Página Inicial / Animação Litúrgica / SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO

SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO

Ano C – XXIII – Nº 1394 – cor branca ou dourada – 30/05/2013
SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO
EUCARISTIA: EIS O MISTÉRIO DA FÉ!
01. ACOLHIDA E AMBIENTAÇÃO
Preparar o espaço celebrativo dando enfoque ao Ano da Fé e a Campanha da Fraternidade 2013. A  equipe de acolhida recebe as pessoas que vão chegando com muito carinho, e o grupo de canto entoa os hinos da celebração. Iniciando a solenidade, crianças e adolescentes que estão se preparando para a Iniciação Eucarística, incensam o espaço celebrativo e a assembleia. Enquanto se canta de forma orante, convidar todos à interiorização e adoração. Pode-se realizar uma bonita coreografia com o canto.
Eu sou o pão que vem do céu, quem crer em mim irá viver!
1 – Nós reconhecemos o Senhor, partindo o pão, mistério de amor, a nossa refeição.
2 – O Senhor Jesus no Sacramento nos deixou memorial da cruz: morte e ressurreição.
3 – Tão grande mistério adoramos, neste altar, que nossa fé sustente o nosso caminhar!
4 – Ao povo de Deus, lá no deserto, sem pão, sem lar, Deus fez cair do céu comida salutar.
5 – Todos se assentaram, todos comeram, até fartar, glória e louvor a Deus, que vem nos saciar!
6 – Corpo do Senhor é o pão que temos no altar e o vinho consagrado é o sangue redentor.
Animador(a) – Queridos irmãos e irmãs, sejam bem-vindos a esta celebração! Hoje, Deus nos reúne para festejar Jesus Cristo na Eucaristia, a nova e eterna aliança que firmou com a humanidade. Nesta solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, somos convidados como cristãos batizados a anunciar o Evangelho na fidelidade a Cristo e aos irmãos. A Eucaristia é, por excelência, “mistério de fé”. A fé da Igreja alimenta-se, de modo particular, da mesa da Eucaristia. Vivendo em plenitude esta solenidade, em comunhão com o Pai e com os irmãos, cantemos.
Procissão de entrada: crucifixo, velas, Círio Pascal, Lecionário (ou Bíblia), leitores, ministros e presidente.
02. CANTO INICIAL
1 – Venham celebrar a vida, Cristo nos convida para a refeição. O alimento que nós precisamos aqui encontramos nesta comunhão.
É festa, é Eucaristia, venham com alegria para celebrar. Jesus Cristo nos convida a mesa, se faz alimento pra nos saciar. (bis)
2 – Na imensidão da messe Cristo não esquece de nos convidar, precisa de mais operários pra sua colheita se multiplicar.
3 – Sementes de fraternidade, paz e caridade vamos semear. No coração da humanidade, o pão da unidade vamos cultivar.
Presidente – Reunidos no amor de Cristo como comunidade nascida de seu coração aberto na cruz, façamos o sinal da nossa fé, cantando.
T.: Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo. Amém!
Pres.: A graça do Cristo, o Amor de Deus Pai, o Espírito Santo co’a gente. Amém!
T.: Amém! Aleluia! Amém! Aleluia! Amém! Aleluia! Aleluia! Amém!
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – Para bem celebrarmos o Mistério de nossa fé, peçamos a conversão do coração, fonte de reconciliação e comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs. (pausa) Arrependidos, peçamos perdão, cantando.
1 – Pelas dores deste mundo, ó Senhor, imploramos piedade a um só tempo geme a criação, teus
ouvidos se inclinem ao clamor desta gente oprimida. Apressa-te com tua salvação!
A tua paz, bendita e irmanada co’a justiça, abraça o mundo inteiro. Tem compaixão! O teu
poder sustente o testemunho do teu povo. Teu Reino venha a nós! Kyrie Eleison! Christe
Eleison! Kyrie Eleison!
Presidente – Deus rico em misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
04. HINO DO GLÓRIA
Presidente – Na alegria de juntos celebrarmos esta solenidade, entoemos o Hino do Glória. Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos Céus, Deus Pai todo-poderoso: nós vos louvamos, vos bendizemos, vos adoramos, vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo, só Vós, o Senhor, só Vós, o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai, na glória de Deus Pai. Amém. (5x)
05. ORAÇÃO
Presidente – Senhor Jesus Cristo, neste admirável sacramento nos deixastes o memorial da vossa paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério do vosso Corpo e do vosso Sangue, para que possamos colher continuamente os frutos da vossa redenção. Vós que sois Deus, com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Amém.
As leituras sejam proclamadas sem comentários, de forma orante, fazendo um breve instante de silêncio
após cada uma delas.
06. LEITURA DO LIVRO DO GÊNESIS (14, 18-20)
07. SALMO RESPONSORIAL (109)
Tu és sacerdote eternamente segundo a ordem do rei Melquisedec! (bis)
– Palavra do Senhor ao meu Senhor: “Assenta-te ao lado meu direito até que eu ponha os inimigos teus como escabelo por debaixo de teus pés!”
– O Senhor estenderá desde Sião vosso cetro de poder, pois Ele diz: “Domina com vigor teus
inimigos;
– Tu és príncipe desde o dia em que nascestes; na glória e esplendor da santidade, como o orvalho, antes da aurora, Eu te gerei!” Jurou o Senhor e manterá sua palavra: “Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem do rei Melquisedec!”
08. LEITURA DA PRIMEIRA CARTA DE SÃO PAULO AOS CORÍNTIOS (11, 23-26)
09. SEQUÊNCIA DE CORPUS CHRISTI
Da mesa da Palavra, duas pessoas entoam a sequência abaixo, preferencialmente do Lecionário.
– Terra, exulta de alegria, louva teu Pastor e guia com teus hinos, tua voz!
– Hoje a Igreja te convida: ao pão vivo que dá vida vem com ela celebrar!
– Este pão, que o mundo o creia! Por Jesus, na santa ceia, foi entregue aos que escolheu.
– Quão solene a festa, o dia, que da santa Eucaristia nos recorda a instituição!
– O que o Cristo fez na ceia, manda à Igreja que o rodeia repeti-lo até voltar.
– Faz-se carne o pão de trigo, faz-se sangue o vinho amigo: deve-o crer todo cristão.
– Alimento verdadeiro, permanece o Cristo inteiro quer no vinho, quer no pão.
– Bom Pastor, pão de verdade, piedade, ó Jesus, piedade, conservai-nos na unidade, extingui nossa orfandade, transportai-nos para o Pai!
10. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, aleluia, aleluia. (bis)
1 – Eu sou o pão vivo descido do céu; quem deste pão come, sempre, há de viver!
11. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS
(9, 11b-17)
12. PARTILHA DA PALAVRA
13. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – No Deus Uno e Trino que nos ama, professemos nossa fé. Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos; Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai; por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus: (todos de inclinam) e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém.
14. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Elevemos nossas preces ao Deus que nos dá o Cristo, Pão vivo que desceu do céu,
cantando: Vossa Igreja vos pede, ó Pai! Senhor, nossa prece escutai!
– Senhor, abençoai a vossa Igreja, o Papa Francisco, nossos bispos e padres, para que, presidindo a celebração da Eucaristia, renovem a presença sacramental de Jesus em nosso meio. Nós vos pedimos.
– Senhor, iluminai todas as crianças e adultos que se preparam para a Iniciação Eucarística, para que tenham um grande amor a Jesus e aos irmãos e a força necessária para vencer as dificuldades desta vida. Nós vos pedimos.
– Senhor, ajudai-nos para que a nossa participação no Corpo e Sangue do vosso Filho nos ensine a viver sempre em comunhão em nossas comunidades, especialmente com os jovens, libertando-nos das divisões. Nós vos pedimos.
– Senhor, fortalecei-nos no combate à fome e à miséria, e aumentai em nós a solidariedade com os doentes e os que sofrem, para construirmos uma sociedade onde todos sejam irmãos e tenham sua dignidade respeitada. Nós vos pedimos.
– Senhor, protegei as comunidades da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus, de Guaraná, que
celebram a festa de seu padroeiro, para que sejam cada vez mais fortalecidas na fé, na unidade e no testemunho do Ressuscitado. Nós vos pedimos.
Presidente – Deus, nosso Pai, que nos dais o alimento que permanece para a vida eterna, acolhei nossos pedidos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
15. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Este momento é próprio para Celebração da Palavra.
Animador(a) – Ao celebrar a Eucaristia, o Espírito Santo se manifesta sobre as oferendas dos fiéis na Igreja, que de certo modo inclui a oferta de toda pessoa que faz uma autêntica entrega amorosa de si. O pão oferecido a homens e mulheres, capacita-os à vivência e promoção da comunhão e da caridade, sob a força da Santíssima Trindade. Apresentemos ao altar do Senhor o fruto do nosso trabalho, sinal de solidariedade para com os mais necessitados de nossas comunidades.
Realizar um gesto concreto de solidariedade depositando diante do altar agasalhos, fraldas e outros.
16. CANTO DAS OFERENDAS
(Onde houver Celebração da Palavra)
1 – Bendito sejas, ó Rei da glória! Ressuscitado Senhor da Igreja! Aqui trazemos as nossas ofertas.
Vê com bons olhos nossas humildes ofertas, tudo que temos, seja pra Ti, ó Senhor!
2 – Vidas se encontram no altar de Deus, gente se doa, dom que se imola. Aqui trazemos as nossas ofertas!
3 – Maior motivo de oferenda, pois, o Senhor ressuscitou, para que todos tivessem vida.
(Onde houver Celebração Eucarística)
1 – Ofertas singelas, pão e vinho sobre a mesa colocamos, sinal do trabalho que fizemos e aqui
depositamos. É teu também nosso coração. Aceita, Senhor, a nossa oferta, que será depois, na certa, o teu próprio ser. (bis)
2 – Recebe, Senhor, da natureza todo o fruto que colhemos. Recebe o louvor de nossas obras e o
progresso que fizemos.
3 – Sabemos que tudo tem valor depois que a terra visitaste. Embora tivéssemos pecado, foi bem
mais o que pagaste.
17. PAI NOSSO
Presidente – A participação na ceia do Senhor nos faz irmãos. Rezemos como Jesus nos ensinou.
Pai Nosso…
18. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) – Como filhos e filhas do Deus da paz, saudemo-nos com um gesto de comunhão
fraterna.
1 – A paz em plenitude, é fruto do amor, da verdade e da esperança, dom do Pai o Criador. Vamos evangelizar, novo jeito de amar, droga não é alimento para o povo se fartar.
Paz, dom de Deus, direito da juventude.
2 – A droga não traz vida, traz sofrimento e dor. Nossa Pátria está ferida, falta paz, justiça e amor. É preciso transformar esta situação, juventude é ser presença de Deus Pai em cada irmão.
19. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
Graças e louvores nós vos damos a cada momento, ó Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.
1 – No Sacramento misterioso do teu altar, o que era pão, agora é a carne de Jesus. Quero comungar o Corpo de Deus, quero o teu corpo comungar.
2 – No sacramento misterioso do teu altar, o que era vinho, agora é o sangue de Jesus. Quero
comungar o Sangue de Deus, quero o teu sangue comungar.
3 – Se tu me deste tua vida, ó meu Senhor, se tu me deste tua vida em comunhão, quero distribuir-te a meu irmão, quero distribuir-te com meu amor.
1 – Na mesa da Eucaristia, o amor se faz doação a um povo que vive e partilha, trabalha e constrói mundo irmão.
Comigo irá cear, o pão da vida ter quem até o fim fiel permanecer!
2 – Na mesa da Eucaristia, lugar do encontro de iguais há um povo que quer a justiça, que sonha
com um mundo de paz.
3 – Na mesa da Eucaristia, a festa fazemos por crer que o povo alegre anuncia que a vida vai a morte vencer.
4 – Na mesa da Eucaristia, divina lição de amar. Há um povo que sofre e caminha pra vida com
alegria gerar.
5 – Na mesa da Eucaristia, não deve haver divisão. Um povo que exclui outro povo, irmão que
abandona outro irmão.
6 – Na mesa da Eucaristia, miséria não pode existir, pois povo que aqui se alimenta, quer pão e amor dividir.
7 – Na mesa da Eucaristia, é Cristo, o Deus-comunhão. De um povo que quer nova terra, e unido
construir novos céus!
20. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, fiel às vossas promessas, hoje nos renovastes pela vossa Palavra (e pelo
Corpo e Sangue do vosso Filho Jesus). Fazei que a força deste alimento nos acompanhe em toda a nossa vida e dai-nos a graça de um dia participarmos da ceia no vosso Reino. Por Cristo, nosso
Senhor. Amém.
Onde não há Santíssimo, encerra-se a celebração com a bênção, conforme o costume. Onde houver,
organiza-se a procissão com o Santíssimo.
PROCISSÃO COM O SANTÍSSIMO SACRAMENTO
Presidente – Em silêncio, adoremos o Senhor da vida e da história. (pausa)
Animador (a) – A Eucaristia é a maneira como Jesus continua nos amando através dos tempos para que cada um de nós se transforme e viva seu amor. Manifestando nosso desejo de viver em
comunhão com Jesus e os irmãos, vamos iniciar nossa procissão, louvando e adorando a Jesus no Santíssimo Sacramento.
Inicia-se a procissão: à frente vai o incenso, o crucifixo, velas, o Círio Pascal e o Santíssimo conduzido
pelos ministros. Preparar em lugar bem visível as paradas com os símbolos e o lugar para o Santíssimo.
Iniciando a procissão, tocam-se sinos e campainhas e canta-se. Atenção: a âmbula segue fechada durante a procissão.
1 – Glória a Jesus na Hóstia Santa que se consagra sobre o altar e aos nossos olhos se levanta para o Brasil abençoar.
Que o Santo Sacramento que é o próprio Cristo Jesus, seja adorado e seja amado nesta terra de Santa Cruz. (bis)
2 – Glória a Jesus prisioneiro do nosso amor, a esperar. Lá no Sacrário, o dia inteiro, que o vamos
todos procurar.
3 – Glória a Jesus, Deus escondido, que vindo a nós na comunhão. Purificado, enriquecido, deixa-nos sempre o coração.
4 – Glória a Jesus, que ao rico, ao pobre, se dá na Hóstia em alimento e faz do humilde e faz do
nobre um outro Cristo em tal momento.

– 1ª PARADA –
EUCARISTIA E O ANO DA FÉ
Leitor(a) 1 – A Carta Apostólica Porta Fidei (Porta da Fé) do Papa Bento XVI, proclama o Ano da
Fé. A Porta da Fé nos introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja.
Atravessar aquela Porta significa embrenhar-se num caminho que dura a vida inteira. Este caminho tem início com o nosso batismo.
1 – Prometi no meu santo batismo a Jesus sempre e sempre adorar. Pais cristãos em meu nome
falaram, hoje os votos eu vim confirmar.
Fiel, sincero, eu mesmo quero a Jesus prometer meu amor. (bis)
Leitor(a) 2 – A missão Eucarística em favor da vida foi assumida em tantas comunidades de
discípulos de Jesus ao longo da história. Fortalecidos pela Eucaristia, enfrentaram muitas vezes,
oposições e resistências, além do cansaço e do desânimo, perseverando no dom de si mesmos até o limite de suas forças e, em união com Deus e com os irmãos. A vida doada por amor jamais é vida perdida, mas, por ser vida em Deus, permanece eternamente.
Leitor(a) 1 – Rezemos a Oração do XVI Congresso Eucarístico Nacional.
Mulheres – Senhor Jesus, Tu és o Caminho! Em meio a sombras e luzes, alegrias e esperanças,
tristezas e angústias, Tu nos levas ao Pai. Não nos deixes caminhar sozinhos. Fica conosco,
Senhor! Homens – Tu és a Verdade! Desperta nossas mentes e faze arder nossos corações com a tua Palavra. Que ela ilumine e aqueça os corações sedentos de justiça e santidade. Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti! Fica conosco, Senhor!
Mulheres – Tu és a Vida! Abre nossos olhos para te reconhecermos no “partir o Pão”, sublime
Sacramento da Eucaristia! Alimenta-nos com o Pão da Unidade. Sustenta-nos em nossa fragilidade. Consola-nos em nossos sofrimentos, faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e excluídos. Fica conosco, Senhor!
Homens – Jesus Cristo: Caminho, Verdade e Vida, no vigor do Espírito Santo, faze-nos teus
discípulos missionários! Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser:
alegres no caminho para a Terra Prometida! Corajosas testemunhas da verdade libertadora!
Promotores da vida em plenitude! Fica conosco, Senhor! Amém!
O presidente convida ao silêncio e à adoração enquanto incensa o Santíssimo, reza-se o Pai Nosso e em
seguida a procissão segue com os símbolos desta parada, cantando.
1 – Senhor, eu sei que é teu este lugar, todos querem te adorar, toma tu a direção. Sim ó vem, ó
Santo Espírito os espaços preencher. Reverência a tua voz vamos fazer.
Podes reinar Senhor Jesus, ó sim. O teu poder teu povo sentirá. Que bom, Senhor, saber que estás presente aqui. Reina Senhor, neste lugar.
2 – Visita cada irmão, ó meu Senhor, dá-lhe paz interior e razões pra Te louvar. Desfaz toda tristeza, incerteza, e o desamor, glorifica o Teu nome, ó meu Senhor.
– 2ª PARADA –
EUCARISTIA: FRATERNIDADE E JUVENTUDE. EIS-ME AQUI, ENVIA-ME!
Jovens dos diversos seguimentos da Igreja apresentam o cartaz da CF e faixas ou cartazes da pastoral,
grupos, movimentos, associações, ONG’s… dos quais participam.
Leitor – A Igreja do Brasil ao propor Juventude como tema da Campanha da Fraternidade 2013,
nesse tempo de mudança de época, deseja refletir, rezar com os jovens, reapresentando-lhes o
Evangelho como sentido de vida e ao mesmo tempo, como missão.
Leitora – Com a Jornada Mundial da Juventude e o tema proposto pelo Papa Bento XVI, “Ide e
fazei discípulos entre todas as nações”, desejamos que todos os jovens sejam verdadeiros
missionários e missionárias em nossa Igreja. Jovens evangelizando jovens.
Leitor – Maria, Mãe das Dores, nos acompanhe neste tempo de conversão! Com ela digamos:
Todos: “Faça-se em mim segundo a Tua Palavra”.
Leitora – Por ela acompanhados repitamos as palavras do profeta Isaías.
Todos: Eis-me aqui, envia-me!
Estou aqui, meu Senhor, sou jovem, sou teu povo! Eu tenho fome de justiça e de amor, quero ajudar a construir um mundo novo. Estou aqui, meu Senhor, sou jovem, sou teu povo! Para formar a rede da fraternidade, e um novo céu, uma nova terra, a tua vontade. Eis-me aqui, envia-me, Senhor!

O presidente convida ao silêncio e à adoração enquanto incensa o Santíssimo, reza-se o Pai Nosso, em
seguida a procissão segue com os símbolos desta parada, cantando.
1 – Sei que perguntas, juventude, de onde veio, teu belo jeito sempre novo e verdadeiro. Eu fiz
brotar em ti desde o materno seio, essa vontade de mudar o mundo inteiro.
Estou aqui, meu Senhor, sou jovem, sou teu povo! Eu tenho fome de justiça e de amor, quero ajudar a construir um mundo novo. Estou aqui, meu Senhor, sou jovem, sou teu povo! Para formar a rede da fraternidade, e um novo céu, uma nova terra, a tua vontade. Eis-me aqui, envia-me, Senhor!
2 – Levem a todos meu chamado à liberdade, onde a ganância gera irmãos escravizados. Quero a mensagem que humaniza a sociedade falada às claras, publicada nos telhados.
3 – Para salvar a quem perdeu a esperança, serei a força, plena luz a te guiar. Por tua voz eu falarei, tem confiança, não tenhas medo, novo Reino a chegar!
– 3ª PARADA –
EUCARISTIA: IGREJA SAMARITANA A SERVIÇO DA VIDA
Apresentar o banner do Projeto Diocesano de Evangelização 2013-2016. O conselho comunitário ergue o
banner e uma faixa escrito Conselho Pastoral Comunitário. Se a Celebração for na paróquia ou por área
apresenta-se a faixa (CPP) Conselho Pastoral Paroquial, ou (CPA) Conselho Pastoral de Área.
Leitor – Com o Projeto Diocesano de Evangelização nossa Igreja quer reavivar nossa fé e nosso
compromisso alicerçado em Jesus Cristo, razão do nosso ser, origem do nosso agir, motivo do nosso pensar e sentir.
Jesus Cristo, ontem, hoje e sempre! Ontem, hoje e sempre, aleluia! (bis)
Leitora – A apresentação da mensagem evangélica, não é para a Igreja uma contribuição
facultativa, é um dever que lhe incumbe por mandato do Senhor Jesus, a fim de que os homens
possam acreditar e ser salvos. Essa missão nos foi confiada por intermédio do nosso batismo.
Pelo Batismo recebi uma missão: vou trabalhar pelo Reino do Senhor. Vou anunciar o
Evangelho para os povos, vou ser profeta, sacerdote, rei, pastor. Vou anunciar a Boa-Nova de Jesus: como profeta recebi uma missão. Onde eu for serei fermento, sal e luz, levando a todos a mensagem do cristão.
Leitor – É necessário desenvolver em nossas comunidades um processo de iniciação cristã na vida adulta, que os conduza ao encontro pessoal com Jesus Cristo e estimule todos os batizados e crismados a tomarem consciência de sua própria e ativa responsabilidade na vida eclesial.
O Evangelho não pode ficar parado: vou anunciá-lo esta é minha obrigação. A messe é grande e precisa de operários, vou cooperar na evangelização. Sou mensageiro enviado do Senhor, onde houver trevas irei levar a luz, também direi a todos que Deus é Pai, anunciando a mensagem de Jesus.
Leitora – A opção preferencial pelos pobres solicita dedicarmos tempo a eles, prestar amável
atenção, escutá-los, acompanhá-los nos momentos difíceis sem atitudes paternalistas, procurando a partir deles a transformação de sua situação a exemplo do bom samaritano.
Igreja Samaritana a serviço da vida.
O presidente convida ao silêncio e à adoração enquanto incensa o Santíssimo, reza-se o Pai Nosso, em
seguida a procissão segue com os símbolos desta parada, cantando.
1 – Conhecer Jesus, Verbo da vida, amando-o em cada irmão, seguir os seus passos e exemplos.
Anunciá-lo é nossa missão. Mar bravio e ventos contrários não fizeram calar sua voz. É o Caminho, a Verdade e a Vida que encanta a todos nós. (bis)
Igreja Samaritana a serviço da vida
2 – Uma Igreja Samaritana, vê o caído e tem compaixão, aproxima-se, o acolhe e o liberta do
preconceito e de toda exclusão. Nova Igreja onde renasça a esperança, que fascina a cada cristão, sob o olhar da Mãe da Saúde, a serviço da vida e missão. (bis)
NA IGREJA
21. ORAÇÃO E BÊNÇÃO PELA IGREJA, PELO POVO E PELA NAÇÃO
Graças e louvores nós vos damos a cada momento, ó Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.
1 – No Sacramento misterioso do teu altar, o que era pão, agora é a carne de Jesus. Quero comungar o Corpo de Deus, quero o teu corpo comungar.
Presidente – Graças e louvores se deem a todo momento.
Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento. (3x)
Presidente – Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
22. CANTO ANTES DA BÊNÇÃO
1 – Tão Sublime Sacramento adoremos neste altar. Pois o Antigo Testamento deu ao Novo o seu
lugar. Venha a fé por suplemento os sentidos completar.
2 – Ao Eterno Pai cantemos e a Jesus, o Salvador. Ao Espírito exaltemos, na Trindade, eterno amor. Ao Deus Uno e Trino demos a alegria do louvor. Amém. Amém!
Solo: Do Céu nos destes o pão.
Ass.: Que contém todo sabor!
OREMOS
Presidente – Senhor Jesus Cristo, neste admirável sacramento nos deixaste o memorial da vossa
Paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério do vosso Corpo e do vosso Sangue, para que possamos colher continuamente os frutos da vossa redenção. Vós, que sois Deus com o Pai, e o Espírito Santo. Amém.
Onde há sacerdote, neste momento faz-se a bênção com o Santíssimo, onde não houver, faz-se o que segue. O presidente faz as invocações e a assembleia as repete.
Bendito seja Deus.
Bendito seja seu Santo nome.
Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
Bendito seja o nome de Jesus.
Bendito seja o seu Sacratíssimo Coração.
Bendito seja seu preciosíssimo Sangue.
Bendito seja Jesus no Santíssimo Sacramento do Altar.
Bendito seja o Espírito Santo Paráclito.
Bendita seja a grande Mãe de Deus, Maria Santíssima.
Bendita seja a sua Santa e Imaculada Conceição.
Bendita seja a sua gloriosa Assunção.
Bendito seja o nome de Maria, Virgem e Mãe.
Bendito seja São José, seu castíssimo Esposo.
Bendito seja Deus, nos seus anjos e nos seus Santos.
Todos – Deus e Senhor nosso, protegei a vossa Igreja, dai-lhe santos pastores e dignos
ministros, derramai vossas bênçãos sobre o nosso Santo Padre, o Papa Francisco, sobre o
nosso Bispo, Dom Décio, sobre o nosso pároco, sobre todo o clero; sobre o chefe da Nação e do Estado e sobre todas as pessoas constituídas em dignidade, para que governem com justiça. Dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa. Favorecei com os efeitos contínuos de vossa bondade, o Brasil, este Bispado, a Paróquia em que habitamos, a cada um de nós em particular e a todas as pessoas por quem rezamos, ou que se recomendaram às nossas orações. Tende misericórdia das almas dos fiéis falecidos. Dai-lhes, Senhor, o descanso e a luz eterna. Amém.
Pai Nosso… Ave Maria… Glória ao Pai…
23. CANTO FINAL
Louvado sejas meu Senhor. (4x)
1 – E por todas as criaturas, pelo sol e pela lua, pelas estrelas no firmamento, pela água e pelo fogo.
2 – Por aqueles que agora são felizes. Por aqueles que agora choram, por aqueles que agora nascem, por aqueles que agora morrem.
3 – O que dá sentido à vida é amar-te e louvar-te, para que a nossa vida seja sempre uma canção.
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
As três leituras de hoje nos conduzem a refletir sobre o significado da Eucaristia e nos ensinam que ela é um alimento. Não é um remédio que produz resultados automaticamente, é preciso tomá-la com fé, isto é, assumindo o compromisso que o gesto de comer o Corpo e beber o Sangue de Cristo envolve. As três leituras insistem na estreita ligação que existe entre a Eucaristia e a vida, entre o Pão que é Cristo e o pão que alimenta o corpo. Não é possível entrar em comunhão com o Corpo do Senhor sem partilhar com os irmãos o pão material. Este aspecto é apresentado com evidência na primeira leitura e no evangelho. A segunda leitura destaca sobretudo a incompatibilidade entre o “partir o pão” e as discórdias na comunidade. A Eucaristia é Ação de Graças e o maior louvor ao Pai, porque nela todos nós nos comprometemos com a solidariedade, a partilha, a comunhão, fazendo a memória do que fez Jesus em toda a sua vida: entregou-se como servo, sobretudo na Páscoa, em que o Pai o exaltou, ressuscitando-o. Somos convidados a ser pessoas e comunidades pascais e eucarísticas, capazes de dar a vida, de partilhar, de criar comunhão, de ser agradecidas, de ser presença e testemunhas do Ressuscitado no dia a dia. Enfim, fazer de nossa vida uma ação de graças, um dom gratuito para o louvor de Deus e a libertação da humanidade, uma oferenda perfeita com Cristo pela ação amorosa e sempre fecunda do Espírito Santo. A Eucaristia é pão partido e repartido entre os irmãos. Os que se alimentam do Corpo e bebem o Sangue de Cristo concordam em identificar-se com Ele, querem formar um só corpo com Ele, querem repetir o seu gesto de amor, comprometem-se a doar a própria vida aos irmãos, como Ele fez. Esta, porém, não é uma escolha individual, mas uma decisão tomada solidariamente com toda a comunidade. Porém, devemos lembrar que o pão eucarístico é um dom, não uma recompensa merecida porque alguém é bom. É um alimento oferecido aos pecadores, não somente aos justos. Mesmo sabendo que somos indignos, continuamos celebrando a Eucaristia, pois ela nos lembra que somos pecadores e nos estimula a nos tornarmos o que ainda não somos: pão partido para os irmãos. O pão e os peixes colocados à disposição de todos representam todos os bens que a comunidade possui, sobretudo os dons da inteligência, da competência, de todas as qualidades e capacidades que o bom Deus distribuiu para cada um de nós. Quando todas estas riquezas forem recolhidas em comum e colocadas a serviço da vida de todos, então com certeza acontece o milagre: haverá fartura para todos. O pão eucarístico continuará sendo distribuído até quando surgir o novo dia e começar o banquete eterno, a festa que não terá fim.

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …