Página Inicial / Voz do Pastor / HOMILIA – ACAMPAMENTO JUVENTUDE MISSIONÁRIA

HOMILIA – ACAMPAMENTO JUVENTUDE MISSIONÁRIA

Foto: Semana Missionária em Cuiabá prepara fiéis para Jornada Mundial da Juventude Celebrações, momentos de oração e caminhada na fé. Esses são alguns dos componentes da Semana Missionária que vai ser realizada entre os dias 16 e 21 de julho em todo o país. Em Mato Grosso, milhares de católicos estarão empenhados em diversas atividades nas paroquiais espalhadas pela Arquidiocese de Cuiabá.  A Semana Missionária é uma sugestão dos organizadores da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) como uma preparação para o evento que será realizado de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro e contará com a presença do Papa Francisco.  O encerramento da Semana Missionária será concentrado na Capital. No dia 20, sábado, haverá shows com Davidson Silva, da Comunidade Shalom e bandas católicas da região, a partir das 18 horas no Memorial João Paulo II. No domingo, dia 21 uma multidão de católicos devem tomar as ruas na “Caminhada na Fé”. Os fiéis vão percorrer 7 quilômetros da Catedral, no centro de Cuiabá, até o Memorial João Paulo II, na região do Morada do Ouro. Na chegada haverá celebração da Santa Missa com envio dos jovens que vão para a JMJ no Rio de Janeiro e shows. De acordo com o Padre Bruno Costa, da Comunidade Canção Nova, a Semana Missionária é um chamado para jovens mato-grossenses. “Proclamar, anunciar a boa nova do evangelho é o grande sentido da Semana Missionária. Despertar em toda a juventude a necessidade de ser anunciadores de Jesus Cristo. É um momento de compromisso, comprometer-se com Deus.” Padre Bruno Costa acredita ainda que os frutos da JMJ podem proporcionar um futuro melhor. “A Jornada é o grande momento da nossa juventude proclamar que estamos vivos e que temos a força em Cristo Jesus. Sei que um coração jovem repleto de Deus tem a capacidade de fazer muitas coisas. Como trabalho muito com a juventude, peço ao Bom Jesus de Cuiabá muita força e sabedoria pra juntos levantarmos uma nova geração.

CONFIRA A HOMILIA PROFERIDA  NO ACAMPAMENTO JUVENTUDE MISSIONÁRIA – RUMO À JMJ RIO-2013  –  07/julho/2013 – Rincão do Meu Senhor/Várzea Grande, MT
+ Dom Milton Santos – Arcebispo Metropolitano de Cuiabá

HINO JMJ-Rio 2013
Cristo nos CONVIDA: “Venham, meus amigos!” Cristo nos envia: “Sejam Missionários!”

No evangelho deste 14º. Domingo Comum – Lc 10,1-12.17-20 – Jesus aponta diversas características da “IDENTIDADE DOS “JOVENS” DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS-HOJE”. TODOS – sem exceção – são chamados a participar desta missionariedade. Jesus quis precisar de JOVENS-DISCÍPULOS-MISSIONÁRIOS que sejam precursores, que anunciem não a si próprios, mas Aquele que os enviou. Assim, Jesus explicita a IDENTIDADE em suas diversas características para os DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS-HOJE!

1)Os “JOVENS” DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS-HOJE” SÃO PESSOAS QUE REZAM: (V. 2) “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. POR ISSO, PEDI AO DONO DA MESSE QUE MANDE TRABALHADORES PARA A COLHEITA.” Os Discípulos são como o MESTRE JESUS: rezam, principalmente, nos momentos mais importantes! (Lucas mostra isso!)
2)Os “JOVENS” DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS-HOJE” anunciam o Reino de Deus numa sociedade
CONFLITUOSA: “Vão! Estou enviando Vocês como cordeiros para o meio de lobos” (v. 3).  A PERSEGUIÇÃO é uma constante tanto na vida de Jesus como na dos seus seguidores. Os “JOVENS” DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS-HOJE” não empregam os métodos violentos da Sociedade (a bandalheira, a quebradeira, a arruaça, etc….)
3)Os “JOVENS” DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS-HOJE” são pessoas despojadas, pobres (= não apegadas!) A MISSIONARIEDADE, a mensagem tem caráter urgente: “No caminho, não parem para cumprimentar ninguém!” (v. 4b)
4)Os “JOVENS” DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS-HOJE” são pessoas da PAZ! HINO: “Não à guerra, fora o ódio. Só o bem e paz a não ter fim!”
5)Os “JOVENS” DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS-HOJE” são pessoas que não visam LUCROS: “Permaneçam naquela mesma casa, comam e bebam do que tiverem… Não fiquem passando de casa em casa! (V. 7)

Anuncia o novo Reino quem se despoja do TER, o acúmulo de bens (sobretudo o que provém da pregação!) perverte o projeto de Deus!
6)Os “JOVENS” DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS-HOJE” são pessoas que se preocupam em INTEGRAR (colocar dentro!) – “Quando entrarem numa cidade e forem bem recebidos… CUREM OS DOENTES que nela houver”.( VV. 8-9) = TORNAR AS PESSOAS PARTICIPANTES!!
7)Os “JOVENS” DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS-HOJE” são pessoas que não fazem média com a Sociedade que rejeita o Projeto de Deus! (Não ao ABORTO! Não ao DIVÓRCIO! “Casais do mesmo sexo?!?”, por exemplo!!)
8)Os “JOVENS” DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS-HOJE” são pessoas despojadas do PODER e do SUCESSO na Pastoral, na Evangelização! Isto é, não atribuem a si próprios os RESULTADOS DA MISSÃO = o REINO é GRAÇA DE DEUS! = “Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo!” (v. 19)
9)Os “JOVENS” DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS-HOJE” terão  a alegria da gratuidade do Deus que caminha conosco: (Hino) Espalhados pelo mundo / conservamos o mesmo ardor. É tua graça que nos sustenta / nos mantém fiéis a ti, Senhor! A RECOMPENSA para os “JOVENS” DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS-HOJE”  está garantida: “Fiquem alegres porque os NOMES de Vocês estão ESCRITOS NO CÉU!” (V 20) É como cantamos no Hino da JMJ: “Sou marcado desde sempre /  com o sinal do Redentor!”
10)ESTE EVANGELHO MOSTRA A “ESPERANÇA DE UM NOVO AMANHECER”: OS “JOVENS” DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS-HOJE”!!

Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil

Neste 12 de outubro, nós, católicos brasileiros, celebramos o dia da padroeira do Brasil: Nossa …