Página Inicial / Animação Litúrgica / 10º Domingo do Tempo Comum

10º Domingo do Tempo Comum

Ano C – XXIII – Nº 1396 – 10º Domingo do Tempo Comum – cor verde – 09/06/2013
JESUS É O SENHOR DA VIDA E DA HISTÓRIA
Preparar o espaço celebrativo com simplicidade e alegria. Para dar início à celebração, cantar de forma orante, o refrão meditativo.
Confiemo-nos ao Senhor, Ele é justo e tão bondoso. Confiemo-nos ao Senhor, aleluia! (bis)
01. ACOLHIDA
Animador(a) – Queridos irmãos e irmãs de nossa comunidade e visitantes, é com grande alegria
que nos reunimos para celebrar a nossa fé no Cristo Ressuscitado e a nossa vida feita de alegria,
dificuldades e esperança. Neste momento vamos lembrar dos acontecimentos que marcaram nossa vida nesta semana. (o animador motiva a assembleia a fazer a recordação da vida).
Animador(a) – Nesta celebração em que o Senhor nos ensina o seu amor compassivo para com os pobres e sofredores, queremos rezar em comunhão com todos os que vivem em situação de injustiça e dor, e com as comunidades que festejam Santo Antônio como padroeiro. Na alegria deste encontro, cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
O Senhor é minha luz, Ele é minha salvação, que poderei temer? Deus, minha proteção!
1 – O Senhor é minha luz, Ele é minha salvação. O que é que eu vou temer? Deus é minha proteção. Ele guarda minha vida: eu não vou ter medo, não. (bis)
2 – Quando os maus vêm avançando, procurando me acuar, desejando ver meu fim, querendo me
matar, inimigos opressores é que vão se liquidar. (bis)
3 – Se um exército se armar, contra mim não temerei. Meu coração está firme, e firme ficarei. Se
estourar uma batalha, mesmo assim, confiarei. (bis)
4 – Sei que eu hei de ver, um dia, a bondade do Senhor: lá na terra dos viventes, viverei no seu
amor. Espera em Deus! Cria coragem! Espera em Deus que é teu Senhor. (bis)
Presidente – Reunidos como família na casa do Pai, façamos o sinal de nossa fé. Em nome do
Pai…
Presidente – O Deus da esperança que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus…
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – De coração arrependido e humilde aproximemo-nos do Deus justo e Santo para que
tenha piedade de nós. (pausa) Confessemos os nossos pecados.
Confesso a Deus todo poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes, por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa, e peço à Virgem Maria, aos anjos e santos, e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus nosso Senhor.
Presidente – Deus de amor e bondade, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
Solo: Senhor, Senhor, piedade de nós!
Ass.: Senhor, Senhor, piedade de nós!
Solo: Cristo Jesus, piedade de nós!
Ass.: Cristo Jesus, piedade de nós!
Solo: Senhor, Senhor, piedade de nós!
Ass.: Senhor, Senhor, piedade de nós!
HINO DE LOUVOR
04. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, fonte de todo bem, atendei ao nosso apelo e ajudai-nos, por vossa inspiração, pensar o que é certo e realizá-lo com amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Sem nenhum comentário a assembleia senta-se e, em seguida, o(a) leitor(a) proclama a leitura.
05. LEITURA DO PRIMEIRO LIVRO DOS REIS (17, 17-24)
06. SALMO RESPONSORIAL (29)
Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes, e preservastes minha vida da morte! (bis)
– Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes, e não deixastes rir de mim meus inimigos! Vós tirastes minha alma dos abismos e me salvastes, quando estava já morrendo!
– Cantai salmos ao Senhor, povo fiel, dai-lhe graças e invocai seu santo nome! Pois sua ira dura
apenas um momento, mas sua bondade permanece a vida inteira; se à tarde vem o pranto visitar-nos, de manhã vem saudar-nos a alegria.
– Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade! Sede, Senhor, o meu abrigo protetor! Transformastes o meu pranto em uma festa, Senhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos!
07. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS GÁLATAS (1, 11-19)
08. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia. (bis)
1 – Um grande profeta surgiu entre nós e Deus visitou o seu povo sofrido; um grande profeta surgiu entre nós, amém, aleluia, aleluia!
09. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS
(7, 11-17)
10. PARTILHA DA PALAVRA
11. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – No Deus misericordioso e compassivo, professemos a nossa fé. Creio em Deus Pai…
12. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Ao Deus, o Senhor da vida, elevemos os nossos pedidos.
– Senhor, fortalecei a Vossa Igreja e seus pastores, para que continuem anunciando com grande
fervor o Vosso Reino de amor, paz e justiça. Nós vos pedimos
– Senhor, iluminai as pessoas que em nossas comunidades se doam no serviço às Pastorais: da
Criança, da Saúde e Ministérios que visitam os doentes levando conforto, ânimo e esperança a estas famílias. Nós vos pedimos.
– Senhor, abençoai os casais de namorados, para que saibam conduzir suas vidas com respeito,
preparando-se dignamente para o sacramento do amor. Nós vos pedimos.
– Senhor, concedei a todos os doentes a saúde, aos falecidos a graça de pertencer ao Vosso Reino, aos aniversariantes muitos anos de vida e os pedidos que estão no silêncio do nosso coração cheguem até Vós. Nós vos pedimos.
Presidente – Pai Santo, atendei os pedidos que nossa comunidade reunida vos faz. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
13. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Este momento é próprio para a Celebração da Palavra.
Animador(a) – Jesus liderou a procissão que levou vida plena ao jovem, a viúva e, com certeza,
encheu de esperança toda multidão que o seguia. Nós, hoje, devemos trilhar o caminho da bondade, rumo a tantas situações que pedem atitudes e ações cheias de compaixão. Apresentemos ao altar do Senhor os gestos de solidariedade que nossa comunidade tem realizado em favor da vida por meio de nossas equipes, pastorais, ministérios e movimentos.
Membros das pastorais, equipes de serviço e movimentos: familiar, esperança, ministros, acolhida, Apostolado da Oração e outras, apresentam as ações realizadas em favor das famílias dos enfermos, menores abandonados, viúvos(as), idosos, jovens, viciados, violentados… enquanto se canta.
Sabes, Senhor, o que temos é tão pouco pra dar, mas este pouco nós queremos com os irmãos compartilhar.
1 – Olhando o teu exemplo, Senhor, vamos seguir, fazendo o bem a todos sem nada exigir.
14. CANTO DAS OFERENDAS
(Onde houver Celebração da Palavra)
No teu altar, Senhor, coloco a minha vida em oração.
1 – A alegria de te amar e ser amado, quero em tuas mãos depositar.
2 – O desejo de ser bom e generoso faz-me viver com mais amor.
3 – Os amigos que me deste e que são teus, tudo entrego a ti, Senhor.
(Onde houver Celebração Eucarística)
1 – Pai Santo, na força deste rito, sejais sempre bendito pelo vinho e pão. Da vossa bondade
recebemos os dons que oferecemos para a salvação.
Senhor, Eterno Pai, os dons de vinho e pão agora transformai em vida e salvação. (bis)
2 – Pai Santo, sejamos água pura, que ao vinho se mistura e vai se consagrar. Por Cristo, a nossa
humanidade da vossa divindade vai participar.
3 – Pai Santo, que o vosso amor compreenda que as nossas oferendas vêm do coração. São frutos regados pelo orvalho que a bênção do trabalho transformou em pão.
PAI NOSSO
Presidente – Guiados pelo Espírito de Jesus e iluminados pela sabedoria do Evangelho, rezemos a oração que Jesus nos ensinou. Pai Nosso…
17. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) – A paz é fruto do amor de Deus por nós e entre nós. Saudemo-nos com um gesto de comunhão fraterna.
Esteja sempre com você a paz do Senhor Jesus. (3x)
Esteja sempre com você, meu irmão, a paz do Senhor Jesus!
18. CANTO DA COMUNHÃO (se houver)
1 – Todo aquele que comer do meu corpo que é doado, todo aquele que beber do meu sangue
derramado, e crê nas minhas palavras que são plenas de vida, nunca mais sentirá fome e nem sede em sua lida.
Eis que sou o pão da vida, eis que sou o pão do céu; faço-me vossa comida, eu sou mais que leite e mel.
2 – O meu Corpo e o meu Sangue são sublimes alimentos, do fraco indigente é vigor, do faminto é o sustento. Do aflito é consolo, do enfermo é a unção, do pequeno e excluído, rocha viva e proteção.
3 – Eu sou o Caminho, a Vida, a Água Viva e a Verdade, sou a Paz e a Luz, sou a própria liberdade. Sou a Palavra do Pai que entre vós habitou, para que vós habiteis na Trindade onde estou.
4 – Eu sou a Palavra Viva que sai da boca de Deus, sou a lâmpada para guiar vossos passos, irmãos meus. Sou o rio, eu sou a ponte, sou a brisa que afaga, sou a água, sou a fonte, fogo que não se apaga.
19. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, que curais nossos males, agi em nós pela vossa Palavra (e pela Comunhão), libertando-nos do nosso egoísmo e orientando-nos para o bem as nossas vidas. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
20. NOTÍCIAS E AVISOS
21. BENÇÃO
Presidente – O Deus da vida, que se revela na pessoa de Jesus, vos encha do seu Espírito e vos
renove na alegria e no amor. Amém.
– Abençoe-vos o Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– Levai a todos a compaixão do Ressuscitado. Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. Graças a
Deus.
22. CANTO FINAL
1 – Como é bonito, Senhor, cada manhã te agradecer. Mais uma vez teu amor vem me chamar pra viver.
Contigo Pai de amor eu quero caminhar e assim por onde eu for irás me acompanhar.
2 – Como é bonito, Senhor, cada manhã ter o meu pão e desejá-lo também a cada um dos meus
irmãos.
3 – Como é bonito, Senhor, cada manhã recomeçar tendo a certeza e a fé que tua mão vai me ajudar.
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
As leituras bíblicas de hoje nos mostram o rosto misericordioso e compassivo de Deus, que se manifesta nas ações de Elias, de Jesus, de Paulo. O Deus da vida vai ao encontro das viúvas de
Sarepta e de Naim, do salmista, tirando-o do abismo, de Paulo, que sofre incompreensões por parte de membros da comunidade. Esse nosso Deus continua presente em nossas vidas através do Espírito do Ressuscitado, consolando e enxugando as lágrimas das pessoas que choram e encontram-se desamparadas, infundindo-lhes a esperança. Deus revela seu amor e ternura de modo especial às pessoas marginalizadas, resgatando-lhes a dignidade, a confiança, a força de viver. Ao longo da história, Deus suscita profetas para defender a causa das pessoas indefesas, como as viúvas. Ele envia o seu próprio Filho para manifestar a bondade e a salvação. Jesus tem compaixão das pessoas que são abandonadas pelas outras. Assume a dor e a tristeza dos que sofrem, como no caso da mulher viúva e agora sem filhos. A compaixão de Jesus se traduz em ação. Ele lidera a procissão que leva vida plena ao jovem, à viúva, enchendo de esperanças toda a multidão. As duas viúvas, que perderam seus filhos únicos, representam também toda a humanidade necessitada do amparo de Deus na luta em favor da vida. Jesus veio nos visitar, trazendo o consolo, o sustento, a vida divina que permanece para sempre. Seguindo o caminho trilhado por Cristo, somos chamados a viver a compaixão, a bondade, acolhendo e ajudando as pessoas que vivem situações de morte por causa do desemprego, drogas, violência, fome, doenças, morte prematura dos filhos. O trabalho persistente e solidário, comprometido com a defesa da vida, liberta da morte gerada pelo egoísmo, exploração e opressão. Como Paulo, somos chamados a anunciar a Boa Notícia de Jesus Cristo, enfrentando desafios e incompreensões, para permanecermos fiéis ao projeto de vida e salvação. O Senhor da vida nos chama, desde o ventre materno, para proclamarmos o evangelho, que liberta de todas as formas de exclusão. Com o salmista de hoje, glorifiquemos o Senhor, que conserva nossa vida, a fim de podermos colaborar na construção de um mundo melhor, de igualdade e fraternidade.
LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: 2Cor 1,1-7; Sl 33; Mt 5,1-12
3ª feira: At 11,21b-26;13,1-3; Sl 97; Mt 10,7-13
4ª feira: 2Cor 3,4-11; Sl 98; Mt 5,17-19
5ª feira: 2Cor 3,15-4,1.3-6; Sl 84; Mt 5,20-26
6ª feira: 2Cor 4,7-15; Sl 115; Mt 5,27-32
Sábado: 2Cor 5,14-21; Sl 102; Mt 5,33-37
Domingo: 2Sm 12,7-10.13; Sl 31; Gl 2,16.19-21; Lc 7,36-8,3

 

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …