Página Inicial / Notícias / A Coragem de anunciar Cristo

A Coragem de anunciar Cristo

O núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, lançou na tarde desta quarta-feira, 1, na sede da CNBB, em Brasília, o seu livro “A Coragem de anunciar Cristo – Caminho, Verdade e Vida”. Muitas autoridades civis e religiosas estiveram presentes para apreciar a cerimônia, entre elas o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha; o arcebispo de Brasília, dom João Braz de Aviz; o arcebispo emérito de Brasília, cardeal dom José Freire Falcão.

O presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, fez a abertura do evento saudando o núncio pela publicação e por escolher a sede da Conferência dos Bispos para fazer o lançamento. “É motivo de alegria para todos nós recebê-lo aqui. Sua presença reafirma nossa profunda comunhão com o papa Bento XVI”, disse dom Geraldo, que aproveitou a ocasião para relembrar alguns trabalhos importantes realizados por dom Lorenzo.

“A missão do núncio tem revelado grande apreço ao episcopado brasileiro. Lembro que ele gravou em 2007 o CD Florilégio Musical ao Piano, que teve recursos destinados para a Amazônia, desde 2002 ele já nomeou 125 novos bispos, um quarto do nosso episcopado; e destaco o seu empenho na assinatura do Acordo Brasil e Santa Sé”, pontuou o presidente da CNBB.

Em sua fala durante o lançamento, dom Lorenzo sublinhou que a sua obra tem como referência a Bíblia e textos patrísticos. Aconselhou tempo e reflexão para a leitura do livro. “A minha obra é um livro quase de bolso; um texto rico em referências bíblicas que requerem tempo para meditação. As palavras devem ser apreciadas gota a gota, como se sente o aroma e o sabor do vinho. Além de um testemunho é uma meditação na Palavra de Deus”, comentou o núncio.

Questionado sobre a motivação que o levou à escolha do título, “A Coragem de anunciar Cristo, caminho, verdade e vida”, dom Lorenzo disse que vem do próprio irmão e da coragem que todo cristão católico deve ter de se lançar no anúncio do Evangelho. “Os cristãos hoje precisam ter mais audácia, não sentir-se como um irmão menor, mas um irmão maior, consciente de ter a verdade e a força de poder anunciar. Não devemos ficar atrás, mas nos lançar muito mais, por isso eu falo de coragem”, explicou o autor.

O livro de dom Lorenzo foi publicado pela Paulus. Contém 41 homilias em 201 páginas, que tratam de diversos temas que tocam os desafios da Igreja no Brasil. As reflexões nasceram das missas presididas pelo religioso na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, nas suas viagens pelo país, nas Assembleias Gerais e na Nunciatura Apostólica.

Formação mensal para Catequistas

A coordenação arquidiocesana da Pastoral da Catequese convida para a formação mensal de catequistas que …