Página Inicial / Animação Litúrgica / 3º Domingo da Páscoa

3º Domingo da Páscoa

Ano C  3º Domingo da Páscoa – cor branca ou dourada – 14/04/2013
QUANDO TEMOS FÉ NO RESSUSCITADO, SERVIMOS COM ALEGRIA E ENTUSIASMO
Preparar um lugar de destaque para o Círio Pascal próximo à pia batismal ou um recipiente com água benzida na Vigília Pascal. Colocar em lugar de destaque a imagem ou quadro de Jesus Ressuscitado. Antes de iniciar a celebração, cantar de forma orante o refrão meditativo.
Luz radiante, luz de alegria, luz da glória, Cristo Jesus! (bis)
1 – Cante o céu, cante a terra e os mares à vitória, a glória da cruz!
01. ACOLHIDA
Animador(a) – Queridos irmãos e irmãs, sejam bem-vindos! Estamos reunidos para celebrar nossa páscoa semanal, pela força do amor de Jesus Ressuscitado. A liturgia deste domingo ensina-nos que a comunidade cristã tem por missão testemunhar e concretizar o projeto que Jesus iniciou. Recorda-nos também que Jesus, vivo e ressuscitado, acompanhará sempre a sua Igreja em missão, vivificando-a com sua presença e orientando-a com sua Palavra. Confiantes no Deus que ressuscitou Jesus, cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
Verdadeiro homem novo ressurgiu da cruz: ressuscitou Jesus. (bis)
1 – Eis a Páscoa para toda humanidade, aleluia! Eis a Páscoa eis a grande novidade no Senhor,
aleluia! Tempo novo onde Cristo ressuscita aleluia! Nova história onde o homem participa no
Senhor, aleluia!
2 – Luz que brilha, ilumina nossos passos, aleluia! Força nova que sustenta nossa vida no Senhor,
aleluia! Água viva no batismo nos renova, aleluia! Caridade é o sinal que nos aprova no Senhor,
aleluia!
Presidente – Celebrando a nossa fé no Cristo Ressuscitado, façamos o sinal da nossa fé, cantando. (à escolha)
Presidente – A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, nosso irmão, estejam sempre
convosco. Bendito seja Deus…
03. ATO PENITENCIAL (KYRIE)
Presidente – Neste dia em que celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, também nós somos convidados a morrer ao pecado e ressurgir para uma vida nova. (pausa)
O ministro do batismo ou alguém da equipe eleva o recipiente com água benta, enquanto o presidente reza a oração. Logo após, asperge a assembleia, enquanto se canta.
Presidente – Ó Deus, bendito sejais pela água que fecunda a terra e dá vida a toda vossa criação. Ela não apenas refaz as nossas forças, mas é sinal de que nos renovais interiormente em vossa aliança. Por esta água, venha sobre nós o vosso Espírito, para fazer de nós criaturas novas, agora e para sempre. Amém.
Lavados na fonte viva do lado aberto de Cristo, transpomos, vitoriosos, as portas do Paraíso! Aleluia! Aleluia! (bis)
Presidente – Deus de infinita bondade tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos
conduza à vida eterna. Amém.
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
– Cristo, tende piedade de nós. Cristo…
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
HINO DO GLÓRIA
Presidente – Glorifiquemos a Deus pela ressurreição de Jesus Cristo e por todos nós que seguimos os seus passos.
Glória, glória, glória a Deus nas alturas e na terra paz aos homens. (bis)
1 – Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso, nós vos louvamos, nós vos bendizemos,
nós vos adoramos, nós vos glorificamos.
2 – Nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito. Senhor
Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai.
3 – Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo,
acolhei a nossa súplica.
4 – Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o Santo, só vós o Senhor, só vós o Altíssimo, Jesus Cristo. Com o Espírito Santo na glória de Deus Pai.
OREMOS
Presidente – Ó Deus, vossa Igreja tem mais vigor e força quando se reúne, se alimenta de vossa
Palavra e partilha sua vida e os sinais de ressurreição que a transformam. Protegei a cada um de nós aqui reunidos e concedei que possamos um dia completar a nossa páscoa, chegando à vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Sem nenhum comentário, a assembleia senta-se e canta o refrão.
A Palavra está perto de ti, em tua boca, em teu coração! (bis)
05. LEITURA DOS ATOS DOS APÓSTOLOS (5, 27b-32.40b-41)
06. SALMO RESPONSORIAL (29)
O Salmo deve ser cantado ou proclamado do Lecionário.
Eu vos exalto, ó Senhor, porque Vós me livrastes. (bis)
– Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes, e não deixastes rir de mim meus inimigos! Vós tirastes minha alma dos abismos e me salvastes, quando estava já morrendo!
– Cantai salmos ao Senhor, povo fiel, dai-lhe graças e invocai seu santo nome! Pois sua ira dura
apenas um momento, mas sua bondade permanece a vida inteira; se à tarde vem o pranto visitar-nos, de manhã vem saudar-nos a alegria.
– Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade! Sede, Senhor, o meu abrigo protetor! Transformastes o meu pranto em uma festa, Senhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos!
07. LEITURA DO LIVRO DO APOCALIPSE DE SÃO JOÃO (5, 11-14)
08. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia! Aleluia! Aleluia! (bis)
1 – Jesus Cristo ressurgiu, por quem tudo foi criado; ele teve compaixão do gênero humano.
09. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO
(21, 1-19)
10. PARTILHA DA PALAVRA
11. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – Com a certeza de Pedro que diz: “Senhor, tu conheces tudo, e sabes que eu te amo”, professemos a nossa fé. Creio em Deus Pai…
12. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Como comunidade reunida na presença do Ressuscitado, elevemos a Deus os nossos pedidos, cantando: Vossa Igreja vos pede, ó Pai! Senhor, nossa prece escutai.
– Deus de bondade, dai sabedoria a Vossa Igreja, para que guie e oriente o seu rebanho a não
desanimar e a continuar a missão de avançar para as águas mais profundas. Nós vos pedimos.
-Deus de bondade, abri nossos olhos e nossos corações, para que percebamos sua presença amorosa no meio de nossas lutas e aparentes fracassos e nos firme na missão. Nós vos pedimos.
– Deus de bondade, fortalecei todos os jovens e a cada um de nós aqui reunidos, para que
continuemos a colocar em prática todos os ensinamentos da Campanha da Fraternidade deste ano. Nós vos pedimos.
– Deus de bondade, convertei o nosso coração, para que possamos respeitar os nossos irmãos
indígenas em sua cultura, sua terra, sua dignidade e em seus direitos. Nós vos pedimos.
Presidente – Acolhei, Pai de bondade, os pedidos de vossa comunidade aqui reunida. Por Cristo,
nosso Senhor. Amém.
13. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – As comunidades cristãs, devem ter consciência nítida de que o êxito da missão
cristã passa pelo esforço humano e principalmente, da presença viva do Senhor Jesus. É preciso
ouvir a sua Palavra atentamente para não cair na tentação do desânimo diante das perseguições.
Apresentemos ao altar do Senhor o nosso esforço de tornar nossa comunidade um espaço de
partilha dos dons e dos bens na convivência do amor fraterno entre todos.
Um casal de jovens apresenta um coração contendo o nome da comunidade e a frase: “Eis-me aqui, enviame!”
Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui Senhor! Pra fazer tua vontade, pra viver no teu amor (bis)
eis-me aqui, Senhor!
14. CANTO DAS OFERENDAS
1 – Neste dia preparamos o banquete do Cordeiro: uma grande alegria reinará no mundo inteiro!
Partilhamos, nesta mesa, o nosso amor como gesto que afugenta pranto e dor: eis a prece
favorável, ó Senhor, que se eleva como incenso, nosso louvor!
2 – Que o amor seja agradável qual perfume precioso e o prazer da convivência seja fruto saboroso!
3 – Permaneçam a esperança, mais a fé e a caridade, e vejamos, neste mundo, novo chão, nova
cidade!
 PAI NOSSO
Presidente – Rezemos, confiantes, a oração que Jesus nos ensinou. Pai Nosso…
CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
O pão de Deus é o pão da vida que do céu veio até nós. Ó Senhor, nós vos pedimos: dai-nos sempre deste pão. (bis)
1 – O pão que eu vos dou é a minha própria carne para a vida do mundo.
2 – Eu sou o pão da vida. Quem come deste pão viverá eternamente.
3 – Se comerdes minha carne e beberdes o meu sangue, tereis a vida em vós.
4 – No deserto, vossos pais comeram o maná, mas morreram todos eles.
5 – Quem come a minha carne e bebe o meu sangue, fica em mim e eu nele.
6 – Meu corpo é a comida e meu sangue é a bebida que alimenta a vida eterna.
7 – Quem come a minha carne e bebe o meu sangue, eu o ressuscitarei.
8 – Quem come a minha carne e bebe o meu sangue viverá sempre por mim.
9 – Eu sou o pão da vida; quem vem a mim não mais terá fome ou terá sede.
10 – Quem come a minha carne e bebe o meu sangue, terá a vida eterna.
19. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, promessa de paz, bendito sejais pela Palavra (e pela Comunhão). Animados por esta celebração, dai-nos a graça de viver e trabalhar por vosso Reino, na alegria da Páscoa de Jesus, vosso Filho, nosso Senhor. Amém.
20. NOTÍCIAS E AVISOS
21. REFLETINDO O ANO DA FÉ (ler para a assembleia)
Segundo o Papa Bento XVI, o Ano da Fé é convite para uma autêntica e renovada conversão ao
Senhor, único Salvador do mundo. No mistério da sua morte e ressurreição, Deus revelou
plenamente o Amor que salva e chama os homens à conversão por meio da remissão dos pecados
(At 5,31). É o amor de Cristo que enche os nossos corações e nos impele a evangelizar. Hoje como outrora, Ele envia-nos pelas estradas do mundo para proclamar o seu Evangelho a todos os povos da terra (Mt 28,19). Com seu amor, Jesus Cristo atrai para si os homens de cada geração: em todo o tempo, Ele convoca a Igreja confiando-lhe o anúncio do Evangelho. A fé cresce e transforma toda existência humana, quando é vivida como experiência de um amor recebido e é comunicada como experiência de graça e de alegria. A fé torna-nos fecundos porque alarga o coração com a esperança. Por conseguinte, só acreditando é que a fé cresce e se revigora; não há outra possibilidade de adquirir certeza sobre a própria vida, senão abandonar-se nas mãos de um amor que se experimenta cada vez maior, porque tem sua origem em Deus. (Porta Fidei, n. 7)
22. BÊNÇÃO
Presidente – Que o Deus todo-poderoso vos abençoe neste tempo pascal e vos proteja contra todo pecado. Amém.
– Aquele que vos renova para a vida eterna, pela ressurreição do seu Filho, vos enriqueça com o
dom da imortalidade. Amém.
– Abençoe-vos Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– Levai a todos a alegria do Ressuscitado. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
23. CANTO FINAL
1 – Cristo é minha vida, Cristo é o meu viver, Ele me amou e mandou que eu ame você.
2 – Não pode amar Deus quem não ama o seu irmão, não serve para Deus quem não serve o seu
irmão.
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
As leituras de hoje nos faz entender que, apesar de Jesus estar na glória do Pai, está sempre
conosco, orientando-nos com a sua Palavra. E quando seguimos estas orientações, sempre
alcançamos resultados extraordinários. O texto do Apocalipse destaca as dificuldades e as lutas que a comunidade cristã deve enfrentar para manter-se fiel à Palavra de seu Mestre. Este texto quer reanimar a fé das comunidades no Cordeiro imolado, quer dar esperança e força para superar as tentações e o desânimo diante das perseguições. Na segunda leitura vemos que os apóstolos, liderados por Pedro, dão testemunho do Mestre até o sofrimento e a tortura. Eles, depois de fazerem uma profunda experiência do Ressuscitado, se identificam com o Senhor, a ponto de vibrarem com os sofrimentos e a cruz. Com coragem, Pedro proclama para o sumo sacerdote: “É preciso obedecer a Deus, antes que aos homens” e alegram-se “por terem sido considerados dignos de injúrias” e perseguições por causa do nome de Jesus. No Evangelho, João nos apresenta os discípulos cansados e desanimados por causa do fracasso da pesca. Muitas vezes nós também desanimamos por não alcançarmos o sucesso esperado nas nossas iniciativas pastorais. Repete-se conosco o que aconteceu com os discípulos: não fomos vivificados pela Palavra do Ressuscitado. Devemos entender que Jesus está sempre conosco, todos os dias, até o fim do mundo. A fé nos conduz à certeza de que ele continua fazendo ouvir a sua voz, chamando-nos, falando-nos, indicando-nos o caminho a seguir. O banquete, com o qual se fecha a narrativa da pesca milagrosa, é o símbolo da conclusão da história da salvação. Toda a comunidade cristã é convocada a apresentar o peixe, o fruto do seu trabalho. O pão é sempre oferecido gratuitamente por Jesus. A Eucaristia é o pão que o Ressuscitado parte e quer que todos os irmãos dividam. É o próprio Cristo que continua presente, vivo, alimentando nossa fé com o pão da sua Palavra e da Eucaristia. Ele nos chama a cada celebração eucarística a sentar com Ele, e nos convida: “vinde comer”. Jesus é o próprio Deus que toma conta, com dedicação e ternura, do seu rebanho. Por isso, os discípulos e também nós devemos fazer o mesmo. E devemos fazê-lo com amor, com gratuidade, oferecendo nossa vida pela felicidade de todos. A ação pastoral não é reservada apenas para alguns. Na Igreja de Cristo, cada um deve cuidar bem dos irmãos. Somos realmente pastores dos nossos irmãos? Tomamos conta deles com o mesmo cuidado com que o pastor cuida do seu rebanho e com o mesmo amor com que Deus cuida de nós?

LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: At 6,8-15; Sl 118; Jo 6,22-29
3ª feira: At 7,51-59; Sl 30; Jo 6,30-35
4ª feira: At 8,1-8; Sl 65; Jo 6,35-40
5ª feira: At 8,26-40; Sl 65; Jo 6,44-51
6ª feira: At 9,1-20; Sl 116; Jo 6,53-60
Sábado: At 9,31-42; Sl 115; Jo 6,60-69
Domingo: At 13,14.43-52; Sl 99; Ap 7,9.14b-17; Jo 10,27-30

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …