Página Inicial / Animação Litúrgica / 11º Domingo do Tempo Comum

11º Domingo do Tempo Comum

Ano C – XXIII – Nº 1397 – 11º Domingo do Tempo Comum – cor verde – 16/06/2013
EU CONFESSEI O MEU PECADO E PERDOASTES, SENHOR, MINHA FALTA
Preparar com antecedência a recordação da vida. Criar um clima de oração e acolhimento cantando o refrão meditativo para dar início à celebração. Onde reina amor, fraterno amor. Onde reina amor, Deus aí está. (bis)
01. ACOLHIDA
Animador(a) – Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos! É com grande alegria que nos
reunimos em comunidade para celebrar nossa fé e nossa vida no Cristo ressuscitado (recordação da vida). A liturgia de hoje nos revela o rosto amoroso e misericordioso de Deus, em Jesus Cristo e nos apresenta o perdão como uma grande graça que Deus oferece a todos nós. Somos convidados a acolher com humildade o perdão de Deus e irmos ao encontro do Senhor com a mesma atitude da mulher pecadora que muito amou. Movidos pelo amor do Pai, cantemos.
Procissão de entrada: crucifixo ladeado por velas, Lecionário (ou bíblia), leitores, ministros e presidente.
02. CANTO INICIAL
Ó Senhor, ouve o meu grito, Tu és minha proteção; Senhor, não me abandones, Deus, minha salvação!
1 – O Senhor é minha luz, Ele é minha salvação. O que é que eu vou temer? Deus é minha proteção. Ele guarda minha vida: eu não vou ter medo, não. (bis)
2 – Se um exército se armar, contra mim não temerei. Meu coração está firme, e firme ficarei. Se
estourar uma batalha, mesmo assim, confiarei. (bis)
3 – Sei que eu hei de ver, um dia, a bondade do Senhor: lá na terra dos viventes, viverei no seu
amor. Espera em Deus! Cria coragem! Espera em Deus que é teu Senhor. (bis)
Presidente – Como filhos e filhas do Deus que nos ama, façamos o sinal que nos reúne na fé. Em
nome do Pai…
Presidente – A graça e a paz de Deus, nosso Pai, o amor de Jesus, nosso Senhor, a luz e a força do Espírito Santo, estejam convosco. Bendito seja Deus…
03. DEUS NOS PERDOA
Presidente – Tocados pela misericórdia infinita do Senhor, reconheçamos nossas faltas e, em
diálogo amoroso com o Pai, coloquemo-nos em verdadeira atitude de conversão (pausa).
– Senhor que acolheis toda pessoa que confia na vossa misericórdia.
Senhor, tende piedade de nós.
– Cristo, que viestes não para condenar, mas para perdoar.
Cristo, tende piedade de nós.
– Senhor, que muito perdoais a quem muito ama.
Senhor, tende piedade de nós.
Presidente – Deus de eterna bondade, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
HINO DE LOUVOR
04. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, força que move e orienta nossas vidas, escuta as nossas orações e multiplica segundo a medida do teu amor, o pouco que somos. Como nada podemos em nossa fraqueza, dá-nos o socorro da tua graça, para que possamos agir sempre conforme a tua vontade e caminhar com alegria na estrada dos teus mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Sem nenhum comentário a assembleia senta-se, enquanto canta o refrão. Em seguida, o leitor(a) proclama a leitura.
Palavra não foi feita para dividir ninguém, Palavra é uma ponte onde o amor, vai e vem. (2x)
05. LEITURA DO SEGUNDO LIVRO DE SAMUEL (12, 7-10.13)
06. SALMO RESPONSORIAL (31)
Eu confessei, afinal, meu pecado e perdoastes, Senhor, minha falta. (bis)
– Feliz o homem que foi perdoado e cuja falta já foi encoberta! Feliz o homem a quem o Senhor não  olha mais como sendo culpado, e em cuja alma não há falsidade!
– Eu confessei, afinal, meu pecado, e minha falta vos fiz conhecer. Disse: “Eu irei confessar meu
pecado!” E perdoastes, Senhor, minha falta.
– Sois para mim proteção e refúgio; na minha angústia me haveis de salvar, e envolvereis a minha
alma no gozo. Regozijai-vos, ó justos, em Deus, e no Senhor exultai de alegria! Corações retos,
cantai jubilosos!
07. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS GÁLATAS (2, 16.19-21)
08. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, Aleluia, Aleluia! (bis)
1 – Tanto amor Deus nos mostrou, que seu Filho entregou, como vítima expiatória pelas nossas
transgressões.
09. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS
(7, 36–8,3)
10. PARTILHA DA PALAVRA
Concluir a partilha com o canto a seguir.
1 – Tanto que esperou pudesse um dia chegar bem perto, dizendo tudo! Se não conseguiu como
queria, o seu silêncio não ficou mudo.
Ela muito amou, tem a minha paz, vai seguir caminho sem temor! Sabe quem eu sou, e será capaz de espalhar na terra o meu amor!
2 – Ela ultrapassou toda medida, não lhe bastando meros preceitos. Lágrimas, perfume que
acolhida! Nem se importando com preconceitos.
3 – Ele é sempre mais que um convidado, se põe à mesa nutrindo a vida, olha os corações e põe de lado toda aparência, cura a ferida!
11. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – Professemos a nossa fé no Deus que nos oferece o seu perdão e a sua bondade. Creio em Deus Pai…
12. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Confiantes no Senhor que em seu amor sempre nos acolhe e nos atende, elevemos os nossos pedidos.
– Senhor, abençoai a Vossa Igreja, para que manifeste ao mundo a grandeza da Vossa compaixão e a disposição em perdoar sempre aquele que se arrepende sinceramente. Nós vos pedimos.
– Senhor, fortalecei a nossa fé, para que a exemplo do Apóstolo Paulo as nossas ações possam ser reflexo da presença do Vosso Filho Jesus no meio em que vivemos. Nós vos pedimos.
– Senhor, dai-nos a Vossa sabedoria para que saibamos acolher com respeito e igualdade os nossos irmãos que se afastaram de Vós, sendo para eles o sinal do Vosso amor. Nós vos pedimos.
– Senhor, iluminai todos os jovens para que por intermédio da Jornada Mundial da Juventude
possam ser testemunhas do Vosso amor misericordioso na família, na comunidade e na sociedade. Nós vos pedimos.
– Senhor, atendei os nossos pedidos: pela saúde dos enfermos, pelos falecidos, pelos aniversariantes, pelos dizimistas e por todos os motivos que queremos rezar neste dia os quais estão no silêncio dos nossos corações. Nós vos pedimos.
Presidente – Acolhei, Senhor, os pedidos que humildemente vos apresentamos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
13. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Este momento é próprio para Celebração da Palavra.
Animador(a) – Pelo batismo, participamos da morte libertadora e da ressurreição gloriosa de Cristo, tornando-nos novas criaturas. Em Cristo, fazemos a experiência da misericórdia e do perdão de Deus. Ele está sempre pronto a acolher e perdoar. Apresentemos ao Altar do Senhor a nossa disponibilidade de sermos acolhedores uns com os outros e de ajudar os nossos irmãos que humildemente reconhecem o seu erro e esperam confiantes o perdão do Pai.
Apresentar um bonito coração com os dizeres: Um coração para amar, eis o que venho te dar, enquanto se canta.
Eis o que eu venho te dar, eis o que eu ponho no altar. Toma Senhor que ele é teu, meu
coração não é meu. (bis)
14. CANTO DAS OFERENDAS
(Onde houver Celebração da Palavra)
No teu altar, Senhor, coloco a minha vida em oração.
1 – A alegria de te amar e ser amado, quero em tuas mãos depositar.
2 – O desejo de ser bom e generoso faz-me viver com mais amor.
3 – Os amigos que me deste e que são teus, tudo entrego a ti, Senhor.
(Onde houver Celebração Eucarística)
1 – Pai Santo, na força deste rito, sejais sempre bendito pelo vinho e pão. Da vossa bondade
recebemos os dons que oferecemos para a salvação.
Senhor, Eterno Pai, os dons de vinho e pão agora transformai em vida e salvação. (bis)
2 – Pai Santo, sejamos água pura, que ao vinho se mistura e vai se consagrar. Por Cristo, a nossa
humanidade da vossa divindade vai participar.
3 – Pai Santo, que o vosso amor compreenda que as nossas oferendas vêm do coração. São frutos regados pelo orvalho que a bênção do trabalho transformou em pão.
PAI NOSSO
Presidente – No compromisso de perdoarmos a quem nos ofende para sermos merecedores do
perdão de Deus, rezemos como Jesus nos ensinou. Pai Nosso…
17. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) – Paz é acolhimento e perdão. Com o coração sincero abracemos o nosso irmão
desejando que a paz de Cristo esteja em sua vida.
Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz!
1 – Onde houver ódio, que eu leve o amor. Onde houver ofensa, que eu leve o perdão. Onde houver discórdia, que eu leve a união. Onde houver dúvida, que eu leve a fé. Onde houver erro, que eu leve a verdade. Onde houver desespero, que eu leve a esperança. Onde houver tristeza, que eu leve a alegria. Onde houver trevas, que eu leve a luz.
2 – Ó Mestre! Fazei que eu procure mais, consolar que ser consolado, compreender que ser
compreendido. Amar, que ser amado. Pois é dando que se recebe. É perdoando que se é perdoado. E é morrendo que se vive para a vida eterna.
18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – Todo aquele que comer do meu corpo que é doado, todo aquele que beber do meu sangue
derramado, e crê nas minhas palavras que são plenas de vida, nunca mais sentirá fome e nem sede em sua lida.
Eis que sou o pão da vida, eis que sou o pão do céu; faço-me vossa comida, eu sou mais que leite e mel.
2 – O meu Corpo e o meu Sangue são sublimes alimentos, do fraco indigente é vigor, do faminto é o sustento. Do aflito é consolo, do enfermo é a unção, do pequeno e excluído, rocha viva e proteção.
3 – Eu sou o Caminho, a Vida, a Água Viva e a Verdade, sou a Paz e a Luz, sou a própria liberdade. Sou a Palavra do Pai que entre vós habitou, para que vós habiteis na Trindade onde estou.
4 – Eu sou a Palavra Viva que sai da boca de Deus, sou a lâmpada para guiar vossos passos, irmãos meus. Sou o rio, eu sou a ponte, sou a brisa que afaga, sou a água, sou a fonte, fogo que não se apaga.
19. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, ternura e compaixão, vós manifestais o vosso amor para conosco nesta
celebração e derramastes, generoso, vossa graça sobre nós. Ficai conosco hoje e sempre e sustentai-nos para que sejamos instrumentos da vossa paz e do vosso amor sem limites. Por Cristo, nosso
Senhor. Amém.
20. NOTÍCIAS E AVISOS
21. BÊNÇÃO
Presidente – O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
– Abençoe-vos o Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– Sejam testemunhas do amor e da bondade de Deus. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
Graças a Deus.
22. CANTO FINAL
1 – Como é bonito, Senhor, cada manhã te agradecer. Mais uma vez teu amor vem me chamar pra viver.
Contigo Pai de amor eu quero caminhar e assim por onde eu for irás me acompanhar.
2 – Como é bonito, Senhor, cada manhã ter o meu pão e desejá-lo também a cada um dos meus
irmãos.
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
Nas leituras de hoje contemplamos três figuras atingidas pela misericórdia de Deus: Davi, a mulher que ungiu os pés de Jesus e Paulo que se sente crucificado junto com Cristo. O pecado de Davi foi enorme, mas seu sincero arrependimento foi por causa da bondade de Deus, não por causa de algum mérito pessoal que pudesse ter. Cristo nos amou até a morte; ele não nos abandona e está pronto a perdoar se o arrependimento e o amor forem sinceros. Paulo, na 2ª leitura, descreve com palavras, bastante fortes a consequência da fé. “Eu vivo mas não sou eu, é Cristo que vive em mim”. Se fé é isso (Cristo vivendo em nós) nossas vidas e nossos atos serão reflexo dessa presença: não serei indiferente às necessidades do próximo, trabalharei pela justiça, praticarei a solidariedade, a fraternidade, a partilha… serei honesto(a) em atos e palavras. Ter fé é confiar em Deus e colocar-se sinceramente a seu serviço, por amor. No Evangelho, vemos uma ilustração tanto dos perigos da autossuficiência orgulhosa, como da força da graça que recupera os que têm coração aberto. Simão, o fariseu, “certinho”, respeitável, cumpridor das leis religiosas, se considerava acima da mulher que ele chamava de pecadora. Chamar alguém de pecador não diz nada de tão específico sobre ninguém, pois afinal, pecadores somos todos nós. Não convém nos considerarmos justos como o fariseu. Temos que tomar cuidado para não nos tornarmos meros cumpridores de regulamentos e normas, sem amor e, com complexo de superioridade religiosa. Não temos o direito de julgar quem não faz tudo certinho, somos igualmente pecadores. Jesus apresenta outro critério: em vez de comparar pecados, compara gestos de amor. Não rejeita as pessoas; ao contrário, acolhe. Para Ele a força do amor é maior do que o peso do pecado. Acolhe, perdoa, abre caminho para a mulher pecadora se recompor e viver vida nova. Ninguém está livre de grandes erros, mas é possível retomar o caminho, com o perdão de Deus. Quem acha que nunca erra, às vezes, se torna pouco tolerante com as falhas alheias. A autossuficiência cria um certo desprezo por quem não chegou à altura onde pensamos que estamos. A autossuficiência é uma atitude cristã? Como nossa comunidade manifesta a acolhida e a misericórdia uns para com os outros?
LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: 2Cor 6,1-10; Sl 97; Mt 5,38-42
3ª feira: 2Cor 8,1-9; Sl 145; Mt 5,43-48
4ª feira: 2Cor 9,6-11; Sl 111; Mt 6,1-6.16-18
5ª feira: 2Cor 11,1-11; Sl 110; Mt 6,7-15
6ª feira: 2Cor 11,18.21b-30; Sl 33; Mt 6,19-23
Sábado: 2Cor 12,1-10; Sl 33; Mt 6,24-34
Domingo: Zc 12,10-11;13,1; Sl 62; Gl 3,26

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …