Página Inicial / Animação Litúrgica / 2º Domingo da Quaresma

2º Domingo da Quaresma

ANO C – XXIII – Nº 1377 – 2º Domingo da Quaresma – cor roxa – 24/02/2013
“ESTE É O MEU FILHO, O ESCOLHIDO. ESCUTAI O QUE ELE DIZ!” (Lc 9,35)
01. ACOLHIDA
Enquanto as pessoas vão chegando, a equipe de canto vai repassando os hinos que serão cantados na celebração, especialmente os novos. Preparar o espaço celebrativo conforme as orientações da Quarta-Feira de Cinzas.
Eis o tempo de conversão, eis o dia da salvação: ao Pai voltemos, juntos andemos. Eis o tempo de conversão! (bis)
Animador(a) – Irmãos e irmãs, nos reunimos hoje para celebrarmos o Mistério Pascal, nossa fé e
nossa vida. Sejam todos bem-vindos! Neste 2º Domingo da Quaresma, Jesus se transfigura diante de seus discípulos, e o Pai nos convida a acolher o que seu Filho Amado tem a nos dizer. A CF 2013 com o tema “Eis-me aqui, envia-me”, mostra-nos que a Igreja, tem a responsabilidade de defender e de promover a vida de todos. Com esta nova cultura desafiadora, ela é chamada a se posicionar na perspectiva do anúncio, da denúncia, da motivação, da co-responsabilidade, da divulgação da justiça. Alegres por estarmos juntos em comunidade, cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
1- Senhor, Deus de nossos pais, aqui estamos. Teu amor, alegres, vimos celebrar. Tua graça, que nos salva, nós buscamos, nossa vida colocamos neste altar.
Somos povo da Aliança, caminhando na esperança, conduzidos por tua mão! Com os pés no chão da vida, rumo à Pascoa tão querida, te pedimos conversão!
2 – Nesta casa, reunidos em família, aprendemos o valor da oração, do jejum que nos educa na
partilha, do amor, que faz a gente ser irmão.
Presidente – Reunidos no amor de Deus, que se manifestou em Jesus Cristo, façamos o sinal da
nossa fé. Em nome do Pai…
Presidente – A graça e a paz de Deus, nosso Pai, o amor de Jesus Cristo, nosso Senhor e a força do Espírito Santo, estejam convosco. Bendito seja Deus…
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – Estar atentos ao que Jesus nos diz nos leva a cuidar uns dos outros, em especial do irmão faminto e necessitado, e a tomar uma posição diante de tantas outras situações que pedem de nós uma resposta cristã. Em silêncio, pensemos em nossos pecados e omissões. (pausa)
Coloquemo-nos de joelhos diante da cruz e peçamos perdão, cantando.
1 – Pecador, agora é tempo de pesar e de temor: serve a Deus, despreza o mundo, já não sejas
pecador!
2 – Neste tempo sacrossanto o pecado faz horror: contemplando a cruz de Cristo, já não sejas
pecador!
3 – Passam meses, passam anos, sem que busques teu Senhor: como um dia para o outro, assim
morre o pecador!
4 – Pecador arrependido, pobrezinho pecador, vem, abraça-te contrito com teu Pai, teu Criador!
Presidente – Deus da vida e misericordioso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
– Cristo, tende piedade de nós. Cristo…
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
04. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, que nos mandastes ouvir o vosso Filho amado, alimentai nosso espírito com a vossa Palavra para que, purificado o olhar de nossa fé, nos alegremos com a visão da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Sem nenhum comentário o(a) leitor(a) proclama a leitura.
05. LEITURA DO LIVRO DO GÊNESIS (15, 5-12.17-18)
06. SALMO RESPONSORIAL (26)
O Senhor é minha luz e salvação. (bis)
– O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei?
– Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo, atendei por compaixão! Meu coração fala convosco confiante, é vossa face que eu procuro.
– Não afasteis em vossa ira o vosso servo, sois vós o meu auxílio! Não me esqueçais nem me
deixeis abandonado, meu Deus e Salvador!
– Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!
07. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS FILIPENSES (3, 17-4,1)
08. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Jesus Cristo, sois bendito, o Ungido de Deus Pai. (bis)
1 – Numa nuvem resplendente fez ouvir a voz do Pai: Eis meu Filho muito amado, escutai-o todos
vós!
09. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS
(9, 28b-36)
10. PARTILHA DA PALAVRA
11. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – Respondendo ao convite do Senhor, professemos a nossa fé. Creio em Deus Pai…
12. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Iluminados pela transfiguração de Jesus, elevemos ao Pai as nossas súplicas pela Igreja, pelo mundo e por nós mesmos.
– Senhor, acompanhai a vossa Igreja para que confiando em Vós, como Abraão, ensine a fé que
devemos proclamar e viver. Nós vos pedimos.
– Senhor, ajudai nosso Bispo Dom Décio, os presbíteros, os diáconos, os religiosos(as) e os leigos(as), para que a exemplo dos apóstolos que viram Jesus Transfigurado, possam escutar, acolher e anunciar o que Ele diz. Nós vos pedimos.
– Senhor, iluminai as pessoas que se preparam para o batismo, para que percorram este tempo
quaresmal como caminho de conversão e renasçam para uma vida nova em Cristo. Nós vos pedimos.
Presidente – Rezemos a Oração da CF 2013.
Todos – Pai Santo, Vosso Filho Jesus, conduzido pelo Espírito e obediente à Vossa vontade, aceitou a cruz como prova de amor a humanidade. Convertei-nos e, nos desafios deste mundo, tornai-nos missionários a serviço da evangelização da juventude.
Presidente – Para anunciar o Evangelho como projeto de vida;
Todos – Enviai-nos, Senhor.
Presidente – Para ser presença geradora de fraternidade;
Presidente – Para sermos profetas em tempos de mudança;
Presidente – Para promover a sociedade da não violência;
Presidente – Para salvar a quem perdeu a esperança;
Presidente – Para…
13. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – Quaresma é tempo propício para a conversão. No entanto, esta conversão não se
limita ao tempo da Quaresma, mas deve produzir frutos que a testemunhem e que permaneçam para a vida eterna. A Campanha da Fraternidade 2013 coloca em evidência a jovialidade e a alegria, pois, existem muitos problemas no mundo, mas os jovens olham para frente. E eles têm o direito de olhar com esperança para o futuro. Apresentemos ao altar do Senhor, as alegrias, as lutas, a garra de nossos jovens em busca de um mundo mais justo e mais solidário, transfigurando-se no dia a dia de sua caminhada.
Um grupo de jovens, neste momento, coloca-se ao redor do altar com os braços erguidos, enquanto se
canta:
Estou aqui, meu Senhor, sou jovem, sou teu povo! Eu tenho fome de justiça e de amor, quero ajudar a construir um mundo novo. Estou aqui, meu Senhor, sou jovem, sou teu povo! Para formar a rede da fraternidade, e um novo céu, uma nova terra, a tua vontade.
14. CANTO DAS OFERENDAS
(Onde houver Celebração da Palavra)
1 – Sê bendito, Senhor, para sempre pelos frutos das nossas jornadas! Repartidos na mesa do Reino, anunciam a paz desejada!
Senhor da vida, tu és a nossa salvação! Ao prepararmos a tua mesa, em ti buscamos ressurreição!
2 – Sê bendito, Senhor, para sempre pelos mares, os rios e as fontes! Nos recordam a tua justiça, que nos leva a um novo horizonte!
(Onde houver Celebração Eucarística)
Com o pão e com o vinho nossa oferta apresentamos, nossa vida e missão, em tua Palavra
renovamos.
1 – Ofertamos os nossos ouvidos e abrimos o nosso coração pra acolhermos a tua Palavra e
sentirmos a transformação.
2 – Ofertamos as nossas famílias, onde tua Palavra é luz, juventude, infância, velhice, todo aquele
que abraça a Cruz.
PAI NOSSO
Presidente – Com amor e confiança rezemos como Jesus nos ensinou. Pai Nosso…
17. MOMENTO DA PAZ
Animador(a) – A paz é obra da justiça, supõe e exige a instauração de uma ordem justa que possibilite a realização humana e permita que todas as pessoas sejam sujeito da própria história.
Rezemos em silêncio pela paz.
Durante o tempo da Quaresma pode-se omitir o abraço da paz para realizá-lo com mais alegria no Tempo
Pascal.
18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – Ó Pai, teu povo busca vida nova, na direção da Páscoa de Jesus. Em nossa fronte, o sinal das
cinzas na caminhada, vem ser força e luz!
Provai e vede como Deus é bom, feliz de quem no seu amor confia! Em Jesus Cristo se faz
graça e dom, se faz Palavra e Pão na Eucaristia.
2 – Quando, na vida, andamos no deserto, e a tentação vem nos tirar a paz, a fortaleza e a palavra certa em Ti buscamos, Deus de nossos pais.
3 – Peregrinamos entre luz e sombras, a cruz nos pesa, o mal nos desfigura, mas na oração e na
Palavra achamos a tua graça, que nos transfigura.
19. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, obrigado por este encontro. Fortalecidos pela vossa Palavra (e pela comunhão), nos sentimos transfigurados e felizes. Ficai sempre conosco, Senhor, e acompanhai-nos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
20. NOTÍCIAS E AVISOS
21. GESTO CONCRETO DA CF 2013
Sugestão: O Conselho e as equipes, movimentos e pastorais que trabalham com a juventude, realizem uma gincana bíblico-catequética com os jovens da sua comunidade, utilizando-se do YOUCAT (Catecismo Jovem da Igreja Católica).
22. BÊNÇÃO
Presidente – O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós!
– Deus, Pai de misericórdia, concedei a todos vós como concedeu ao Filho Pródigo a alegria do
retorno a casa. Amém.
– Abençoe-vos o Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
23. CANTO FINAL
1 – Para salvar a quem perdeu a esperança, serei a força, plena luz a te guiar. Por tua voz eu falarei, tem confiança, não tenhas medo, novo Reino a chegar!
Estou aqui, meu Senhor, sou jovem, sou teu povo! Eu tenho fome de justiça e de amor, quero ajudar a construir um mundo novo. Estou aqui, meu Senhor, sou jovem, sou teu povo! Para formar a rede da fraternidade, e um novo céu, uma nova terra, a tua vontade.
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
O Evangelho de hoje nos mostra um modo de revelar quem é Jesus. Ele nos faz perceber que Jesus é mais do que os sentidos humanos normalmente conseguem captar: Ele participa da Glória de Deus. A presença de Moisés e Elias também não é um acaso: eles estão ali para comunicar que Jesus se insere na continuação e na culminância da história da aliança feita com Israel. As palavras que vêm do céu são semelhantes às que aparecem no Batismo de Jesus: Este é meu Filho, o Escolhido, escutem o que Ele diz. Elas nos remetem para o mistério de Deus, que nos ultrapassa. É importante reverenciar o Mistério, mas seria uma pena se isso nos paralisasse e nos desligasse da tarefa de construir um mundo melhor, exigência do próprio Evangelho. Pedro, Tiago e João têm uma reação até normal, compreensível. Querem ficar ali onde se manifestou algo maravilhoso, junto de Deus, na companhia de Jesus, Moisés e Elias, deixando os problemas concretos bem longe, lá embaixo, onde a vida normal continuava. Ainda hoje, é comum que muita gente faça da Igreja o que aqueles três queriam fazer no Monte Tabor: um lugar de refúgio, perto do sagrado poder de Deus e longe das ocorrências do cotidiano. É claro que há momentos em que todo mundo precisa de uma “dose extra” de abrigo na Casa do Senhor. Igreja pode servir para isso também: é lugar de alimentação, de restauração de forças, de repouso para os aflitos… mas não é para ficarmos aí estacionados. Vida cotidiana e Igreja se interligam: levamos constantemente para uma o que vivemos na outra.
REFLETINDO A CF 2013
Objetivo geral: Acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para
seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz.
Objetivos específicos:
1- Propiciar aos jovens um encontro pessoal com Jesus Cristo a fim de contribuir para sua vocação de discípulo missionário e para a elaboração de seu projeto pessoal de vida;
2- Possibilitar aos jovens uma participação ativa na comunidade eclesial, que lhes seja apoio e
sustento em sua caminhada, para que eles possam contribuir com seus dons e talentos;
3- Sensibilizar os jovens para serem agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor e do bem comum.
(Extraído do Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2013)

LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: Dn 9,4b-10; Sl 78; Lc 6,36-38
3ª feira: Is 1,10-20; Sl 49; Mt 23,1-12
4ª feira: Jr 18,18-20; Sl 30; Mt 20,17-28
5ª feira: Jr 17,5-10; Sl 1; Lc 16,19-31
6ª feira: Gn 37,3-4.12-13a.17-28; Sl 104; Mt 21,33-43.45-46
Sábado: Mq 7,14-15.18-20; Sl 102; Lc 15,1-3.11-32
Domingo: Ex 3,1-8a.13-15; Sl 102; 1Cor 10,1-6.10-12; Lc 13,1-9

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …