Página Inicial / Notícias / Brasil tem nova Beata

Brasil tem nova Beata

Mais de 15 mil fiéis lotaram o ginásio Gigantinho, no sábado,  6, em Porto Alegre (RS), para a cerimônia de beatificação de Madre Bárbara Maix. A missa foi de apresentações artísticas e de dança que representaram a trajetória de Bárbara Maix, desde sua infância até o momento de sua morte, realizada por crianças e jovens, alunos de escolas católicas, e participantes de projetos sociais ligados a Congregação do Imaculado Coração de Maria, fundada pela agora beata.
No início da missa, o núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, fez a  leitura da Carta Apostólica, comunicando a beatificação de Madre Bárbara Maix. A cerimônia foi presidida pelo arcebispo de Porto Alegre, dom Dadeus Grings, e não pelo prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, dom Angelo Amato, que não pode vir por motivo de saúde. Dom Angelo enviou a homilia que foi lida por dom Dadeus. Segundo dom Amato, a Madre Maix, apesar de sua origem vianense, "tornou-se praticamente brasileira com os brasileiros".
"Sua figura não desapareceu na névoa do esquecimento, porque ela falou a língua evangélica da caridade, uma língua compreendida por todos, grandes e pequenos, cultos e ignorantes. É uma língua universal que atravessa os séculos", disse dom Amato.
O milagre descrito para a beatificação da Madre foi a cura do menino Onorino Ecker. Queimado por brasas em 1944, ele foi hospitalizado com queimaduras de terceiro grau e ficou em estado de choque. Segundo o relato, após um médico dizer que "somente um milagre" o salvaria, iniciou-se uma novena pela intercessão de Bárbara Maix. A criança se recuperou e deixou o hospital curada em 25 de julho. Atualmente com 69 anos, Onorino esteve presente à cerimônia de beatificação.
Saudação do papa
O papa Bento XVI, durante o Ângelus deste domingo, 7, em Barcelona (Espanha), recordou a cerimônia de beatificação da Madre no Brasil.
“Ontem [sábado], em Porto Alegre, Brasil, foi realizada a cerimônia de beatificação da Serva de Deus Maria Bárbara da Santíssima Trindade, fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Que a fé profunda e a ardente caridade com que ela seguiu Cristo suscitem em muitos o desejo de entregar por completo sua vida à maior glória de Deus e ao serviço generoso dos irmãos, especialmente dos mais pobres e necessitados”, disse o papa.
Dom Lorenzo Baldisseri
Antes da missa de beatificação, o núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, atendeu à imprensa, juntamente como arcebispo de Porto Alegre, dom Dadeus Grings. Segundo dom Lorenzo, “Bárbara Maix mostra à Igreja do Brasil que a santidade é possível”. Dom Dadeus, por sua vez, salientou a importância do acontecimento dentro do ano do centenário da Arquidiocese de Porto Alegre. Para a postuladora da Causa junto a Santa Sé, irmã Gentila Richetti, , o compromisso para a Congregação, após a beatificação, “é dar continuidade e levar adiante as obras deixadas por Madre Bárbara”.
História
Bárbara Maix nasceu em Viena, na Áustria, em 1818, mas a perseguição às ordens religiosas, movida pela revolução de 1848, fez com que ela e outras 21 companheiras fossem expulsas do país. Em maio de 1849, já no Brasil, a religiosa fundou a congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, no Rio de Janeiro, atuando nas áreas da educação e saúde dos órfãos, crianças e mulheres pobres
A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria está presente no Brasil e em mais oito países: Argentina, Estados Unidos, Paraguai, Venezuela, Moçambique, Bolívia, Itália e Haiti.
Madre Bárbara Maix viveu 14 anos na capital gaúcha e retornou ao Rio de Janeiro, onde morreu no dia 17 de março de 1873, aos 54 anos. Seus restos mortais estão depositados na Capela São Rafael, em Porto Alegre.

Procissão da Fugida e do Encontro

A Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá convida toda a Arquidiocese para participar …