Página Inicial / Animação Litúrgica / 21º Domingo do Tempo Comum

21º Domingo do Tempo Comum

Ano XXII – Nº 1346 – 21º Domingo do Tempo Comum (cor verde) – B – 26/08/2012
“A QUEM IREMOS? TU TENS PALAVRAS DE VIDA ETERNA.” (Jo 6,68)
Dia da Vocação Leiga e Dia do(a) Catequista
Na porta principal da Igreja, preparar um bonito painel lembrando o mês vocacional, dando destaque à vocação específica de cada domingo (hoje sobre os catequistas), e envolvê-los na celebração. Colocar também o tema da celebração bem legível. Para dar início à celebração, entoar o refrão abaixo de forma orante.
Aquele que vos chamou, aquele que vos chamou é fiel, é fiel. Fiel é aquele que vos chamou. (3x)
01. ACOLHIDA
Animador(a) – Irmãos e irmãs, sejam bem-vindos! Que alegria estarmos reunidos para celebrar a Páscoa do Senhor e a nossa vida de comunidade, renovando nossa fé e compromisso com o Deus vivo e verdadeiro! A liturgia de hoje nos convida por meio da Palavra de Deus a uma escolha decisiva, assumindo as consequências da missão.
Animador(a) – Hoje, concluindo o mês vocacional, comemoramos, de modo especial, a missão dos(as) catequistas e de todas as pessoas que assumem, com coragem e dedicação, a vocação batismal de se tornarem anunciadores do Reino de Deus em nossas comunidades. Alegres, cantemos.         Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
1 – Nossos corações em festa se revestem de louvor, pois, aqui se manifesta à vontade do Senhor, que nos quer um povo unido a serviço da missão, animado e destemido por amor e vocação!
Cristo, Mestre e Senhor, pois, eterno é seu amor. Nesta fonte de água viva somos hoje seus  convivas. (bis)
2 – Nossa Igreja necessita de mais fibra e mais vigor, e de gente que acredita no chamado do Senhor, que dê pão a quem tem fome e justiça a quem tem pão, e bendiga o seu nome por amor e vocação!
Presidente – Como família de Deus, façamos o sinal que nos reúne na fé, cantando. (à escolha)
Presidente – O Senhor que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e a constância de Cristo esteja convosco. Bendito seja Deus…
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – Diante de tantas injustiças, de infidelidade à fé professada, de discriminações sociais, peçamos perdão ao Deus da vida. (pausa)
1 – Por nossas fraquezas humanas, Senhor tende piedade. Por nosso injusto egoísmo, Senhor tende piedade.
Por nossas faltas de fé e de amor, piedade, piedade, Senhor! (bis)
2 – Porque eu não fui solidário, Senhor tende piedade. Porque fomos indiferentes, Senhor tende piedade.
Presidente – Deus de infinita bondade, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e  nos conduza à vida eterna. Amém.
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
– Cristo, tende piedade de nós. Cristo…
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
HINO DE LOUVOR
04. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, que unis os corações dos vossos fiéis em um só desejo, dai ao vosso povo amar o que ordenais e esperar o que prometeis, para que, na instabilidade deste mundo, fixemos os nossos corações onde se encontram as verdadeiras alegrias. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
05. ENTRADA DO LIVRO DA PALAVRA
Convidar os catequistas para realizar uma bela entrada do Livro da Palavra, ladeado por velas.
Fazei ressoar a Palavra de Deus em todo lugar! (bis)
1 – Na cultura, na história, vamos expressar, levando a Palavra de Deus em todo o lugar. Vamos lá!
2 – Na cultura popular, vamos catequizar, celebrando fé e vida em todo lugar. Vamos lá!
3 – O Evangelho é a Palavra, que Deus Pai proclamou. Só Ele é o Caminho, Verdade, Vida e amor.  Vamos lá!
4 – Juventude, caminho aberto, vamos construir, fraternidade, renovação, vamos transmitir. Vamos  lá!
06. LEITURA DO LIVRO DE JOSUÉ (24, 1-2a.15-17.18b)
07. SALMO RESPONSORIAL (33)
Provai e vede quão suave é o Senhor! (bis)
– Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!
– O Senhor pousa seus olhos sobre os justos, e seu ouvido está atento ao seu chamado; mas Ele volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança.
– Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta. Do coração atribulado Ele está perto e conforta os de espírito abatido.
– Muitos males se abatem sobre os justos, mas o Senhor de todos eles os liberta. Mesmo os seus
ossos Ele os guarda e os protege, e nenhum deles haverá de se quebrar.
– A malícia do iníquo leva à morte, e quem odeia o justo é castigado. Mas o Senhor liberta a vida
dos seus servos, e castigado não será quem Nele espera.
08. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS EFÉSIOS (5, 21-32)
09. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia! Aleluia! Aleluia! (bis)
1 – Ó Senhor, vossas palavras são espírito e vida; as palavras que dizeis, bem que são de eterna vida.
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO (6, 60-69)
11. PARTILHA DA PALAVRA
12. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – Professemos nossa fé, no Deus vivo e verdadeiro: Creio em Deus…
13. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Ao Pai, apresentemos, confiantes, os nossos pedidos. Senhor, atendei-nos!
– Senhor, concedei ao Papa Bento XVI, nosso bispo e todo o clero, muita sabedoria para que proclamem diante de todos os homens a Palavra de vida eterna de Jesus Cristo. Nós vos pedimos.
– Senhor, fortalecei todos os catequistas de nossa Diocese, que hoje celebram o seu dia, para que não desistam diante das dificuldades e descubram que servir ao vosso Reino é lutar por vida em abundância para todos. Nós vos pedimos.
– Senhor, iluminai todos os batizados que ainda não assumiram sua vocação para os serviços e ministérios de nossa Igreja e dai-lhes coragem para acolher o projeto de salvação que lhes é oferecido. Nós vos pedimos.
Presidente – Rezemos juntos a Oração do Catequista.
Senhor, como os discípulos de Emáus, somos peregrinos. Vem caminhar conosco! Dá-nos teu Espírito, para que façamos da catequese caminho para o discipulado. Transforma nossa Igreja em comunidades orantes e acolhedoras, testemunhas de fé, de esperança e caridade. Abre nossos olhos para reconhecer-te nas situações em que a vida está ameaçada. Aquece nosso coração, para que sintamos sempre a tua presença. Abre nossos ouvidos para escutar a tua Palavra, fonte de vida e missão. Ensina-nos a partilhar e comungar do Pão, alimento para a caminhada. Permanece conosco! Faz de nós discípulos missionários, a exemplo de Maria, a discípula fiel, sendo testemunhas da tua Ressurreição. Tu que és o Caminho para o Pai. Amém.
14. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Este momento é próprio para Celebração da Palavra.
Animador(a) – Jesus convida todos a assumirem o seu projeto de vida e salvação. Muitos se dedicam de modo incansável, vivendo sua vocação batismal nos mais variados ambientes em que atuam: na escola, no trabalho, na família, na política e em outros.
Animador(a) – Apresentemos ao altar do Senhor, a vida e a disposição de todos os(as) catequistas, que se colocam à serviço da nossa comunidade, para anunciar a Palavra, evangelizando: as crianças, jovens e adultos, para juntos, construirem o projeto de Deus.
Enquanto o refrão é cantado, entram os(as) catequistas da comunidade e se colocam ao redor da mesa do
altar, de mãos dadas.
Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui Senhor! Pra fazer tua vontade, pra viver no teu amor (bis)
Eis-me aqui, Senhor!
15. CANTO DAS OFERENDAS
(Onde houver celebração da Palavra)
1 – A Ti meu Deus, elevo meu coração, elevo as minhas mãos, meu olhar, minha voz. A Ti meu Deus, eu quero oferecer, meus passos e meu viver, meus caminhos, meu sofrer.
A tua ternura, Senhor, vem me abraçar! E a tua bondade infinita me perdoar! Vou ser o teu seguidor e te dar o meu coração. Eu quero sentir o calor de tuas mãos.
2 – A Ti meu Deus, que és bom e que tens amor. Aos pobres e ao sofredor, vou servir e esperar. Em Ti, Senhor, humildes se alegrarão. Cantando a nova canção de esperança e de paz.
(onde houver Celebração Eucarística)
1 – Deus prepara uma mesa farta, rica em alimentos, plena de beleza. Faz no mundo sua moradia e enfeita a vida com a natureza.
Bens da terra, frutos do trabalho, neste pão e vinho, vimos ofertar dons da vida, frutos do chamado, feitos oferendas, neste santo altar. Recebe, Senhor! Ô, ô, ô, recebe, Senhor! Recebe Senhor! Ô, ô, ô, recebe, Senhor!
2 – Deus convida toda a humanidade a fazer da vida sua vocação. Pois, seu Filho, dom da santidade é o doador e a doação.
PAI NOSSO
Presidente – Rezemos com fé e confiança, a oração que Jesus nos ensinou. Pai Nosso…
18. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) – Na alegria de comemorarmos hoje, o dia do(a) catequista, saudemo-nos com um
abraço fraterno. (canto à escolha)
19. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – “Dai-lhes vós mesmos de comer”, a quem tem fome, a quem tem sede, dai vós mesmos de beber. Não me agrada quem somente diz meu nome e não ajuda seu irmão sobreviver.
Eu sou o pão que dá a vida. Meu sangue é a bebida que vai te saciar. Eu sou também o irmão pobre que teu amor descobre no sim que vais me dar.
2 – “Dai-lhes vós mesmos de comer”, o pão da vida e pra beber dai o sangue. A doação, a sede, a
fome deixam a gente comovida, não pode o povo conviver na privação.
3 – “Dai-lhes vós mesmos de comer”, a quem precisa de alimento, moradia e proteção. O desperdício e, de forma decisiva, o consumismo deixam muitos sem o pão.
4 – “Dai-lhes vós mesmos de comer”, a quem procura fortalecer o ideal. Do seguimento Eu sou a
fonte de bondade e com ternura Eu dou a vida para ser o alimento.
5 – “Dai-lhes vós mesmos de comer”, à multidão que peregrina como ovelha sem pastor. Que nós
possamos implorar de coração, “o pão da vida dai-nos sempre Deus de amor!”
20. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, Vossa Palavra de vida que o povo vem buscar, alimenta e fortifica a vida em comunidade. Que este alimento de amor una nossos corações e nos leve a Vos servir em cada irmão e irmã. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
21. NOTÍCIAS E AVISOS

22. BÊNÇÃO
Presidente – Deus Pai, que em Cristo manifestou a verdade e a sua caridade, vos torne testemunhas do Evangelho e do seu amor no mundo. Amém!
– Abençoe-vos o Deus da vida: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém!
– Anunciai com alegria o nome do Senhor! Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
23. CANTO FINAL
1 – Um dia escutei teu chamado, divino recado, batendo no coração deixei deste mundo as promessas e fui bem depressa no rumo de tua mão.
Tu és a razão da jornada, Tu és minha estrada, meu guia e meu fim! No grito que vem do meu povo te escuto de novo chamando por mim!
2 – Os anos passaram ligeiro, me fiz um obreiro do Reino de paz e amor. Nos mares da vida navego, às redes me entrego, tornei-me teu pescador.
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
Na primeira leitura Josué organiza a assembleia de Siquém e questiona o povo sobre a qual Deus quer servir. E o povo decide servir ao Deus da vida, aderindo com liberdade e alegria, abandonando os ídolos que geram a morte. Quando o povo e suas lideranças forem capazes de discernir e escolher entre o Deus que promove a vida e os ídolos que provocam e geram a morte, então é que teremos a vida e os bens da criação partilhados entre todos. Paulo exemplifica como viver a proposta de Jesus na família, no testemunho do casal cristão, no amor e no respeito mútuo. Estabelece uma mesma relação de compromisso no amor, entre Cristo e a Igreja. Assim, aqueles que decidem segui-Lo, também devem ter dedicação, respeito e demonstrar, em suas atitudes, escolhas e ações, imenso amor por Ele. No Evangelho, vemos que após os sinais realizados, o anúncio e as propostas de Jesus, alguns discípulos o abandonam, porque acham duras suas palavras e exigentes suas propostas. Quando os discípulos são questionados por Jesus, Pedro fala pelo grupo, que decide acompanhá-lo: “A quem iremos, Senhor. Tu tens palavras de vida eterna. Seguir Jesus impõe condições que nem todos aceitam.Servir o Senhor da vida é penoso e exigente, e podemos sucumbir à tentação de “ir embora” e largar o seguimento. Nós, também, ouvindo o Evangelho e meditando sobre a mensagem de Cristo, experimentamos, às vezes, um grande entusiasmo e outras vezes vimos as nossas esperanças sendo desfeitas. Jesus não veio para satisfazer nossa vontade, mas para pedir um compromisso: segui-Lo e viver sua proposta. A sociedade em que vivemos, tem sempre sugestões atraentes para nos fazer desistir de acompanhar a proposta do Senhor, na defesa da vida, no seguimento dos valores éticos, na promoção de uma cultura de paz, mas se queremos ser discípulos missionários, mesmo que haja dificuldades, precisamos nos fortalecer na própria comunidade, como fez Pedro, ficando unido junto a Jesus. Quais são os ídolos que geram a morte de nosso povo? O que significa servir ao Deus verdadeiro na sociedade, hoje?

LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: 2Ts 1,1-5.11b-12; Sl 95; Mt 23,13-22
3ª feira: 2Ts 2,1-3a.14-16; Sl 95; Mt 23,23-26
4ª feira: Jr 1,17-19; Sl 70; Mc 6,17-29
5ª feira: 1Cor 1,1-9; Sl 144; Mt 24,42-51
6ª feira: 1Cor 1,17-25; Sl 32; Mt 25,1-13
Sábado: 1Cor 1,26-31; Sl 32; Mt 25,14-30
Domingo: Dt 4,1-2.6-8; Sl 14; Tg 1,17-18.21b-22.27; Mc 7,1-8.14-15.21-23

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …