Página Inicial / Notícias / Assembleia Regional de Catequese

Assembleia Regional de Catequese

Com a frase motivadora “a porta da fé, que introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja, está sempre aberta para nós. É possível cruzar este limiar, quando a Palavra de Deus é anunciada e o coração se deixa plasmar pela graça que transforma” realizou-se nos dias 23 a 25 de novembro de 2012, no Centro Nova Evangelização, em Cuiabá, a Assembléia Regional de Catequese. Contou com a participação de nove das dez dioceses num total de 49 participantes entre coordenadores diocesanos e paroquiais de catequese.
A mesma teve com objetivo: “Juntos refletir o caminho da catequese em sintonia com o conhecimento da Palavra de Deus e o jeito em que celebrar a fé na perspectiva da iniciação à vida cristã.

Na noite do dia 23 de novembro aconteceu a apresentação dos participantes, a celebração de abertura e a organização da assembléia. Na manhã de sábado os trabalhos se iniciaram com a celebração da eucaristia. Após os participantes se reuniram para os trabalhos do dia iniciando com partilha sobre as questões: Como estão organizadas as equipes diocesanas de catequese e quais as ações concretas que obtivemos a partir do estudo 97 da iniciação a vida cristã? Após o plenário como maior incidência sobressaiu: a organização das equipes, o investimento no estudo e formação, a elaboração de material próprio para catequese e os primeiros passos e sinais de iniciação à vida cristã na catequese no Regional Oeste 2.

Como continuação dos trabalhos Dom Juventino Kestering encaminhou o estudo sobre “novos passos para uma catequese de iniciação cristã” e na parte da tarde, Osmindo Pereira e Ir. Maria Helena Teixeira aprofundou o tema: “O processo de Educação da Fé de adolescente e de adulto”. Na noite de sábado todos participaram de um tempo de confraternização.
O domingo iniciou com a celebração da eucaristia. Os trabalhos se reiniciaram com a síntese do encontro: Que compromissos vamos assumir a partir da proposta do Regional na catequese. Todos enfocaram na direção da iniciação à vida cristã e o fortalecimento da formação dos catequistas. Também na manhã do domingo aconteceu a eleição da nova Coordenação Regional de Catequese que assim ficou composta: Coordenadora: Ir. Maria Helena Teixeira, de Sinop; vice-coordenadora: Sarvelina Maria Nicolodi, de Diamantino e Secretária Rosely Gomes da Silva, de Rondonópolis.
A assembléia foi marcada por um clima de busca, de partilha e de oração. Todos retornaram para suas dioceses com ânimo e esperança de fazer acontecer os primeiros passos rumo à catequese de iniciação à vida cristã.

Celebrações para o Senhor Bom Jesus de Cuiabá

Todos os caminhos levam ao Senhor Bom Jesus ! Com essa temática celebramos o padroeiro …