Página Inicial / Notícias / Comissão Especial para os Bispos Eméritos

Comissão Especial para os Bispos Eméritos

CNBB cria Comissão Especial para os Bispos Eméritos

A Presidência da CNBB criou nesta quarta-feira, 19 de dezembro, a Comissão Especial para os Bispos Eméritos. Esta é a terceira comissão especial da Conferência, uma vez que já conta com uma para acompanhar a realização da Missão Continental e outra para a Amazônia. Segundo o documento oficial de criação, a Comissão Especial para os Bispos Eméritos terá como atribuições: "acompanhar os bispos eméritos; apoiar e dar assistência aos mesmos; ser elo de comunicação entre os bispos e bispos eméritos;atender às necessidades dos eméritos que não sejam supridas pelas respectivas dioceses".
Veja a íntegra do documento que cria, oficialmente, a Comissão Especial.
Brasília/DF, 19 de outubro de 2012
A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, no exercício de suas atribuições e nos termos do Art. 49,k do Estatuto Canônico da CNBB, nomeia a COMISSÃO ESPECIAL PARA OS BISPOS EMÉRITOS constituída pelos seguintes membros:
Bispos:
Dom Geraldo Cardeal Magela Agnelo – Presidente
Dom Albano Cavalin
Dom Lelis Lara, C.S.s.R
Dom Angélico Sandalo Bernardino
Dom Augusto Alves da Rocha
Dom Esmeraldo de Farias
Secretário:
Pe. Valdecir Ferreira
Ligada à Presidência da CNBB, a Comissão terá como atribuições: acompanhar os bispos eméritos; apoiar e dar assistência aos mesmos; ser elo de comunicação entre os bispos e bispos e os bispos eméritos; atender às necessidades dos eméritos que não sejam supridas pelas respectivas dioceses.
Cardeal Raymundo Damasceno de Assis – Arcebispo de Aparecida (SP) – Presidente da CNBB
José Belisário da Silva – Arcebispo de São Luis (MA) – Vice-Presidente da CNBB
Leonardo Ulrich Steiner – Bispo Auxiliar de Brasília (DF) – Secretário Geral da CNBB

Pe. Felipe Santos toma posse como novo Pároco em Nobres