Página Inicial / Notícias / História Seminário Cristo Rei

História Seminário Cristo Rei

RESUMO HISTÓRICO DO SEMINÁRIO CRISTO REI
O Seminário Cristo Rei, foi uma obra idealizada e implantada pelo Arcebispo Dom Orlando Chaves com a intenção de ser um grande centro de formação cristã. Para tanto foi adquirido uma bela chácara de 120 hectares, que se estendia desde as margens do rio Cuiabá e se estendia até o planalto do aeroporto.
Em 1958 fora lançada sua pedra fundamental, precisamente no dia 7 de dezembro.

Alguns meses começaram os trabalhos de construção com os projetos do arquiteto Calixto de Jesus, o mesmo arquiteto da nova Basílica Nacional da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida; tendo como responsável pelos trabalhos da construção do novo seminário, o monsenhor Pio Sandri e o mestre de obra foi o senhor Eustáquio. Em 1962 estava pronta a "Entrada dos Seminaristas", com construção de algumas salas do primeiro pavilhão. Depois foi construída a parte principal para o funcionamento do educandário; porém a obra não foi concluída de acordo com o projeto original por falta de recursos. Num prédio menor ao fundo o Arcebispo mantinha as Irmãs Missionárias do Bom Jesus, que foi uma congregação fundada por Dom Orlando Chaves e tinha como carisma ajudar na manutenção do Seminário Cristo Rei.
O então Arcebispo, Dom Orlando Chaves, escolheu os salesianos para administrarem o seminário, os quais se desincumbiram de sua tarefa até1990.
O terreno do Seminário, que media 140 hectares, foi reduzido por ter sido cedido uma parte para a construção da casa do clero, outra para a empresa Sadia, e outras três partes para o município de Várzea Grande para a construção de três cohab’s, sendo que uma dessas cohab’s se tornaria hoje o bairro Cristo Rei.
O projeto idealizado foi reduzido mais ainda por ter sido cedido o prédio onde funcionava o seminário para uma faculdade particular, Univag, ficando o Seminário Cristo Rei instalado no prédio onde moravam as irmãs do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.
Em 1990, o Seminário passou para a administração dos diocesanos, e esteve nestes últimos anos sob reformas, com a ampliação de sua estrutura, com uma nova capela, um auditório, uma biblioteca e salas para a administração.Com a reforma física almeja-se um progresso espiritual na formação de um número maior de sacerdotes.

Procissão da Fugida e do Encontro

A Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá convida toda a Arquidiocese para participar …