Página Inicial / Notícias / Viver a Esperança no Advento

Viver a Esperança no Advento

Fortalecer os corações para viver a esperança no advento, anima Bento XVI.

.- Este domingo ao meio dia (hora local) na Praça São Pedro, Bento XVI presidiu a oração mariana do Ângelus no marco litúrgico do 3° Domingo do Advento. Perante milhares de fiéis e peregrinos que o aguardavam, além de muitas crianças que levaram imagens do menino Jesus para serem abençoados pelo Papa, Bento XVI destacou o valor da constância e da confiança em Deus. Antes da oração Mariana, o Papa frisou que este domingo da alegria nos convida a reforçar o vigor interior que nos ajuda a preparar a vinda do Senhor com confiança operosa. Perante milhares de pessoas reunidas no Vaticano o Papa quis “sublinhar o valor da constância e da paciência, virtudes que faziam parte da bagagem normal dos nossos pais, mas que hoje são menos populares num mundo que exalta, sobretudo, a mudança e a capacidade de adaptar-se sempre a novas e diferentes situações”.

Segundo assinala a nota da Rádio Vaticano em português, o Santo Padre, citando o capítulo 5 da Carta de São Tiago, convidou a olhar para o agricultor que espera paciente o fruto precioso da terra, até receber a chuva do outono e da primavera.
"Sejam pacientes vocês também; fortaleçam os corações, pois a vinda do Senhor está próxima" – disse o Papa.

"O agricultor não é fatalista, mas é um modelo de uma mentalidade que une de forma equilibrada a fé e a razão, porque, por um lado, ele conhece as leis da natureza e faz bem o seu trabalho, e, por outro, confia na Providência, porque algumas coisas fundamentais não estão em suas mãos, mas nas mãos de Deus. A paciência e a constância são uma síntese entre o compromisso humano e a sua entrega a Deus" – acrescentou o Santo Padre.

"Fortaleçam seus corações" – diz a Sagrada Escritura. Quanto a isso, Bento XVI fez a seguinte pergunta: "Como podemos fortalecer o nosso coração fragilizado e que se tornou mais instável por causa da cultura em que vivemos? A ajuda não nos falta: é a Palavra de Deus, frisou ainda Bento XVI.

"De fato, enquanto tudo passa e muda a Palavra de Deus não passa. Se os acontecimentos da vida nos deixam desanimados e toda certeza parece desabar, temos uma bússola que nos orienta, temos uma âncora que nos ampara. E aqui nos é oferecido o modelo dos profetas, ou seja, daquelas pessoas que Deus chamou para que falem em seu nome" – ressaltou o pontífice.

O Santo Padre sublinhou que "o profeta encontra a sua alegria e a sua força na Palavra do Senhor, e enquanto os homens buscam, muitas vezes, a felicidade pelas ruas, o profeta anuncia a verdadeira esperança que não decepciona porque está fundamentada na fidelidade de Deus. Todo cristão, por causa do Batismo, recebeu a dignidade profética: possa cada um redescobri-la, alimentá-la com a assídua escuta da divina Palavra".

“Sem nada tirar a estes aspectos que são também qualidades do ser humano, o Advento chama-nos a potenciar aquela tenacidade interior, aquela resistência de espírito que nos permitem não desesperar na espera de um bem que tarda a chegar mas a esperá-lo, ou melhor, preparar a sua vinda com confiança ativa”, afirmou Bento XVI

Após a oração mariana, o Papa saudou em várias línguas os fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro. De maneira especial, o Pontífice saudou as crianças e os jovens de Roma que foram à praça por ocasião da tradicional bênção dos "Bambinelli", ou seja, das imagens do menino Jesus que serão postas nos presépios das famílias.
"Queridos jovens amigos, quando vocês colocarem o Menino Jesus na gruta ou na cabana, façam uma oração pelo Papa e por suas intenções" – disse Bento XVI às crianças e jovens.

Depois da saudação às crianças, seus pais, professores e catequistas, o Papa saudou os fiéis de língua portuguesa nas seguintes palavras:
"Saúdo com amizade os fiéis das paróquias de Barcarena e Milharado, no Patriarcado de Lisboa, e demais peregrinos de língua portuguesa. Agradecido pela presença orante, desejo que esta romagem confirme a vossa adesão a Cristo: confiai no seu poder, deixai agir a sua graça! Por modelo e protecção, tomai a Virgem Mãe."

Celebrações para o Senhor Bom Jesus de Cuiabá

Todos os caminhos levam ao Senhor Bom Jesus ! Com essa temática celebramos o padroeiro …