Página Inicial / Animação Litúrgica / 16º Domingo do Tempo Comum

16º Domingo do Tempo Comum

Ano C – XXIII – Nº 1402 – 16º Domingo do Tempo Comum – cor verde – 21/07/2013
QUEM ACOLHE BEM O PRÓXIMO, ACOLHE O PRÓPRIO DEUS.
Preparar o espaço celebrativo com simplicidade e alegria. Colocar a mesma orientação do domingo
anterior, podendo acrescentar materiais referentes ao dízimo. Para dar início à celebração cantar de forma
orante o refrão.
Por tudo dai graças, por tudo dai graças. Dai graças por tudo, dai graças! (bis)
01. ACOLHIDA
Animador(a) – Irmãos e irmãs, sejam bem-vindos a este encontro fraterno! O Senhor nos visita e se encontra conosco nesta celebração em que somos convidados a escutar a sua Palavra e a contemplar o Mistério Pascal. Ao celebrar a Páscoa de Cristo que se realiza na vida e na luta dos que acolhem os peregrinos, partilham o pão e se engajam pela transformação da sociedade, jubilosos cantemos.
Procissão de entrada como de costume.
02. CANTO INICIAL
1 – Pai de amor, aqui estamos, celebrando a unidade, somos teus filhos amados nesta mesa da
igualdade. Somos uma só família, somos um só coração, eis que a graça da partilha entre nós faz-se oração!
No raiar de um novo tempo vida nova então se faz. A esperança do teu povo é justiça, amor e paz!
2 – Ó Jesus, Senhor da vida vem trazer libertação! Desta gente tão sofrida vem mostrar-Te Deus-
Irmão. Tua cruz é rumo certo, junto a Ti vamos seguir pois teu Reino está bem perto: as sementes vão florir!
Presidente – Reunidos em nome da Trindade Santa para celebrar o Mistério Pascal de Cristo,
façamos o sinal de nossa fé. Em nome do Pai…
Presidente – A graça do Filho, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco.
Bendito seja Deus…
03. ATO PENITENCIAL
Presidente – Jesus nos mostra, por meio da sua Palavra, a importância do amor ao próximo, a acolhida aos irmãos e irmãs. Pelas vezes que nos acomodamos e não colocamos em prática a Palavra de Deus, imploremos ao Pai sua misericórdia. (pausa) Confiantes, cantemos.
1 – Em cada caminho, que ponho os meus pés, encontro a Ti naqueles que passam estendendo as mãos. Chamando Tu estás, eu não quis ouvir, fechado em mim, faltou-me coragem pra exercer a missão.
Senhor, eu te peço perdão, pelas vezes que não acreditei que juntos podemos fazer deste
mundo, um mundo de irmãos. Senhor, eu te peço perdão, pois o medo não me deixa agir.
Faze-me um instrumento, um profeta que fala de ti.
2 – Ouvindo a Palavra eu pude entender que estando sozinho, sem o outro, não estou em ti. O outro aparece mendigando o pão, querendo a partilha e não sendo profeta, também disse não.
Presidente – Deus de bondade e amor tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
– Cristo, tende piedade de nós. Cristo…
– Senhor, tende piedade de nós. Senhor…
HINODE LOUVOR
04. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, sede generoso para com os vossos filhos e filhas e multiplicai em nós os dons da vossa graça, para que, repletos de fé, esperança e caridade, guardemos fielmente os vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
05. LEITURA DO LIVRO DO GÊNESIS (18, 1-10a)
06. SALMO RESPONSORIAL (14)
Senhor, quem morará em vossa casa? (bis)
– É aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente; que pensa a verdade no seu íntimo e não solta em calúnias sua língua.
– Que em nada prejudica o seu irmão, nem cobre de insultos seu vizinho; que não dá valor algum ao homem ímpio, mas honra os que respeitam o Senhor.
– Não empresta o seu dinheiro com usura, nem se deixa subornar contra o inocente. Jamais vacilará quem vive assim!
07. LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS COLOSSENSES (1, 24-28)
08. CANTO DE ACLAMAÇÃO
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia. (bis)
1 – Felizes os que observam a Palavra do Senhor, de reto coração, e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes!
09. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS (10, 38-42)
10. PARTILHA DA PALAVRA
11. PROFISSÃO DE FÉ
Presidente – No Deus que nos ensina a viver a hospitalidade, a acolhida e a partilha, professemos a nossa fé. Creio em Deus Pai…
12. PRECES DA COMUNIDADE
Presidente – Ao Pai que sempre escuta os clamores de seus filhos e filhas, elevemos a Ele as nossas preces, dizendo: Ouvi-nos, Senhor!
-Senhor, iluminai a Vossa Igreja para que saiba acolher com disponibilidade e compreensão os necessitados, os afastados, os viajantes, e todos aqueles que precisam restabelecer as energias, as forças e a fé. Nós vos pedimos.
– Senhor, encorajai todas as lideranças de nossa comunidade para que possam compreender que o serviço, a vós e ao próximo, deve ser fundamentado em vossa Palavra. Nós vos pedimos.
-Senhor, abençoai todos aqueles que se dispõem a acolher com carinho e prontidão os irmãos que sofrem discriminações e preconceitos, para que continuem firmes na missão. Nós vos pedimos.
– Senhor, fortalecei os jovens, em especial, aqueles que irão participar e trabalhar na Jornada
Mundial da Juventude, para que esse momento revigore a sua fé em Jesus Cristo, sendo discípulos missionários no meio em que vivem. Nós vos pedimos.
Presidente – Rezemos juntos, a Oração do Dizimista.
Senhor, fazei que eu seja um dizimista consciente. Que cada dízimo que eu der seja um verdadeiro agradecimento, um ato de amor, o reconhecimento de vossa bondade para comigo. Sei que tudo o que tenho vem de vós: paz, saúde, amor, prosperidade, bens… Ajudai-me a dar com generosidade e justiça. Tirai todo o egoísmo do meu coração. Que eu possa amar cada vez mais o meu irmão. Quero ser um instrumento de paz e amor em vossas mãos. Que o meu dízimo vos seja agradável, Senhor! Amém.
13. APRESENTAÇÃO DOS DONS
Animador(a) – A hospitalidade é a capacidade de abertura e acolhimento ao que vem de fora, ao
diferente, ao novo. A hospitalidade torna-se um desafio em um mundo como o nosso, no qual, cada vez mais, predominam o medo, o isolamento, o individualismo, materialismo… Quando gratuita e generosa manifesta o maior de todos os serviços que se pode prestar aos irmãos e irmãs, porém associada à escuta da Palavra de Deus. Apresentemos ao altar do Senhor nossa disposição de acolher e servir ao outro com amor, pois sabemos que o próximo nos revela Deus.
O animador motiva as pessoas a responder a cada proclamação: Acolheremos com amor.
– As crianças marginalizadas;
– Os jovens afastados do convívio comunitário;
– Os idosos desprezados e esquecidos;
– Os doentes abandonados;
– As famílias ignoradas (continuar espontâneo);
Todos: Senhor, colocamos no Vosso altar a disposição de todos os membros dos Conselhos, Equipes de Serviço e Pastorais, Grupos, Movimentos, Associações e ONG’s para que sejamos cada vez mais unidos e solidários uns com os outros. Amém!
Igreja Samaritana a serviço da vida. (bis)
14. CANTO DAS OFERENDAS
(Onde houver Celebração da Palavra)
Não se deve dizer: nada posso ofertar; pois as mãos mais pobres é que mais se abrem para tudo dar.
1 – O Senhor só deseja que em nós tudo seja constante, servir quando nada se tem só resta dizer: Senhor, eis-me aqui!
2 – Alegrias da vida momentos da lida eu posso ofertar, pois nas mãos do Senhor, um gesto de amor não se perderá.
(Onde houver Celebração Eucarística)
1 – Deus prepara uma mesa farta, rica em alimentos, plena de beleza. Faz no mundo sua moradia e enfeita a vida com a natureza.
Bens da terra, frutos do trabalho, neste pão e vinho, vimos ofertar dons da vida, frutos do
chamado, feitos oferendas, neste santo altar. Recebe, Senhor! Ô, ô, ô, recebe, Senhor! Recebe Senhor! Ô, ô, ô, recebe, Senhor!
2 – Deus convida toda a humanidade a fazer da vida sua vocação. Pois, seu Filho, dom da santidade é o doador e a doação.
3 – E preparam uma mesa santa, entrem nesta festa, tragam vinho e pão. E, sem medo, deixem rede e barco, deem suas vidas como oblação.
15. MOMENTO DE LOUVOR
Presidente – Louvemos ao Senhor por todas as famílias de nossa comunidade que acolhem os irmãos com ternura e alegria, a exemplo de Abraão, Marta e Maria.
Este canto é somente para a Celebração da Palavra.
Nós te glorificamos Senhor, nosso Deus, nosso Pai e nosso Criador. (bis)
1 – Nós te louvamos porque repartes conosco teus bens. Pede-nos pra repartir os nossos dons
também.
2 – Nós a Ti bendizemos, por tua santa Palavra, ela que nos orienta pra sermos fiéis na partilha.
3 – E nós Te adoramos porque é nosso Deus, nos convidas a construir na terra o Reino dos Céus.
(bis)
16. PAI NOSSO
Presidente – Iluminados pela Palavra de Jesus e guiados por seu espírito acolhedor, rezemos a
oração da fraternidade. Pai Nosso…
17. ABRAÇO DA PAZ
Animador(a) – Acolher com alegria é revelar a ternura, a misericórdia e a bondade do nosso Deus. Saudemos nosso irmão com um gesto de acolhida e de paz. (à escolha)
18. CANTO DE COMUNHÃO (se houver)
1 – Ninguém pode calar a voz, ninguém pode forjar a razão, ninguém pode conter de novo o grito do povo faminto de pão.
Se entre nós já existe a partilha entremos na fila do amor comunhão. (bis)
2 – Ó Senhor tantos braços fechados poderiam se abrir, dar as mãos! Quantos lábios tão mudos,
cerrados não querem falar, defender o irmão.
3 – Ó Senhor tantos trabalhadores e outros tantos sem ocupação esperando trabalho e salário, o
pobre e operário a viver de ilusão.
4 – Ó meu Deus, há mulheres sofrendo, há crianças na rua, sem pão e a Igreja se faz solidária na
prece diária, convida à ação.
19. ORAÇÃO
Presidente – Ó Deus, que em Jesus viestes até nós, dai-nos um coração de discípulo, para ouvir
Vosso Filho. Fazei-nos capazes de acolher e servir a Cristo em nossos irmãos e irmãs. Por nosso
Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
20. NOTÍCIAS E AVISOS
– De 23 a 28 de julho, acontecerá a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. Rezemos
pelos jovens.
21. BÊNÇÃO
Presidente – Que o Deus da vida vos fortaleça em vossas fragilidades. Amém.
– Que Jesus Cristo vos ensine a serdes fiéis ao seu projeto. Amém.
– Que o Espírito Santo vos dê o discernimento necessário para evangelizar. Amém.
– Abençoe-vos o Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– Praticai com amor a hospitalidade. Crescei na atenção e na escuta do Senhor. Ide em paz e o
Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.
22. CANTO FINAL
1 – Eu venho do sul e do norte, do oeste e do leste, de todo o lugar. Estrada da vida eu percorro,
levando socorro a quem precisar. Assunto de paz é meu forte, eu cruzo montanhas e vou aprender. O mundo não me satisfaz, o que eu quero é a paz, o que eu quero é viver.
No peito eu levo uma cruz, no meu coração, o que disse Jesus. (bis)
2 – Eu venho trazer meu recado, não tenho passado, mas sei entender. Um jovem foi crucificado por ter ensinado a gente a viver. Eu grito ao meu mundo descrente que eu quero ser gente, que eu creio na cruz. Eu creio na força do jovem que segue o caminho de Cristo Jesus.
PREPARANDO A PARTILHA DA PALAVRA
Neste Domingo, a comunidade eclesial é chamada a fazer a experiência pascal da hospitalidade. Ela é uma das exigências da vida cristã. Hospedar alguém significa fazer lugar para ele, significa pôr-se a seu serviço: cuidar das vestes, alimentá-lo, entrar em diálogo com ele, gastar tempo. Podemos acolher, ou receber coisas, sem nos modificar. Não podemos acolher pessoas sem que haja alguma modificação em nós. As leituras nos convidam a exercer vários tipos de hospitalidade: a de Abraão, preparando uma refeição para os hóspedes desconhecidos; a de Marta, preparando a refeição para o Senhor; a de Maria, colocando-nos aos pés do Senhor. Aqui não se trata apenas de acolher algum estranho em sua casa, oferecendo-lhe hospitalidade. Trata-se antes de abrir o coração para o próximo, todo aquele que se aproxima de nós ou de quem nós nos aproximamos. É toda uma atitude de acolhimento entre esposos, entre pais e filhos, entre irmãos, entre os vizinhos, no trabalho, nas comunidades eclesiais; acolhimento ao pobre, ao necessitado de todo o tipo. Ainda hoje Jesus está em viagem e, cansado, bate à nossa porta. Será que o acolhemos na sua Palavra, no angustiado à procura de uma boa palavra, no pobre que pede um pedaço de pão, nos injustiçados, colaborando em criar estruturas sociais mais justas e fraternas? É importante que acolhamos a Jesus como Maria, colocando-nos aos seus pés para ouvi-lo, mas é importante também que o acolhamos como Marta, proporcionando-lhe descanso e alimento, contanto que tudo seja feito no Senhor. Em uma comunidade cristã, deve-se relacionar devidamente o serviço da Palavra e o serviço generoso e solidário ao próximo. Todo batizado deve dedicar um tempo para sentar-se aos pés de Jesus e ouvir profundamente sua Palavra, deixando-a ressoar, a fim de que possa ser transformada em serviço eficaz ao Reino. Comunidades que giram exclusivamente em torno de preocupações e reivindicações materiais acabam esvaziando-se, caem em brigas de personalismo e ambição, mas aquelas que acolhem com carinho a Palavra de Deus saberão desenvolver os projetos sociais deixando-se guiar pela sabedoria divina. Quanto motivo de ação de graças por podermos hospedar o Senhor! O que precisamos melhorar em nossa comunidade para nos identificarmos com o exemplo de Abraão, Marta e Maria e o apóstolo Paulo?
LEITURAS DA SEMANA
2ª feira: 2Cor 5,14-17; Sl 62; Jo 20,1-2.11-18
3ª feira: Ex 14,21-15,1; Ex 15,8-16; Mt 12,46-50
4ª feira: Ex 16,1-5.9-15; Sl 77; Mt 13,1-9
5ª feira: 2Cor 4,7-15; Sl 125; Mt 20,20-28
6ª feira: Ex 20,1-17; Sl 18; Mt 13,18-23
Sábado: Ex 24,3-8; Sl 49; Mt 13,24-30
Domingo: Gn 18,20-32; SL 137; Lc 11,1-13

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …