Página Inicial / Animação Litúrgica / 9º Domingo do Tempo Comum

9º Domingo do Tempo Comum

Ano C – XXIII – Nº 1395 – 9º Domingo do Tempo Comum – cor verde – 02/06/2013
“SENHOR, EU NÃO SOU DIGNO QUE ENTREIS EM MINHA CASA.
DIZE UMA PALAVRA E MEU SERVO SERÁ CURADO”
Preparar o espaço celebrativo com simplicidade e alegria. Para dar início à celebração, cantar de forma orante o refrão abaixo.
1 – Eu não sou digno, ó meu Senhor. Eu não sou digno, de que tu entres, ó meu Senhor, na minha casa. Porque és tão santo e eu pecador, eu nem me atrevo a te pedir este favor.
Mas se disseres uma palavra, a minha casa se transformará. Uma palavra é suficiente,
suavemente ela nos salvará.
01. ACOLHIDA
Animador(a) – Irmãos e irmãs em Cristo, sejam bem-vindos! Paz e bem a todos. Neste domingo
estamos iniciando mais um período do tempo comum na liturgia da nossa Igreja. Celebrando o
mistério de nossa fé o Senhor nos convida a sermos pessoas orantes, intercessoras e termos atitudes acolhedoras aos irmãos independente da raça, cultura ou religião. Na esperança de sermos dignos da salvação oferecida em Jesus, confiantes cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
Alegres vamos à casa do Pai, e na alegria cantar seu louvor. Em sua casa somos felizes:
participamos da ceia do amor.
1 – A alegria nos vem do Senhor, seu amor nos conduz pela mão. Ele é luz que ilumina o seu povo com segurança lhe dá salvação.
2 – O Senhor nos concede os seus bens, nos convida à sua mesa sentar. E partilha conosco o seu Pão, somos irmãos ao redor deste altar.
3 – Voltarei sempre à casa do Pai, de meu Deus cantarei o louvor. Só será bem feliz uma vida que
busca em Deus sua fonte de amor.
Presidente – Unidos pelo amor da Trindade Santa façamos o sinal de nossa fé. Em nome do Pai…
Presidente – A graça de Deus Pai, o amor de Jesus nosso irmão, a luz e força do Espírito Santo
estejam convosco. Bendito seja Deus…
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – Reconhecendo que somos necessitados da misericórdia do Pai, em silêncio pensemos em nossas faltas (pausa). Confiantes em seu amor misericordioso, confessemos os nossos pecados.
Confesso a Deus todo poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes, por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa, e peço à Virgem Maria, aos anjos e santos, e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus nosso Senhor.
Presidente – Deus Pai de bondade, tenha compaixão de nós, perdoe nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
– Cristo, tende piedade de nós. Cristo…
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
HINO DE LOUVOR
04. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus por vosso Filho Jesus abristes as portas dos nossos corações nos concedendo a dignidade de sermos salvos pela fé. Ajudai-nos a perseverar na escuta da vossa Palavra, na oração e no diálogo sincero e fraterno com as diferentes crenças e culturas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Sem nenhum comentário a assembleia senta-se e, em seguida o(a) leitor(a) proclama a leitura.
05. LEITURA DO PRIMEIRO LIVRO DOS REIS (8, 41-43)
06. SALMO RESPONSORIAL (116)
Ide, vós, por este mundo afora e proclamai o Evangelho a todos! (bis)
– Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos, festejai-o!
– Pois comprovado é seu amor para conosco, para sempre ele é fiel!
07. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS GÁLATAS (1, 1-2.6-10)
08. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, Aleluia, Aleluia! (bis)
1 – Deus o mundo tanto amou, que seu Filho entregou! Quem no Filho crê e confia, nele encontra
eterna vida!
09. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS (7, 1-10)
10. PARTILHA DA PALAVRA
Concluir a partilha com o canto abaixo.
1 – Eu não sou digno, ó meu Senhor. Eu não sou digno, de que tu entres, ó meu Senhor, na minha casa. Porque és tão santo e eu pecador, eu nem me atrevo a te pedir este favor.
2 – Eu não sou digna, ó meu Senhor. Eu não sou digna, de que tu entres, ó meu Senhor, na minha casa. Meu coração é tão pecador, que eu nem me atrevo a te pedir este favor.
Mas se disseres uma palavra, a minha casa se transformará. Uma palavra é suficiente,
suavemente ela nos salvará.
11. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – No Deus Justo e Santo que não faz distinção de pessoas, professemos a nossa fé.
Creio em Deus Pai…
12. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Ao Pai que acolhe com carinho aqueles que O buscam, elevemos nossos pedidos.
– Senhor, iluminai o Papa Francisco, nosso bispo diocesano, os padres, diáconos, religiosos e
religiosas para que a exemplo do rei Salomão e o apóstolo Paulo possam interceder, corrigir e
animar nossas comunidades a perseverarem na escuta da Palavra, na oração e no compromisso
missionário. Nós vos pedimos.
– Senhor, despertai em todos nós batizados e crismados a missão que nos fora confiada ao receber esses Sacramentos, para que ao colaborarmos com os trabalhos comunitários, possamos produzir mais frutos e tornar mais leve o fardo dos irmãos e irmãs que estão à frente desta caminhada pastoral. Nós vos pedimos.
– Senhor, abençoai todos os jovens que estão participando da preparação à Jornada Mundial da
Juventude para que esse evento possa reacender neles a fé e o ardor missionário em nossas
comunidades, no Brasil e no mundo. Nós vos pedimos.
Presidente – Deus de amor e ternura, acolhei os pedidos que confiantes vos apresentamos. Por
Cristo, nosso Senhor. Amém.
13. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Este momento é próprio para Celebração da Palavra.
Animador(a) – Na liturgia de hoje, Salomão orou a Deus pelos estrangeiros, São Paulo alertou aos Gálatas para não se desviarem do Evangelho de Jesus Cristo e o centurião romano suplicou a Jesus pela cura do seu servo. Todos nós batizados somos chamados a seguir esses exemplos de amor e fé em busca da salvação em Cristo Jesus. Coloquemos nossas vidas no altar do Senhor e digamos confiantes como fez o centurião romano:
Todos – “Senhor, eu não sou digno que entreis em minha casa: dize uma palavra e eu serei
salvo(a)”.
14. CANTO DAS OFERENDAS
(Onde houver Celebração da Palavra)
No teu altar, Senhor, coloco a minha vida em oração.
1 – A alegria de te amar e ser amado, quero em tuas mãos depositar.
2 – O desejo de ser bom e generoso faz-me viver com mais amor.
3 – Os amigos que me deste e que são teus, tudo entrego a ti, Senhor.
(Onde houver Celebração Eucarística)
1 – Pai Santo, na força deste rito, sejais sempre bendito pelo vinho e pão. Da vossa bondade
recebemos os dons que oferecemos para a salvação.
Senhor, Eterno Pai, os dons de vinho e pão agora transformai em vida e salvação. (bis)
2 – Pai Santo, sejamos água pura, que ao vinho se mistura e vai se consagrar. Por Cristo, a nossa
humanidade da vossa divindade vai participar.
3 – Pai Santo, que o vosso amor compreenda que as nossas oferendas vêm do coração. São frutos regados pelo orvalho que a bênção do trabalho transformou em pão.
PAI NOSSO
Presidente – De mãos erguidas, rezemos a oração que nos congrega como filhos e filhas do mesmo Pai. Pai Nosso…
17. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) – Na busca da dignidade, do amor e da paz saudemo-nos com um abraço fraterno.
Um abraço de paz, um abraço de irmão, um abraço que vá alegrar seu coração.(bis) Paz pra você, paz para nós, paz para o mundo. Onde há dor, melancolia, nós vamos levar a paz. (bis)
18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – Todo aquele que comer do meu corpo que é doado, todo aquele que beber do meu sangue
derramado, e crê nas minhas palavras que são plenas de vida, nunca mais sentirá fome e nem sede em sua lida.
Eis que sou o pão da vida, eis que sou o pão do céu; faço-me vossa comida, eu sou mais que leite e mel.
2 – O meu Corpo e o meu Sangue são sublimes alimentos, do fraco indigente é vigor, do faminto é o sustento. Do aflito é consolo, do enfermo é a unção, do pequeno e excluído, rocha viva e proteção.
3 – Eu sou o Caminho, a Vida, a Água Viva e a Verdade, sou a Paz e a Luz, sou a própria liberdade. Sou a Palavra do Pai que entre vós habitou, para que vós habiteis na Trindade onde estou.
4 – Eu sou a Palavra Viva que sai da boca de Deus, sou a lâmpada para guiar vossos passos, irmãos meus. Sou o rio, eu sou a ponte, sou a brisa que afaga, sou a água, sou a fonte, fogo que não se apaga.
19. ORAÇÃO
Presidente – Guardai ó Deus a vossa Igreja sob a vossa constante proteção, para que renovados pela vossa Palavra e pela Eucaristia cheguemos à luz da salvação eterna. Por Cristo, nosso Senhor.
Amém.
20. NOTÍCIAS E AVISOS
21. BÊNÇÃO
Presidente – Que o Deus Pai da vida que vos ensina a orar uns pelos outros, vos conceda a salvação eterna. Amém.
– Abençoe-vos o Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
22. CANTO FINAL
1 – Como é bonito, Senhor, cada manhã te agradecer. Mais uma vez teu amor vem me chamar pra viver.
Contigo Pai de amor eu quero caminhar e assim por onde eu for irás me acompanhar.
2 – Como é bonito, Senhor, cada manhã ter o meu pão e desejá-lo também a cada um dos meus
irmãos.
3 – Como é bonito, Senhor, cada manhã recomeçar tendo a certeza e a fé que tua mão vai me ajudar.
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
Este 9º Domingo do Tempo comum pode ser chamado de domingo do evangelho do centurião, que suplica: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa; dize uma palavra e meu servo será curado”. As três leituras têm a intercessão como ensinamento central. Na 1ª é Salomão quem reza por todo estrangeiro que venha rezar no templo que ele construíra. Na 2ª, é Paulo quem se apresenta como mediador do evangelho de Cristo. No evangelho, é o centurião quem intercede por seu servo. Percebemos um pormenor interessante: quem intercede é o superior em favor de seus súditos: Salomão pelos que não pertencem ao povo de Israel; Paulo, pelos gálatas; o centurião, por seu servo. A confiança do pedido baseia-se numa fé profunda em Deus. Neste domingo a comunidade eclesial é chamada a fazer sua experiência pascal em Cristo na linha da intercessão. Ela constitui uma comunidade intercessora. A intercessão está presente em sua liturgia sobretudo nas preces dos fiéis e na oração eucarística. Para bem exercer esta sua vocação de intercessora, é preciso que os cristãos vivam conscientes de que não são os únicos agraciados por Deus. A exemplo de Salomão, hão de abrir o seu coração para os pecadores, os pobres, os necessitados. Não só aos cristãos católicos, mas a todos os cristãos e todos os homens e mulheres de boa vontade. Eles, a seu modo, também se dirigem a Deus, voltam-se para Cristo como o centurião. Os pais são chamados a rezarem pelos filhos, os pastores pelo rebanho a eles confiado, os professores por seus alunos, os patrões por seus empregados, os governantes pelos governados. Esta oração abrirá seus corações para a reconciliação, para a justiça e a fraternidade, pois importa que a ação acompanhe o sentido da oração. Importa viver e aplicar, nos nossos relacionamentos, o evangelho na sua pureza, conforme a exigência de Paulo. O domingo de hoje leva a Igreja a viver sobretudo sua dimensão ecumênica e de diálogo religioso. Para que sua oração de intercessão seja autêntica importa que ela seja precedida da convicção de que todos os homens e mulheres de boa vontade podem encontrar os favores de Deus. E siga um compromisso de valorizar o próximo, todo próximo, sobretudo o mais necessitado. Então a palavra eficaz de Cristo continua a fazer milagres.
LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: Tb 1,3;2,1-8; Sl 111; Mc 12,1-12
3ª feira: Tb 2,9-14; Sl 111; Mc 12,13-17
4ª feira: Tb 3,1-11a.16-17a; Sl 24; Mc 12,18-27
5ª feira: Tb 6,10-11a;7,1.9-17;8,4-9a; Sl 127; Mc 12,28b-34
6ª feira: Ez 34,11-16; Sl 22; Rm 5,5-11; Lc 15,3-7
Sábado: Is 61,9-11; Medit. 1Sm 2,1.4-8; Lc 2,41-51
Domingo: 1Rs 17,17-24; Sl 29; Gl 1,11-19;

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …