viemos de todo lugar, trazendo um pouco do que somos pra nossa fé partilhar; trazendo o nosso louvor, um canto de alegria, trazendo a nossa vontade de ver raiar um novo dia.
2. Estamos aqui, Senhor, cercando esta mesa comum, trazendo idéias diferentes, mas em Cristo somos um. E quando sairmos daqui, nós vamos para voltar na força da esperança e na coragem de lutar.
(onde houver Celebração Eucarística)
1. A fé é compromisso que é preciso repartir em terra bem distantes ou em nosso próprio lar. Nós somos missionários: eis a nossa vocação. Jesus convida a todos, ai de mim se eu me calar.
NESTA MESA, Ó SENHOR, APRESENTAMOS PÃO E VINHO, DONS DA TERRA E DO TRABALHO. PELA IGREJA MISSIONÁRIA VOS LOUVAMOS. VEDE A MESSE QUE PRECISA DE OPERÁRIOS.
2. Há muitos consagrados anunciando sem temer, e tantos perseguidos dando a vida pela fé. Mas quem faz de sua vida um sinal de comunhão também dá testemunho, nos convida à conversão.
16. MOMENTO DE LOUVOR
Presidente – Louvemos ao Pai pela inquietude, pelo dinamismo, pela alegria, pela busca e participação de todos os jovens na vida de nossas comunidades para o anúncio do Reino.
Este canto é somente para Celebração da Palavra.
OLHA A GLÓRIA DE DEUS BRILHANDO, ALELUIA! (bis)
1. Nosso Deus é o artista do universo, é a fonte da luz, do ar, da cor. É o som, é a música, é a dança, é o mar jangadeiro e pescador, é o seio materno sempre fértil, é beleza, é pureza, é calor (bis).
ALELUIA! (ALELUIA!) ALELUIA! (ALELUIA!) VAMOS CRIAR QUE É PRA GLÓRIA DE DEUS BRILHAR!
2. Nosso Deus é caminho e caminhada do seu povo para a libertação. Onde quer que esteja o oprimido, é Deus que promove a redenção. Ele quebra as forças do tirano e garante a vitória da união! (bis)ALELUIA! (ALELUIA!) ALELUIA! (ALELUIA!) VAMOS LUTAR QUE É PRA GLÓRIA DE DEUS BRILHAR!
3. Nosso Deus está brilhando noite e dia pelos campos e praças do país. É presença na voz da meninada, que convoca um futuro mais feliz. É infinita razão de plena vida. Todo povo cantando hoje bem diz (bis). ALELUIA! (ALELUIA!) ALELUIA! (ALELUIA!) VAMOS CANTAR QUE É PRA GLÓRIA DE DEUS BRILHAR!
17. PAI NOSSO
Presidente – Obedientes à Palavra do Salvador e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer: PAI NOSSO…
18. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) – Irmãos e irmãs, saudemo-nos em Cristo Jesus. (sugestão: É BONITA DEMAIS…)
19. CANTO DE COMUNHÃO
1. “Ide ao mundo inteiro anunciar a toda criatura a Boa Nova.” Ide ser missionário ide evangelizar. Um mundo sedento e faminto, que espera esse vinho esse pão.
O PÃO DA VIDA, O PÃO DO AMOR, O PÃO DA UNIDADE, O PÃO VIVO DESCIDO DO CÉU. (bis)
2. Que todos os povos celebrem nessa refeição o amor, a alegria de sermos irmãos. Ide ser missionário, ide evangelizar. Um mundo sedento e faminto, que espera esse vinho esse pão.
3. Que todas as culturas se encontrem na fé e proclamem o que ensinou Jesus de Nazaré. Ide ser missionário, ide evangelizar. Um mundo sedento e faminto, que espera esse vinho esse pão.
20. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, frutifique em nós a vossa graça, a fim de que, preparados por vossos sacramentos, possamos receber o que prometeis. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM.
21. NOTÍCIAS E AVISOS
Onde for possível a comunidade prepara uma breve homenagem aos jovens.
22. BÊNÇÃO
Presidente – Que o Senhor da misericórdia e do perdão caminhe convosco. AMÉM.
-Que Ele vos dê um coração humilde e comprometido com o vosso Reino. AMÉM.
-Abençoe-vos o Deus da paz: PAI E FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM.
-Ide em paz com a missão de viver e anunciar o Reino e que o Senhor vos acompanhe. GRAÇAS A DEUS.
23. CANTO FINAL
1. Cantando com o jovem eu vou levando a vida. Cantando a esperança, a nova terra prometida. É triste perceber, que há jovem sem saber, valorizar a vida. Mas por outro lado eu me sinto feliz em saber que a juventude é o futuro do nosso país. É por isso que hoje canto, com o mundo não me espanto, sou no mundo um aprendiz.
2. Cantando com o jovem, semeando o amor, no jardim da alegria, buscar vida em cada flor. Vou seguindo meu destino, com sonhos de menino, com a bênção do Senhor. Na ternura das estrelas, na beleza do luar, vou fazendo a minha história, sem jamais desanimar. Um novo sol que hoje brilha, não é dor nem armadilha, é a razão do meu cantar.
LÁ, LAIA, LAIA, LAIA…
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
A primeira leitura é um diálogo do autor sagrado com Deus, contemplando a criação e refletindo sobre a relação que Deus estabelece com ela. O mundo inteiro é como um grão de areia diante de Deus. Ele é o criador de tudo, ama todas as coisas que criou e o contrário: porque ama, criou tudo. Quem ama não quer que se perca o que criou, mas sim que se salve. O amor de Deus às criaturas lhes confere valor e dignidade, Deus ama especialmente a vida e, sobretudo, a vida dos seres humanos. Se for preciso, Deus repreende com moderação, com intuito não de destruir, mas de salvar e ajudar o ser humano a encontrar o caminho da conversão e da vida. Deus não castiga para vingar-se; Deus pode usar um acontecimento para reorientar o ser humano ao caminho da vida. Nunca podemos perder a esperança do perdão, já que Deus não perde nunca a esperança de nosso arrependimento. Paulo pede a Deus por nós, para que Deus torne ativa nossa fé. Quando vivemos a fé que temos, Jesus Cristo é glorificado em nós e nós nele. Não nos cabe a preocupação sobre “o como e o quando” da segunda vinda de Cristo. É certo que acontecerá, mas mais importante do que saber a data é viver na firmeza e na constância do evangelho. Jesus está atravessando Jericó. Seu caminho já se aproxima da meta: Jerusalém. Lucas então apresenta Zaqueu. Zaqueu é um homem persistente: corre à frente da multidão e sobe numa árvore para ver Jesus. Esse esforço de Zaqueu mostra alguém que, de fato, quer ver Jesus. Ele sabe quem é este homem e, mais do que isso, sabe que é a ele que deve apresentar sua situação de vida para saber como obter a felicidade e a salvação. Jesus passa, olha para cima e chama Zaqueu, porque quer ficar na sua casa. Aqui está a conversão de Zaqueu: seu esforço de ver o Senhor é correspondido com um olhar divino que lhe transpassou o coração, ele foi tomado pela misericórdia divina! O homem recebe Jesus com alegria, promete dar a metade dos bens aos pobres e usar a outra metade para ressarcir quem foi por ele roubado, devolvendo quatro vezes mais. Jesus proclama em alta voz que a salvação entrou naquela casa e que foi justamente para isso que ele veio: para procurar e salvar o que estava perdido. A conversão de Zaqueu é admirável, já que se trata da conversão de um rico, sendo muito difícil que os ricos convertam-se com todas as consequências decorrentes. Ao que parece, Zaqueu não fica só nas boas intenções, mas passa decididamente à ação. Repartir, devolver o que se roubou com acréscimo. Zaqueu certamente deixou seu emprego e perdeu dinheiro acumulado. Encontrou, no entanto, a justiça e o amor em Cristo: realização humana e salvação eterna. Ao se encontrar com Jesus, Zaqueu muda de vida. Que sinais nós e nossa comunidade temos demonstrado do amor misericordioso de Deus entre nós?
LEITURAS DA SEMANA:
2ª feira: Fl 2,1-4; Sl 130; Lc 14,12-14
3ª feira: Sb3,1-9; Sl 41; Ap 21,1-5a.6b-7; Mt 5,1-12
4ª feira: Fl 2,12-18; Sl 26; Lc 14,25-33
5ª feira: Fl 3,3-8a; Sl 104; Lc 15,1-10
6ª feira: Fl 3,17–4,1; Sl 121; Lc 16,1-8
Sábado: Fl 4,10-19; Sl 111; Lc 16,9-15
Domingo: Ap 7,2-4.9-14; Sl 23; 1Jo 3,1-3; Mt 5,1-12a

XXXI  DOMINGO DO TEMPO COMUM    COR VERDE   CICLO C     ANO IMPAR   31 de Outubro de 2010. 
 “JESUS E ZAQUEU”
Irmãos e irmãs, reunidos para a Ceia do Senhor,  rezemos hoje de forma especial pelo Brasil, que realiza o segundo turno das eleições. Nesta Eucaristia, sonhemos com a nação reunida fraternalmente em torno da mesa que congrega  irmãos e faz de Jesus Cristo o centro da comunhão e da fraternidade. Peçamos a proteção de nossos santos e heróis da fé, sobretudo aqueles que ajudaram a fundar  a nação  brasileira e peçamos que intercedam por nós, para que não deixemos de sonhar e lutar por uma  cultura de fé e de uma civilização de amor.
Ato Penitencial:  Em Jesus Cristo, o justo, que intercede por nós e nos reconcilia com o Pai, abramos o nosso coração ao arrependimento e invoquemos confiantes a sua misericórdia. (pausa) Confessemos os nossos pecados, cantando.
Glória:  Louvemos ao Pai pela inquietude, pelo dinamismo, pela alegria, pela busca e participação de todos os jovens na vida de nossas comunidades para o anúncio do Reino cantando o Hino do Glória.
Entrada da Bíblia: 
Liturgia da Palavra: 1ª Leitura: (Sb 11, 22-12,2) A vida do homem é determinada pelo culto à divindade que ele adora.  (in Dehonianos)   
Salmo:  Sl 145(144)  “Bendirei eternamente vosso nome; para sempre, ó Senhor, o louvarei!”   (Proclamar até o versículo 12º)                                              
2ª Leitura: (2ªTs 1, 11-2,2)  Aqueles que proferiram injustiças perseguição e morte à Jesus Cristo, serão excluídos do Reino para sempre.
Evangelho: (Lc 19, 1-10)  Zaqueu é o exemplo para qualquer rico que deseja encontrar a salvação.  
Aclamação ao Evangelho:Aclamemos a boa nova cantando….  
Preces da Comunidade:
Ofertório: – Apresentemos ao altar do Senhor a caminhada de todos os jovens que sentiram a ação de Jesus e passaram a segui-lo e testemunhá-lo.    (motivar a oferta) Cantando….
Comunhão:   Demos graças ao Senhor porque hoje ele está entre nós para nos servir, entregando sua vida para resgatar a vida de cada um de nós
Mensagem Final: Quando vivemos a fé que temos, Jesus Cristo é glorificado em nós e nós nele. Não nos cabe a preocupação sobre “o como e o quando” da segunda vinda de Cristo. É certo que acontecerá, mas mais importante do que saber a data é viver na firmeza e na constância do evangelho. Jesus está atravessando Jericó. Seu caminho já se aproxima da meta: Jerusalém. Lucas então apresenta Zaqueu. Zaqueu é um homem persistente: corre à frente da multidão e sobe numa árvore para ver Jesus. Esse esforço de Zaqueu mostra alguém que, de fato, quer ver Jesus. Ele sabe quem é este homem e, mais do que isso, sabe que é a ele que deve apresentar sua situação de vida para saber como obter a felicidade e a salvação. Jesus passa, olha para cima e chama Zaqueu, porque quer ficar na sua casa. Aqui está a conversão de Zaqueu: seu esforço de ver o Senhor é correspondido com um olhar divino que lhe transpassou o coração, ele foi tomado pela misericórdia divina!

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …