Página Inicial / Animação Litúrgica / 2º Domingo do Tempo Comum

2º Domingo do Tempo Comum

ANO C – XXIII – Nº 1371 – 2º Domingo do Tempo Comum – cor verde – 20/01/2013
NO CASAMENTO DE CANÁ, DE ÁGUA EM VINHO FEZ JESUS,
MANIFESTANDO A SUA GLÓRIA.
Preparar o espaço celebrativo com simplicidade, colocando em destaque uma jarra com vinho em uma bandeja enfeitada com flores. Para dar início à celebração, cantar o refrão meditativo.
Seja bendito quem chega, seja bendito quem chega, trazendo paz, trazendo paz, trazendo a
paz do Senhor.
01. ACOLHIDA
Animador(a) – Irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos para celebrarmos o mistério de nossa fé e a vida de nossa comunidade. Hoje, recordando o dia em que Jesus, o Filho amado do Pai, começou a revelar sua identidade de Messias, Esposo da humanidade, somos convidados a acolher na fé, os sinais da presença amorosa do Senhor e estarmos sempre atentos, como estava Maria, nos fatos do nosso dia-a-dia e da vida da comunidade. Com alegria, cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
Toda a terra te adore, ó Senhor do Universo, os louvores do Teu nome cante o povo em seus versos!
1 – Venham todos, com alegria, aclamar nosso Senhor, caminhando ao seu encontro, proclamando seu louvor. Ele é o Rei dos reis e dos deuses o maior.
2 – Glória ao Pai que nos acolhe e a seu Filho Salvador. Igualmente, demos glória ao Espírito de
amor. Hoje e sempre, eternamente, cantaremos seu louvor.
Presidente – Reunidos no amor da Trindade Santa, façamos o sinal da nossa fé. Em nome do Pai…
Presidente – A graça de Deus, nosso Pai, o amor de Jesus e a força do Espírito Santo estejam
convosco. Bendito seja Deus…
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – Irmãos e Irmãs, em Jesus Cristo, o justo, que intercede por nós e nos reconcilia com o Pai, abramos o nosso espírito ao arrependimento para sermos dignos de aproximarmo-nos da mesa do Senhor. (pausa)
– Senhor, que sois a plenitude da verdade e da graça, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós!
– Cristo, que vos tornastes pobre para nos enriquecer, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós!
-Senhor, que viestes para fazer de nós o vosso povo santo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós!
Presidente – Deus de bondade e ternura tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
04. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus de amor infinito, que chamastes toda a humanidade para reunir-se em Cristo, Senhor e Esposo da Igreja, fazei que, participando desta celebração, experimentemos a força transformadora do vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
HINO DO GLÓRIA
Presidente – Glorifiquemos ao Pai que não abandona seu povo e é eternamente fiel às promessas, rezando o Hino do Glória.
Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o Santo, só vós, o Senhor, só vós, o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
Sem nenhum comentário, a assembleia senta-se e o leitor(a) proclama a leitura.
05. LEITURA DO LIVRO DO PROFETA ISAÍAS (62, 1-5)
06. SALMO RESPONSORIAL (95)
Cantai ao Senhor Deus um canto novo, manifestai os seus prodígios entre os povos! (bis)
– Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei
seu santo nome!
– Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do
universo seus prodígios!
– Ó família das nações, dai ao Senhor, ó nações, dai ao Senhor poder e glória, dai-lhe a glória que é devida ao seu nome! Oferecei um sacrifício nos seus átrios.
– Adorai-o no esplendor da santidade, terra inteira, estremecei diante dele! Publicai entre as nações:
“Reina o Senhor!” pois os povos Ele julga com justiça.
07. LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO PAULO AOS CORÍNTIOS (12, 4-11)
08. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia!
1 – No casamento de Caná, de água em vinho fez Jesus, manifestou-lhes a sua glória e seus
discípulos creram na luz! (bis)
09. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO (2, 1-
11)
10. PARTILHA DA PALAVRA
11. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – Iluminados pela Palavra de Deus, professemos nossa fé. Creio em Deus Pai…
12. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Ao Deus de bondade que nos chama à mudança de vida, supliquemos confiantes.
– Senhor, iluminai a Vossa Igreja para que seja sinal profético e anunciadora da justiça,
denunciando o descaso e a indiferença das autoridades para com o sofrimento do povo. Nós vos
pedimos.
– Senhor, protegei os casais para que conservem a aliança matrimonial a exemplo da fidelidade de vosso Filho com o seu povo. Nós vos pedimos.
– Senhor, dai-nos coragem para que, deixando de lado nosso comodismo, possamos assumir a
missão que recebemos no batismo, servindo à comunidade de acordo com os diferentes dons que recebemos de vós. Nós vos pedimos.
– Senhor, abençoai a Paróquia de Novo Brasil e todas as comunidades que nesta semana celebram a festa do seu padroeiro, São Sebastião, que por sua intercessão possam surgir muitas e santas vocações na comunidade. Nós vos pedimos.
Presidente – Atendei, Pai Santo, as preces da vossa Igreja aqui reunida. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
13. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Este momento é próprio para Celebração da Palavra.
Animador(a) – Jesus nos convida a contribuir com a nossa parte para devolver alegria à festa da
vida, e Maria ensina como se faz: estar presente, prestar atenção e fazer o que Ele diz.
Apresentemos ao altar do Senhor nossa disposição em ser vinho novo para transformar a realidade em nossas famílias e em nossas comunidades, seguindo o exemplo de Jesus e Maria.
Um casal apresenta uma bandeja enfeitada com flores, um recipiente transparente com vinho e um cacho de uvas (onde for possível) enquanto canta-se.
1 – Muitos cachos de uva, se tornaram vinho. Hoje são teu sangue, força no caminho. Muitos cachos de uva, se tornaram vinho.
Toma Senhor, nossa vida em ação para mudá-la em fruto e missão. Toma Senhor, nossa vida em ação para mudá-la em missão.
14. CANTO DAS OFERENDAS
(Onde houver Celebração da Palavra)
No teu altar, Senhor, coloco a minha vida em oração.
1 – A alegria de te amar e ser amado, quero em tuas mãos depositar.
2 – O desejo de ser bom e generoso faz-me viver com mais amor.
3 – Os amigos que me deste e que são teus, tudo entrego a ti, Senhor.
(Onde houver Celebração Eucarística)
1 – Minha vida tem sentido cada vez que eu venho aqui, e te faço o meu pedido de não me esquecer  de Ti. Meu amor é como este pão, que era trigo que alguém plantou, depois colheu; e depois tornou-se salvação, e deu mais vida e alimentou o povo meu.
Eu te ofereço este pão! Eu te ofereço meu amor.
2 – Minha vida tem sentido cada vez que venho aqui, e te faço o meu pedido de não me esquecer de Ti. Meu amor é como este vinho que era fruto, que alguém plantou, depois colheu, e depois encheu-se de carinho e deu mais vida e saciou o povo meu.
Eu te ofereço vinho e pão! Eu te ofereço meu amor.
PAI NOSSO
Presidente – Obedientes à Palavra do Salvador e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer: Pai Nosso…
17. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) – Na alegria da festa da vida, saudemo-nos com um gesto fraterno.
Paz, paz, paz, eu te desejo a paz e a luz. (bis) Não do jeito do mundo, mas do jeito de Jesus. (bis)
Paz, paz, paz, eu te desejo a paz. Luz, luz, luz, eu te desejo a luz. (bis) Do jeito de Jesus.
18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – Na mesa da Eucaristia, o amor se faz doação a um povo que vive e partilha, trabalha e constrói mundo irmão.
Comigo irá cear, o pão da vida ter quem até o fim fiel permanecer!
2 – Na mesa da Eucaristia, lugar do encontro de iguais há um povo que quer a justiça, que sonha
com um mundo de paz.
3 – Na mesa da Eucaristia, divina lição de amar. Há um povo que sofre e caminha pra vida com
alegria gerar.
4 – Na mesa da Eucaristia, não deve haver divisão. Um povo que exclui outro povo, irmão que
abandona outro irmão.
5 – Na mesa da Eucaristia, miséria não pode existir, pois povo que aqui se alimenta, quer pão e amor dividir.
19. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, vós nos alegrastes com o vinho novo da vossa Palavra (e da comunhão). Dai-nos sabedoria para vermos os sinais do vosso amor e força para abraçarmos com entusiasmo a missão que nos confiastes. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
20. NOTÍCIAS E AVISOS
21. REFLETINDO O ANO DA FÉ (Ler para a assembleia)
O Vaticano divulgou a Carta Apostólica na qual o Papa Bento XVI proclama o “Ano da Fé”. O
documento intitulado “Porta Fidei” – Porta da Fé, foi assinado pelo Pontífice em 11 de outubro de
2012. Segundo o Papa, a iniciativa de celebrar o “Ano da Fé” tem como objetivo “precisamente dar um renovado impulso à missão de toda a Igreja de conduzir os homens para fora do deserto em que muitas vezes se encontram, rumo ao lugar da vida, a amizade com Cristo, que nos dá sua vida em plenitude”. O Ano da Fé teve início em 11 de outubro de 2012, 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II e o aniversário de 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, e terminará em 24 de novembro de 2013, solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo. “Será um momento de graça e de empenho para uma sempre mais plena conversão a Deus, para reforçar nossa fé n’Ele e para anunciá-Lo com alegria ao homem do nosso tempo. Nesta perspectiva, o Ano da Fé é convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo”.
(Porta Fidei, nn. 1 e 4)
22. BÊNÇÃO
Presidente – Deus todo-poderoso, vos abençoe na sua bondade e infunda em vós a sabedoria da
salvação. Amém.
– Abençoe-vos o Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– Como discípulos missionários de Jesus Cristo, ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
23. CANTO FINAL
1 – Se caminhar é preciso, caminharemos unidos, e nossos pés, nossos braços, sustentarão nossos passos. Não mais seremos a massa, sem vez, sem voz, sem história, mas uma Igreja que vai em esperança solidária.
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
A primeira leitura e o Evangelho servem-se da imagem do casamento para apresentar as relações entre Deus e o seu povo. O profeta Isaías promete que Jerusalém, destruída e abandonada, se tornará novamente a esposa amada pelo seu Deus. É uma palavra de esperança para manter a confiança do povo e sua fé na fidelidade de Deus que ama seu povo como um esposo fiel.O Salmo 96(95) expressa um clima de festa porque Deus governa o mundo com retidão, justiça e fidelidade. A segunda leitura trata de um tema atual para as nossas comunidades: os carismas. Estes foram comunicados por Deus a cada um de nós para que possamos servir melhor aos irmãos. Quando os carismas são utilizados deste modo, na comunidade reinam o amor, a alegria e a paz. O evangelho deste domingo é um resumo que mostra o significado da obra, vida e morte de Jesus para a humanidade. O casamento de Caná é um anúncio convocador para a adesão a Cristo É o primeiro dos sinais que João escolhe para apontar o significado mais profundo da missão de Jesus.São estes os sinais que manifestam a presença do “vinho” dado por Jesus. Hoje, de tantas maneiras a humanidade busca usufruir da festa da vida. Mas, o povo em grande parte, está de talhas vazias; a religião quando desligada da vida não alimenta a comunhão com Deus. Falta vinho bom também em nossas talhas! Jesus pode transformar nosso vinho em vinho novo com sabor de sabedoria, solidariedade, justiça, bondade, verdade, cuidado com a vida, com as pessoas, com o meio ambiente, com as águas e nossa mãe Terra! Uma fé e uma esperança nos acompanham: “Vinho melhor foi guardado para hora que já chegou!” Da Palavra de Deus, do projeto de Jesus Cristo beberemos “novos céus e nova terra!” Jesus continua presente para salvar nossa festa. Ele preenche nossas carências e fragilidades com o vinho de sua ação libertadora e entrega eucarística de sua vida.

LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: Hb 5,1-10; Sl 109; Mc 2,18-22
3ª feira: Hb 6,10-20; Sl 110; Mc 2,23-28
4ª feira: Hb 7,1-3.15-17; Sl 109; Mc 3,1-6
5ª feira: Hb 7,25-8,6; Sl 39; Mc 3,7-12
6ª feira: At 22,3-16; Sl 116; Mc 16,15-18
Sábado: 2Tm 1,1-8; Sl 95; Lc 10,1-9
Domingo: Ne 8,2-4a.5-6.8-10; Sl 18; 1Cor 12,12-30; Lc 1,1-4; 4, 14-21

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …